Mâncio Lima lança identificação visual e programação dos 45 anos de Emancipação Política

Atualizado: 16 de mai. de 2022

Mâncio Lima é um município brasileiro localizado no interior do estado do Acre é a cidade mais ocidental do Brasil, abrigando o ponto extremo oeste do território brasileiro na nascente do rio Moa, situada na fronteira com o Peru. É também o município brasileiro mais distante em linha reta da capital federal Brasília. Entre Mâncio Lima e Brasília, a distância em linha reta é de aproximadamente 2 870 km. O Município ainda faz fronteira com a cidade de Pucalpa no Peru, distante cerca de 190 km.

A cidade nasceu de um povoado denominado “Vila Japiim”. Em 14 de Maio de 1976, a Lei Nº 588, elevou oficialmente a Vila à categoria de Município recebendo o nome de seu desbravador, Mâncio Lima. Mas, apenas em 30 de maio de 1977, Mâncio Lima conquistou a sua autonomia e emancipação com a posse da primeira Prefeita, Railda Pereira. O processo de ocupação território tem se intensificado a partir dos anos 50, quando a instalação da indústria da borracha fortaleceu a economia regional e fez com que colonos se instalassem ao longo do rio Moa.

A cidade jovem, hospitaleira, pujante, de produção agrícola diversificada e de belezas naturais imensuráveis completa no próximo dia 30 de maio, 45 anos de Emancipação Política. Após dois anos sem celebrar seu aniversário, em virtude da Pandemia da Covid-19, Mâncio Lima está preparando uma grande festa para os manciolimenses e visitantes.

O tema do aniversário é “Cidade Turística e Empreendedora” como uma forma de divulgar o turismo ecológico, etnoturismo e turismo rural. O Município possui 32% de sua área dentro do território do Parque Nacional da Serra do Divisor onde estão localizados os principais atrativos turísticos do mesmo, três Terras Indígenas, Nukini, Nawa e Puyanawa, uma unidade de Conservação de uso sustentável e um potencial grande para o turismo rural.

Diversas obras serão entregues, atividades culturais e religiosas e apresentação do Conservatório de Música do Vale do Juruá estão na programação. Este ano, o Município celebra também, os 28 anos da Corrida Pedestre Governador Edmundo Masculina e Feminina. O rodeio promete agitar a região com a escolha da rainha e da princesa, uma novidade da festa. Escolas Estaduais, Municipais, Secretárias Municipais, Policia Militar e C FRON/61 Bis estrão desfilando no dia 30 de maio na praça São Sebastião que, recebe para o encerramento artistas como Bruno Barros, Grupo de Dança Tucumã, Aderban Silva, Geinison Rocha, Klysman Barros e a atração nacional, a Banda Companhia do Calipso.

Confira abaixo a nossa programação:

CONVITE DOS 45 ANOS DE MÂNCIO LIMA
Download PDF • 29.11MB