top of page

Mâncio Lima: o bom exemplo de agricultura familiar diversificada e promissora


No último sábado, 16, uma comitiva do Município de Sena Madureira esteve em Mâncio Lima conhecendo a experiência exitosa no cultivo do café. A comitiva, composta pelo Prefeito Mazinho Serafim, Secretário de Produção, vereadores, assessores e demais lideranças do Município, visitou duas propriedades de referência no cultivo da bebida. Além da comitiva do Município da Regional do Purus, o terceiro mais populoso do Estado do Acre, prestigiaram a atividade de campo os Deputados Estaduais Jonas Lima (PT), Edvaldo Magalhaes (PCdoB) e a Deputada Estadual Meire Serafim (MDB).


“Nós viemos em Mâncio Lima buscar mais conhecimentos aqui, o Prefeito Isaac Lima e o Deputado Jonas Lima, estão de parabéns pela coragem e pelos investimentos que vêm fazendo na área rural e, especificamente, com a cultura do café. É isso que nós homens públicos temos que ter, coragem para investir na área rural e mostrar que é compensatório diversificar a produção rural e fortalecer o pequeno produtor rural que é quem movimenta o campo e a economia local”, disse Mazinho Serafim, Prefeito de Sena Madureira.

A primeira visita aconteceu na Chácara Vó Raimundo, do Engenheiro Agrônomo Romoaldo Silva. Localizada no Ramal do Feijão Insosso, comunidade do Gerinos, a propriedade de pouco mais de 6,3 hectares, é gerenciada por Romoaldo e seu filho, Bruno Oliveira também engenheiro agrônomo. Ali já foram produzidas mais de 200 mil mudas de café clonal comercializadas em Mâncio Lima e em outros mercados do Estado do Acre. Além da produção de mudas, a chácara produz o grão e o café industrializado pronto para o consumo.

“Esse projeto foi dado início no primeiro ano da gestão do prefeito Isaac, e hoje já estamos vendo os frutos deste sonho de resgatar uma cultura agrícola que já foi líder da economia de Mâncio Lima. Como empresário e produtor de mudas de café, fico extremamente grato em receber visitas tão ilustres como as de hoje para conhecer aquilo que está dando certo. O café é a segunda bebida mais consumida do mundo, é uma comodity medida pelos valores da bolsa, com mercado garantido e em expansão. Tenho a certeza que esta cultura vai elevar substancialmente o PIB do Município a outro patamar”, destacou Romoaldo Silva, engenheiro agrônomo e empresário.

Foi na década de 50, perdurando até meados da década de 80, que o café teve seu apogeu na região do Juruá. Em Mâncio Lima a produção era familiar e plantada nos fundos dos quintais ou em pequenas propriedades. Com excelente preço e mercado garantido, muitas das famílias tiravam sua renda do cultivo desta bebida apreciada por todos. Mas aos poucos, Mâncio Lima foi perdendo esta cultura, e somente em 2017 o prefeito Isaac Lima resolveu resgatar e diversificar a produção rural do Município reimplantando o cultivo do café.


“Eu fico muito feliz quando as pessoas vêm de fora conhecer a experiência de Mâncio Lima com o cultivo do café. O Mazinho, assim como eu, é um grande entusiasta da agricultura e tem muita experiência na gestão pública. Trazer de volta o café como uma alternativa viável e rentável para o homem do campo foi um dos maiores acertos da minha gestão e da de minha vice-prefeita a Ângela Valente. Estamos pensando em um futuro melhor das famílias, garantir que tenham uma renda maior e mais ainda, diversificar a produção, pois sabemos que a nossa tradição é com a farinha de mandioca tão pouco valorizada financeiramente”, falou Isaac Lima, Prefeito de Mâncio Lima.

A segunda visita da comitiva foi na propriedade do Deputado Estadual Jonas Lima (PT). O parlamentar, que vem de uma família de agricultores viu no cultivo do café a oportunidade de contribuir com a economia do município, gerar emprego para muitas famílias e uma aposentadoria para quando deixar a vida pública.


“Émuita alegria receber a comitiva de Sena Madureira e meus colegas de parlamento aqui em minha propriedade. São políticas como esta, voltada para o homem do campo, que tenho defendido junto à Assembleia Legislativa, não só eu mais a Deputada Meire e o Deputado Edvaldo Magalhães, dois parlamentares que conhecem a realidade do produtor e veem a agricultura familiar como alternativa para tirar as famílias da linha de pobreza e melhorar a qualidade de vida delas”, enfatizou Jonas Lima, Deputado Estadual (PT).


Meire Serafim, Deputada Estadual (MDB) por Sena Madureira, não continha a alegria e a empolgação com a experiência exitosa de Mâncio Lima. Para a parlamentar o exemplo vivenciado será levado para sua cidade e para as pautas de discussões com seus pares.

“Hoje é um dia de muita alegria pra mim em vivenciar esta experiência com o café clonal que está gerando emprego e renda para a cidade de Mâncio Lima. Aqui vejo uma cidade no caminho certo do desenvolvimento rural, é gratificante para nós parlamentares vermos exemplos tão bonitos como estes”, ressaltou Meire Serafim, Deputada Estadual (MDB).

Para Edvaldo Magalhaes, Deputado Estadual (PCdoB) Mâncio Lima está dando um grande salto nas políticas de desenvolvimento rural, de acordo com o parlamentar esta é uma demonstração clara de como gerar riqueza no Município.


“Aqui temos um exemplo muito claro de como gerar riqueza no município, é possível você ter pequenas propriedades com grandes produções e com lucratividade, portanto você muda o perfil da produção quando diversifica a mesma. O café e a coragem do Prefeito Isaac Lima e do Deputado Jonas Lima, que aqui têm um programa agrícola que apoia esta nova cultura, vai ser um dos eixos da economia rural de Mâncio Lima. Aqui demonstram que a coragem de decidir estava correta, o investimento terá resultados e incentivará outros produtores”, finalizou Edvaldo Magalhaes, Deputado Estadual (PCdoB).


O município de Mâncio Lima tem uma média de 50 produtores de café clonal que totaliza pouco mais de 116 mil pés já plantados. A meta da atual gestão é chegar 2024 com 1 milhão de pés de café plantados. Uma saca de café custa hoje R$ 651,99, os preços variam conforme a cotação diária do dólar.

Jenildo Cavalcante

Assessoria de Comunicação Social

Imagens: Evandro Ibernon


0 comentário
bottom of page