Dia da Mulher: Prefeitura promove Semana da Mulher Idosa em alusão ao 08 de Março

O Dia Internacional da Mulher é uma data comemorativa que foi oficializada pela Organização das Nações Unidas na década de 1970. Essa data simboliza a luta histórica das mulheres para terem suas condições equiparadas às dos homens. Inicialmente, essa data remetia à reivindicação por igualdade salarial, mas, atualmente, simboliza a luta das mulheres também contra o machismo e a violência.

Em alusão a esta data, celebrada em 8 de março, a Prefeitura de Mâncio Lima, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, deu início na manhã desta terça-feira, 05, as atividades que destacam o papel fundamental das mulheres idosas na sociedade.

“A mulher tem um papel fundamental em nossa sociedade e como tal tem que ser respeitada e tratada como merecemos. Demos avanços importantes no processo de empoderamento da mulher, hoje, vemos muitos cargos públicos e, cargos importantes sendo ocupados por estas guerreiras. Mas, é preciso mais, é preciso mais políticas de valorização, de combate à violência em todas as formas e principalmente ao feminicídio que tanto nos preocupa”, disse Ângela Valente, Vice-prefeita.

As atividades realizadas, como palestras educativas e em saúde tem como objetivo efetivar ações para inibir, punir e erradicar toda e qualquer violência contra mulheres. Assim como está sendo realizado outras ações voltadas à saúde e valorização da Mulher.

“A semana do Dia da Mulher é uma oportunidade para celebrarmos a força, a sabedoria e a resiliência das mulheres idosas em nosso Município.  Estamos comprometidos em oferecer uma programação especial que não apenas reconheça suas conquistas, mas também proporcione momentos de aprendizado, diversão e cuidado”, ressaltou Rocilda Mendonça, Secretaria Municipal de Assistência Social.

O evento aconteceu no Centro de Multiuso, que leva o nome de uma mulher que ao longo da vida se destacou na área educacional, Professora Hildegardes Araújo. A abertura contou com a entrada de um grupo musical trazendo sanfona e outros instrumentos puxados pelas voluntárias da Fazenda da Esperança Maria Madalena, Beatriz Cameli, Maria das Vitórias Medeiros e Vania Lobão, com muita alegria e trazendo a mensagem do papel da mulher na sociedade.

As voluntarias desenvolveram outras atividades para auxiliar na melhoria da saúde e do combate à violência, além do sorteio de prêmios.

A Secretaria de Estado da Mulher (Semulher), por meio do Centro de Atendimento Especializado à Mulher do Juruá (CEAMJU) esteve presente no evento com a coordenadora Genilsa Silva e sua equipe de técnicos trazendo a palestra sobre autonomia e bem estar da mulher, mulher empoderada.

A vereadora Alice Rocha, técnicas da Assistência Social, enfermeira e conselheiras tutelares estiveram presentes no evento que recebeu as mulheres da melhor idade. Mais cedo, o prefeito Isaac Lima esteve no centro para recepcionaras as convidadas.

Galeria de imagens: