Centenas de atletas participam da abertura dos Jogos Escolares 2022 na Fase Municipal

Atualizado: 21 de jun.

A Prefeitura de Mâncio Lima, via Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (SEMEC), por meio do Departamento de Esportes, realizou na manhã desta segunda-feira, 20, a abertura oficial da Fase Municipal dos Jogos Escolares 2022. A competição, que em função da pandemia da Covid-19 estava dois anos sem acontecer, é realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) e a Federação Acreana de Desporto Escolar (Fade).

A Fase Municipal abrangerá cinco modalidades esportivas, entre elas basquete, futsal, vôlei, handebol, e atletismo totalizando oito escolas Municipais e Estaduais As competições serão realizadas nas modalidades masculina e feminina e abrangem as categorias de 12 a 14 anos e 15 a 17 anos. De acordo com o Departamento Municipal de Esportes, 28 equipes irão se enfrentar com um total de 384 alunos disputando uma vaga para a fase estadual.

O objetivo dos jogos escolares é fomentar a prática do esporte nas instituições de ensino, contribuir para com o desenvolvimento integral dos estudantes, estimular o exercício da cidadania através do esporte, além de identificar novos talentos e desenvolver o intercâmbio sociocultural. Participam escolas públicas Municiais, Estaduais e Escola Indígena. A realização dos jogos acontece do dia 20 ao dia 25 de junho no Ginásio Poliesportivo Odilon Andrade Dias no Bairro Guarani.

Por não haver adversários na fase municipal, as equipes de handebol, basquetebol e vôlei feminino da Escola Estadual Antônia de Oliveiras Dantas já estão classificados para a fase estadual que acontece no Município de Brasileia bem como os competidores do atletismo.

A abertura dos jogos prestou uma homenagem ao Professor Áureo Rocha Cavalcante que atuou como professor de Educação Física nas Escolas Joaquim Generoso, Colégio São Francisco e Francisco Feire de Carvalho. Professor áureo morreu vítima da Covid-19 em 2021.

Prestigiaram o evento, além das autoridades abaixo mencionadas, o Vereador Vlade Vasconcelos, os Secretários Municipais Danilo Chagas (Especial), Joice Gonçalves (Saúde) e Valderlan Alencar (Transportes), os Diretores Josimar Araújo Rodrigues (Freire de Carvalho), Professora Neiva (Colégio São Francisco), José Fernandes Gois (Belarmino de Mendonça), Edilene Matos (1º de Maio), Dienes Lima (Antônio de Oliveira Dantas) e Gleidson Rocha (Anibal Costa).

O que disseram:

“A abertura dos jogos foi um momento muito bonito e emotivo, emotivo pelas homenagens e por ver no semblante de cada aluno a alegria e o desejo de estar de volta com os jogos escolares. Infelizmente o Prefeito Isaac Lima não pode estar na abertura em função de uma agenda na zona rural. É gratificante ver o empenho de cada escola ali presente, a ansiedade das crianças e dos jovens em querer participar desta competição tão bonita. Torço muito para que nossos atletas cheguem a fase estadual e posteriormente na fase nacional. Parabéns aos organizadores, a SEMEC, o Departamento de Esportes e as Escolas envolvidas, tenho certeza que será um evento bonito e saudável”. Ângela Valente, Vice-prefeita de Mâncio Lima.

“A nossa expectativa é que nossas equipes