Equipes de saúde da Prefeitura e do Exército levam atendimentos aos moradores do São Salvador

Equipes da Secretaria Municipal de Saúde de Mâncio Lima e médicos do 61º BIS, estão em visita às comunidades São Salvador, no Rio Môa, para atender aos moradores. Os profissionais em saúde vão passar três dias na localidade prestando assistência aos pacientes.

O Exército disponibilizou médico clínico geral, odontólogo e a Prefeitura enviou enfermeiros e outros servidores para realizar diversos procedimentos durante 3 dias.

Para realizar os atendimentos, a equipe se instalou na escola Pedro de Morais, na terça-feira (8), onde realiza testes rápidos para várias doenças, procedimentos odontológicos, consultas médicas e aplica vacinas. A ação da Secretaria Municipal de Saúde e do Exército se encerra nesta quinta-feira (10), quando as mulheres da comunidade terão a oportunidade de realizar exames de mamografia.

Além de prestar os serviços do atendimento primário, os médicos e outros profissionais também fazem um trabalho educativo para prevenir as doenças mais comuns na área ribeirinha do município. Também orientam sobre a campanha Outubro Rosa e ensinam as mulheres a se prevenir contra o câncer de colo do útero e de mama.

Com o apoio do grupo "Se liga aí", também foram realizadas palestras para evitar a gravidez na adolescência.

O atendimento básico de saúde promovido pela Secretaria Municipal de Saúde com o apoio do Exército tem a finalidade de evitar que os moradores das comunidades mais distantes das unidades de saúde precisam se deslocar para a cidade em busca dos serviços.

Em Mâncio, o prefeito Isaac Lima e da vice-prefeita Ângela Valente priorizam as ações de saúde nas comunidades rurais e ribeirinhas e enviam com frequência as equipes para assistir aos moradores.