Prefeitura de Mâncio Lima e Governo do Acre assinam Acordo de Cooperação Técnica para atender famílias impactadas pelas secas extremas

Na manhã da última segunda-feira, 29, no Gabinete do Prefeito, foi assinado um Acordo de Cooperação Técnica entre o Governo do Estado do Acre, por meio da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil e a Prefeitura de Mâncio Lima. O Acordo de Cooperação tem por objetivo a execução do recebimento e distribuição de Cestas Básicas decorrentes da Ajuda Humanitária à população impactada pela seca/estiagem severa que assolou o Estado do Acre, visando apoiar as ações de Proteção e Defesa Civil Municipal.

As cestas básicas serão liberadas de acordo com o cronograma constante do Plano de Trabalho e conforme o levantamento da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Mâncio Lima em formulário de Informação de Desastres (FIDE) às famílias mais impactadas pela estiagem severa que assolou o município.

Durante a assinatura do documento, que contou com a presença da Secretaria de Governo no Juruá (Segov), Vereadores (Renan Costa, Reziane Barros, Zeca do Pentecostes e Gean Almeida), Secretários Municipais, Defesa Civil Estadual (Coronel Batista, Tenente Coronel Craveiro e Tenente Dias), Coordenadora da Defesa Civil Municipal Adriana Santos e produtores rurais contemplados foram entregues, simbolicamente, 20 cestas básicas às famílias mais prejudicadas durante a seca prolongada registrada em todo o Acre no ano passado.

Ao todo, serão contempladas 700 famílias que vivem da agricultura de subsistência. Os agricultores são dos diversos ramais que abastecem a cidade com os produtos da agricultura familiar.

Causada pelo fenômeno El Niño, o evento atingiu, também, grande parte da região Amazônica passando a ser considerada a maior seca da história recente.

O Acordo de Cooperação Técnica é resultado do decreto de Estado de Emergência baixado pelo governador Gladson Cameli em 6 de outubro do ano passado, devido às condições climáticas extremamente adversas enfrentadas naquela época, o decreto foi a primeira ação de enfrentamento tomada pelo governo.

Imagens: Defesa Civil/ContilNet