Prefeitura e Governo do Estado revolucionam agricultura familiar em Mâncio Lima

Na pequena comunidade dos Virgíneos, distante cerca de cinco quilômetros do centro da cidade, um grupo de oito irmãos está revolucionando o modo de fazer agricultura familiar. O grupo, tinha como prática o cultivo da farinha de mandioca, o baixo preço, a demora na colheita e a mão de obra exaustiva os direcionou a uma outra cultura, o cultivo da melancia. A área da plantação é de duas hectares, porem a área total dos irmãos é de 20 hectares. Ali, foi plantado um mil pés de melancia e, já foram colhidas mil e quinhentas unidades chegando aos mercados locais ao preço de R$ 15, a meta é colher duas mil melancias e lucrar mais de R$ 30 mil só este ano.

“A troca da farinha de mandioca pela melancia foi por conta do tempo de amadurecimento para a colheita, a mão de obra que ainda é muito pesada e o retorno financeiro. A melancia é boa de trabalhar, estamos tendo o apoio da Prefeitura e do Governo do Estado o que é fundamental porque nem sempre temos recursos financeiros para comprar os insumos e pagar a hora do arado. Estamos nos organizando para plantar 10 mil covas no ano que vem e vender em outros municípios”, disse José Aldevir Rodrigues Pereira, produtor rural.

Mas, além dos irmãos Rodrigues, outras famílias estão consociando suas áreas, com o apoio da Prefeitura e do Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Produção Agronegócio – SEPA, 40 famílias já foram contempladas com o programa de mecanização agrícola executado a custo zero para o produtor rural. Ao todo 150 agricultores dos Virgíneos, Santo Antônio, Pé da Terra e Caetanos serão beneficiados. Produtores rurais que estão cultivando o café e que não tem como pagar a hora de arado também serão atendidos.

“Este projeto do Governo do Estado para o homem do campo tem o objetivo de trazer mais fortalecimento para a agricultura familiar através da mecanização que, é o carro chefe para o produtor rural. Hoje, a SEPA também conta com a parceria da Prefeitura de Mâncio Lima com os tratores agrícolas disponibilizados para a mecanização a custo zero para os nosso agricultores. Somando esses esforços é possível sim melhorar a vida do homem do campo e fortalecer a agricultura familiar”, destacou Adermanda Cavalcante, Chefe do Escritório da SEPA em Mâncio Lima.

Cada produtor rural terá direito a duas horas de mecanização e 30 litros de combustível, a prefeitura entra com as máquinas e o operador, com este valor é possível mecanizar até duas hectares. “Esse projeto é bom para todos nós, o óleo diesel está caro e nem todos tem condições de comprar, as famílias estão satisfeitas com o apoio da Prefeitura, do Governo do Estado e da Sepa, o que a gente espera é que ano que vem dobre o número de famílias contempladas e possa atendente outras comunidades”, falou Kennedy Dias Nogueira, produtor rural.

Em Mâncio Lima, até meados de outubro, mais de 390 famílias já tiveram suas áreas aradas totalizando 2.857 horas trabalhadas. Além das comunidades acima citadas outras já foram contempladas com este convênio que, só está sendo possível de ser executado graças ao esforço do Governo Municipal e Estadual. A cidade mais ocidental do Brasil pode se orgulhar de ter uma agricultura forte, diversificada, em evolução e em processo de modernização.

“Esta parceria da Prefeitura de Mâncio Lima e o Governo do Estado por meio da SEPA é um sucesso e já estamos colhendo os frutos a exemplo dos agricultores que já estão vendendo seus produtos. A melancia se expandido e tem uma ótima aceitação no mercado, estamos investindo na distribuição de insumos, aragem das terras e disponibilizando técnicos em campo. O que estiver ao nosso alcance vamos fazer para aquecer a nossa economia, melhorar a vida dos produtores e, consequentemente, colocar o nosso município em destaque na área agrícola”, finalizou Alana Souza, Secretária Municipal de Produção.

Com uma polpa bastante suculenta, a melancia é uma fruta originária da África que passou a ser consumida no mundo inteiro por seu sabor levemente doce e agradável. Ela é rica em água, fonte de carboidratos, possui vitaminas importantes para o organismo como C e A, além de sais minerais como cálcio, magnésio, fósforo, sódio e potássio. Sua cor avermelhada indica a presença do licopeno, que é um antioxidante potente que combate os radicais livres do organismo. Por conta disso, ela ajuda a prevenir doenças como as cardíacas e até mesmo câncer.