top of page

Monitoramento em tempo real: Mâncio Lima recebe estação pluviométrica para reforçar ações da Defesa Civil

  • Foto do escritor: Jenildo Cavalcante
    Jenildo Cavalcante
  • há 21 horas
  • 2 min de leitura

A Prefeitura de Mâncio Lima, por meio da Defesa Civil Municipal, em parceria com a Defesa Civil Estadual, instalou uma estação pluviométrica automática, na rua Anselmo Maia, na zona urbana do município. O equipamento permite medir, em tempo real, a quantidade de chuvas que caem na cidade, fortalecendo as ações de prevenção e resposta a desastres naturais.


A iniciativa faz parte de um projeto do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), em parceria com o Governo do Estado do Acre, que destinou 30 equipamentos para monitoramento das chuvas em todos os municípios acreanos. Os dados coletados servirão como base técnica para estudos e tomadas de decisão dos órgãos municipais e estaduais de defesa civil.

O chefe da Rede de Alerta da Defesa Civil Estadual, Coronel James Gomes, destacou a relevância do sistema para o planejamento das ações preventivas.

“Esse equipamento é importante porque vai trazer informações precisas sobre a quantidade de chuva que ocorre no município. Com esses dados, a Defesa Civil e outros órgãos de resposta, como o Corpo de Bombeiros, conseguem atuar de forma preventiva e também em ações de socorro, em casos de inundações, enxurradas, deslizamentos ou outros desastres naturais. Para a população, isso significa mais segurança, pois as decisões passam a ser tomadas com base em informações confiáveis”, explicou.
Coronel James Gomes a direita
Coronel James Gomes a direita

A estação pluviométrica tem raio de alcance de aproximadamente 10 quilômetros e os dados ficam disponíveis em tempo real para os órgãos locais e estaduais. As informações também servem como parâmetro técnico para eventual decretação de situação de emergência ou calamidade pública. Está prevista ainda a instalação de mais três equipamentos automáticos no município.

O coordenador da Defesa Civil Municipal, Enilson Puyanawa, ressaltou que, atualmente, apenas um pluviômetro está em funcionamento, já que outro equipamento apresenta defeito, mas reforçou a importância da ferramenta para o trabalho preventivo.

“Esta estação é fundamental porque nos dá a dimensão do volume de chuva e dos possíveis impactos que ele pode causar. A medição em milímetros nos ajuda a entender o que aquela quantidade de água pode provocar em um bairro ou localidade, principalmente em relação à força da água e aos danos na circunvizinhança”, afirmou.
Enilson Puyanawa a esquerda
Enilson Puyanawa a esquerda

Segundo Enilson, a partir desses dados é possível planejar com mais eficiência as ações de proteção e defesa civil; “Com essas informações, conseguimos organizar o atendimento, fazer vistorias e avaliar de que forma as populações foram afetadas, direcionando melhor as ações de prevenção e resposta”, completou.

A instalação da estação pluviométrica representa um avanço significativo para municípios da Amazônia, onde as chuvas intensas são frequentes e os riscos de enchentes, enxurradas e deslizamentos são maiores. O monitoramento em tempo real permite respostas mais rápidas, reduz danos, salva vidas e fortalece a capacidade dos municípios amazônicos de se adaptarem e se protegerem diante dos eventos climáticos extremos.

Assessoria de Comunicação Social

Jenildo Cavalcante

Imagens: Evandro Ibernon

Comentários


Logo da Gestão do Prefeito Zé Luis

Fale na Prefeitura

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO (SIC) E OUVIDORIA

Prefeitura de Mâncio Lima - Estado do Acre

CNPJ 04.059.671/0001-89


💻Acesso online: SIC | Fale Conosco | Ouvidoria | Mapa do Site


📱Fone: +55 (68) 3343-1445 (Responsável Jenildo Cavalcante)

🏢 Rua Anselmo Maia, n°2015, Bairro José Martins CEP: 69.990-000.Mâncio Lima, Acre, Brasil

📅 Segunda a sexta, das 7h às 13:30h (Fechado aos sábados, domingos e feriados)

📧 gabinete@manciolima.ac.gov.br ou ouvidoria@manciolima.ac.gov.br

📨 Acesso ao Webmail Corporativo

Ferramenta de Transparência construída com amor pela Decorp.

© 2009-2024. Todos os direitos reservados.

Logo Decorp
bottom of page