Alunos do ramal do 20 são contemplados com ônibus traçado para o transporte escolar rural

Construção e reforma de escolas, ampliação da frota de barcos e veículos para atender a demanda de transporte escolar tem sido alguns dos investimentos que a Prefeitura de Mâncio Lima vem fazendo para melhorar ainda mais os índices da educação básica.

Na manhã desta quinta-feira, 25, mais um veículo foi entregue a comunidade escolar. Desta feita, foram os alunos da Escola Municipal Rural do Ramal do 20, da rede Estadual e Municipal que receberam das mãos do Prefeito Isaac Lima um ônibus traçado tipo marruá que vai atender pouco mais de 50 alunos. A demanda por um micro-ônibus 4x4 mais robusto do que os convencionais, surgiu a partir da necessidade de transportar estudantes de áreas rurais que não têm sido efetivamente atendidos pelos ônibus 4x4 tradicionais capaz de fazer o transporte de estudantes nas áreas de difícil acesso.

“Este programa é muito importante e fundamental para atender os alunos dos ramais de difícil acesso. É graças à parceria com o Governo do Estado que estamos chegando em mais uma comunidade rural com o transporte escolar. A título de informação, somos um dos poucos municípios que oferecem transporte escolar gratuito para alunos das redes estadual e municipal, tendo por base um conveio firmado com o estado”, ressaltou Isaac Lima, Prefeito de Mâncio Lima.

O Marruá AM200 MO 4x4 para transporte escolar transporta até 15 pessoas, sendo 13 estudantes (crianças e adolescentes), mais o motorista e um auxiliar. O modelo também conta com a opção do Dispositivo de Poltrona Móvel – DPM, para o embarque e desembarque de estudantes com deficiência ou mobilidade reduzida _ uma das poltronas se desloca do salão do veículo até o nível do piso, na área externa.

O Termo de Cooperação entre ambos os poderes para continuidade do programa de ofertar transporte escolar gratuito (terrestre e fluvial), foi assinado no início de 2022 e, para atender aos alunos das zonas rural e urbana matriculados nas redes Estadual e Municipal de Ensino.

Em maio deste ano, no aniversário da cidade, o município recebeu dois ônibus do modelo supra citado. Os recursos, de R$ 1 milhão, garantiram a compra dos veículos, que foram cedidos para o transporte escolar de Mâncio Lima. O Secretário Danilo Chagas e o Diretor da Escola, Professor Cleiton Azevedo prestigiaram a entrega do ônibus escolar no Ramal do 20.

Galeria de Imagens: