Formação de Brigadistas Comunitários em Mâncio Lima reforça combate a incêndios florestais
- Jenildo Cavalcante
- há 9 minutos
- 1 min de leitura

A Prefeitura de Mâncio Lima e o Governo do Acre, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado (CBMAC), encerraram nesta sexta-feira, 23, o curso de formação de brigadistas comunitários para o combate a incêndios florestais. O curso, com carga horária de 30 horas, incluiu aulas teóricas e práticas e foi destinado aos aprovados em processo seletivo.

A formação teve como objetivo capacitar os brigadistas comunitários para a prevenção e o combate a incêndios florestais, além de instruí-los sobre outros procedimentos de segurança e primeiros socorros. O conteúdo programático abordou táticas de prevenção e controle de queimadas, uso de equipamentos de segurança, noções de primeiros socorros e outros procedimentos de emergência.

Com uma ajuda de custo mensal de R$ 1,4 mil e carga horária de 40 horas semanais, os brigadistas atuarão na preservação ambiental e na segurança das áreas protegidas pelo período de seis meses. Para a Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) Japiim Pentecostes, foram selecionados e capacitados 10 combatentes comunitários, sendo também criado um cadastro de reserva com mais 10 vagas.

O Vice-prefeito Andisson, o Coordenador da Defesa Civil, Enilson Puyanawa, o Comandante do Corpo de Bombeiros, Josadac Cavalcante, técnicos ambientais, a representante da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo, Ivanilde Monteiro e Bombeiros Militares prestigiaram a solenidade de encerramento curso.
Galeria de imagens:
Assessoria de Comunicação Social
Jenildo Cavalcante
Imagens: Evandro Ibernon
Acervo SEMATUR