Estudantes relatam experiências com o curso de Condutor de Turismo Ecológico

Aulas são ministradas por docentes do campus Cruzeiro do Sul, na comunidade Pé da Serra no Parque Nacional da Serra do Divisor

Sendo realizado desde agosto, o curso de Condutor de Turismo Ecológico, ministrado por docentes do campus Cruzeiro do Sul, conta atualmente com 36 estudantes. Membros das comunidades Pé da Serra, que fica às margens do rio Môa, os jovens têm aprendido novas informações, como também compartilhado conhecimento.

Com previsão de encerramento para o segundo semestre de 2019, o curso tem objetivo de formar novos profissionais para recepcionar e conduzir os turistas que chegam ao Parque Nacional da Serra do Divisor. Atualmente, o curso conta com parcerias do ICMBio, Sebrae (Cruzeiro do Sul), Prefeitura Municipal de Mâncio Lima e Pousada do Miro.

Com mais de 830 mil hectares, o Parque Nacional da Serra do Divisor é uma unidade de conservação, que está localizada na fronteira entre o Acre e o Peru, e faz parte do bioma Amazônia. Criado em junho de 1989, o parque conta com intensa diversidade de fauna e flora, além de rios e cachoeiras. Atualmente a unidade é administrada pelo ICMBio.

Veja abaixo o depoimento de alguns estudantes do curso de Condutor de Turismo Ecológico ministrado pelo Ifac:

Gilson Marques Rodrigues (Barqueiro) – O curso, para mim, representa uma boa formação para aprender a lidar com os turistas. Através das aulas, os professores estão nos ensinando como posso receber o turista, além das possibilidades para oferecer para ele. O curso, como um todo, é uma formação dedicada a nossa comunidade. Antes, não tínhamos esse curso e hoje parabenizo o ICMBio, a Prefeitura de Mâncio Lima, como também o professor Paulo Moura (coordenador do curso), além da professora Rosana Cavalcante dos Santos (reitora do Ifac). Se não fosse esse trabalho, nós não teríamos esse curso. É um privilégio para todas as pessoas que estão fazendo esse curso. No futuro, quero comprar um motor mais potente, para melhorar o atendimento aos turistas.

Maria Rosa Evaristo Lima (Agricultora) - Antes do curso, a gente não tinha uma visão sobre o turismo. A gente acreditava que o turismo era coisa para outra região. Hoje posso dizer que o curso de Condutor de Turismo Ecológico trouxe uma outra visão para termos uma renda, oferecer mais produtos. É um curso que trouxe benefícios para todos os moradores da comunidade. Hoje eu posso dizer: “Sou um condutor, estou aprendendo e através de nossos professores, aprendi coisas que não sabia”. Os professores trouxeram ensinamentos além do nosso conhecimento, trouxe informações diferentes. Antes, para gente, entrar na mata era uma coisa simples, mas depois do curso isso passou a ser diferente. A gente aprendeu que todo turista que vem, tem uma visão diferenciada da nossa. Então, tinha coisa que a gente achava que não tinha significado nenhum, mas as vezes para o turista é algo diferente, bonito, brilhante. Hoje cada um dos condutores, está tendo oportunidade de ganhar um pouco mais com que está sendo ensinado. Eu, por exemplo, quero montar um restaurante para atender aos turistas.

Simoniz Evaristo da Silva (Indígena) – É um privilégio participar de um curso que foi dedicado a nossa comunidade. Depois que o curso de Condutor de Turismo Ecológico começou, no Parque da Serra do Divisor, meu conhecimento mudou muito. Hoje penso em comprar uma embarcação para mim, criar junto com meus colegas da comunidade (República – Terra Indígena Nukini) uma pousada, um restaurante. Agora não temos recurso, mas é preciso pensar no futuro, mas não só no nosso, pensar em nossa família, em nossos parentes. Com esse curso estamos trabalhando para criar algo para nós, para que a gente tenha um recurso para se sustentar e preservar a natureza. Estamos aprendendo várias formas de como trabalhar com o turista e envolvendo toda a comunidade nas atividades que vamos desenvolver.

Fonte: https://portal.ifac.edu.br/ultimas-noticias/76-campus-cruzeiro-do-sul/1831-estudantes-relatam-experi%C3%AAncias-com-o-curso-de-condutor-de-turismo-ecol%C3%B3gico.html