Rio Japiim passa a contar com o primeiro posto para monitoramento hidrológico

A Prefeitura de Mâncio Lima por meio da Defesa Civil Municipal e em parceria com o Governo do Estado instalou na manhã desta quinta-feira, 24, um posto de régua para o monitoramento hidrológico do Rio Japiim, a primeira instalada no Município.

O procedimento usual para determinar a cota do nível d'água (N.A.) associada à medição de vazão será feita por meio de uma régua (ou escala) linimétrica, antes e depois do final da operação de medida de velocidade e da área. Este procedimento manual é suficientemente preciso e por esta razão está sendo adotado.

Para a instalação, a equipe da Rede de Alerta do Estado do Acre, utilizou um sonar, equipamento que desenha o fundo do rio possibilitando acompanhar o desenvolvimento das águas bem como, velocidade, vazão, profundidade e a largura do rio, a partir daí a leitura será feira diária e, os números irão alimentar o banco de Dados da Defesa Civil Municipal para que medidas preventivas sejam tomadas em relação aos moradores que vivem nesta área.

O Rio Japiim, que é um braço do Rio Moa, tem em suas margens pouco mais de 10 famílias que praticam a criação de pequenos animais, plantios agrícolas e pesca de subsistência.

A instalação da régua foi acompanhada pelo Prefeito em Exercício Renan Costa, o Vereador Zeca do Pentecostes, a Coordenadora Municipal da Defesa Civil Adriana Silva, Coronel BM James, Coordenador da Rede de Alerta do Estado que trouxe mais três oficiais, o Secretário de Meio Ambiente e Turismo Rosaldo Marques e o representante da Secretaria de Obras Elismar de Oliveira.

Além da estação no Rio Japiim, a comunidade São Salvador, no Rio Moa, possui uma coleta de plataforma de dados (PCD), ambos os instrumentos servem para medir as precipitações hidrológicas tanto no período de estiagem, verão, como nas cheias, inverno.

O Prefeito em exercício, Renan Costa, falou que assim que o titular da pasta retornar ao Município o mesmo irá solicitar a instalação de mais duas réguas no Rio Azul e no Rio Moa. “Vou fazer um pedido formal ao prefeito Isaac para que junto a Defesa Civil Estadual possamos adquirir mais duas réguas para os Rios Moa e Azul visto que em seus entornos moram centenas de moradores e já tiveram sérios prejuízos com o seu transbordamento, muitas famílias tiveram que deixar suas casas e se abrigar em casa de parentes”, disse Renan Costa.

Em 2020 e 2021 ambos os rios transbordaram e ultrapassaram o nível normal de suas cotas vindo a atingir centenas de ribeirinhos.

Imagens: Evandro Ibernon/ASCOM