top of page

Você está em: Início > Portal da Transparência >Auxílio Cultural > Lei Aldir Blanc

Lei Aldir Blanc

Última atualização da página:

5 de maio de 2024 16:31:29

>> Lei Aldir Blanc


Confira as informações sobre a Lei Aldir Blanc e tire suas dúvidas


Mas afinal, o que é a Lei Paulo Gustavo?


A Lei Aldir Blanc (LAB) foi uma resposta da sociedade brasileira ao impacto da pandemia de COVID-19 no setor cultural. Sancionada em junho de 2020 (Lei nº 14.017), ela determinou repasse de R$ 3 bilhões a estados, municípios e Distrito Federal, destinados a três eixos de atuação. O primeiro trata da renda emergencial para trabalhadores da cultura como objetivo de apoiar profissionais da cultura, que tiveram suas atividades interrompidas pela pandemia. O segundo é voltado à manutenção de espaços culturais prejudicados com interrupção de atividades por causa da pandemia. E, por fim, o terceiro eixo é destinado ao apoio de projetos culturais que foram impactados pelas restrições impostas pelo período.


Quem foi Aldir Blanc

A Lei foi nomeada em homenagem ao escritor e compositor Aldir Blanc, que morreu em maio de 2020, vítima da Covid-19. Aldir foi um dos mais importantes compositores da música brasileira e sua obra é considerada um patrimônio cultural do país. Ele começou a compor aos 16 anos e um ano mais tarde aprendeu a tocar bateria, fundando o grupo Rio Bossa Trio, que com a entrada do músico Sílvio da Silva seria rebatizado para GB-4. Com o novo integrante, Aldir firmou sua primeira parceria musical.

Em 1972, conheceu João Bosco, com quem formou uma das parcerias mais importantes da música brasileira. Juntos, eles criaram canções como "O Bêbado e a Equilibrista", "O Mestre-sala dos Mares", "Bala com Bala", "Kid Cavaquinho" e "Corsário". O artista também teve parcerias com outros grandes nomes da música brasileira, como Milton Nascimento, Chico Buarque, Elis Regina, Edu Lobo, Tom Jobim e Paulinho da Viola. Em sua obra, ele abordou temas como o amor, a política, a crítica social e a cultura popular brasileira. Aldir Blanc foi um dos compositores mais importantes da MPB e sua obra é considerada um patrimônio cultural do Brasil.


Credenciamento

  • Acesse AQUI (não houve credenciamento para Lei Aldir Blanc)


Formulário de Inscrição


Presencial

  • Rua Plácido de Castro, nº 678, CEP 69960.000, Centro, Manoel Urbano, Acre, Brasil. (Não houve edital da Lei Aldir Blanc)


Relação dos editais para acesso e inscrição

  • Acesso os editais AQUI


Editais

  • Não houve publicação de edital da Lei Aldir Blanc


Editais da Fundação Elias Mansour

Lei Paulo Gustavo


Outras informações

Última atualização da página:

5 de maio de 2024 16:31:29

Fonte de informação:

Secretaria Municipal de Cultura

Formato disponível:

html

Periodicidade de atualização:

Semestral

bottom of page