Festival Atsa Puyanawa inicia celebrando a cultura do povo indígena

Na última terça-feira, 18, aconteceu a abertura de um dos maiores festivais indígenas do Estado do Acre, o V Festival Atsa Puyanawa. O evento vai até o dia 23 de julho, na Terra Indígena Puyanawa. Os seis dias de festival prometem uma verdadeira imersão à cultura do Povo Indígena Puyanawa.

Danças e músicas tradicionais, comidas típicas, pinturas corporais, caminhada na floresta, apresentações de filmes, cerimônia espiritual com ayahuasca e banho no igarapé, fazem parte das atividades que serão realizadas no festival, considerado como a maior festa tradicional do Povo Puyanawa.

Além de valorizar e apresentar a cultura, o festival também fomenta o turismo na região. Turistas de oito países e de vários estados do Brasil estão presentes, o festival é uma oportunidade de potencializar a economia local.

O V Festival Atsa Puyanawa é uma realização da Associação Agroextrativista do Barão e Ipiranga (AAPBI) e tem o apoio do governo do Estado e da Prefeitura de Mâncio Lima. Durante a abertura do evento, que contou com a presença de secretários municipais e autoridades do Estado, o Prefeito Isaac Lima realizou a entrega de um trator agrícola para alavancar a agricultura familiar daquele povo.

Segundo a organização do evento, são esperadas aproximadamente oito mil pessoas durante os dias de festividades.

“Para nós é uma felicidade realizar a quinta edição desse festival, recebendo pessoas de diferentes lugares do Brasil e do mundo. Estamos aqui celebrando a nossa cultura, culinária, nossa hospitalidade e saberes. Todos estão convidados a nos visitar”, disse Joel Puyanawa, cacique do Povo Puyanawa.

Galeria de imagens:

Apoio: Agência de Notícias do Acre/Pablo Azevedo