Agricultura Familiar: Teve início a IV Feira do Peixe de Mâncio Lima

A Feira do Peixe e Agricultura Familiar acontece tradicionalmente na Semana Santa, e se estende do dia 12 ao dia 14 de abril. A última edição do evento ocorreu em 2019.

Começou nesta terça-feira (12), a IV Feira do Peixe e Agricultura Familiar de Mâncio Lima. Até o dia 14 de abril, produtores rurais e piscicultores estarão comercializando pescado, frutas, verduras e produtos regionais derivados do peixe e da agricultura familiar, na Praça São Sebastiao, das 07h até as 12h e à noite, a partir das 19h vendas de comidas típicas e shows culturais.

“Graças a Deus estamos trazendo de volta nossa feira do peixe, após dois anos sem poder realizar por conta da pandemia. A piscicultura de Mâncio Lima tem se fortalecido muito nos últimos anos, nossos produtores estão comercializando peixe, tanto na feira, quanto em outros mercados da região do Juruá. A realização deste evento representa muito para nossa economia, estamos com a expectativa de vender mais de 10 toneladas de pescados, além dos produtos hortifrutíferos da agricultura familiar. Já é tradição na semana santa, o SEBRAE está conosco desde a primeira feira, é um parceiro muito importante e presente que tem nos ajudado no fortalecimento do comercio e dos empreendimentos locais”, falou Isaac Lima, Prefeito de Mâncio Lima.

A expectativa da Secretaria Municipal de Produção é retomar o sucesso de vendas das edições anteriores à pandemia, quando foram comercializadas mais de 13 toneladas de peixes, com um lucro de R$ 150m mil reais e um fluxo intenso de pessoas nos três dias de eventos. Para este ano, a expectativa da organização é movimentar mais R$ 180 mil.

“Nós pensamos nesta feira com carinho e atentos a todos os detalhes para receber os nossos manciolimenses e visitantes, esperamos superar a expectativas de público e de venda, tanto de peixe, quanto de produtos da agricultura familiar. Estamos tendo já no primeiro dia uma movimentação muito boa. Trouxemos para a feira desde o peixe aos produtos que servem de acompanhamento, como a pimenta, a cebola e a verdura para a salada, esperamos que nossa população venha e nos prestigie, tanto durante o dia quanto a noite”, destacou Alana Souza, Secretária Municipal de Produção.

Peixes tradicionais da região como o piau, tambaqui, matrinxã e pirapitinga são alguns dos pescados disponíveis para venda. O piscicultor Valtemir Dantas espera vender toda sua produção e ainda lucrar um bom dinheiro durante a feira.

“Esse é um momento impar em nossa cidade onde a prefeitura cria esta oportunidade de o produtor trazer seus produtos para serem comercializados para melhorar a renda da família e contribuir com a economia da nossa cidade. Trouxe bastante peixe e espero vender tudo nesses três dias, um produto de qualidade e com um preço excelente”, ressaltou Valtemir Dantas, piscicultor.

O ponto alto da abertura do evento foi uma homenagem prestada ao produtor rural e piscicultor Orlando Rocha. Filho de pais agricultores Orlando dedicou toda sua vida à agricultura familiar e a pesca, emocionada, sua esposa Professora Ângela Nary não conteve as lágrimas ao receber das mãos do Prefeito o troféu em homenagem aos préstimos de seu esposo para o Município de Mâncio Lima.

“O coração está feliz e ao mesmo tempo triste, feliz por esta homenagem ao meu esposo e feliz por vir de uma pasta comandada pela sua filha, a Alana. O Orlando tinha amor pela pesca, pela agricultura e pela criação de pequenos animais, a sua vida foi isso, buscar na agricultura o sustento para nossa família, criamos nossos filhos vendo esse exemplo de pai que ele foi e, o gosto pelo campo fez com que a Alana fizesse agronomia e hoje está conduzindo tão bem a agricultura de nossa cidade. Tenho certeza que onde o Orlando estiver está feliz e orgulhoso com esta belíssima homenagem.

Artesanato e Cultura

Mas, a IV Feira do Peixe de Mâncio Lima inovou este ano, mais de 20 artistas locais estão inscritos para o FECAM _ Festival da Canção Manciolimense. O evento está dividido em duas fazes, eliminatória, que acontece já nesta terça-feira (12) e a final, marcada para quinta-feira (14). Dia 13, quarta-feira, é a vez das Igrejas Evangélicas e Católica celebrarem a fé. Artesãos locais também estão tendo espaço para exporem e comercializarem seus produtos.

A abertura da feira contou com a participação de diversas autoridades locais, dentre elas, Secretários Municipais, os Vereadores Zeca do Pentecostes e Alice Rocha, representantes do Governo do Estado, José Aureliano (SEPA) e Francisco Carneiro (DEPASA), o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Francisco Ribeiro, a Agente de Desenvolvimento do SEBRAE, Dulce Silva e Elton Dias, Presidente da Colônia de Pescadores.