Prefeitura de Mâncio Lima e Governo do Acre dão posse a brigadistas para combate a incêndios florestais
- Jenildo Cavalcante

- 5 de jun.
- 2 min de leitura

Com a chegada do verão, período em que as secas têm sido mais prolongadas, gerando incêndios florestais e trazendo transtornos para as comunidades rurais, além do aumento de doenças respiratórias, a Prefeitura de Mâncio Lima, em parceria com o Governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre (CBMAC), realizou na manhã desta quinta-feira, no auditório da Prefeitura, a posse de 10 brigadistas comunitários para o combate a incêndios florestais.

Os brigadistas passaram por um curso com carga horária de 30 horas, que incluiu aulas teóricas e práticas. Eles atuarão na prevenção, combate aos incêndios florestais, manejo do fogo e na Unidade de Conservação Estadual Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) Japiim Pentecostes.

Durante o evento, o prefeito em exercício, Andinho, destacou a importância da ação:"Estamos fazendo um trabalho conjunto para proteger nossas florestas e nossas comunidades. É uma ação que vai refletir diretamente na qualidade de vida da população, preservação ambiental e na prevenção de danos maiores."

A subcomandante do 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, Daniela Marques, reforçou a importância desse reforço no período crítico do verão amazônico:"O Governo do Estado, a Prefeitura de Mâncio Lima, o Corpo de Bombeiros e os órgãos ambientais estão dando um passo muito importante na contratação desses brigadistas para o combate e prevenção dos incêndios florestais, que se intensificam no verão amazônico. É um período crítico, onde nosso trabalho dobra, e esses dez voluntários vêm para somar conosco", destacou.

Os brigadistas atuarão diretamente na ARIE Japiim Pentecostes e em sua área de amortecimento, pelo período inicial de seis meses, com uma ajuda de custo mensal de R$ 1.400,00 e uma carga horária de 40 horas semanais.

Tiego Lima, um dos brigadistas mais experientes, com atuação desde 2021, falou sobre os desafios: "O mais difícil neste trabalho é conscientizar as pessoas quanto ao uso indiscriminado do fogo. Hoje, não há mais necessidade de utilizar essa prática nos roçados, considerando as novas técnicas de preparo do solo. Trago minha experiência de anos, pois desde 2021 atuo como brigadista, entendendo a importância deste trabalho e da preservação ambiental. A formação oferecida pelo Corpo de Bombeiros foi excelente, e estamos preparados para desempenhar essa função com responsabilidade", concluiu.

A cerimônia de assinatura do Termo de Adesão, que pode ser prorrogado além dos seis meses iniciais, contou com a presença do prefeito em exercício, Andinho, do secretário de Articulação Institucional, José Luiz Bentes, do secretário municipal de Meio Ambiente e Turismo, Zaqueu Muniz, da gestora da ARIE Japiim Pentecostes, do chefe da Defesa Civil Municipal, Enilson Puyanawa, e de representantes do Corpo de Bombeiros Militar.
Galeria de imagens:
Assessoria de Comunicação Social
Jenildo Cavalcante
Imagens: Evandro Ibernon/Diego









































Comentários