• Foto do escritorJenildo Cavalcante

Fazedores de cultura de Mâncio Lima recebem pagamento integral por seus projetos aprovados

É um novo tempo para nossa cultura. A Cidade de Mâncio Lima foi contemplada com a Lei Paulo Gustavo no valor de mais de R$ 176 mil, que já está na conta do município e será aplicado, diretamente, aos fazedores de cultura da nossa cidade, através da Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto. O prazo para esse repasse é até dia 31 de dezembro de 2023 e será feito através dos proponentes aprovados nos editais nas áreas de produções audiovisuais, premiação aos mestres da cultura popular e demais áreas culturais. Os editais II e III, difusão e qualificação e salas de cinema não obtiveram inscritos.

Uma das características dos Editais é a sua abordagem democrática e descentralizada. O processo de investimento cultural será conduzido de acordo com os princípios de democratização, desconcentração e regionalização, refletindo o compromisso com a diversidade cultural de Mâncio Lima.

O Decreto 11.525/2023, que regulamenta a Lei Paulo Gustavo, estabelece as diretrizes e critérios para a implementação desses projetos, garantindo que eles alcancem as mais diversas manifestações culturais, beneficiando a comunidade local de forma ampla e inclusiva.

Ao todo, o Município recebeu 35 inscrições de projetos, destes, 24 foram aprovados e já começam a ser executados a partir do recebimento do recurso que somam mais de R$ 130 mil, e tem até março do ano que vem para a prestação de contas dos recursos recebidos. Os valores dos projetos variam de R$ 2.100 a R$ 9 mil.