NOTA DE PESAR
- Jenildo Cavalcante
- 24 de jul.
- 2 min de leitura
Atualizado: 25 de jul.

É com profundo pesar que a Prefeitura de Mâncio Lima comunica o falecimento da senhora Rocilda Cordeiro de Lima, aos 98 anos de idade, ocorrido nesta quinta-feira, 24, no município de Mâncio Lima. Rocilda é mãe do ex-secretário de Estado da Fazenda Mâncio Cordeiro de Lima e do ex-deputado Federal Taumaturgo Lima.
Filha desta terra, Rocilda nasceu na comunidade São Domingos, ainda nos tempos em que Mâncio Lima era conhecida como Vila Japiim. Mãe dedicada de quatro filhos, frutos da união com o senhor José Bernardo Cordeiro, foi uma mulher de fé, coragem e trabalho. Com o esposo, viveu intensamente a lida da agricultura e da criação de pequenos animais, contribuindo para o sustento da família e para o desenvolvimento do então vilarejo.

Vizinha do Coronel Mâncio Agostinho Rodrigues de Lima, um dos maiores seringalistas do Acre na primeira metade do século 20, instalado à época na Fazenda Barão do Rio Branco, — hoje Terra Indígena Puyanawa — Rocilda pertencia a uma das famílias pioneiras que ajudaram a construir as primeiras bases do município. Trabalhadora incansável, cultivava mandioca para a farinha, milho, feijão e outros produtos essenciais que abasteciam a região. Era parte de uma geração que formou a identidade e os valores que hoje regem o povo manciolimense.
Após a emancipação do município, em 1976, mudou-se com a família para o centro da cidade e, posteriormente, viveu na Serra do Moa, onde acompanhou de perto a economia da borracha, o “ouro branco da Amazônia”. Em 1966, residiu na República dos Nukinis, ao lado do cunhado, o popular seringalista Bolota. Seu esposo, José Bernardo, foi gerente de barracão, mantendo viva a tradição seringalista da região.

Rocilda Cordeiro de Lima deixa um legado grandioso de amor à terra, de resiliência diante das dificuldades, e de profundo compromisso com a fé e a família. Mulher de espírito forte e fé inabalável, educou seus filhos com valores cristãos, formando uma geração de homens e mulheres honrados, éticos e trabalhadores. Seu nome se inscreve com dignidade na história do município como símbolo de resistência, exemplo de cidadania e pilar de sua comunidade.

Neste momento de dor e despedida, o Prefeito Zé Luiz, o Vice-prefeito Andinho Lima e a gestão “Com trabalho e humildade faremos mais” se solidariza com os familiares e amigos, e expressa sua mais sincera mensagem de pesar, conforto e oração, rogando a Deus que conceda descanso eterno à alma de dona Rocilda e força aos que aqui permanecem para transformar o luto em gratidão pela vida e exemplo deixados por essa grande manciolimense.
O seu velório acontece em sua residência, localizada na Rua Coronel João Maia, Centro, próximo ao Comercial Japiim Band.
Mâncio Lima, Acre, 24 de julho de 2025
José Luiz Gomes da Costa
Prefeito de Mâncio Lima
Andisson Silva de Lima
Vice-prefeito de Mâncio Lima
Comentarios