Em agenda na zona ribeirinha, Isaac Lima anuncia investimentos e realiza atividades esportivas

O Prefeito Isaac Lima cumpriu nas Terras Indígenas Nawa e Nukini uma extensa agenda de compromissos entre os dias 20 e 21 de janeiro. Acompanhado do Presidente da Câmara, Renan Costa, os Vereadores Zeca do Pentecostes, Vlade Vasconcelos e Nir do Odilon, os Secretários Municipais Danilo Chagas (Especial), Rocilda Mendonça (Assistência Social), Ajucilene Gonçalves (Saúde) e o Chefe do Departamento de Esportes Rivelino Cavalcante, o gestor conversou com lideranças e realizou atividades esportivas.

Na Terra Indígena Nukini, situada às margens do Rio Moa, após a entrega da Unidade Básica de Saúde, Isaac Lima conversou com o cacique e demais lideranças comunitárias. Na conversa, foi discutido sobre investimentos futuros para aquele povo, com destaque para a construção de casa de farinha moderna e aquisição de um trator agrícola. O povo Nukini tem em sua cultura o cultivo da farinha de mandioca. A atual gestão está apoiando os produtores rurais e apresentando alternativas para diversificar a agricultura familiar.

Ainda nos Nukini, foi realizado um torneio de futebol de campo entre os atletas da aldeia e a entrega de uniformes. A ação, faz parte do projeto Torneio Regional de Futebol Amador financiado pela Deputada Federal Perpetua Almeida. Os povos indígenas, em função da pandemia da Covid-19 e por determinação da Funai, não participaram das fases regionais realizadas no final de 2021.

A outra visita ocorreu na Terra Indígena Nawa, com partida de futebol e entrega de uniforme completo ainda como parte do projeto de futebol regional.

Os Nawas residem, em sua maioria, na margem direita do rio Moa e nos igarapés dessa mesma margem denominados Jordão, Pijuca, Novo Recreio, Jarina, Venâncio e Jesumira, onde reivindicam a identificação e delimitação de suas terras, cujo processo de reconhecimento pela Funai já foi iniciado.

A comitiva da gestão aproveitou para tratar de assuntos relacionados à saúde, educação e assistência social. Recentemente, a Prefeitura realizou uma limpeza no Igarapé Novo Recreio melhorando a navegação daqueles ribeirinhos e a construção de trapiches. Para apoiar o escoamento da produção, Isaac Lima anunciou a compra de barcos para a comunidade.