Centenas de atletas participam da abertura dos Jogos Escolares 2022 na Fase Municipal

Atualizado: 21 de jun.


A Prefeitura de Mâncio Lima, via Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (SEMEC), por meio do Departamento de Esportes, realizou na manhã desta segunda-feira, 20, a abertura oficial da Fase Municipal dos Jogos Escolares 2022. A competição, que em função da pandemia da Covid-19 estava dois anos sem acontecer, é realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) e a Federação Acreana de Desporto Escolar (Fade).

A Fase Municipal abrangerá cinco modalidades esportivas, entre elas basquete, futsal, vôlei, handebol, e atletismo totalizando oito escolas Municipais e Estaduais As competições serão realizadas nas modalidades masculina e feminina e abrangem as categorias de 12 a 14 anos e 15 a 17 anos. De acordo com o Departamento Municipal de Esportes, 28 equipes irão se enfrentar com um total de 384 alunos disputando uma vaga para a fase estadual.

O objetivo dos jogos escolares é fomentar a prática do esporte nas instituições de ensino, contribuir para com o desenvolvimento integral dos estudantes, estimular o exercício da cidadania através do esporte, além de identificar novos talentos e desenvolver o intercâmbio sociocultural. Participam escolas públicas Municiais, Estaduais e Escola Indígena. A realização dos jogos acontece do dia 20 ao dia 25 de junho no Ginásio Poliesportivo Odilon Andrade Dias no Bairro Guarani.

Por não haver adversários na fase municipal, as equipes de handebol, basquetebol e vôlei feminino da Escola Estadual Antônia de Oliveiras Dantas já estão classificados para a fase estadual que acontece no Município de Brasileia bem como os competidores do atletismo.

A abertura dos jogos prestou uma homenagem ao Professor Áureo Rocha Cavalcante que atuou como professor de Educação Física nas Escolas Joaquim Generoso, Colégio São Francisco e Francisco Feire de Carvalho. Professor áureo morreu vítima da Covid-19 em 2021.

Prestigiaram o evento, além das autoridades abaixo mencionadas, o Vereador Vlade Vasconcelos, os Secretários Municipais Danilo Chagas (Especial), Joice Gonçalves (Saúde) e Valderlan Alencar (Transportes), os Diretores Josimar Araújo Rodrigues (Freire de Carvalho), Professora Neiva (Colégio São Francisco), José Fernandes Gois (Belarmino de Mendonça), Edilene Matos (1º de Maio), Dienes Lima (Antônio de Oliveira Dantas) e Gleidson Rocha (Anibal Costa).


O que disseram:

“A abertura dos jogos foi um momento muito bonito e emotivo, emotivo pelas homenagens e por ver no semblante de cada aluno a alegria e o desejo de estar de volta com os jogos escolares. Infelizmente o Prefeito Isaac Lima não pode estar na abertura em função de uma agenda na zona rural. É gratificante ver o empenho de cada escola ali presente, a ansiedade das crianças e dos jovens em querer participar desta competição tão bonita. Torço muito para que nossos atletas cheguem a fase estadual e posteriormente na fase nacional. Parabéns aos organizadores, a SEMEC, o Departamento de Esportes e as Escolas envolvidas, tenho certeza que será um evento bonito e saudável”. Ângela Valente, Vice-prefeita de Mâncio Lima.


“A nossa expectativa é que nossas equipes façam um ótimo jogo e possamos passar para a fase estadual, os atletas treinaram bastante, estão motivados e muito animados com a volta dos jogos, estou feliz em poder estar participando de mais uma edição”. Alice Puyanawa, Diretora da Escola Indígena Ixubay Rabui Puyanawa.


“Estamos vivenciando um momento importante que é a retomada das atividades coletivas das escolas pós pandemia, os jogos escolares 2022 vem com novidades e, os times que forem vitoriosos irão representar o Município na fase estadual. Nós, enquanto gestão municipal, estamos muito felizes em acolher nossos alunos atletas neste espaço novo, amplo e feito com muito carinho, dando todo o apoio para que durante a semana tenhamos aqui grandes competições e que os vencedores representem bem o nosso município na fase seguinte”. Eriton Maia, Secretário Municipal de Educação, Cultura e Desporto.


“Para nós, enquanto parlamentares, é uma satisfação muito grande em estar conseguindo vencer a Covid-19 e retomar os jogos escolares. Este evento é um momento muito importante para a cidade e para toda comunidade escolar”. Zeca do Pentecostes, Vereador.


“Nossa equipe treinou bastante, nossa expectativa é grande para chegarmos à final, depois de anos parados estamos aqui novamente para fazer um bom jogo e vencer. A equipe não é somente eu, todos os atletas estão alinhados e vamos dar o melhor de nós”. Ehnisson Matos de França, 15 anos, atleta do futsal Sub-17 da Escola Francisco Freire de Carvalho.


“As escolas, quando a Secretaria de Estado resolveu realizar os jogos escolares, tiveram pouco tempo para se preparar mas, nem por isso elas deixaram de se inscrever e estar neste momento de lazer e socialização entre os alunos, vejo muito empenho e preparação dos jogadores, é uma competição que envolve os alunos, os pais, professores e o Município de Mâncio Lima como todo”. José Alcione de Carvalho Benevides, Coordenador do Núcleo da SEE.


“Nós programamos os jogos para os cinco dias, pensando em tudo, na arbitragem, na segurança dos competidores e da torcida, a equipe de apoio de SEMEC para que este sejam uma dos melhore competições esportivas neste pós-pandemia. Nossa expectativa é de sucesso ao final dos jogos e que vençam os melhores para a fase estadual”. Rivelino Cavalcante, Chefe do Departamento de Esportes.


“A nossa expectativa é grande porque como estávamos parados a dois anos cria-se uma ansiedade muito grande nos alunos. A Escola Antônio de Oliveira é uma escola de base, têm em sua galeria diversos títulos desta competição e, temos um time com qualidade tática e competitivo, estamos com um grupo de 60 atletas o que nos torna favoritos. Já estamos classificados para a fase estadual com voleibol, handebol e basquete, vamos pra cima com o intuito de sermos campeões em todas as categorias”. José do Monte Souza, Professor de Educação Física da Escola Antônio de Oliveira Dantas.


“Para mim e uma alegria muito grande em poder participar dos jogos escolares desta vez como expectadora e Vereadora pois, em edições anteriores estavam com uma responsabilidade maior enquanto diretora de escola participante. Nossos jovens ansiavam por esse momento, vejo muita força, garra e energia nestes adolescentes que vem para mostrar todo seu talento e habilidade nas quadras”. Alice Rocha, Vereadora.


Galeria de Imagens:

Assessoria de Comunicação Social

Jenildo Cavalcante

Imagens: ASCOM

0 comentário