• Foto do escritorJenildo Cavalcante

Após adesão ao Consórcio Intermunicipal de Coleta de Resíduos Sólidos, Prefeitura recebe visita do Secretário Executivo

A Legislação Brasileira impõe aos prefeitos a resolução do problema da coleta e destinação de resíduos sólidos (lixo) até 2024. Os municípios do estado do Acre têm problemas com a destinação de seus resíduos sólidos e, para sanar esta política, se uniram em consórcio criado com o objetivo de atender à Lei Federal 12.305, que estabelece a eliminação dos lixões em todos os municípios brasileiros até 2 de janeiro de 2024.

Na tarde da última terça-feira, 07, o Município de Mâncio Lima recebeu a visita do Secretários Executivo do Consórcio, Emerson Leão para falar sobre o andamento do processo e discutir outros pontos de como o Munícipio deve atuar para eliminar de vez os chamados lixões controlados.

Com a adesão ao consórcio, Mâncio Lima já vem realizando algumas ações para eliminar os resíduos que vão para descarte e fortalecer a reciclagem e a reutilização de materiais tidos como descartáveis. Já existe em funcionamento um centro de compostagem que recebe diversos materiais orgânicos, como poda de arvores, folhas e outros que podem ser utilizados como adubos.

O Secretário Executivo esclareceu sobre os investimentos que serão feitos por meio do Fundo Amazônia e os passos seguintes para a efetivação e funcionamento do consórcio.

Uma das alternativas apresentadas na reunião foi a eliminação dos aterros sanitários utilizando os rejeitos (descartáveis) na fabricação de tijolos ecológicos e, paralelo a isso, uma campanha de Educação Ambiental em todo o município.

Com o objetivo de incentivar e promover a separação do material reciclável do lixo comum, contribuindo, assim, para a preservação ambiental, a Prefeitura iniciou em dezembro de 2023 entrega de contêineres para coleta seletiva e armazenamento de material reciclável em pontos estratégicos do município. Nesta primeira fase foram adquiridos 70 contêineres (carrinho coletor de lixo com tampa) com capacidade de 1.000 litros, sem pedal, em polietileno de alta densidade.

Uma outra ação que Mâncio Lima já está fazendo é a reutilização de pneus e câmaras de ar, por meio do programa logística reversa, todo o material é coletado e enviado para as indústrias que beneficiam este tipo de material.

Participaram da reunião a Secretária de Meio Ambiente, Charlene Rodrigues, Secretário de Obras, Rosaldo Marques, a Chefe de Gabinete, Maria Claudeisa, o Procurador Jurídico, Danilo Costa, os técnicos das secretarias acima citadas e Luciana Lima, Gerente de Convênios.

Imagens: ASCOM