top of page

Município de Mâncio Lima é destaque na diversificação da merenda escolar e apoio as ações do CAE


Em premiação realizada em Rio Branco, capital do Acre, o Prefeito de Mâncio Lima, Isaac Lima, recebeu das mãos do Presidente do Conselho de Alimentação do Acre, Valquírio Firmino, o Certificado de Prefeito Nota 10 no apoio ao desenvolvimento do Conselho de Alimentação Escolar – CAE além disso, o Município está entre os melhores do Acre na prestação de contas dos recursos da merenda escolar.


A premiação parte da Nota técnica n. 09/2015 com os critérios de seleção de entidades executoras a serem monitoradas no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE da Coordenação Geral do Programa de Alimentação Escolar do Ministério por meio do Centro Colaborador em Alimentos e Nutrição Escolar (Cecane), da UFAC.

“Não dá para pensar em avanços educacionais, em desenvolvimento intelectual de nossas crianças, sem pensar em espaços físicos de qualidade, acolhedor e, claro, na alimentação servida no dia a dia. Assumimos o desafio de ser referência e pioneiros em ofertar os produtos da agricultura familiar na mesa de nossas escolas e, este prêmio é a prova de que estamos no caminho certo. Estamos comprando direto do produtor rural os produtos de cada safra, aquecendo a economia do município e melhorando a qualidade da alimentação ofertada às nossas crianças”, destacou Isaac Lima, Prefeito de Mâncio Lima.

A Nota Técnica levou em consideração os registros de pelo menos três ações de educação alimentar e nutricional, tais como apoio logístico para o transporte dos alimentos do produtor rural, apoio nas ações do CAE e a prestação de contas junto ao Sistema de Prestação de Contas (Sigpc).


O Cecane é uma unidade de referência constituída para desenvolver ações de interesse e necessidade do Programa Nacional de Alimentação Escolar, com estrutura e equipe para execução das atividades nas áreas prioritárias e nas formas de atuação definidas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.

A atual Gestão Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação, vem buscando oferecer em toda sua rede de ensino municipal, alimentação escolar de qualidade, em quantidade suficiente e valorizando os produtos regionais, prova disso, são os investimentos que vêm sendo feito pela administração.


Aos alunos é oferecido um cardápio variado com aquisição de 30% do recurso proveniente da agricultura familiar, através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), tais como: frutas, verduras, dentre outros produtos agrícolas.

Recentemente, o município cadastrou cerca de 40 produtores para fornecimento de produtos da agricultura familiar na zona urbana, rural terrestre e rural ribeirinha, fortalecendo a política pública do PNAE e economia local. Cada produtor recebe um valor e oferta aquilo que produz em sua propriedade de acordo com o cronograma e o cardápio estabelecido pela SEMEC.


Assessoria de Comunicação Social

Jenildo Cavalcante

Beatriz Monte

Imagens: SEMEC

0 comentário

Comentarios


bottom of page