• Foto do escritorJenildo Cavalcante

Março Lilás: ações de prevenção ao câncer de colo do útero são intensificadas na rede municipal de saúde

O mês de março marca um período de atenção especial à saúde da mulher. A campanha Março Lilás tem como objetivo, conscientizar a população sobre a prevenção e combate ao câncer de colo uterino. É a partir deste conceito que a Prefeitura de Mâncio Lima, por meio da Secretaria Municipal de Saúde realiza em todas as Unidades de Saúde, com equipes de multiprofissionais, o Dia D: Campanha de coleta do PCCU para a prevenção, diagnóstico e rastreamento do câncer do colo de útero, além de testes rápidos, vacinação, palestras, atendimento médico e odontológico.

“Nesta semana que antecede o Dia Internacional da Mulher, queremos homenagear todas as mulheres extraordinárias que nos inspiram com sua força, coragem e determinação e, nada melhor do que demonstrar nossa gratidão realizando ações no mês de março para alertar as mulheres sobre a prevenção e cuidados para a sua saúde. A Secretaria Municipal da Saúde reforça a atenção especial para a campanha “Março Lilás” que tem como objetivo, a conscientização sobre a prevenção e combate ao câncer de colo uterino ofertando diversos serviços de saúde em nossas UBS”, falou Ajucilene Gonçalves, Secretaria Municipal de Saúde.

A principal forma de prevenção, é a vacina contra o HPV (disponível para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos), podendo prevenir 70% dos cânceres de colo do útero e 90% das verrugas genitais. Além disso, a outra forma de prevenção é o exame preventivo (conhecido como Papanicolau), que deve ser feito periodicamente por todas as mulheres após o início da vida sexual, pois é capaz de detectar alterações pré-cancerígenas precoces, que se tratadas, são curadas na quase totalidade dos casos, não evoluindo para o câncer.

“É muito importante o rastreio precoce, o diagnóstico precoce e consequentemente o tratamento oportuno para evitar as complicações e evitar que as pacientes cheguem num processo em que nós, da atenção básica, não possamos tratar e acompanhar da forma adequada. É importante que todas as mulheres, com idade entre 25 a 64 anos e as crianças e adolescentes de 9 a 14 anos venham até as Unidades de Saúde para que possamos aplicar a vacina contra o HPV, fazer a coletar e o rastreio da doença. Nós temos boas equipes e, graças a Deus o apoio da Secretaria de Saúde”, destacou a Médica da Saúde da Família Dra. Juliana Amaral.

A aposentada e dona de casa Izelia Lima da Costa, 57 anos, está presente sempre que são realizadas as campanhas de saúde e, se orgulha de ver que em seus exames do PCCU nunca houve nenhuma alteração. Para ela, a saúde tem que estar em primeiro lugar.

“Graças a Deus minha saúde está em dia, nunca tive medo de fazer este tipo de exame, pelo contrário, todas as vezes que tem campanha, desde que entrei na prioridade eu venho fazer. Nós mulheres tempos que fazer exames para prevenir doenças mais graves e de maneira especial o câncer que é tão comum na nossa cidade”, ressaltou a dona de casa Izelia da Costa.

A expectativa da Secretaria de Saúde é de anteder, somente nesta quinta-feira, 07, mais de 300 mulheres. Só na Unidade de Saúde Dr. Cerqueira, no bairro Guarani, até o fechamento desta matéria mais de 50 atendimentos já haviam sido feitos. Esta atividade é uma alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no próximo dia 08 de Março.

Para ter acesso ao exame preventivo, as mulheres devem procurar a unidade de saúde de referência para serem acolhidas e atendidas pela equipe de saúde, que fará a avaliação clínica e coleta de amostra mucocervical e a vacinação de crianças e adolescentes de 9 a 14 anos contra HPV.

Galeria de imagens: