ONG Vaga Lume visita Prefeitura de Mâncio Lima

Empoderar crianças de comunidades rurais da Amazônia a partir da promoção da leitura e da gestão de bibliotecas comunitárias como espaço para compartilhar saberes.

Por meio da formação de mediadores de leitura e criação de bibliotecas comunitárias para crianças da Amazônia, a Organização Vagalume tem promovido intercâmbios culturais com a leitura, a escrita e a oralidade para ajudar a formar pessoas mais engajadas na transformação de suas realidades.

Na manhã desta quarta-feira, 13, a vice-prefeita Ângela Valente recebeu no gabinete uma equipe desta ONG, Priscila Fonseca e Luci e, os responsáveis pela execução do Projeto no Juruá especificamente na Comunidade Santa Rosa, Município de Cruzeiro do Sul.

O Professor Evilásio Silva, diretor da Escola Municipal Antônio Ferreira Gomes, localizada na Comunidade Santa Rosa é um dos responsáveis pela execução da biblioteca comunitária financiada pela ONG além de Verônica, voluntária da equipe da comunidade.

Durante a visita, o professor e escritor de poesia entregou o livro “Cruzeiro do Sul, A cidade da gente”, obra de sua autoria e de mais dois autores feito com a colaboração dos alunos de escolas Municipais inseridos na proposta da Fundação Vaga Lume.

Além da Vice-prefeita, a visita contou com a presença do Ex-prefeito Luiz Helosman, a Secretária de Gabinete Tabita Lima e o Secretário de Administração e Planejamento Taidison Lima.

A atuação da Organização começa pelos livros, pela estrutura da biblioteca, um espaço onde é possível a troca, compartilhar saberes. Esse espaço é a principal ferramenta para atingir mudanças maiores e mais significativas nas crianças e jovens da comunidade. A biblioteca é o primeiro passo para o desenho de uma trajetória de empoderamento da criança.

Galeria de imagens: