1941 resultados encontrados com uma busca vazia
- Capacidade de coleta de resíduos dobra em Mâncio Lima com novo caminhão coletor e reforça limpeza urbana
Após a chegada de um novo caminhão coletor, na manhã desta quinta-feira (26), a Prefeitura de Mâncio Lima realizou a entrega oficial do veículo, que passa a atuar junto ao primeiro já em operação. Com capacidade para até 16 toneladas de resíduos, o novo equipamento amplia significativamente a eficiência do serviço de limpeza urbana no município. Com a aquisição, a capacidade operacional de coleta de resíduos não recicláveis saltou de 12 para 24 toneladas por dia — um aumento de 100%, garantindo mais agilidade, cobertura e qualidade no recolhimento dos resíduos sólidos. O prefeito Zé Luiz destacou os avanços já perceptíveis na cidade: “Temos avançado muito na limpeza urbana. Hoje é visível ver uma cidade mais limpa, bem cuidada, e isso também é resultado da colaboração da população, que tem contribuído e reconhecido o trabalho que está sendo realizado.” Após cerca de 20 anos sem investimentos em novos equipamentos para a coleta de resíduos sólidos, o caminhão foi viabilizado por meio de emenda parlamentar do senador Márcio Bittar, no valor de R$ 850 mil. O veículo chegou ao município no início do mês de março, reforçando a estrutura da limpeza pública. A vereadora Alice Rocha, que representou o senador durante o ato, ressaltou a importância do investimento e valorizou os profissionais da limpeza: “É um trabalho essencial, feito diariamente por homens e mulheres que muitas vezes não recebem o devido reconhecimento. Os garis são os primeiros a começar o dia e os últimos a encerrar. O senador Márcio Bittar tem sido um grande parceiro de Mâncio Lima, sempre atento às necessidades do nosso município.” O Secretário Municipal de Transporte, Regiano Barros, também destacou os avanços na área: “Quando há uma gestão comprometida e com um olhar atento às necessidades da população, os resultados aparecem. Temos trabalhado intensamente para melhorar as condições de serviço e oferecer mais qualidade à população, deixando nossa cidade limpa e bem cuidada.” Com mais de seis anos atuando na limpeza pública, o servidor Francisco da Chagas relembrou as dificuldades enfrentadas antes da chegada dos novos caminhões e celebrou as melhorias nas condições de trabalho: “Antes era muito difícil, não tinha conforto nem segurança. A gente trabalhava em condições bem críticas, com risco constante de acidente. Hoje é completamente diferente. Os caminhões oferecem mais segurança, têm estrutura adequada e até recursos que facilitam o trabalho, como o sistema de elevação do lixo. Isso muda tudo. Agora a gente trabalha com mais tranquilidade, mais motivação. Dá gosto de fazer o serviço.” O evento de entrega, realizado na Garagem Municipal, contou com a presença do prefeito Zé Luiz, dos secretários municipais Regiano Barros, Marcos Carvalho, José Luiz Bentes e Edvaldo Barbosa, além da equipe de limpeza urbana e da vereadora Alice Rocha. Galeria de imagens: Assessoria de Comunicação Social Jenildo Cavalcante Imagens: Evandro Ibernon Drone: Pedro Benevides
- Prefeitura de Mâncio Lima em parceria com o SEBRAE capacita produtores para a VIII Feira do Peixe e Agricultura Familiar
A Prefeitura de Mâncio Lima, por meio da Secretaria Municipal de Produção, realizou na última terça-feira, 24, a oficina de capacitação voltada aos produtores rurais do município, com foco em estratégias de precificação. O encontro foi ministrado pelo consultor do Sebrae, Emanuel Jorge, e reuniu piscicultores e horticultores que irão participar da VIII Feira do Peixe. A oficina teve como objetivo orientar os produtores sobre como avaliar corretamente seus custos de produção, definir preços justos e competitivos, além de compreender o valor agregado de seus produtos até chegar ao consumidor final. Durante a capacitação, os participantes puderam trocar experiências, esclarecer dúvidas e adquirir conhecimentos práticos para melhorar a comercialização e aumentar a lucratividade. A ação é fruto de uma parceria com o Sebrae, que contribuiu com material gráfico e a disponibilização do consultor, fortalecendo o compromisso com o desenvolvimento da produção local e o incentivo ao empreendedorismo no campo. O momento formativo integra a programação preparatória para a VIII Feira do Peixe, que será realizada entre os dias 31 de março e 02 de abril, e promete movimentar a economia do município, valorizando os produtores locais e oferecendo produtos de qualidade à população. Assessoria de Comunicação Social Jenildo Cavalcante Imagens: SEMPRO
- Agricultura familiar: implementos agrícolas sobem os rios da região para atender aos produtores ribeirinhos
O município de Mâncio Lima é conhecido por sua essência agrícola e também pelo potencial na produção da melhor farinha de mandioca da região, sendo exportada para diversos mercados da região do país. Mas, a cidade tem forte vocação e tem expandido a produção de banana, farinha de mandioca, feijão, melancia, açaí nativo e criação de pequenos animais, realidade esta que se estende para as áreas rural terrestre e zona ribeirinha, esta última, com as famílias vivendo da agricultura familiar de subsistência e que irão receber importantes investimentos da Prefeitura. Com um sistema de produção baseado predominantemente na força humana e na tração animal, ainda em modos tradicionais, utilizando ferramentas simples como enxadas, foices e machados, a Prefeitura de Mâncio Lima, por meio da Secretaria Municipal de Produção, está mudando essa realidade. Na madrugada do último domingo (22), foram embarcados, com destino ao rio Moa, implementos agrícolas para atender as famílias que desejam melhorar o solo e ampliar a produção. “O transporte desses implementos é difícil e arriscado, mas é preciso ter coragem para mudar a vida de quem vive da agricultura de subsistência. Esse maquinário vai transformar a forma de trabalho dessas famílias”, falou o prefeito Zé Luiz. Entre os implementos estão grade aradora, trator, carroça, tobata equipado com carroça e enxada rotativa, além de cinco toneladas de calcário. Os equipamentos serão utilizados na mecanização agrícola, destoca de roçados, transporte da produção até a margem do rio e correção da acidez do solo. O trabalho terá início na Terra Indígena Nukini e seguirá rio abaixo, atendendo produtores que demonstrarem interesse e que possuam condições adequadas para o acesso e a utilização das máquinas. “A gente sabe que os agricultores da zona ribeirinha ainda utilizam a mecânica manual para destoca e limpeza do roçado. Muitas vezes, quando a área não produz mais, é preciso abrir outro espaço. Com a mecanização, vamos melhorar a qualidade da produção, como banana e mandioca, e ampliar os resultados. O trabalho será feito conforme a procura. O produtor que tiver interesse deve procurar a Secretaria para se cadastrar. O atendimento será feito para quem estiver dentro dos padrões, com as licenças necessárias. Em algumas ações, como construção de açudes, o produtor entra com o óleo e a Prefeitura executa o serviço” , explicou o Secretário de Produção, Edvaldo Barbosa. Na área do Parque Nacional da Serra do Divisor, as ações ocorrerão mediante autorização do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O agricultor Renato Moraes Pinheiro, morador da comunidade PDS São Salvador, destacou a importância dos equipamentos: “A destoca ainda é feita de forma manual, e muitas vezes somos obrigados a abrir novas áreas. A chegada desses equipamentos é um sonho, pois vai melhorar a produção, a qualidade dos produtos e evitar perdas”, afirmou. Renato Pinheiro, ao lado do Prefeito Zé Luiz. Todos esses trabalhos são resultado da parceria entre os governos municipal e estadual, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e do gabinete da vice-governadora Mailza Assis. A iniciativa visa aumentar a oferta de produtos no mercado local, melhorar a qualidade da produção e reduzir o esforço humano nas atividades rurais. A atual gestão do prefeito Zé Luiz e do vice-prefeito Andinho também está ampliando o programa de escoamento da produção, com a aquisição de barcos equipados para atender a demanda das comunidades ribeirinhas. Assessoria de Comunicação Social Jenildo Cavalcante Imagens: Evandro Ibernon
- Com investimento de mais de R$ 600 mil, Prefeitura de Mâncio Lima anuncia construção do novo prédio da Garagem Municipal
Além dos investimentos na educação, o município também avança na área de infraestrutura com uma obra estratégica para a organização dos serviços públicos e valorização do patrimônio municipal: a construção da nova Garagem Municipal, estrutura essencial para a guarda adequada, manutenção preventiva, aumento da vida útil dos veículos e controle operacional da frota da Prefeitura. A ordem de serviço foi assinada na última sexta-feira, 20, em solenidade realizada na Escola José Bernardo de Souza. “A construção da Garagem Municipal era uma necessidade urgente, pois a nossa frota aumentou e o espaço atual já não comporta mais os veículos. Com o novo prédio, vamos melhorar as condições de trabalho dos servidores, aumentar a vida útil da frota e ter um local fora do centro da cidade e das vias principais, reduzindo o fluxo de máquinas pesadas na Avenida Japiim”, disse Zé Luiz, prefeito de Mâncio Lima. O novo prédio terá estrutura com 140 metros de comprimento por 12 metros de largura, contemplando área operacional e ambientes de apoio. O espaço contará com três salas administrativas para funcionamento da secretaria, além de copa e banheiros. Com investimento de R$ 680.000,00, proveniente de emenda parlamentar do deputado federal Eduardo Veloso, a obra assegura melhores condições para a gestão da frota, organização das equipes e maior eficiência no atendimento das demandas do município. A construção da garagem municipal representa um avanço na gestão pública, permitindo melhor organização dos veículos e equipamentos, redução de custos com manutenção e mais agilidade na execução dos serviços. A iniciativa também contribui para a geração de emprego e renda, movimentando a economia local durante a execução da obra. “Lembro do desejo dos nossos servidores, especialmente dos motoristas, por melhores condições do local de trabalho. Com o aumento da frota, o espaço ficou pequeno e passamos a utilizar uma quadra ao lado para estacionar os veículos. Ver esse projeto se tornar realidade é motivo de satisfação, principalmente por representar a solução de uma demanda antiga e o cuidado com o patrimônio público”, disse Regiano Barros, Secretário Municipal de Transporte. Prestigiaram a solenidade de assinatura das ordens de serviço gestores escolares, secretários municipais, a Câmara de Vereadores — representada pelo presidente Zeca do Pentecostes e pelos vereadores Professor Jean Almeida, Reziane Barros e Alice Rocha —, lideranças sindicais, o coordenador do Núcleo da SEE, professor Alcione Benevides, parlamentares, entre eles o deputado federal Zezinho Barbary e os deputados estaduais Nicolau Júnior e Luiz Gonzaga, além de pais de alunos e a comunidade escolar. Assessoria de Comunicação Social Jenildo Cavalcante Imagens: Evandro Ibernon
- Com entrega de obras e anúncio de mais de R$ 15 milhões em investimentos, Prefeitura marca novo capítulo da educação em Mâncio Lima
Em uma tarde marcada por emoção, reconhecimento e pela construção da história de Mâncio Lima para as futuras gerações, a Prefeitura de Mâncio Lima avança no fortalecimento do Ensino Fundamental. O Coral Vozes da Autora, formado opor alunos do Ensino Fundamental, deu o tom inicial da festa. Na última sexta-feira, 20, na Escola Infantil José Bernardo de Souza, foram entregues obras e assinadas ordens de serviço para educação e infraestrutura que somam mais de R$ 15 milhões, beneficiando diretamente mais de mil alunos e cerca de 100 profissionais da educação. “Esse é um momento de agradecer e retribuir à população. Esses investimentos garantem dignidade, especialmente aos nossos alunos. São várias escolas sendo reformadas no município, tanto na zona urbana quanto na zona rural. Temos ordens de serviço para duas escolas, uma na Comunidade do Zumira e outra no Pé da Serra, ambas no Rio Moa. Vamos inaugurar, no dia 29, uma escola na República Nova e também teremos uma unidade no São Salvador. Hoje estamos aqui, na José Bernardo, entregando essa escola revitalizada. Também avançamos com a escola de tempo integral, que vai representar uma nova realidade para a educação do município”, falou Zé Luiz, Prefeito de Mâncio Lima. A Escola Municipal Neusa Amâncio Sabino, localizada no bairro da Cobal, passará por reforma e ampliação, com investimento de R$ 239.499,06, incluindo pintura, forro em gesso, rampa de acessibilidade, cobertura e uma sala de apoio, garantindo melhores condições de ensino e aprendizagem para alunos e profissionais da educação. Já na Escola Infantil Municipal Mâncio Lima, situada na AC-45, bairro Pé da Terra, serão realizadas intervenções como a construção de uma nova sala de aula, despensa, novos banheiros com acessibilidade, nova cobertura e ampliação da cozinha, totalizando um investimento de R$ 224.500,00. Presente no evento, o ex-prefeito Isaac Lima falou da alegria de ver a continuidade do trabalho de sua gestão sendo feito de maneira responsável e com muita qualidade: “A entrega desta obra representa mais conforto para as crianças e melhores condições para os profissionais da educação. É fruto de um trabalho iniciado ainda na nossa gestão, com a visão de que esses investimentos se tornariam, no futuro, benefícios concretos para a população. Fico feliz em ver que esse trabalho está tendo continuidade. O prefeito Zé Luiz, junto com sua equipe, o Governo do Estado e os parlamentares, têm garantido que esses recursos se transformem em obras e melhorias reais para a população”, destacou Isaac Lima. A Escola Municipal de Ensino Infantil Francisca Rodrigues Ribeiro, localizada no bairro São Francisco, receberá uma nova passarela coberta, playground e um auditório, com investimento de R$ 229 mil, ampliando os espaços de convivência e aprendizagem. “As melhorias representam um avanço importante para a escola. Esses novos espaços contribuem diretamente para as atividades pedagógicas e garantem mais conforto e segurança para alunos e profissionais”, disse a gestora da Escola, Professora Jeane Maria. Reforma e ampliação da Escola Infantil José Bernardo de Souza Fundada em outubro de 2003, a Escola Infantil José Bernardo de Souza está localizada no bairro Centro. Com 135 alunos matriculados, a unidade é uma das mais tradicionais da cidade e já contribuiu para a formação de cidadãos que hoje atuam na sociedade. Após as obras de reforma e ampliação, entregues na cerimônia de assinatura das ordens de serviço, a escola se consolida como uma das mais bem estruturadas da rede municipal de ensino infantil. “O dia de hoje representa uma grande conquista. Há anos aguardávamos por essa reforma e por um espaço adequado para receber nossas crianças e suas famílias. Agora, temos melhores condições para desenvolver o ensino e realizar nossas atividades. Antes, enfrentávamos dificuldades, principalmente no período de chuvas, e hoje recebemos uma estrutura que atende às nossas necessidades”, ressaltou a gestora da unidade, Professora Erloisa Nery A escola recebeu investimento de R$ 323 mil, contemplando pintura geral, nova cobertura, fachada com proposta pedagógica, ampliação e climatização do refeitório, construção de banheiros com acessibilidade e a implantação de uma nova sala de aula. Escola em tempo integral: do sonho à realidade A proposta prevê a expansão da rede pública educacional, ampliando o número de vagas para o Ensino Fundamental – anos iniciais. Acalentado há décadas, o sonho de uma escola de Ensino Fundamental Integral parecia distante mas, o sonho começa a se tornar realidade. O novo espaço será construído no bairro São Francisco e será o maior estabelecimento de ensino do município. “É um marco histórico para o município, pois ainda não temos uma escola em tempo integral. Estamos nos preparando para essa nova realidade. Já iniciamos esse processo com turmas piloto e temos planejamento para ampliar essa política a partir de 2027. Nossa equipe está organizada e comprometida para garantir que esse projeto funcione com qualidade”, finalizou o Secretário de Educação, Professor Júnio Pinho. A primeira escola em tempo integral terá capacidade para atender até 455 alunos, fortalecendo as metas do Plano Nacional de Educação (PNE), com foco na educação em tempo integral e na alfabetização na idade certa. A estrutura contará com 13 salas de aula, biblioteca, três salas multiuso, vestiários feminino e masculino, playground, quadra poliesportiva coberta, bicicletário, refeitório, seis salas administrativas, almoxarifado e 16 banheiros. A obra será executada com recursos do Novo PAC, por meio da interlocução do senador Sérgio Petecão, com investimento de R$ 13.735.512,00. Prestigiaram a solenidade de assinatura das ordens de serviço gestores escolares, secretários municipais, a Câmara de Vereadores — representada pelo presidente Zeca do Pentecostes e pelos vereadores Professor Jean Almeida, Reziane Barros e Alice Rocha —, lideranças sindicais, Coordenador do Núcleo da SEE, Professor Alcione Benevides, parlamentares, entre eles o Deputado Federal Zezinho Barbary e dos Deputados Estaduais Nicolau Júnior e Luiz Gonzaga, além de pais de alunos e a comunidade escolar. Galeria de imagens: Assessoria de Comunicação Jenildo Cavalcante Imagens: Evandro Ibernon Drone: Pedro Benevides
- Implanon já é realidade em Mâncio Lima e mais de 100 adolescentes já receberam o contraceptivo pelo SUS
A Prefeitura de Mâncio Lima, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Governo do Estado do Acre, está ampliando o acesso a métodos contraceptivos no município. A ação integra o projeto Adolescência Primeiro, Gravidez Depois , que tem como objetivo prevenir a gravidez na adolescência e garantir mais acesso à informação e aos cuidados em saúde. Desde o início da iniciativa, 100 adolescentes com idades entre 14 e 19 anos já receberam o implante contraceptivo Implanon pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Mâncio Lima. O Implanon é considerado um dos métodos contraceptivos mais seguros, com eficácia superior a 99% e duração de até três anos. A oferta do método no município é resultado da parceria da Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde com o apoio do Governo do Estado, responsável pelo fornecimento dos implantes e pela capacitação dos profissionais de saúde. Após a formação das equipes, os procedimentos de inserção passaram a ser realizados por profissionais capacitados na Unidade Básica de Saúde Raimundo Reginaldo, garantindo segurança e acompanhamento adequado às pacientes. A Secretaria Municipal de Saúde reforça que, embora o Implanon seja eficaz na prevenção da gravidez, ele não protege contra infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Por isso, o uso de preservativos continua sendo fundamental para a proteção integral da saúde dos adolescentes. Assessoria de Comunicação Social Jenildo Cavalcante Imagens: SMS
- Gestão desafia rios da região e leva escavadeira hidráulica a comunidades ribeirinhas e avança com obras e produção rural em Mâncio Lima
Desde janeiro de 2025, a Prefeitura de Mâncio Lima, sob a gestão do prefeito Zé Luiz e do vice-prefeito Andinho Lima, tem ampliado ações tanto na zona urbana quanto na zona rural. Na cidade, seguem serviços de limpeza, obras em andamento, drenagem e saneamento básico. Nas comunidades rurais, a gestão tem executado iniciativas para melhorar a infraestrutura e apoiar a produção. Após a chegada da Unidade Odontológica Móvel (UOM) às comunidades ribeirinhas, produtores da agricultura familiar passam a contar com um novo equipamento: uma escavadeira hidráulica de dezoito toneladas. A máquina será utilizada na terraplanagem da área destinada a construção da Escola Municipal Francisco Militão de Melo, no Rio Moa. Após este serviço, o equipamento retorna a Terra Indígena Nukini e ao PDS São Salvador para a construção de açudes. “Conseguimos, com muito esforço, chegar com a PC na comunidade ribeirinha Zumira. É um momento que marca um novo começo para as famílias que vivem da agricultura familiar. Essa conquista vai permitir, neste primeiro momento, a limpeza do terreno onde já demos a ordem de serviço para a construção da Escola Municipal Francisco Militão de Melo em parceria com o Governo do Estado. Paralelo a esse serviço, estamos cumprindo uma promessa de diversificação da economia nas comunidades ribeirinhas, com a construção de açudes e melhorias no acesso às plantações. Não dá para deixar aquelas famílias trabalhando com uma ou duas culturas agrícolas, é preciso oferecer novas alternativas. Seguimos trabalhando, realizando ações e buscando o melhor para as famílias da agricultura familiar”, disse o prefeito Zé Luiz. A ida da escavadeira hidráulica até a comunidade Zumira exigiu um planejamento logístico de vários dias. O transporte foi realizado por meio de uma balsa de madeira com capacidade compatível com o equipamento, conduzida por equipe com experiência na navegação do Rio Moa e levou três dias para ser desembarcada no seu primeiro destino, chegando na última terça-feira, 17, após percorre uma distância de mais de 150 quilômetros rio acima. Foram considerados fatores como o nível das águas, as condições de navegação e a segurança do tráfego fluvial. “Só conhece a realidade de quem vive às margens desses rios e igarapés quem visita as comunidades e ouve a população. Não é atrás de uma mesa ou nas redes sociais que se identificam as necessidades de quem está no Zumira ou de quem precisa de uma escola nova no Pé da Serra. Nossa gestão tem feito esse trabalho continuamente, com equipes subindo e descendo os rios quase que mensalmente. A crítica não resolve. É preciso ir, ver de perto e entender a realidade dessas famílias”, destacou o prefeito. A operação conta com o acompanhamento de equipe do ICMBio, uma vez que as comunidades atendidas estão localizadas no Parque Nacional da Serra do Divisor. A presença do órgão assegura o cumprimento das normas ambientais, a transparência das ações e a redução de impactos ao meio ambiente. A construção da Escola Municipal Francisco Militão de Melo será realizada com recursos oriundos de convênio entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação, e a Prefeitura de Mâncio Lima. Como contrapartida, o município é responsável pela preparação do terreno, serviço que já está sendo executado com o apoio da escavadeira. A construção deste espaço de ensino, a Escola Francisco Militão de Melo, na comunidade Zumira, somam mais de R$ 750 mil de investimentos na educação dos Governos Municipal e Estadual que irão atender alunos da rede municipal de ensino. Galeria de imagens: Assessoria de Comunicação Jenildo Cavalcante Imagens: Evandro Ibernon Drone: Pedro Benevides
- Prefeitura de Mâncio Lima participa de formação em letramento racial e reforça compromisso com educação inclusiva
Na noite da última terça-feira, 17, a Prefeitura de Mâncio Lima, por meio da Secretaria Municipal de Educação, participou de uma Formação em Letramento Racial, realizada em Cruzeiro do Sul e voltada especialmente para profissionais da educação e representantes de instituições públicas. A formação teve como objetivo fortalecer o conhecimento e a aplicação das Leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008, que tornam obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena no currículo das escolas brasileiras, reforçando a importância dessas temáticas no ambiente escolar. A iniciativa busca incentivar práticas pedagógicas que valorizem a diversidade étnico-racial, contribuindo para uma educação mais inclusiva, crítica e comprometida com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Assessoria de Comunicação Social Jenildo Cavalcante Imagens: SEMEC
- Evento marca lançamento do Calendário Ambiental 2026 com ações de educação, prevenção e parcerias
Sob o tema "Transformar hoje para preservar amanhã", Prefeitura de Mâncio Lima, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (SEMATUR), lançou nesta sexta-feira, 13, o Calendário Ambiental 2026. O evento aconteceu na sede do SINDSEM e reuniu secretários municipais, gestores escolares, técnicos, lideranças comunitárias, representantes de instituições públicas, Corpo de Bombeiros, IMAC, SEMA e órgãos de fiscalização e controle. Durante a programação, o Secretário Municipal de Meio Ambiente e Turismo, Zaqueu Muniz, destacou a importância das parcerias institucionais e do envolvimento de toda a sociedade para garantir um ambiente saudável e equilibrado. “Cuidar do meio ambiente é uma responsabilidade de todos. Precisamos fortalecer as parcerias e desenvolver ações pontuais e urgentes que garantam um ambiente equilibrado e saudável para se viver ”, ressaltou o gestor. Na ocasião, também foi apresentado o calendário de ações ambientais para o ano de 2026, que inclui palestras educativas em escolas e comunidades rurais, visitas guiadas em Unidades de Conservação e Sistemas Agroflorestais, além de campanhas permanentes de conscientização sobre o descarte e acondicionamento correto dos resíduos sólidos e ações de fiscalização ambiental. Durante o evento, a Secretaria também realizou o lançamento da marca da campanha ambiental de 2026, que irá nortear as atividades e mobilizações ao longo do ano, reforçando a mensagem de preservação e responsabilidade coletiva com o meio ambiente. Outro destaque, foi o convite feito ao Ministério Público, que esteve presente no evento, para ampliar a participação nas ações ambientais do município, fortalecendo o trabalho conjunto de orientação, fiscalização e conscientização da população. O comandante do Corpo de Bombeiros Militar, Major Josadac Cavalcante, destacou a importância da parceria entre as instituições e ressaltou que grande parte das atividades da corporação está diretamente ligada às questões ambientais. Segundo ele, cerca de 70% das ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiros têm relação com o meio ambiente, incluindo incêndios florestais, desastres hidrológicos, cheias dos rios e captura e destinação adequada de animais silvestres. O major também destacou que o conceito de meio ambiente vai além da floresta e da fauna: “Quando falamos em meio ambiente, muitas pessoas pensam apenas na floresta ou nos animais. Mas o meio ambiente é tudo aquilo onde estamos inseridos. Todos nós somos responsáveis por cuidar dele. Temos uma frase que usamos muito na corporação: que mérito temos em combater o incêndio se não fomos capazes de evitá-lo? Por isso, nosso foco é a prevenção”, destacou. Somente no ano passado, a corporação realizou mais de 12 mil atividades preventivas nas zonas urbana e rural, orientando produtores sobre o uso controlado do fogo na agricultura, dentro da Operação Fogo Controlado. O comandante também alertou para os prejuízos causados pelas queimadas urbanas, que continuam sendo uma das principais preocupações ambientais na região. Ele ressaltou ainda as ações conjuntas realizadas com a SEMATUR e com o grupo de brigadistas da Secretaria de Estado de Meio Ambiente. O Secretário Municipal de Educação, Professor Júnior Pinho, também reforçou que a educação ambiental é fundamental para transformar a cultura da sociedade em relação à preservação: “Precisamos levar esse debate para dentro das escolas. O meio ambiente não é um obstáculo para o desenvolvimento; ele é a nossa casa. Nós fazemos parte dele e dependemos das florestas, dos rios, dos igarapés e de todos os recursos naturais para viver”, disse Secretário. Ele também ressaltou a necessidade de ampliar a arborização urbana, garantindo mais áreas de sombra e qualidade de vida para a população. Representando o gabinete municipal, a chefe de gabinete Maria José Dias enfatizou que o fortalecimento das parcerias amplia o alcance das ações ambientais: “As igrejas, os movimentos sociais e as instituições formam uma rede muito importante. Quando mais pessoas se envolvem, maior é o impacto das ações” , afirmou. Maria José destacou que atitudes simples do dia a dia fazem diferença na preservação ambiental: “Guardar um copo descartável ou uma embalagem até encontrar um local adequado para descartar já contribui muito. A gestão faz um grande esforço para manter a cidade limpa, mas a conscientização da população é fundamental”, pontuou. Durante o evento, a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo também apresentou um balanço das ações desenvolvidas ao longo de 2025, destacando iniciativas de educação ambiental, fiscalização e mobilização comunitária realizadas em parceria com diversas instituições. O Calendário Ambiental 2026 tem como objetivo fortalecer a educação ambiental, ampliar a participação da sociedade e incentivar práticas sustentáveis, promovendo uma relação mais equilibrada entre desenvolvimento e preservação da natureza em Mâncio Lima. Galeria de imagens: Assessoria de Comunicação Jenildo Cavalcante Imagens: Evandro Ibernon
- Prefeitura de Mâncio Lima e Paróquia de São Francisco realizam Caminhada Luminosa em alusão ao Dia Internacional da Mulher
A Caminhada Luminosa trás uma mensagem clara nas ruas de Mâncio Lima: a violência contra a mulher precisa acabar, e essa luta é de toda a sociedade. A Avenida Japiim foi tomada por luzes, fé e um forte clamor por justiça na noite da última segunda-feira, 09 de março, durante a realização da Caminhada Luminosa em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no último domingo, dia 08. A mobilização foi promovida pela Prefeitura de Mâncio Lima, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Setor de Políticas para as Mulheres do Gabinete do Prefeito, em parceria com a Secretaria de Estado da Mulher (SEMULHER) e com o apoio da Paróquia de São Francisco de Assis, através do grupo Terço dos Homens, Câmara de Vereadores, além da Polícia Militar e demais secretarias municipais. O prefeito Zé Luiz destacou que o evento simboliza união e compromisso coletivo no enfrentamento à violência contra a mulher: “A mensagem que eu deixo é que possamos, juntos, zerar a violência em nosso município e acabar com o feminicídio. É muito triste quando ouvimos notícias de mulheres sofrendo violência. A mulher é um ser tão meigo e, ao mesmo tempo, tão forte. Passar por uma situação dessas é doloroso para elas, para a família e para toda a sociedade”, afirmou. O gestor também reforçou a importância do respeito e do cuidado nas relações: “Muitas vezes a mulher não quer um presente. Ela quer uma palavra amiga, carinho e, principalmente, respeito. Esse evento é uma forma de conscientizar nossos homens e toda a população sobre o valor imenso que a mulher tem. É um ser incrível, essencial para a vida, porque todos nós viemos de uma mulher. Que possamos dar as mãos e proteger todas elas”, concluiu. A caminhada reuniu moradores da zona urbana e rural em um ato marcado pela espiritualidade, reflexão e conscientização sobre a violência doméstica e o feminicídio. O percurso foi iluminado por velas e pelas luzes dos celulares dos participantes e seguiu até a Praça São Sebastião, onde ocorreu o encerramento da programação. Durante o trajeto, foram proferidas frases de impacto e rezado um terço católico, conduzido pelo pároco geral Pe. Sebastião Viana, que também proclamou o evangelho do dia. A Secretaria Municipal de Assistência Social também reforçou o trabalho de apoio às mulheres vítimas de violência e a necessidade de romper o silêncio. Atualmente, 30 mulheres no município possuem medidas protetivas, número que preocupa os órgãos de assistência. Segundo a equipe técnica, muitas vítimas acabam retirando a medida por medo ou dependência emocional. “Nós queremos dizer para essas mulheres que elas não precisam ter medo. Muitas acreditam que não conseguem sobreviver sem o agressor ou têm receio de piorar a situação. Por isso, nosso trabalho também envolve acompanhamento psicológico e fortalecimento da autoestima para que elas se sintam seguras para seguir em frente”, destacou a secretária Ajucilene Gonçalves Mota. Outro desafio enfrentado é a dependência afetiva e financeira, que muitas vezes impede a denúncia: “Quantas vezes os próprios filhos pedem para a mãe se separar, mas ela tem medo, acha que não vai conseguir sustentar a família. Nosso trabalho é justamente ajudá-las a superar esse medo e mostrar que elas não estão sozinhas”, completou. Os números da violência contra a mulher ainda são alarmantes no país. No Brasil, quatro mulheres são assassinadas por dia por serem mulheres. No Estado do Acre, foram registrados 14 casos de feminicídio em 2025, representando um aumento de 75% em relação ao ano anterior. São vidas interrompidas, famílias destruídas e crianças que ficam órfãs. Em Mâncio Lima, a Secretaria de Assistência Social alerta que o número de mulheres com medidas protetivas pode ser ainda maior, já que muitas vítimas não denunciam por medo de represálias. Para a funcionária pública aposentada Maria de Fátima Matos, moradora da comunidade Santo Antônio, a caminhada representa união e esperança: “A união faz a força. Quando as mulheres se unem, criam um vínculo forte que ajuda a combater a violência. Uma lutando pela outra, ninguém consegue nos derrubar”, afirmou. Ela também relembrou que casos de violência já ocorreram em sua comunidade no passado: “Muitas vezes estava ligado ao problema com bebida. Chegava em casa e acabava agredindo a esposa. Mas, graças a Deus, hoje essa realidade mudou. Ele deixou de beber e passou a cuidar da família”, relatou. Durante o evento, representantes da SEMULHER apresentaram o trabalho Casa de Referência da Mulher Brasileira no Juruá, que atua na prevenção e no enfrentamento à violência. Foto: Marcos Santos/Secom A equipe reforçou que o silêncio contribui para o aumento das estatísticas e destacou que o centro oferece atendimento com assistentes sociais, psicólogos e outros profissionais especializados, orientando e acolhendo mulheres que precisam de ajuda. As ações de conscientização continuarão ao longo de todo o mês de março. O Setor de Políticas Públicas para as Mulher, vinculada ao Gabinete do Prefeito, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, realizará uma série de atividades educativas. Entre as iniciativas estão palestras em escolas, rodas de conversa com jovens e adolescentes e encontros com homens, abordando os diferentes tipos de violência contra a mulher — inclusive a psicológica, muitas vezes praticada sem que o agressor reconheça. Também serão promovidas ações nas comunidades rurais, com atendimentos integrados das secretarias municipais de Saúde, Educação e Assistência Social. Em parceria com a SEMULHER , SENAC e o Ônibus Lilás, serão oferecidos diversos serviços, como atendimento psicológico, orientação social, cursos e ações de cuidado pessoal, incluindo serviços de cabeleireiro, manicure e design de sobrancelhas, encerrando a programação especial do Mês da Mulher. Galeria de imagens: Assessoria de Comunicação Jenildo Cavalcante Imagens: Evandro Ibernon
- Prefeitura de Mâncio Lima abre editais para concursos da VIII Feira do Peixe e Agricultura Familiar
A Prefeitura de Mâncio Lima, por meio da Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento, abriu oficialmente os editais de dois concursos que fazem parte da programação da VIII Feira do Peixe e Agricultura Familiar, que será realizada de 31 de março a 02 de abril, na Praça São Sebastião, no centro da cidade. O evento reunirá piscicultores, pescadores artesanais e produtores da agricultura familiar, com o objetivo de fortalecer a economia local, incentivar a produção rural e garantir à população peixes de qualidade e produtos frescos, como hortaliças, frutas e outros alimentos produzidos no município. Entre os editais abertos estão o Concurso Gastronômico do prato à base de peixe e o Concurso do maior peixe, duas iniciativas que buscam valorizar a produção local, incentivar a criatividade culinária e destacar o potencial da piscicultura de Mâncio Lima. Concurso Gastronômico O concurso gastronômico vai premiar as três melhores receitas preparadas com peixe, avaliadas por uma comissão formada por pessoas com conhecimento na área culinária. Entre os critérios de avaliação estão criatividade, inovação da receita, sabor e higiene no preparo. As inscrições estarão abertas de 10 a 20 de março de 2026 e os interessados devem comparecer à Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento, localizada na Travessa Antônio Sobral, s/n, bairro Centro, levando seus dados pessoais (nome completo, endereço e telefone) e a descrição detalhada da receita, incluindo ingredientes, modo de preparo em ordem de utilização e rendimento. O preparo e julgamento dos pratos acontecerão no dia 02 de abril, na Rua Alberto Gadelha de Oliveira, em frente ao Mercado Municipal José Macedo, dentro da programação da feira. A premiação será distribuída da seguinte forma: 1º lugar: R$ 2.000,00 2º lugar: R$ 1.500,00 3º lugar: R$ 1.000,00 Concurso do maior Peixe Outro destaque da feira será o Concurso do Maior Peixe, promovido pela Prefeitura em parceria com a Colônia de Pescadores de Mâncio Lima – Z6. A iniciativa tem como objetivo valorizar os pescadores artesanais e piscicultores do município, incentivar a criação de peixes e divulgar o potencial da produção piscícola local. Poderão participar piscicultores de açudes e pescadores artesanais do município, sendo que as inscrições serão feitas no próprio local da feira, das 7h às 9h20, junto aos técnicos da Secretaria de Produção. Serão avaliadas cinco categorias de peixe: piau, tambaqui, matrinxã, pirapitinga e peixe artesanal, e o critério de julgamento será exclusivamente o peso do peixe. A premiação será: Peixes de açude 1º lugar (Piau): R$ 1.000,00 1º lugar (Tambaqui): R$ 1.000,00 1º lugar (Matrinxã): R$ 1.000,00 1º lugar (Pirapitinga): R$ 1.000,00 Categoria Peixe Artesanal 1º lugar: Motor 2º lugar: Motor 3º lugar: R$ 500,00 O resultado será divulgado no mesmo dia do concurso. Após a avaliação, os peixes das categorias de açude serão doados a famílias em situação de vulnerabilidade cadastradas no CadÚnico, exceto os da categoria artesanal. A Feira do Peixe já se consolidou como um dos eventos mais importantes do calendário econômico do município. Na última edição, mais de 10 toneladas de peixe foram comercializadas, além de uma grande variedade de produtos da agricultura familiar. Para este ano, a expectativa da organização é dobrar o volume de comercialização, ampliando as oportunidades de renda para pescadores, piscicultores e produtores rurais de Mâncio Lima. A Prefeitura reforça o convite para que a população participe da programação, prestigie os produtores locais e aproveite a grande variedade de peixes e alimentos frescos que estarão disponíveis durante os três dias de feira. Em anexo edital dos concursos: Assessoria de Comunicação Social Jenildo Cavalcante Imagens: Evandro Ibernon
- Saúde mais perto de quem precisa: Prefeitura de Mâncio Lima leva mutirão de atendimentos à comunidade dos Caetanos
Programa Saúde Itinerante reúne equipe multiprofissional, realiza centenas de procedimentos e reforça presença do poder público na zona rural Localizada a cerca de 10 quilômetros do centro de Mâncio Lima, a comunidade dos Caetanos, conhecida pela forte produção agrícola — especialmente farinha de mandioca e melancia — viveu um sábado, 07, diferente e marcado por conquistas importantes. Além da celebração pela chegada do sistema de abastecimento de água, os moradores também receberam o Programa Saúde Itinerante, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde. A iniciativa levou à comunidade mais de 20 profissionais de saúde, entre médico clínico geral, odontólogo, ginecologista, enfermeiros e técnicos, que realizaram um amplo mutirão de atendimentos. Foram ofertados serviços de vacinação, testes rápidos, ultrassonografia, exames laboratoriais e atendimentos odontológicos por meio da Unidade Odontológica Móvel (UOM), aproximando os serviços de saúde das famílias que vivem mais distantes da área urbana. Para muitos moradores, foi a primeira vez que tiveram acesso a diversos desses atendimentos dentro da própria comunidade. A pedagoga Camila Alencar da Conceição, de 25 anos, nascida e criada nos Caetanos e mãe de um filho, destacou a importância da ação para a população local: “Para nós é algo totalmente novo. Nunca tínhamos recebido um atendimento itinerante assim na comunidade. É muito gratificante poder cuidar da saúde sem precisar sair daqui e ainda viver um momento de confraternização entre os moradores. Eu estava há mais de um mês com um pedido de ultrassonografia e hoje consegui fazer aqui mesmo, perto de casa. Só temos a agradecer ao nosso prefeito por olhar com carinho para nossa comunidade” , disse. O prefeito Zé Luiz ressaltou o empenho da equipe da Secretaria Municipal de Saúde em levar atendimento às comunidades mais distantes e reforçou que cuidar das pessoas é prioridade da gestão. “A saúde é uma das maiores necessidades da nossa população. Por isso estamos trabalhando para levar atendimento de qualidade a quem mais precisa, principalmente nas comunidades rurais. Ver nossa equipe aqui, atendendo, ouvindo e cuidando das famílias dos Caetanos, mostra que estamos no caminho certo. Nosso compromisso é garantir que os serviços públicos cheguem a todos, sem distinção, levando dignidade, cuidado e respeito à nossa gente”, destacou. A Secretária Municipal de Saúde, Rusie Lima, também falou sobre a importância da ação e a satisfação da equipe em atender a comunidade: “É uma grande alegria estarmos aqui pela primeira vez com o Saúde Itinerante no Ramal dos Caetanos. Mesmo sendo atendida pela UBS do bairro Guarani, sabemos que as comunidades rurais possuem necessidades específicas e muitas vezes enfrentam dificuldades de deslocamento. Por isso ações como essa são fundamentais, pois aproximam os serviços de saúde da população e garantem que mais pessoas tenham acesso ao atendimento que precisam”, afirmou. Entre os moradores mais antigos da comunidade, o aposentado Luiz da Conceição Caetano, de 82 anos, que nasceu e se criou no local e cujo sobrenome batiza a comunidade, acompanhou emocionado o movimento de profissionais e moradores em busca de atendimento. “Fazia muito tempo que nós não via tanta gente da saúde aqui na comunidade. Eu fui atendido pelo médico e tomei vacina minha vacina da gripe. O prefeito está olhando por nós e reconhecendo essa comunidade como parte de Mâncio Lima. Para mim é uma alegria ver minha terra sendo lembrada e meu povo comemorando tantas coisas boas, principalmente agora com a chegada da água e da saúde”, contou. Entre os profissionais presentes, o ginecologista e obstetra Dr. Billy Rodrigues destacou a importância de levar atendimento especializado às comunidades rurais e percebeu uma mudança positiva na forma como as mulheres buscam cuidados preventivos. “É uma grande satisfação poder trazer o atendimento especializado de ginecologia e obstetrícia para a comunidade dos Caetanos e localidades próximas. Muitas mulheres que atendemos aqui já tinham encaminhamento para Tratamento Fora de Domicílio, o que exige deslocamento até Rio Branco e toda uma logística difícil para quem vive na zona rural. Quando conseguimos realizar esse atendimento mais perto delas, facilitamos muito o acesso e muitas vezes resolvemos o problema sem que a paciente precise sair da região”, explicou. O médico também destacou a importância do diagnóstico precoce e do acompanhamento especializado: “Grande parte dos atendimentos envolve alterações em exames preventivos, investigação de nódulos mamários e outros casos que exigem um olhar mais especializado. Infelizmente ainda temos muitos casos de câncer de colo do útero na região, por isso o acompanhamento é fundamental. Nosso objetivo é identificar essas alterações o mais cedo possível para iniciar o tratamento rapidamente e evitar complicações futuras. Percebemos também que as mulheres estão mais confiantes e buscando mais esse tipo de atendimento, o que é um avanço muito importante para a saúde da comunidade”, finalizou. A ação superou as expectativas da Secretaria Municipal de Saúde. Mesmo sendo realizada em uma comunidade rural, moradores de localidades próximas também buscaram atendimento. Ao todo, a ação realizou 403 procedimentos de saúde, entre consultas médicas e especializadas, exames, vacinação, testes rápidos e atendimentos odontológicos, demonstrando a grande procura da população pelos serviços ofertados. O evento contou ainda com a presença de lideranças comunitárias, líderes sindicais, representantes da Polícia Militar, dos vereadores Vlade Vasconcelos e Professor Amozildo, do vice-prefeito e secretário municipal de Obras, Andinho Lima, além de secretários municipais e gestores estaduais. A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal em levar saúde pública de qualidade para todas as comunidades, especialmente aquelas mais distantes da sede do município, garantindo mais cuidado, prevenção e dignidade para a população de Mâncio Lima. Galeria de imagens: Assessoria de Comunicação Social Jenildo Cavalcante Imagens: Evandro Ibernon Drone: Pedro Benevides
- Água que transforma vidas: Prefeitura de Mâncio Lima leva abastecimento para mais 50 famílias da comunidade dos Caetanos
Com novos investimentos em infraestrutura hídrica, gestão do prefeito Zé Luiz já garantiu água potável para mais de 300 famílias da zona rural em apenas 14 meses A Prefeitura de Mâncio Lima segue avançando com investimentos que melhoram diretamente a qualidade de vida da população. Neste sábado, 07, mais 50 famílias da comunidade dos Caetanos, na zona rural do município, passaram a contar com água potável chegando diretamente às torneiras de suas casas, por meio da implantação de um novo Sistema de Abastecimento de Água. Em 14 meses da gestão do prefeito Zé Luiz e do vice-prefeito Andinho Lima, em parceria com o Governo do Estado, mais de 300 famílias já foram beneficiadas com acesso à água tratada. Já foram implantados mais de seis quilômetros de rede de distribuição e colocado em funcionamento oito sistemas de abastecimento de água, fortalecendo a infraestrutura hídrica das comunidades rurais. Na comunidade dos Caetanos, o novo sistema amplia o atendimento com duas redes de abastecimento instaladas a aproximadamente um quilômetro de distância uma da outra, garantindo que todas as residências da localidade sejam atendidas. As obras representam mais saúde, dignidade, qualidade de vida e desenvolvimento para as famílias da zona rural, que por muitos anos conviveram com a dificuldade de acesso à água potável. Durante a entrega, o prefeito Zé Luiz destacou que levar água potável às comunidades é uma das prioridades da gestão municipal: “Saúde é uma das maiores necessidades da nossa população e, junto com ela, estamos levando água potável. As famílias dos Caetanos sofreram muito com a falta dessas duas políticas públicas. Buscamos parcerias, reunimos nossa equipe e estamos trazendo água, saúde, lazer e qualidade de vida para esta comunidade. As pessoas daqui já estavam desacreditadas de promessas, mas nós prometemos e estamos cumprindo. Eu sei o que é carregar água na cabeça por dois ou três quilômetros de distância. Sei o que é chegar no final do dia e a mãe querer lavar a louça ou a roupa e a água faltar. Hoje é um dia de comemoração para esse povo tão querido e trabalhador”, destacou o prefeito. O sistema recém-inaugurado conta com um poço com 80 metros de profundidade e um quilômetro de rede de distribuição, beneficiando inicialmente 30 famílias, com capacidade de expansão para atender até 100 residências. A obra foi viabilizada por meio de parceria entre a Prefeitura de Mâncio Lima e o Governo do Estado do Acre, através da SANEACRE, com recursos de emenda parlamentar do Deputado Estadual Nicolau Júnior. O parlamentar ressaltou a importância de apoiar gestores comprometidos com resultados concretos para a população: “Quando apoiamos um candidato, esperamos que esse apoio se transforme em benefícios para a população. O Zé Luiz tem mostrado exatamente isso: é um gestor trabalhador, incansável e atento às necessidades das comunidades. Ele vai até as pessoas, escuta as reivindicações e busca os recursos necessários. Fico muito feliz em estar aqui em uma comunidade formada por pessoas trabalhadoras que lutam por melhorias entregando um beneficio essencial para a nossa sobrevivência que é a água e de qualidade”, afirmou. O gestor regional da SANEACRE no Juruá, Brás Pedrosa, também destacou a importância da parceria entre Estado e Município para ampliar o acesso à água tratada: “Esse é um exemplo claro de como a parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura pode transformar a realidade das comunidades. Levar água potável é levar saúde, dignidade e melhores condições de vida para as famílias que vivem na zona rural”, ressaltou. Moradora da comunidade, Maria Socorro Gonçalves da Silva, dona de casa, relatou com emoção o momento em que viu a água chegar pela primeira vez à sua residência: “Eu nem sei explicar o que senti quando vi a água caindo na torneira. A primeira coisa que fiz foi agradecer a Deus e ao nosso prefeito. Eu fiquei tão feliz que até gravei um vídeo comemorando. Teve gente que riu, mas só quem já passou pela dificuldade de não ter água em casa entende essa alegria. É uma felicidade muito grande para todos nós. Só temos a agradecer”, contou emocionada. A entrega do novo sistema reafirma o compromisso da gestão municipal em ampliar o acesso à água potável nas comunidades rurais, garantindo mais saúde e melhores condições de vida para a população. O evento contou ainda com a presença de lideranças comunitárias, líderes sindicais, representantes da Polícia Militar, dos vereadores Vlade Vasconcelos e Professor Amozildo, do vice-prefeito e secretário municipal de Obras, Andinho Lima, além de secretários municipais e gestores estaduais. Além da entrega da obra, a Prefeitura também promoveu uma tarde de integração e lazer para os moradores. A programação contou com um torneio de futebol de campo, reunindo seis equipes masculinas e duas femininas. Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 08 de março, dezenas de prêmios também foram sorteados para as mulheres da comunidade, tornando o momento ainda mais especial para as famílias dos Caetanos. Galeria de imagens: Assessoria de Comunicação Social Jenildo Cavalcante Imagens: Evandro Ibernon Drone: Pedro Benevides
- Comunidade do Pentecostes passa a contar com fisioterapia e exames laboratoriais na própria UBS
Durante muitos anos, para realizar um exame de rotina ou iniciar um tratamento de fisioterapia, moradores da Comunidade do Pentecostes precisavam sair de casa ainda de madrugada e percorrer cerca de 40 quilômetros até o centro de Mâncio Lima. A viagem era necessária para agendar exames, realizar a coleta e, muitas vezes, retornar outro dia apenas para buscar os resultados. Além do tempo de deslocamento, o trajeto gerava custos com transporte e alimentação, tornando o acesso aos serviços de saúde mais difícil para muitas famílias da comunidade. Essa realidade começa a mudar. A Prefeitura de Mâncio Lima, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, passou a ofertar serviços de fisioterapia e coleta de exames laboratoriais na Unidade Básica de Saúde Francisco Alencar, localizada na própria comunidade. Os atendimentos tiveram início nesta sexta-feira, 06, ampliando o acesso aos serviços de saúde para os moradores da região. De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Rusie Lima, a ampliação dos serviços busca aproximar o atendimento da população que vive na zona rural: “Nosso objetivo é facilitar a vida da população que mora mais distante da zona urbana. Com esses serviços sendo oferecidos na própria comunidade, as famílias passam a ter mais acesso ao cuidado em saúde sem precisar se deslocar até a cidade”, destacou. Os exames laboratoriais passam a ser coletados na unidade e encaminhados para análise. Já os exames mais complexos continuarão sendo ofertados em campanhas específicas ou quando solicitados pelo médico, organizados em formato de mutirão. A fisioterapia será realizada na unidade de saúde e também em atendimento domiciliar para pacientes acamados, ampliando o acompanhamento de quem tem dificuldade de locomoção. Para a moradora Natilene Menezes da Silva, dona de casa e mãe de dois filhos, o novo serviço representa uma mudança na rotina da comunidade: “Antes a gente precisava ir até a cidade para fazer um exame ou procurar fisioterapia. Muitas vezes saía de madrugada e enfrentava estrada ruim, principalmente no inverno. Agora, tendo esse atendimento aqui na comunidade fica muito mais fácil para quem precisa”, afirmou. O prefeito Zé Luiz destacou que a iniciativa busca reduzir as dificuldades enfrentadas pelos moradores da zona rural no acesso aos serviços de saúde: “Muitas famílias precisavam sair de casa ainda de madrugada para conseguir fazer um exame na cidade. Isso gerava gastos e muito desgaste. Com a coleta sendo feita aqui na comunidade, garantimos mais acesso e mais comodidade para a população” , afirmou. O presidente da Câmara Municipal e morador da comunidade, vereador Zeca do Pentecostes, também ressaltou a importância da implantação do serviço na unidade de saúde local: “Muitas pessoas precisavam pegar transporte ainda de madrugada para chegar à cidade e conseguir fazer um exame. Agora a coleta é feita aqui mesmo na comunidade e o resultado também será entregue na unidade de saúde. Isso facilita muito a vida dos moradores”, disse. A ampliação dos serviços na UBS Francisco Alencar reforça as ações da gestão municipal voltadas ao fortalecimento da atenção básica e à ampliação do acesso à saúde nas comunidades rurais. Espaço físico acolhedor: educação de qualidade Durante a agenda na Comunidade do Pentecostes, a Prefeitura de Mâncio Lima e a Secretaria Municipal de Educação também apresentaram as melhorias realizadas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Braulino Vieira de Alencar. A unidade passou por reforma com investimento superior a R$ 50 mil, que incluiu pintura, construção de duas novas salas de aula e adequações estruturais necessárias para o funcionamento da escola. O secretário municipal de Educação, Júnior Pinho, ressaltou que a escola passou a contar com estrutura semelhante às unidades da zona urbana: “Hoje a escola tem uma estrutura que atende bem os alunos da comunidade. As melhorias garantem melhores condições para o trabalho dos professores e para o aprendizado dos estudantes”, disse. O secretário também destacou o fortalecimento da política de alimentação escolar no município: “O município vem ampliando os investimentos na alimentação escolar, garantindo o cumprimento das normas do Programa Nacional de Alimentação Escolar e ampliando a aquisição de alimentos”, explicou. A escola atende atualmente cerca de 220 alunos, da creche ao 5º ano do ensino fundamental no período da manhã. No turno da tarde, o espaço também recebe estudantes do 6º ao 9º ano e do ensino médio da Escola Estadual Maria Firmino, que funciona como anexo. O gestor da escola, Braulino Vieira, Professor Lucas Gadelha, destacou que as melhorias representam um avanço importante para a comunidade escolar: “ Recebemos a ampliação com duas novas salas de aula, um laboratório de informática e a pintura da escola. Essas melhorias fortalecem nosso ambiente escolar e contribuem para oferecer melhores condições de ensino para nossos alunos. Somos gratos à Prefeitura de Mâncio Lima, à Secretaria de Educação e ao vereador da comunidade pelo apoio a essa conquista ”, afirmou. Neste ano, a unidade também recebeu um laboratório de informática, que será utilizado nas atividades pedagógicas e também poderá auxiliar a comunidade em serviços que necessitam de acesso à internet. O prefeito Zé Luiz destacou que os investimentos buscam melhorar as condições de ensino nas comunidades rurais: “Foi necessário ampliar a escola e fazer melhorias na estrutura para atender os alunos da comunidade. Nosso compromisso é continuar investindo para garantir um ambiente adequado para estudantes e professores”, afirmou. Durante a visita, o prefeito também informou que a gestão municipal aguarda a liberação de documentação por parte do Incra para dar início à construção de um ginásio na comunidade, política ainda da gestão do ex-prefeito Isaac Lima. O projeto prevê ainda a construção de uma praça com quiosque e parque infantil, criando um espaço de convivência e lazer para os moradores. A agenda na comunidade contou ainda com a presença do secretário de Educação, Júnior Pinho, do secretário de Articulação Institucional, José Luiz Bentes, além de moradores e lideranças locais. Galeria de imagens: Assessoria de Comunicação Social Jenildo Cavalcante Imagens: Evandro Ibernon Drone: Pedro Benevides
- Blitz educativa reforça a importância da permanência de crianças e adolescentes na escola
Com o tema “Cada criança e adolescente tem o direito de aprender”, a Prefeitura de Mâncio Lima, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou na manhã desta sexta-feira, 06, uma blitz educativa na Praça São Sebastião, no centro da cidade. A ação teve como objetivo conscientizar a população sobre a importância da matrícula e da frequência regular de crianças e adolescentes na escola, reforçando a mensagem de que criança fora da escola não pode. A atividade integra as ações da Busca Ativa Escolar, iniciativa que busca identificar estudantes que estão fora da escola ou com baixa frequência e garantir o retorno e a permanência deles no ambiente escolar. Durante a blitz, equipes da educação abordaram motoristas e pedestres para distribuir materiais informativos e orientar pais, responsáveis e a comunidade sobre o direito à educação e a responsabilidade coletiva de garantir que crianças e adolescentes estejam frequentando as aulas. A ação contou com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social, do Conselho Tutelar e da Polícia Militar, fortalecendo o trabalho conjunto das instituições na proteção dos direitos das crianças e adolescentes. De acordo com o Secretário Municipal de Educação, Júnior Pinho, a iniciativa faz parte de um conjunto de estratégias desenvolvidas pelo município para garantir que nenhum estudante fique fora da escola. “Essa blitz educativa faz parte do trabalho da Busca Ativa Escolar, que tem como objetivo garantir que nenhuma criança ou adolescente fique fora da escola. A educação é um direito de todos e estamos nas ruas justamente para conscientizar os pais e responsáveis sobre a importância da matrícula e da frequência dos alunos”, destacou o secretário. A campanha é desenvolvida principalmente junto aos estudantes do ensino fundamental da rede municipal, mas também contribui para o acompanhamento de alunos da rede estadual de ensino. Além das blitz educativas, a Secretaria Municipal de Educação realiza busca ativa nas comunidades, com visitas às famílias, acompanhamento da frequência escolar e ações de orientação, buscando identificar e resolver situações que possam levar à evasão escolar. Assessoria de Comunicação Social Jenildo Cavalcante Imagens: Evandro Ibernon
- Programa Minha Casa, Minha Vida Rural chega ao Projeto de Assentamento São Domingos
Moradores da Comunidade São Domingos, localizada na zona rural de Mâncio Lima, participaram na última quarta-feira, 04, de uma reunião para tratar sobre o Programa Minha Casa, Minha Vida Rural, iniciativa voltada à construção de moradias para famílias que vivem no campo. O encontro, foi promovido pela Secretaria de Estado de Habitação e Urbanismo (SEHURB) em parceria com a Prefeitura de Mâncio Lima, reuniu moradores do Projeto de Assentamento (PA) São Domingos para apresentar o funcionamento do programa e esclarecer dúvidas sobre os critérios de participação. Participaram da reunião o prefeito Zé Luiz, o Secretário de Estado de Habitação e Urbanismo, Egleuson Santiago, o coordenador do programa Terra Cidadã, Mazinho Souza, o técnico Iran, além do presidente da comunidade, o produtor rural conhecido como senhor Casquete, e diversas famílias da localidade. Durante o encontro, os representantes do programa explicaram que o Minha Casa, Minha Vida Rural tem como objetivo garantir moradia digna para famílias que vivem em áreas rurais, por meio da construção de unidades habitacionais padronizadas dentro do perímetro do PA São Domingos. Para participar do programa, as famílias precisam estar regularizadas junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e atender aos critérios estabelecidos pela política habitacional. O prefeito Zé Luiz destacou que a parceria entre o município e o Governo do Estado é fundamental para garantir melhorias para as comunidades rurais: “Estamos trabalhando para levar mais dignidade às famílias que vivem na zona rural. A casa própria é um sonho para muitas pessoas, e, esse programa representa uma grande oportunidade para que essas famílias tenham uma moradia adequada, segura e com melhores condições de vida”, afirmou o prefeito. O secretário da SEHURB ressaltou que a reunião teve como objetivo apresentar o programa diretamente à comunidade e esclarecer como funcionará o processo de seleção das famílias: “É importante que as famílias entendam como funciona o programa e quais são os critérios exigidos. Nosso objetivo é garantir transparência em todo o processo e assegurar que o benefício chegue às famílias que realmente atendem às exigências do programa ”, explicou. A Prefeitura de Mâncio Lima, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, será responsável por realizar um levantamento em campo das famílias que atendem aos critérios estabelecidos. Após esta etapa, as informações serão encaminhadas à SEHURB e à instituição financeira responsável pela análise do programa, que fará a avaliação dos dados e confirmará quais famílias estão aptas a participar da iniciativa. Para o presidente da comunidade, o Presidente da Associação de Produtores Rurais da comunidade, Cleilson Azevedo, produtor rural e liderança local, a reunião trouxe esperança para os moradores do assentamento: “Muitas famílias aqui sonham em ter uma casa melhor para viver. Essa reunião foi muito importante porque explicou como funciona o programa e quais são os critérios. Agora a comunidade está mais informada e com esperança de que esse benefício possa chegar para quem precisa”, destacou. Cleilson Azevedo, o segundo da direita para a esquerda A reunião reforça o compromisso da Prefeitura de Mâncio Lima e do Governo do Estado do Acre em trabalhar em parceria com os governos estadual e federal para ampliar o acesso à moradia digna e melhorar a qualidade de vida das famílias que vivem na zona rural do município. Assessoria de Comunicação Social Jenildo Cavalcante Imagens cedidas
- Mâncio Lima amplia os trabalhos da coleta de resíduos sólidos com aquisição de segundo caminhão coletor
A Prefeitura de Mâncio Lima adquiriu o segundo caminhão coletor de lixo em pouco mais de 14 meses de gestão, após cerca de 20 anos sem investimentos em novos equipamentos para a coleta de resíduos sólidos. “É importante ver que, com menos de um ano e meio de mandato, já estamos entregando o segundo coletor de lixo. Isso demonstra que, quando há planejamento e responsabilidade, os resultados são alcançados. Agradeço ao senador Márcio Bittar pela destinação da emenda que possibilitou essa aquisição”, afirmou o prefeito Zé Luiz. O gestor também destacou a importância da participação da população na manutenção da limpeza urbana: “Pedimos o apoio de todos para realizar o descarte correto dos resíduos e contribuir com a limpeza da cidade. A gestão faz a sua parte, mas, a colaboração da população é fundamental”, ressaltou. O primeiro veículo foi entregue em agosto de 2025, adquirido com recursos próprios no valor de R$ 579 mil. O segundo caminhão chegou nesta terça-feira, 03, viabilizado por meio de emenda parlamentar do senador Márcio Bittar, no valor de R$ 600 mil. Ambos os caminhões possuem capacidade para 16 toneladas de resíduos. Com esta nova aquisição, a capacidade operacional de coleta de material não reciclável passa de 12 para 24 toneladas dia, um crescimento de 100% , representando uma ampliação significativa na capacidade de recolhimento dos resíduos. A iniciativa integra o pacto de adesão do município aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). A ampliação da coleta e o fortalecimento da gestão de resíduos sólidos estão diretamente relacionados ao ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis, que prevê ações para tornar os municípios mais inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis, além do ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis, que trata da gestão ambientalmente adequada dos resíduos. Os novos equipamentos substituem um coletor antigo, que estava em uso há mais de duas décadas e, já não atendia à demanda do município. Paralelamente à ampliação da frota, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo realiza o planejamento anual das ações, com definição do calendário de coleta e atividades de educação ambiental. Galeria de imagens: Assessoria de Comunicação Social Jenildo Cavalcante Imagens: Evandro Ibernon Drone: Pedro Benevides
- Mais de 3 mil alunos iniciam o ano letivo 2026 na Rede Municipal de Ensino
Nesta segunda-feira, 2, mais de 3,3 mil alunos retornaram às atividades do ano letivo de 2026 na Rede Municipal de Ensino de Mâncio Lima. O início das aulas ocorreu nas unidades da zona urbana, rural terrestre e rural fluvial, totalizando 31 escolas em funcionamento. O prefeito Zé Luiz acompanhou a abertura do ano letivo ao lado do secretário municipal de Educação, Júnior Pinho e do Secretário de Articulação Institucional, José Luiz Bentes. As autoridades estiveram na Escola Francisca Rodrigues, onde deram as boas-vindas aos profissionais da educação e aos estudantes, e também visitaram outras unidades da rede. Durante a visita, o prefeito Zé Luiz ressaltou as ações em andamento na área educacional: “Estamos realizando investimentos na infraestrutura das escolas, com unidades em reforma e reconstrução, além de melhorias nos espaços já existentes. Nosso objetivo é assegurar condições adequadas para o desenvolvimento das atividades escolares ao longo do ano”, declarou. O secretário municipal de Educação, Júnior Pinho, destacou o planejamento realizado para o início das atividades. “ Organizamos o ano letivo com antecedência, garantindo o funcionamento das escolas, a lotação dos profissionais e o suporte necessário para atender os alunos da rede municipal”, afirmou. Das escolas que iniciaram as aulas presenciais, apenas a Escola Pe. Edson de Oliveira Dantas começou o ano letivo com atividades remotas. A unidade passa por reforma geral e ampliação. Após 36 anos de funcionamento, a escola está sendo contemplada com obra orçada em mais de R$ 2 milhões, com recursos do FUNDEB e contrapartida do Município. A intervenção inclui reforma estrutural e ampliação dos espaços físicos. A obra tem prazo estimado entre quatro e cinco meses e previsão de geração de mais de 60 empregos diretos e indiretos. A participação do prefeito e do secretário marcou o início oficial das atividades e reforça a condução das ações administrativas voltadas à manutenção e ao funcionamento da rede municipal de ensino. Assessoria de Comunicação Social Jenildo Cavalcante Imagens: SEMEC
- Prefeito de Mâncio Lima recebe homenagem do Projeto Cidadão
O prefeito de Mâncio Lima, Zé Luiz, acompanhado dos prefeitos de Rodrigues Alves e Porto Walter, foi recebido na última quinta-feira, 26, pelo coordenador do Projeto Cidadão, desembargador Samoel Evangelista. O decano realizou, na Câmara Cível, a entrega da homenagem ao gestor municipal em alusão aos 30 anos do Projeto Cidadão. Em sua fala, Zé Luiz destacou a importância da iniciativa para a população acreana e, especialmente, para os moradores de Mâncio Lima. “Receber essa homenagem em nome do povo de Mâncio Lima é motivo de muita honra e gratidão. O Projeto Cidadão representa dignidade, inclusão e acesso a direitos básicos para milhares de pessoas. Nossa gestão continuará sendo parceira dessa ação tão importante, que transforma vidas e fortalece a cidadania em nosso município”, afirmou o prefeito. Na última segunda-feira, 23, foi realizado ato solene no Palácio da Justiça, onde foram reconhecidas todas as prefeituras e instituições que colaboram com a principal ação social desenvolvida pelo Tribunal de Justiça do Acre (TJAC). As parcerias institucionais são o alicerce de cada edição, permitindo ampliar e fortalecer a oferta de serviços à população acreana. Nos dias 19 e 20 de julho de 2025, a Escola Padre Edson de Oliveira Dantas foi palco da 30ª edição do Projeto Cidadão, que reuniu mais de duas mil pessoas em busca de atendimento gratuito, digno e humanizado. Realizado em parceria entre a Prefeitura de Mâncio Lima, o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), o Ministério Público do Estado do Acre, a Defensoria Pública do Estado, o CEFRON/61º BIS, o Incra e o Governo do Estado, o evento celebrou três décadas de história do projeto, considerado um dos maiores mutirões de cidadania já realizados no município. Durante a solenidade, também foi entregue a Revista Projeto Cidadão – 30 Anos, que conta com versão digital. A publicação apresenta uma jornada audiovisual profunda, capturando, por meio de registros e depoimentos, a realidade de um projeto que ultrapassa fronteiras e leva cidadania onde antes ela era invisível. O documentário retrata não apenas o público atendido e os momentos de superação que transformam a vida de quem tem acesso a um documento simples, mas essencial, como também a vivência de magistradas, magistrados, servidoras e servidores que atuaram e continuam atuando na construção dessa importante iniciativa social. Assessoria de Comunicação Social Jenildo Cavalcante Imagens: Evandro Ibernon/ Secom TJAC.
Você está em: Início > Busca > Busca Avançada





















