Prefeito Isaac Lima participa do lançamento da campanha SOS em prol da BR-364

Com objetivo de evitar o fechamento da rodovia federal por falta de manutenção, empresários e políticos de Cruzeiro do Sul lançaram nesta sexta-feira, 24, a Operação S.O.S BR-364. A ação é liderada pela Associação Comercial do Alto Juruá e inclui a mobilização política e da sociedade, instalação de Outdoors na estrada, além de outras medidas.

Presente no evento, o Prefeito Isaac Lima falou da importância do movimento e do empenho dos políticos e empresários da região do Juruá. "É hora de unir todos os políticos do Acre para sermos vistos e ouvidos com relação à BR-364, eu uso esta estrada praticamente todo mês em minhas agendas em Rio Branco, não está boa, precisa de melhorias e, sei do empenho do nosso Governador Gladson para que a BR não feche e ofereça as condições para a trafegabilidade com segurança", pontuou o gestor de Mâncio Lima, Isaac Lima.

Os números da Secretaria Estadual de Fazenda do Acre com relação à BR-364 destacam a importância da rodovia federal para o Acre. Em 2022, foram transportados pela rodovia bens e mercadorias no trecho entre Cruzeiro do Sul e a capital Rio Branco, com entrada e saída, no valor de R$2,3 bilhões.

Para a região do Vale do Juruá, foi R$ 1,3 bilhão, sendo 80% deste valor só de Cruzeiro do Sul. De Sena Madureira à Mâncio Lima, vivem 287 mil pessoas. Uma média de 4.500 pessoas transitam mensalmente na rodovia.

Por causa do estado da estrada, as viagens de ônibus duram até 17 horas e de carro, 12 horas. De avião, a passagem pode passar de R$ 3 mil no trecho de 50 minutos de voo entre Cruzeiro do Sul e Rio Branco.

O governador Gladson Cameli pediu, no último dia 27 de janeiro, em Brasília, o apoio do governo federal para os principais projetos prioritários no Acre, em encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Entre as prioridades apresentadas pelo governador esteve a recuperação ou mesmo a reconstrução da BR-364.

Imagens: AC24horas

Colaboração: Sandra Assunção