top of page

1941 resultados encontrados com uma busca vazia

  • Noite de Fé e Louvor reúne centenas de fiéis em show emocionante de Israel Salazar no Complexo Esportivo Totão

    Centenas de fiéis lotaram o Complexo Esportivo Totão para uma grande noite de fé, adoração e louvor durante a apresentação do cantor gospel Israel Salazar. O evento, que aconteceu na última quarta-feira, 28, que fez parte das comemorações do aniversário da cidade, se consolidou como um dos maiores momentos religiosos e culturais da programação. A abertura da noite ficou por conta do Coral Vozes da Aurora, formado por crianças das escolas públicas municipais, que emocionou o público com uma apresentação encantadora, arrancando aplausos e tornando o início do evento ainda mais especial. Artistas locais também subiram ao palco principal e mostraram todo o talento da música gospel regional, entoando hinos conhecidos e preparando o público para a grande atração da noite. O evangelista Elenilton Matias, da Assembleia de Deus, falou sobre a expectativa para o show. “As expectativas são muito boas. Eu ainda não acompanhava muito o cantor, mas já fiz algumas pesquisas dos louvores e com certeza será uma noite de muitas bênçãos para todos nós que servimos ao Senhor. Esperamos sair daqui sentindo a presença de Deus”, destacou. Elenilton também ressaltou a importância do momento em família. “Estou aqui com minha esposa, filhos e amigos. É um momento especial para reencontrar irmãos e amigos e viver essa comunhão”, completou. Quem também aguardava ansiosamente pela apresentação era Cibele Lorraine da Silva Freitas, que veio de Cruzeiro do Sul especialmente para prestigiar o cantor. “Eu já acompanho Israel Salazar faz um tempo. Vi ele na Marcha para Jesus em Cruzeiro do Sul e minha música favorita é ‘Tudo o Que Me Prometeu’. Tenho muitas expectativas porque a adoração dele é muito linda”, afirmou. O prefeito Zé Luiz destacou a importância de incluir o show gospel na programação de aniversário do município. “Essa é uma noite de agradecimento a Deus por todas as bênçãos e conquistas. Todo aniversário fazemos questão de realizar esse momento de adoração, reunindo famílias e fortalecendo a fé do nosso povo”, declarou. Muito emocionado, Israel Salazar agradeceu o carinho do público e destacou o amor que sente pela região Norte. “Meu coração está muito feliz de poder voltar para essa região tão maravilhosa. Tenho um carinho muito especial pelo Norte do Brasil. O povo sempre me recebe com muita alegria e isso nos deixa muito felizes”, disse o cantor. Com canções marcantes como “No Meio dos Louvores” e “Tudo o Que Me Prometeu”, Israel Salazar levou o público a momentos intensos de adoração, transformando a noite em um verdadeiro espetáculo de fé e emoção. Assessoria de Comunicação Social Jenildo Cavalcante Imagens: Evandro Interno/ASCOM

  • Prefeitura de Mâncio Lima entrega pavimentação de rua e amplia abastecimento de água na Terra Indígena Puyanawa

    A pavimentação da Rua Francisco Miguel da Costa representa mais um importante investimento em infraestrutura urbana. A obra recebeu recursos no valor de R$ 481.700,00, oriundos de emenda parlamentar do deputado federal Zezinho Barbary. Além de garantir melhores condições de trafegabilidade, acessibilidade e segurança, a obra contribui para a valorização das residências, redução da poeira e da lama e melhoria da mobilidade urbana no Bairro São Francisco. No mesmo dia, a Prefeitura também inaugurou duas novas estruturas do sistema de abastecimento de água na Terra Indígena Puyanawa, beneficiando diretamente mais de 190 famílias nas aldeias Barão e Ipiranga. O investimento foi de R$ 400 mil, também destinado por emenda parlamentar do deputado federal Zezinho Barbary. O prefeito Zé Luiz destacou que as obras representam o compromisso da gestão municipal em garantir dignidade e qualidade de vida para toda a população: “Estamos trabalhando para levar desenvolvimento tanto para a cidade quanto para as comunidades mais distantes. A pavimentação melhora a mobilidade urbana e o abastecimento de água garante saúde, dignidade e mais qualidade de vida para o povo Puyanawa. Nosso compromisso é continuar buscando investimentos e realizando obras que transformem a vida das pessoas”, afirmou o prefeito. O novo sistema já atende mais de 70 famílias no Barão e outras 120 no Ipiranga. A antiga estrutura, construída em madeira, estava deteriorada, apresentava risco de desabamento e não conseguia suprir a necessidade da comunidade. A professora Lidevania Puyanawa destacou a importância da obra para as famílias da região: “É muito lindo ver uma política feita para beneficiar as pessoas. Essa estrutura vai ficar para as futuras gerações. Água é vida, e nós esperávamos por isso há muito tempo. Sofremos muito com a falta de água e hoje vemos esse sonho se tornar realidade”, afirmou. O cacique Joel Puyanawa ressaltou que o investimento representa respeito e compromisso com o povo indígena: “Para nós, isso representa respeito, compromisso e desenvolvimento. Água é vida, saúde e segurança para o nosso povo. Ver esse pedido da comunidade se tornando realidade é motivo de muita gratidão”, declarou. Atualmente, o povo Puyanawa possui uma população de 782 pessoas, todas atendidas com água potável. Apenas dois poços ainda necessitam de ampliação estrutural para aumentar a velocidade da distribuição da água nas aldeias. O deputado federal Zezinho Barbary, que estava acompanhado com o Presidente da Câmara de Vereadores, Zeca do Pentecostes, destacou que os investimentos refletem um mandato voltado para atender as necessidades da população acreana. “Esse é o resultado de um mandato de compromisso e responsabilidade. A política precisa servir às pessoas. Em apenas três anos e meio de mandato, já conseguimos direcionar recursos importantes para os municípios e ver esses investimentos se transformando em melhorias reais para a população”, afirmou. A programação desta terça-feira (26) segue movimentando as comemorações dos 49 anos de Mâncio Lima com esporte e um grande momento de fé e gratidão. A programação esportiva continua com torneios de voleibol e futebol de areia na Praça da Juventude Fagner Macedo do Nascimento. À noite, a população está convidada para participar do Culto em Ação de Graças, na Igreja Assembleia de Deus, na Rua Anselmo Maia, Bairro São Vidal, em um momento especial de celebração e agradecimento pelas conquistas do município. O culto contará ainda com a participação especial do cantor Adilson Silva, de São Paulo. Galeria de imagens: Assessoria de Comunicação Social Jenildo Cavalcante Imagens: Evandro Ibernon Drone: Pedro Benevides

  • Fé e devoção marcam missa em ação de graças pelo aniversário de Mâncio Lima

    Centenas de fiéis participaram da missa em ação de graças realizada na Igreja São Sebastião, na noite da última segunda-feira, 25, em celebração ao aniversário do município. A cerimônia religiosa reuniu autoridades, moradores e lideranças da comunidade em um momento marcado pela fé, devoção e agradecimento pelas conquistas da cidade ao longo de sua história. A data escolhida para a celebração coincidiu com a memória litúrgica de Nossa Senhora, Mãe da Igreja, celebrada pela Igreja Católica logo após o Domingo de Pentecostes. A solenidade homenageia Maria como mãe espiritual dos cristãos e guia da caminhada da fé, devoção fortalecida e incentivada pelo Papa Francisco. A ocasião também marcou os 47 anos de sacerdócio do padre Guilherme. A celebração foi conduzida pelo padre Sebastião Viana, que durante a homilia falou sobre fé, devoção e a importância espiritual vivida pela cidade neste período. “É uma feliz coincidência o aniversário de Mâncio Lima acontecer justamente na semana em que a Igreja celebra o novenário em honra de Nossa Senhora da Visitação. Isso fortalece ainda mais a fé do nosso povo e renova nossa esperança”, destacou o sacerdote. A entrada da celebração contou com a interpretação do Hino de Mâncio Lima pelo Coral Renascer, levando os fiéis a um momento de emoção e sentimento de pertencimento à história do município. Durante a cerimônia, o prefeito Zé Luiz ressaltou a importância da missa como um momento de reflexão e gratidão. “A missa em ação de graças é o momento de pararmos um pouco da correria do dia a dia e nos voltarmos para Deus para agradecer por termos chegado até aqui nesta cidade tão querida. É um momento de celebrar as conquistas e pedir a Deus força, coragem e fé acima de tudo”, afirmou. O Evangelho proclamado durante a celebração foi o de João 19,25-34, passagem que apresenta Maria aos pés da cruz ao lado de Jesus em seus últimos momentos. O trecho retrata o instante em que Cristo entrega sua mãe aos cuidados do discípulo amado, simbolizando Maria como mãe de toda a Igreja e de todos os cristãos. A leitura também reforça a força, fidelidade e coragem de Maria diante do sofrimento, sendo considerada pela tradição católica um exemplo de fé e entrega a Deus. Para os fiéis, a mensagem do evangelho reforçou ainda mais o significado da celebração dedicada a Nossa Senhora, Mãe da Igreja. Assessoria de Comunicação Social Jenildo Cavalcante Imagens: ASCOM

  • Encerramento das atividades agropecuárias reúne público recorde na XXI Cavalgada Hermecílio Barreto de Lima

    O domingo amanheceu ensolarado em Mâncio Lima. Logo nas primeiras horas da manhã, as ruas da cidade mais ocidental do Brasil começaram a ser tomadas por cavaleiros, amazonas, comitivas e visitantes vindos de diversos municípios da região. O clima de alegria, tradição e muita animação marcou o encerramento da XXI Cavalgada Hermecílio Barreto de Lima, realizada no último dia 24, fechando com chave de ouro as atividades agropecuárias em comemoração aos 49 anos de emancipação política do município. A população compareceu em massa para prestigiar a cavalgada, considerada uma das maiores manifestações culturais da região do Juruá. Durante o percurso de pouco mais de 10 quilômetros, a empolgação tomou conta das ruas. Famílias inteiras acompanharam a passagem das comitivas em frente às residências, acenando, registrando o momento e participando ativamente da festa que reuniu milhares de pessoas. O prefeito Zé Luiz agradeceu a presença da população manciolimense e dos visitantes de outras cidades, destacando a importância da cavalgada para fortalecer a cultura, movimentar a economia e promover momentos de confraternização entre as famílias: “Quero agradecer de coração a cada morador de Mâncio Lima e também aos visitantes que vieram de outros municípios prestigiar a nossa cavalgada. É muito gratificante ver a cidade cheia, o povo feliz e participando dessa grande festa agropecuária. Trabalhamos com muito carinho para realizar um evento bonito, organizado e seguro. A cavalgada é tradição, é cultura, é geração de renda e um momento de união do nosso povo. Só temos gratidão a todos que contribuíram para o sucesso desta grande festa”, destacou o prefeito Zé Luiz. Prefeito Zé Luiz da esquerda para a direita, ao lado do vice-prefeito Andinho Lima O secretário municipal de Produção, Edvaldo Barbosa, ressaltou o empenho da gestão municipal para garantir a realização do evento com segurança, organização e inclusão dos cavaleiros locais: “Foi um trabalho intenso de toda a equipe da Prefeitura para garantir que tudo acontecesse da melhor forma possível. Tivemos toda uma preocupação com a segurança dos participantes e dos animais e também em garantir a participação dos nossos cavaleiros de Mâncio Lima. A gestão realizou a doação de 100 exames gratuitos para possibilitar que muitos pudessem participar da cavalgada. Isso mostra o compromisso da administração municipal em valorizar nossa tradição e fortalecer a cultura agropecuária do município”, afirmou o secretário. Na Arena de Rodeio, a concentração da Cavalgada reuniu uma verdadeira multidão. O público, pouco mais de 10 mil pessoas, caprichou nos looks, esbanjou criatividade, alegria e muito entusiasmo. Nem mesmo o forte calor tirou a animação dos foliões, que lotaram a frente do palco principal para acompanhar as apresentações das bandas locais, que deram um verdadeiro show e mantiveram o clima de festa durante todo o dia. Outro espaço que chamou atenção foi a área destinada ao som automotivo, que reuniu dezenas de carros de som tocando muita música e animando os presentes. O ambiente se transformou em um dos pontos mais movimentados da cavalgada, reunindo jovens, famílias e visitantes em um clima de descontração, alegria e muita participação popular. As comitivas também deram um espetáculo à parte, levando irreverência, criatividade e muita animação para o percurso. Uma das mais animadas foi o “Cabaré da Thamy Rocha”, que participou de toda a cavalgada com dois caminhões, uma carrocinha de som e 184 integrantes, dando um tom especial à festa. “Nossa comitiva participa todos os anos e este ano veio de maneira ainda mais especial, com um número muito grande de integrantes. Queremos agradecer à Prefeitura de Mâncio Lima e também aos patrocinadores da nossa comitiva, que ajudaram a garantir que todos viessem devidamente caracterizados. O pessoal gosta, vem animado e feliz por participar de mais uma edição da Cavalgada Hermecílio Barreto de Lima. O "Cabaré da Thamy Rocha" é cultura, alegria e emoção, e a cada ano o nosso grupo só cresce”, destacou Thamy Rocha, organizadora da comitiva. Entre os visitantes estava Emerson Amorim, morador de Cruzeiro do Sul, que participou da festa ao lado da família. Casado com uma manciolimense, ele afirmou que faz questão de prestigiar a cavalgada todos os anos. “A cidade toda está de parabéns. O prefeito Zé Luiz está de parabéns pela organização. Para nós é uma alegria muito grande estar aqui mais um ano. Minha esposa é daqui, a família dela mora aqui e fazemos questão de prestigiar essa cavalgada, que a cada ano fica mais bonita e maior. A palavra hoje é gratidão, porque a vida não é só trabalho, e o povo também merece momentos de alegria e diversão”, disse Emerson. A organização da XXI Cavalgada Hermecílio Barreto de Lima também teve uma atenção especial com o bem-estar animal durante toda a programação. Para evitar desgaste excessivo e reduzir o estresse dos animais, a saída oficial dos cavaleiros ocorreu já em um ponto mais próximo da região central da cidade, diminuindo a distância percorrida. Ao longo de todo o trajeto, foram instalados pontos de hidratação para garantir água e condições adequadas aos animais. Na Arena de Rodeio, os cavalos somente puderam permanecer acompanhados de seus proprietários e em locais com sombra, seguindo as orientações estabelecidas pelos órgãos de fiscalização. O trabalho de acompanhamento e fiscalização foi realizado de forma intensa pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre, Instituto de Meio Ambiente do Acre e pela Secretaria Municipal de Produção, garantindo que nenhum animal sofresse maus-tratos durante o evento e assegurando que a tradição acontecesse de maneira responsável e humanizada. Além da tradição, cultura e entretenimento, a cavalgada também movimentou fortemente a economia local. Dezenas de empreendedores aproveitaram o evento para comercializar produtos, aumentar a renda familiar e aquecer o comércio do município. Um dos exemplos foi o empreendedor Raimundo Barbosa, conhecido popularmente como “Mutante”. Dono de churrascaria, ele viu seu espaço lotar durante toda a programação, com filas de pessoas em busca do famoso churrasco e da carne na chapa. “Nós viemos somente hoje e, sinceramente, não esperava vender tudo tão rápido. O movimento está excelente, as pessoas não param de comprar, e isso mostra que o nosso produto é bom. A Prefeitura está de parabéns por realizar um evento bonito, organizado e por valorizar os empreendedores locais”, afirmou. A visitante Evelyn, de Cruzeiro do Sul, destacou a organização da festa e afirmou que já virou tradição participar da cavalgada em Mâncio Lima: “Excelente festa, muito bem organizada. Quero parabenizar o prefeito Zé Luiz e toda a organização. Todos os anos nós fazemos questão de vir prestigiar a cavalgada, porque é uma festa bonita, acolhedora e que cresce a cada edição”, comentou. A segurança foi um dos pontos positivos da XXI Cavalgada Hermecílio Barreto de Lima. Durante os quatro dias de festividade, o evento contou com um forte esquema de policiamento envolvendo o Pelotão da Polícia Militar de Mâncio Lima, apoio do Pelotão Ambiental, reforço policial vindo de Cruzeiro do Sul, além do trabalho do Pelotão de Trânsito e da segurança particular contratada para atuar no circuito da festa e na Arena de Rodeio. A atuação integrada das forças de segurança garantiu tranquilidade para os participantes, permitindo que famílias inteiras aproveitassem a programação com segurança e organização. De acordo com o 2º Tenente Walber, comandante do Pelotão da Polícia Militar de Mâncio Lima, as ocorrências registradas durante a programação foram consideradas de menor gravidade: “Para esses quatro dias de festividade, foi tudo muito tranquilo. Tivemos apenas ocorrências de natureza leve e simples. No domingo, após a cavalgada e durante as atrações do evento, tivemos três conduções em flagrante delito. O que nos preocupou foi o fato da Delegacia Geral não estar recebendo ocorrências de flagrante nos finais de semana, sendo necessário deslocar as guarnições até Cruzeiro do Sul. Com isso, a cidade ficou apenas com uma guarnição para cobrir toda a festividade até o retorno do reforço. Mesmo diante dessa situação, não tivemos nenhuma ocorrência de maior gravidade, e isso não impediu que as pessoas participassem da festa com segurança e tranquilidade”, destacou o comandante. A XXI Cavalgada Hermecílio Barreto de Lima encerrou as atividades agropecuárias dos 49 anos de Mâncio Lima consolidando-se como um dos maiores eventos culturais e populares do Vale do Juruá, reunindo tradição, alegria, geração de renda, fortalecimento da economia local e valorização das raízes do povo manciolimense. Galeria de imagens: Assessoria de Comunicação Social Jenildo Cavalcante Imagens: Evandro Ibernon Drone: Pedro Benevides

  • Prefeitura de Mâncio Lima inaugura nova sede do CAPS Nova Vida Raimundo Moreira Marques e fortalece atendimento em saúde mental

    A Prefeitura de Mâncio Lima celebrou um importante avanço na saúde pública municipal com a inauguração do Centro de Atenção Psicossocial Nova Vida Raimundo Moreira Marques – CAPS, ocorrido na manhã desta segunda-feira, 25, um espaço voltado ao acolhimento, cuidado e promoção da saúde mental da população. O novo prédio representa um marco no fortalecimento da rede municipal de saúde mental e amplia significativamente a oferta de atendimento especializado no município. A obra foi executada pelo Fundo Municipal de Saúde de Mâncio Lima, com recursos do Novo PAC, no valor de R$ 2,145 milhões. O prefeito Zé Luiz enfatizou a relevância da obra para o município e reforçou o compromisso da gestão com o cuidado às pessoas: “Este novo prédio do CAPS que estamos entregando hoje vai atender pessoas que realmente precisam. Para nós, enquanto gestão, é muito importante entregar um benefício tão útil e necessário para a população. Estamos disponibilizando um prédio moderno, amplo e estruturado para garantir um atendimento digno às pessoas que necessitam de acompanhamento em saúde mental. Muitas pessoas ainda acreditam que a depressão não é uma doença grave, mas eu penso diferente. A depressão é algo muito preocupante e precisa ser tratada com seriedade. Foi pensando nisso que nossa gestão, juntamente com o ex-prefeito Isaac Lima, que iniciou esse projeto, trabalhou para entregar essa importante obra à nossa população”, afirmou o gestor. Planejado para oferecer atendimento humanizado, acolhimento especializado e acompanhamento contínuo aos usuários, o CAPS Nova Vida passa a garantir mais dignidade, cuidado e qualidade nos serviços prestados à população manciolimense. A estrutura conta com consultórios, salas de atendimento multiprofissional, espaços terapêuticos, recepção, ambientes administrativos e área de convivência, proporcionando melhores condições de trabalho para os profissionais e mais conforto aos pacientes e familiares. A secretária municipal de Saúde, Rusie Lima, ressaltou a importância do novo espaço para fortalecer o atendimento humanizado já realizado pela equipe do CAPS: “O CAPS Nova Vida é um espaço extremamente importante para a população de Mâncio Lima. Aqui serão acolhidas e cuidadas pessoas que precisam de atenção à saúde mental. Hoje, graças a Deus e ao trabalho iniciado pelo ex-prefeito Isaac Lima e concluído pelo prefeito Zé Luiz, estamos entregando uma unidade moderna para uma equipe maravilhosa, que já vinha realizando um excelente trabalho. Agora, esses profissionais terão um ambiente mais adequado, mais acolhedor e mais salubre para desenvolver suas atividades, e quem ganha com isso é toda a população”, destacou a secretária. A solenidade de inauguração reuniu autoridades, profissionais da saúde, servidores públicos e usuários dos serviços do CAPS. Estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal, vereador Zeca do Pentecostes, os vereadores Joel Puyanawa e Professor Amozildo, a coordenadora do CAPS, Tamila Gadelha, a primeira dama Joice Costa, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Maicon Rodrigues, o ex-prefeito Isaac Lima, o Pe. Guilherme Stader, além de secretários municipais e convidados. Durante a cerimônia, o superintendente do Ministério da Saúde, Pedro de Oliveira, destacou a importância social e humana da entrega do novo espaço de acolhimento em saúde mental: “Eu tenho acompanhado muitos eventos de inauguração, não só no nosso estado, mas também fora dele. Mas nenhum evento é tão importante quanto a inauguração de um CAPS, porque sabemos da necessidade que as cidades enfrentam por não dispor de um espaço de acolhimento como esse. Quando alguém procura um centro como este, é porque existe uma necessidade real, e nós precisamos ter coragem e compreensão para ajudar essas pessoas. O prédio está pronto, mas quem realmente fará a diferença são os profissionais que estarão diariamente acolhendo e cuidando dessas pessoas”, afirmou. A entrega do CAPS Nova Vida Raimundo Moreira Marques representa mais um importante investimento da gestão municipal na área da saúde pública, fortalecendo a rede de atenção psicossocial e ampliando o acesso da população a serviços especializados, humanizados e de qualidade. Galeria de imagens: Assessoria de Comunicação Social Jenildo Cavalcante Imagens: Evandro Ibernon Drone: Pedro Benevides

  • Mais de 5 mil pessoas compareceram à Arena que consagrou Luiz Rebouças campeão do Rodeio 2026 nos 49 anos de Mâncio Lima

    O rodeio de Mâncio Lima mais uma vez confirmou porque é uma das festas mais aguardadas do Vale do Juruá. Durante três noites, 21, 22 e 23, a Arena de Rodeio no Bairro São Francisco, ficou lotada com competições emocionantes, arquibancadas cheias e grande movimentação econômica no município. O grande campeão da competição foi o jovem peão Luiz Rebouças, de 20 anos, natural de Cruzeiro do Sul, que alcançou 249,75 pontos após completar três montarias de oito segundos. Na modalidade, os competidores são avaliados pela postura, intensidade, domínio da montaria e controle sobre o animal durante os oito segundos obrigatórios. Qualquer toque no touro, na arena ou no próprio corpo pode zerar a nota do peão. As pontuações variam de 0 a 100 pontos, vencendo quem somar a maior pontuação ao final das etapas. Dez competidores participaram da disputa, que contou com semifinal e grande final. Em entrevista após a conquista, Luiz Rebouças falou sobre a emoção de vencer logo na primeira vez em que saiu de casa para competir. “Tenho dois anos montando boi. Essa foi a primeira vez que saí de casa para competir e foi justamente a vez em que me consagrei campeão. Só tenho a agradecer a Deus, que tem me capacitado para estar aqui. Os touros sorteados foram exatamente os que eu queria montar e, após muita prática e muito treinamento, manhã, tarde e noite, eu consegui vencer", finalizou. Além da competição, o rodeio também movimentou o comércio local. O vendedor Jonas Lima da Silva comemorou as vendas durante os dias de festa. “Está sendo maravilhoso, está sendo perfeito. Estamos vendendo cerveja, bebida forte por dose, refrigerante, energético e água. Mesmo nos dias frios o pessoal está bebendo bastante.” Jonas da esquerda para a direita O prefeito de Mâncio Lima, Zé Luiz, destacou a importância do evento para a cidade e celebrou o sucesso da edição deste ano. “O rodeio sempre foi uma das melhores festas do aniversário da cidade e isso é comprovado pela presença massiva da população. As três noites tiveram arquibancadas lotadas. A cada ano a gente trabalha para fazer uma festa mais bonita para receber toda a população", disse o gestor. O gestor também ressaltou os impactos positivos na economia local. “Foi uma festa linda, movimentada e com centenas de espectadores nas arquibancadas acompanhando as competições. Graças a Deus, cada ano que passa é só sucesso essa festa de rodeio em Mâncio Lima. Tivemos arena lotada, economia aquecida e dezenas de empregos gerados", finalizou. A rainha do Rodeio 2025 também avaliou a festa de forma positiva e destacou a grandiosidade do evento. “Eu digo que me despedi do título de Rainha 2025 em grande estilo. O rodeio sempre é uma festa que atrai centenas de pessoas. É uma experiência única para quem vem de outras cidades. A prefeitura sempre entrega o máximo, com o prefeito dando seu melhor. Foi uma experiência única”, disse Cláudia. Já Alana Matos afirmou que a escolha da rainha continua sendo um dos momentos mais emocionantes da programação: "A parte mais emocionante sempre é a escolha da rainha, com todo aquele nervosismo e ansiedade. Mas este ano está perfeito, a festa está perfeita.” Quem também fez questão de prestigiar o evento foi a funcionária do Judiciário, Lilia Macedo, que participou da festa acompanhada da família. “Vim juntamente com a minha família abrilhantar essa festa linda. É sempre motivo de muita alegria e orgulho para mim. Meus filhos gostam muito do rodeio e a gente faz questão de não perder essa festa. Está tudo muito bem organizado e quero aproveitar para agradecer toda a organização e a equipe gestora", falou Lilia. Com arena cheia, emoção nas montarias e forte participação popular, o rodeio de Mâncio Lima encerrou mais uma edição consolidado como uma das maiores festas tradicionais do Juruá. Assessoria de Comunicação Social Jenildo Cavalcante Imagens: Evandro Ibernon Drone: Pedro Benevides

  • Mâncio Lima 49 anos: Entre tambores e emoções

    A prova dos três tambores é mais do que velocidade. É elegância, habilidade e a perfeita sintonia entre cavaleiro e animal. Em meio à poeira levantada na arena, cada competidor mostrou coragem, técnica e conexão com o cavalo para buscar o menor tempo no cronômetro. Mas quem pensava que havia favoritos se enganou: a disputa foi acirrada, marcada pelo alto nível de profissionalismo e equilíbrio entre os competidores. Realizada neste sábado, 22, a competição reuniu atletas das categorias Kids, Júnior, Aberta e Feminina. Na modalidade, cada segundo faz diferença e a derrubada de um tambor acrescenta cinco segundos ao tempo final, exigindo precisão e controle durante todo o percurso. O número de participantes atendeu às expectativas da organização, reunindo 41 competidores na categoria Aberta, 17 na Feminina, 17 na Júnior e 7 na Kids, consolidando o evento como um dos maiores da região. Ao todo, a premiação ultrapassou R$ 15 mil. Entre as estreantes esteve Helena Figueiredo Sales, de 11 anos, que disputou sua segunda competição. Neta dos ex-prefeitos Luiz Helosman e Fagner Sales, de uma família tradicional do agro, Helena falou com emoção sobre competir na cidade onde o avô construiu sua história. “Meu avô sempre foi um dos meus maiores ídolos. Eu amo meu avô, amo competir, amo meu cavalo. E aqui foi uma nova experiência. Embora não tenha ganhado o importante é competir”, destacou. Na categoria kids, de até 11 anos de idade, o grande nome da arena foi Francisco Arthur, também de 11 anos, vindo de Guajará. Competindo há apenas dois anos, o jovem já soma três títulos e brilhou mais uma vez ao conquistar primeiro e segundo lugar montando em dois animais diferentes na categoria Kids. Arthur levou para casa o troféu e o prêmio de R$ 1.500: “Quero agradecer ao meu treinador, que me ajudou muito nesse percurso. O segredo pra vencer é treinar muito e nunca desistir. Quando se sentir derrotado, continue treinando que sua hora vai chegar”, afirmou emocionado. O prefeito Zé Luiz avaliou de forma positiva a realização do evento e destacou os investimentos realizados na Arena de Rodeio. “Estou muito feliz com o resultado de todos os investimentos que fizemos aqui na Arena de Rodeio e o retorno que estamos tendo. Adquirimos esse terreno para ser o local permanente destas atividades equestres, fizemos ampliação, aterro, iluminação, pra que as pessoas possam chegar no ambiente e se sentir acolhidos, se sentir confortáveis. A prova dos três tambores atrai muita gente e precisávamos de um local assim, muita gente competindo, fazendo a nossa festa mais bonita”, afirmou o prefeito. Os grandes vencedores da competição foram João Hélio, na categoria Júnior; Júnior Barbary, na categoria Aberta; e Izzi Manoela Lemos, na categoria Feminina. A realização da prova dos três tambores contou com a parceria da Prefeitura de Mâncio Lima com o IDAF, responsável pelo acompanhamento sanitário dos animais durante todo o evento. O trabalho da equipe foi de garantir a segurança e a saúde dos cavalos envolvidos nas competições equestres. Antes de entrarem na arena, todos os animais passaram por identificação e conferência da documentação zoossanitária, incluindo exames e a Guia de Trânsito Animal (GTA). Nenhum competidor participa das provas sem passar pela fiscalização. A atuação do IDAF tem sido fundamental em eventos equestres, assegurando o controle sanitário, o bem-estar animal e a tranquilidade dos competidores e do público presente. Mais cedo, na Praça São Sebastião, o hasteamento dos pavilhões reuniu alunos da Escola Padre Edson de Oliveira Dantas e servidores públicos em um momento marcado por emoção, gratidão e reconhecimento. O médico ginecologista Dr. Júlio Seijas emocionou o público ao falar da relação construída com a cidade que o acolheu há mais de 30 anos e onde iniciou sua trajetória profissional. “Muita emoção por esses 49 anos da cidade de Mâncio Lima. Eu conheço Mâncio Lima desde que era um adolescente de 19 anos. Quando cheguei aqui, a cidade era carente em muitos aspectos: saúde, educação, transporte e estradas. Lembro da dificuldade que enfrentávamos para ir de Mâncio Lima até Cruzeiro do Sul, numa estrada cheia de buracos. Depois veio a construção da estrada e tudo melhorou, principalmente para retirar pacientes em situação de urgência e emergência. Eu me sinto filho desta terra e fico muito orgulhoso em ver o quanto ela desenvolveu. Hoje é uma jovem adulta, bonita e continua sendo esse lugar hospitaleiro e acolhedor. Essa celebração dos 49 anos também é minha”, declarou emocionado. A celebração reforçou não apenas a tradição das atividades equestres no município, mas também o sentimento de pertencimento e orgulho de quem ajudou a construir a história da cidade. Assessoria de Comunicação Social Jenildo Cavalcante Imagens: Jenildo Cavalcante Drone: Pedro Benevides

  • Festa de rodeio movimenta diversos setores econômicos, gerando emprego, renda e aquecendo a economia local.

    O rodeio e a cavalgada em Mâncio Lima têm se consolidado como muito mais do que eventos de entretenimento. Durante os quatro dias de programação, a festa movimenta a economia local, fortalece o comércio, gerando renda para dezenas de famílias e reunindo apaixonados pela cultura country em um verdadeiro espetáculo de tradição, moda e empreendedorismo. Com arquibancadas lotadas e um público animado, o rodeio se transformou em um grande ponto de encontro para moradores e visitantes. Além da emoção das montarias e da programação festiva, um dos destaques fica por conta do capricho dos looks country. Chapéus, botas, cintos, vestidos, camisas xadrez e combinações estilosas dominaram o espaço, mostrando que o agro também é sinônimo de moda e identidade cultural. Homens, mulheres e jovens fazem questão de exibir produções completas, reforçando o amor pela cultura sertaneja e pela tradição do rodeio. Os espaços do evento viraram cenário para fotos, reencontros entre amigos e momentos de confraternização, criando um ambiente de celebração que ultrapassou a arena. A assistente social Jandira Pinheiro contou que a escolha do visual faz parte da experiência de participar da festa. “Olha, eu sempre tento escolher um look que combine com o clima do rodeio. Não dá pra vir de qualquer jeito. Gosto de algo mais country, mas também elegante e confortável. Look, por exemplo, que tenham franjas, chapéu e bota, que são peças bem tradicionais do rodeio. E cada noite eu procuro variar um pouco o estilo. Normalmente, eu compro alguns looks só pra essa época, porque a gente gosta de entrar no clima da festa e caprichar mesmo”, destacou. Mas o impacto da festa vai além da diversão. A movimentação econômica gerada durante os dias de rodeio e na cavalgada aquece diversos setores do município. Hotéis registraram alta procura e muitos já operam com lotação esgotada. O comércio varejista também sentiu os reflexos positivos, especialmente nas vendas de roupas, botas, acessórios e itens ligados à moda country. Outro setor diretamente beneficiado é o de alimentação. Ao todo, 48 empreendedores participam da programação, aproveitando o grande fluxo de pessoas para ampliar as vendas e garantir uma renda extra para as famílias. Entre os participantes estão comerciantes de lanches, churrasco, carne na chapa, hambúrguer artesanal, food trucks de açaí, churros, pastel e churrasco grego, além de vendedores de bebidas, ambulantes e trabalhadores autônomos com pipoca, brinquedos e espaços de diversão infantil. A empreendedora Geane Nauas, proprietária da hamburgueria e churrascaria NutriArts, destacou que a expectativa para as noites de evento são positivas desde o início da programação. Comercializando hambúrgueres artesanais, carne na chapa e churrasco, ela afirmou que a movimentação intensa contribuiu diretamente para fortalecer as vendas. "Eventos como o rodeio ajudam significativamente os comerciantes locais, principalmente nos que trabalhamos no setor alimentício. A expectativa, segundo é que o fluxo de visitantes continue crescendo durante os próximos dias da programação", disse.. O prefeito Zé Luiz ressaltou que a gestão municipal realizou uma série de investimentos para garantir uma estrutura adequada e acolhedora para moradores e visitantes durante as festividades. Segundo ele, ruas foram recuperadas, calçadas reformadas e diversos serviços de infraestrutura executados para melhorar a mobilidade e o aspecto da cidade durante a programação de aniversário do município. O gestor também destacou que o pagamento antecipado dos servidores ajudou a fortalecer ainda mais o comércio local, aumentando a circulação de dinheiro na economia. Na arena de rodeio, a prefeitura realizou ampliação da estrutura, criando um espaço maior, mais confortável e acolhedor para o público. De acordo com o prefeito, a ampliação da arena também possibilitou o aumento do número de empreendedores participantes da festa, fortalecendo o comércio e criando oportunidades de geração de emprego e renda. “Todos esses investimentos têm possibilitado movimentar toda a cadeia econômica da cidade”, afirmou Zé Luiz. A gestão municipal também teve papel importante no incentivo à participação dos empreendedores, fortalecendo diversos segmentos da economia local durante os dias de rodeio e cavalgada. Com 48 empreendedores atuando diretamente no evento, a programação reforça o potencial do rodeio e da cavalgada como importantes ferramentas de valorização cultural e desenvolvimento econômico em Mâncio Lima. Mais do que uma tradição, a festa se transforma em oportunidade para quem empreende, trabalha e acredita na força da cultura sertaneja como motor da economia local. Assessoria de Comunicação Social Jenildo Cavalcante Imagens: Evandro Ibernon Drone: Pedro Benevides

  • Esporte, integração e celebração: programação dos 49 anos de Mâncio Lima movimenta atletas e comunidades de todo o município

    A celebração pelos 49 anos de emancipação política de Mâncio Lima tem sido marcada por uma intensa programação esportiva que vem reunindo atletas, torcedores e amantes do esporte de todas as idades e de diversas regiões do município. As competições promovidas pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Semec) e do Departamento de Esportes, estão movimentando a cidade e fortalecendo o espírito de integração entre comunidades urbanas, rurais, ribeirinhas e indígenas. O tradicional Torneio de Futsal Masculino, na quadra da Escola Freire de Carvalho reuniu mais de 21 equipes e cerca de 200 atletas, proporcionando partidas disputadas e atraindo o público para acompanhar os jogos. Após uma sequência de confrontos marcados por muita emoção e competitividade, a equipe River Pleite, do bairro São Francisco, conquistou o título de campeã. O vice-campeonato ficou com a equipe Baixada do Batoque. A premiação foi de R$ 1 mil para o primeiro colocado e R$ 500 para o segundo, reforçando o incentivo ao esporte amador no município. Já nesta sexta-feira, 22, foi realizado o torneio de futebol de campo, que contou com a participação de 12 equipes formadas por atletas dos ramais, comunidades ribeirinhas e também da comunidade indígena Nukini. O evento destacou a diversidade e a união promovidas pelo esporte durante as festividades do aniversário da cidade. Com participação popular e jogos bastante equilibrados, o Paysandu do Guarani conquistou o título de campeão da competição, enquanto o Grêmio da Vila ficou com o vice-campeonato. A equipe vencedora recebeu premiação de R$ 2 mil, enquanto o segundo colocado foi premiado com R$ 1 mil. Segundo o chefe do Departamento de Esportes, Zehilton Rodrigues, a programação esportiva tem cumprido um importante papel social no município. “Estamos muito felizes em ver a participação das comunidades e o envolvimento da juventude nas competições. O esporte une as pessoas, promove saúde, lazer e fortalece a convivência entre os moradores. Essa programação dos 49 anos de Mâncio Lima foi pensada justamente para valorizar nossos atletas e incentivar ainda mais a prática esportiva em todas as regiões do município”, destacou. As atividades esportivas seguem durante toda a programação festiva dos 49 anos de Mâncio Lima, com disputas de vôlei, futebol master, futebol feminino, torneios de areia, corrida pedestre e diversas outras modalidades, consolidando o esporte como uma das grandes atrações das comemorações do município. Assessoria de Comunicação Social Jenildo Cavalcante Imagens: ASCOM

  • Escola Pe. Edson celebra 36 anos com reforma histórica de quase R$ 3 milhões e se transforma em referência na educação de Mâncio Lima

    A educação de Mâncio Lima vive um dos seus melhores momentos, marcada pelos avanços nos índices educacionais e pelos investimentos na melhoria da infraestrutura das escolas da rede municipal. O resultado preliminar do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) colocou o município entre os dez melhores do Acre, refletindo o trabalho que vem sendo desenvolvido pela gestão municipal na valorização do ensino público. O município saltou de 4,8 para 5,7, um avanço significativo que demonstra o compromisso com a qualidade da educação. E quem tem motivos de sobra para comemorar é toda a comunidade escolar da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pe. Edson de Oliveira Dantas. Na manhã desta sexta-feira, 22, em uma solenidade marcada por emoção, homenagens e muita celebração, a Prefeitura de Mâncio Lima, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, realizou a entrega oficial do prédio totalmente reformado e ampliado que hoje se destaca como uma das mais modernas e bonitas do município. Após 36 anos de funcionamento, a escola passou por uma ampla reforma estrutural, recebendo investimentos superiores a R$ 2 milhões, oriundos de recursos do FUNDEB e de recursos próprios da Prefeitura. Somando mobiliário, climatização, equipamentos e toda a estrutura complementar, o investimento total se aproxima dos R$ 3 milhões. A obra também gerou mais de 60 empregos diretos e indiretos, fortalecendo a economia local. O secretário municipal de Educação, Júnior Pinho, destacou que a nova estrutura representa a realização de um sonho coletivo e reforça o compromisso da gestão com uma educação de qualidade. “Quando você sonha e coloca Deus em primeiro lugar, os sonhos se tornam realidade. Hoje nós temos uma estrutura digna para nossas crianças, professores e toda a comunidade escolar. Isso aqui é investimento público, é o dinheiro da população sendo aplicado com responsabilidade. Estamos falando de mais de R$ 2 milhões investidos em educação. Quem chega aqui de fora acha que é uma universidade particular, pela qualidade da estrutura e pelo projeto arquitetônico que tornou cada espaço mais humanizado e acolhedor”, destacou o secretário. A unidade ganhou quatro novas salas de aula, troca completa da cobertura, novo piso, refeitório amplo e arejado, banheiros modernos, cozinha reformada, parquinho, janelas em vidro, forro de gesso, melhorias nas redes elétrica e hidráulica, além de uma fachada moderna e espaços humanizados, proporcionando mais conforto, segurança e dignidade para alunos e servidores. O prefeito Zé Luiz ressaltou que a entrega da escola marca um novo momento para a educação de Mâncio Lima e simboliza o compromisso da gestão com o futuro das crianças e adolescentes do município. “Desde o início do ano nós planejamos entregar essa escola no aniversário do município, e graças a Deus conseguimos concluir essa obra. Hoje estamos entregando um espaço digno, moderno e mais amplo para toda a comunidade escolar. São 502 alunos e 69 funcionários contemplados com uma estrutura totalmente renovada, climatizada e equipada. Cada centavo investido na educação se multiplica no futuro. Estamos oferecendo mais dignidade, mais qualidade de vida e mais oportunidades para nossas crianças”, afirmou o prefeito. A solenidade também foi marcada por momentos de emoção e valorização da cultura local com a apresentação do Coral Vozes da Aurora, que interpretou o Hino de Mâncio Lima, composto pelo reverendo Pe. Edson Oliveira Dantas, homenageado que dá nome à instituição de ensino. O coral ainda apresentou outra canção especial, emocionando os presentes e tornando o momento ainda mais simbólico para a comunidade escolar. Criada pelo Decreto nº 12/89, de 30 de maio de 1989, a Escola Municipal Pe. Edson de Oliveira Dantas integra a Rede Pública Municipal de Ensino, sendo mantida pela Secretaria Municipal de Educação e pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O nome da instituição homenageia o reverendo Padre Edson de Oliveira Dantas, que dedicou sua vida ao desenvolvimento educacional, cultural e religioso de Mâncio Lima. A atual gestora da unidade, professora Cliciane Chaves Rocha, falou emocionada sobre a realização do sonho de transformar a escola em um espaço mais moderno, acolhedor e preparado para atender os alunos. “Quando eu sonhei com esta reforma, falei para o prefeito, e ele pediu para eu anotar no papel o tamanho do meu sonho. Quando levei o projeto para a nossa ex-reitora, professora Tânia Gadelha, que nunca nos abandonou, ela me disse: ‘Ele te fez sonhar mesmo’. E eu confesso que fiquei receosa se tudo aquilo que eu havia planejado realmente iria se concretizar. Mas hoje posso dizer que estamos vendo um sonho ser realizado. A escola ficou gigante, ficou com a cara de cada um dos nossos funcionários e alunos. Somos eternamente gratos”, declarou Atualmente, a escola atende 502 alunos distribuídos em 22 turmas nos turnos matutino e vespertino, contando com 69 funcionários. A unidade também possui uma sala de recursos multifuncional moderna e equipada, que atende 56 alunos com necessidades especiais. A cerimônia de inauguração reuniu secretários municipais, vereadores, Zeca do Pentecostes, Vlade Vasconcelos, Alana Souza, Reziane Barros, Professor Amozildo, Alice Rocha, ex-prefeito Isaac Lima, vice-prefeito Andinho Lima, gestores gestores e ex-gestores escolares, lideranças religiosas e sindicais, técnicos, professores, pais e alunos. Um dos momentos mais emocionantes foi a presença da professora Zilda Eugênio Ferreira de Morais, primeira gestora da escola, que participou do descerramento da fita inaugural. Em sua fala, dona Zilda relembrou os primeiros anos da escola, quando a estrutura contava com pouco mais de três salas de aula, e destacou a emoção de ver o crescimento da instituição. “É uma alegria muito grande voltar aqui e ver no que essa escola se transformou. Quando comecei minha trajetória aqui, tínhamos uma estrutura pequena, mas muito amor pela educação. Hoje vejo uma escola moderna, ampla e preparada para acolher nossas crianças com dignidade. Isso nos enche de orgulho”, afirmou. A entrega da nova Escola Pe. Edson de Oliveira Dantas simboliza mais que uma obra física: representa investimento no futuro, valorização da educação pública e compromisso com a formação das novas gerações de Mâncio Lima. Assessoria de Comunicação Social Jenildo Cavalcante Imagens: Evandro Ibernon Drone: Pedro Benevides

  • Rodeio 2026 abre comemorações dos 49 anos de Mâncio Lima com arena lotada, fortalecimento da economia e coroação da Rainha do Rodeio 2026

    A emoção tomou conta da Arena de Rodeio no bairro São Francisco na noite da última quinta-feira, 21, durante a abertura oficial do Rodeio 2026, uma das festas mais aguardadas das comemorações pelos 49 anos de emancipação política de Mâncio Lima. Com arquibancadas lotadas, o evento reuniu centenas de pessoas em uma celebração marcada pela tradição sertaneja, valorização do agronegócio, cultura popular e fortalecimento da economia local. Famílias inteiras ocuparam todos os espaços da arena para acompanhar as montarias, prestigiar os competidores e viver a energia contagiante de uma festa que já se consolidou como uma das maiores manifestações culturais do Vale do Juruá. Durante os três dias de programação, o rodeio aquece o comércio, movimenta hotéis, restaurantes, vendedores ambulantes e gera emprego e renda para dezenas de famílias manciolimenses. Neste ano, a competição reúne 42 competidores vindos de diversas regiões do Acre, além de representantes de Rondônia e dos municípios amazonenses de Guajará e Ipixuna, elevando ainda mais o nível das disputas e consolidando Mâncio Lima como referência na realização de grandes eventos populares. As montarias seguem até sábado, quando será conhecido o grande campeão do Rodeio 2026. A cada saída do brete, o público vibrava intensamente com a coragem e habilidade dos peões. Sob aplausos, gritos e muita adrenalina, os competidores encaravam os touros em apresentações emocionantes que levantaram a torcida e transformaram a arena em um verdadeiro espetáculo de força, técnica e superação. Entre os destaques da noite esteve o competidor Genar dos Santos, de 30 anos, natural de Feijó, no Acre. Experiente nas arenas, ele chegou à competição motivado após já ter conquistado títulos importantes na região e garantiu estar preparado para disputar novamente o topo do pódio: “Ano passado eu vim aqui e fiquei em terceiro lugar. Já fui campeão aqui também em outras edições, e esse ano vim preparado para fazer um bom trabalho e, se Deus quiser, conquistar mais um título”, afirmou o peão. Ao falar sobre os desafios das montarias, Genar destacou que técnica, treino e confiança fazem toda a diferença: “Tem que treinar bastante e ter a técnica correta para conseguir parar em cima do touro. Tem que contar com o talento e também com a sorte”, disse. O primeiro colocado do rodeio levará para casa o prêmio de R$ 5 mil. A premiação contempla até o sexto colocado, totalizando mais de R$ 16 mil em dinheiro, incentivando ainda mais os competidores e elevando o nível das disputas na arena. O prefeito Zé Luiz destacou a importância do evento para a valorização da cultura sertaneja, do homem do campo e para o fortalecimento da economia do município: “Esse é um evento que celebra a nossa tradição, valoriza o agro, movimenta a economia e reúne as famílias de Mâncio Lima e de toda a região. Ficamos felizes em ver nossa arena lotada, o comércio aquecido e o nosso povo participando dessa grande festa preparada com muito carinho para comemorar os 49 anos da nossa cidade”, afirmou o prefeito. Escolha da Rainha do Rodeio 2026 A noite de abertura também foi marcada por brilho, beleza e emoção com a escolha da Rainha do Rodeio 2026. As candidatas Camila Raissa Vasconcelos, Emanuele Cavalcante e Raina Conceição encantaram o público com apresentações marcantes, elegância e figurinos que arrancaram aplausos e emocionaram a plateia. Após uma difícil decisão dos jurados, a jovem Raina Conceição, de 23 anos, conquistou o título de Rainha do Rodeio 2026 e recebeu a faixa, além da premiação de R$ 5 mil. Emocionada, ela afirmou que não esperava vencer o concurso. “Eu não esperava ganhar. Não tive muito tempo para me organizar e preparar tudo como queria. Foi tudo muito corrido, praticamente espontâneo. Eu estava com muito medo na apresentação porque não consegui me programar direito por conta do trabalho e da correria. Achei que poderia ficar como primeira ou segunda princesa, mas graças a Deus consegui conquistar o título”, disse emocionada. Com organização, segurança e grande participação popular, o Rodeio 2026 reafirma a força das tradições sertanejas e o espírito acolhedor do povo manciolimense, transformando a Arena de Rodeio do bairro São Francisco em um verdadeiro palco de celebração da cultura, da coragem dos peões e do orgulho de ser de Mâncio Lima. Galeria de imagens: Assessoria de Comunicação Social Jenildo Cavalcante Imagens: Evandro Ibernon Drone: Pedro Benevides

  • Mâncio Lima abre oficialmente as comemorações dos 49 anos de emancipação política

    A cidade mais ocidental do Brasil amanheceu em festa nesta quinta-feira, 21. Terra de belezas naturais exuberantes, de um povo acolhedor, trabalhador e hospitaleiro, Mâncio Lima deu início oficialmente às comemorações pelos seus 49 Anos de Emancipação Política com uma programação marcada pelo civismo, pela valorização da cultura e pelo sentimento de orgulho de pertencer à terra que cresce e se desenvolve às margens do Rio Japiim. O município, que carrega em sua história a força de um povo batalhador e resiliente, vive atualmente um dos momentos mais importantes de sua trajetória administrativa, com investimentos em infraestrutura, fortalecimento da economia local, geração de emprego e renda e ações que impulsionam o desenvolvimento urbano e rural. A abertura oficial das festividades aconteceu na Praça São Sebastião, ao som do Hino de Mâncio Lima, com letra do Maestro Sandoval Teixeira dos Anjos e melodia do Padre Edson de Oliveira Dantas. A solenidade reuniu alunos das escolas Antônio de Oliveira Dantas e Belarmino de Mendonça, autoridades municipais, representantes da Polícia Militar, vereadores, secretários municipais, servidores públicos e a população em geral. Em um dos momentos mais simbólicos da cerimônia, o Prefeito Zé Luiz, o vice-prefeito Andinho Lima e o presidente da Câmara Municipal, Zeca do Pentecostes, realizaram o hasteamento dos pavilhões nacional, estadual e municipal, reafirmando o compromisso com a história, a identidade e o futuro do município. Durante sua fala, o prefeito Zé Luiz destacou a emoção de conduzir a gestão municipal justamente em um momento tão significativo para a cidade e ressaltou que toda a programação foi organizada com carinho para a população. “Para a gente é uma alegria muito grande estar hoje como gestor e poder contribuir para melhorar a vida da população e da nossa cidade. Organizamos tudo com muito amor, pensando em proporcionar momentos marcantes para as famílias de Mâncio Lima e para todos que nos visitam nestes dias de festa. Quero convidar toda a população de Mâncio Lima e também os moradores da nossa região para prestigiarem essa grande festa. Nossa cidade está bonita, organizada, receptiva e preparada para receber todos de braços abertos”, declarou. O gestor ressaltou ainda que um dos momentos mais especiais da programação será a inauguração da tradicional Escola Padre Edson, totalmente revitalizada com investimento de mais de R$ 2 milhões: “É uma obra muito importante para a educação do nosso município. A escola ficou linda e representa o nosso compromisso com as futuras gerações”, enfatizou. A programação festiva conta com rodeio, atividades esportivas, eventos culturais, inaugurações, desfile cívico, reinauguração da Alameda das Águas e a tradicional cavalgada, considerada uma das maiores e mais organizadas do Vale do Juruá. O presidente da Câmara Municipal, Zeca do Pentecostes, também destacou a importância da união entre os poderes para o fortalecimento do município e reforçou o convite à população para participar da programação. “A mensagem que trazemos é primeiramente de gratidão a Deus por permitir vivermos esse momento tão especial. Convidamos toda a população de Mâncio Lima e municípios vizinhos para participarem dessa grande festa, que tenho certeza será uma das melhores da nossa história. Quando os poderes caminham unidos, as coisas acontecem. E isso está sendo mostrado aqui em Mâncio Lima com muito trabalho, organização e compromisso”, disse. Antecipação salarial fortalece economia durante as festividades Durante a solenidade de abertura, o prefeito Zé Luiz anunciou a antecipação do pagamento dos servidores municipais efetivos para esta sexta-feira, 22 de maio, como forma de valorização do funcionalismo público e celebração aos 49 anos da cidade. Com a medida, mais de R$ 2 milhões serão injetados na economia local, fortalecendo o comércio e impulsionando as atividades econômicas durante o período festivo. Conforme o cronograma divulgado pela Prefeitura, os servidores efetivos recebem no dia 22 de maio e os prestadores de serviço terão os pagamentos realizados no dia 27. A administração municipal destacou que a antecipação salarial representa reconhecimento aos servidores que contribuem diariamente para o funcionamento dos serviços públicos. Galeria de imagens: Assessoria de Comunicação Social Jenildo Cavalcante Imagens: Evandro Ibernon

  • Consórcio e Prefeitura de Mâncio Lima iniciam primeiro estudo gravimétrico do município

    O município de Mâncio Lima iniciou nesta segunda-feira, 18, o primeiro estudo gravimétrico de resíduos sólidos da história do município, realizado em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Coleta, Destinação e Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos das Regionais do Acre (CINRESOAC), por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo. A ação representa um importante avanço para o planejamento ambiental e para a melhoria da gestão dos resíduos produzidos pela população. A equipe técnica do consórcio esteve no município para alinhar os trabalhos e definir a metodologia utilizada na coleta e análise dos resíduos sólidos urbanos. Para o estudo científico, foi definida a rota de coleta em oito bairros do município, onde uma tonelada de resíduos passou pelo processo de pesagem em balança digital reconhecida e lacrada pelo INMETRO. O levantamento irá identificar os tipos e a quantidade de lixo produzidos em Mâncio Lima, permitindo a criação de estratégias mais eficientes para coleta, reciclagem, compostagem e destinação correta dos materiais. O secretário executivo do consórcio, Emerson Leão, destacou a importância do estudo para o município e para o fortalecimento das políticas ambientais na região. Segundo ele, os dados levantados servirão de base para o planejamento das ações voltadas ao encerramento do lixão e à implantação de um modelo mais moderno de gestão de resíduos sólidos. “Estamos realizando um trabalho científico extremamente importante para Mâncio Lima. Esse estudo vai apresentar um diagnóstico completo sobre a situação dos resíduos sólidos no município e servirá como referência para futuras políticas públicas ambientais. A gestão do prefeito Zé Luiz tem demonstrado preocupação em encerrar o lixão e buscar soluções adequadas para a destinação dos resíduos, inclusive buscando recursos em Brasília para fortalecer esse trabalho”, afirmou Emerson Leão. Emerson Leão à direita O engenheiro ambiental e sanitarista Diego Leite explicou que o estudo gravimétrico permitirá identificar a composição dos resíduos produzidos pela população, separando materiais orgânicos, recicláveis e rejeitos: “O objetivo é orientar o município sobre quais políticas públicas devem ser implementadas, incentivando a reciclagem, a compostagem e a destinação ambientalmente adequada dos resíduos. Esse diagnóstico será fundamental para definir um modelo eficiente de gestão ambiental em Mâncio Lima”, destacou. O secretário municipal de Meio Ambiente e Turismo, Zaqueu Muniz, ressaltou o caráter histórico da ação e agradeceu o apoio da gestão municipal e do consórcio. “Esse é um momento histórico para Mâncio Lima, porque esse tipo de estudo nunca havia sido realizado no município. Queremos agradecer ao prefeito Zé Luiz pelo apoio e ao consórcio pela parceria. Esse levantamento será essencial para entendermos quais políticas de resíduos sólidos são mais eficientes e para avançarmos no processo de encerramento do lixão”, afirmou. A Prefeitura de Mâncio Lima, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo, acompanhou todas as etapas do trabalho, oferecendo suporte técnico e operacional à equipe responsável. O estudo terá duração de até 90 dias e o relatório final servirá como base para futuras ações ambientais, projetos de coleta seletiva e planejamento da limpeza urbana no município. A determinação da composição gravimétrica dos resíduos é uma ferramenta essencial para dimensionar as características de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) produzidos pelo município, viabilizando identificar o percentual dos materiais em sua constituição produzidos em determinadas localidades, permitindo assim, propostas de gestão e gerenciamento mais eficientes, desde a implantação de coleta diferenciada, instalações adequadas, equipe de trabalho e equipamentos. Assessoria de Comunicação Social Jenildo Cavalcante Imagens: Evandro Ibernon

  • Prefeito Zé Luiz recebe visita institucional da comandante-geral da Polícia Militar

    O prefeito de Mâncio Lima, Zé Luiz, recebeu em seu gabinete a comandante-geral da Polícia Militar do Acre, coronel Marta Renata, durante uma visita institucional que reuniu representantes da segurança pública estadual e municipal para alinhar ações integradas de segurança, fortalecer parcerias e discutir novos projetos para o município. Também participaram da reunião o major Abraão, comandante do Batalhão da Polícia Militar no Juruá, o 2º Tenente Valber, comandante do Pelotão da Polícia Militar de Mâncio Lima, além de integrantes da gestão municipal. Durante o encontro, o prefeito Zé Luiz destacou a importância da presença das forças de segurança no município, especialmente neste período em que se iniciam as festividades do aniversário de 49 anos de Mâncio Lima: “Com muita satisfação estamos recebendo aqui a nossa coronel Marta Renata, o Tenente Valber e o nosso Major Abraão, grandes parceiros do nosso município. É muito gratificante para a gente receber as forças de segurança e o poder público unidos, principalmente nesse momento em que iniciam as atividades do aniversário da nossa cidade. Isso mostra a preocupação do Governo do Estado, através da nossa governadora Mailza Assis e do secretário de Segurança, com a realização de um grande evento seguro para toda a população”, destacou o prefeito. Zé Luiz também ressaltou a parceria da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) nas ações realizadas pela Prefeitura em comunidades rurais e ribeirinhas, fortalecendo o trabalho integrado entre as instituições. Outro ponto abordado durante a reunião foi o projeto da Guarda Mirim, considerado um dos grandes sonhos da gestão municipal: “Essa visita da coronel Marta também chancela o nosso grande sonho da Guarda Mirim, que depende do aval e do apoio da Polícia Militar para que possamos avançar nessa iniciativa tão importante para nossas crianças e adolescentes”, acrescentou o gestor. A comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marta Renata, destacou que a visita faz parte de uma agenda institucional realizada na região do Juruá, acompanhando unidades da corporação e fortalecendo o diálogo com autoridades parceiras da segurança pública. “Estamos vindo aqui à região do Juruá realizando visitas às nossas unidades, acompanhando reformas e também aproveitando este mês especial para a Polícia Militar, que completa 110 anos. Estamos visitando autoridades que colaboram com o nosso trabalho, e o prefeito Zé Luiz é um desses parceiros fortes da Polícia Militar, incentivando desde o policiamento até projetos sociais”, afirmou a comandante-geral. Ela também enfatizou a importância do trabalho integrado entre as instituições para garantir resultados positivos na segurança pública: “O trabalho integrado é essencial para que a segurança pública dê certo em qualquer comunidade. Quando conseguimos agregar as forças policiais, Corpo de Bombeiros, poder público e sociedade, conseguimos um trabalho mais alinhado, com mais direcionamento de ações e melhores resultados para a população”, ressaltou Marta Renata. As atividades comemorativas pelos 49 anos de emancipação política de Mâncio Lima já iniciam nesta quinta-feira, dia 21, com a tradicional festa do rodeio e a escolha da realeza do rodeio, abrindo oficialmente a programação festiva do município. Assessoria de Comunicação Social Jenildo Cavalcante Imagens: Evandro Ibernon

  • Educação de Mâncio Lima é certificada por avanços na alfabetização no Avalia Acre

    A educação municipal de Mâncio Lima recebeu, nesta terça-feira, 12, em Rio Branco, a certificação pelos avanços significativos alcançados nos resultados de alfabetização no âmbito do programa Avalia Acre. O reconhecimento foi concedido pela coordenação do programa em regime de colaboração com a Secretaria de Estado de Educação (SEE), destacando o crescimento expressivo do município nos índices de leitura e escrita dos alunos da rede municipal de ensino. O Avalia Acre é uma avaliação externa aplicada aos estudantes do 2º e 5º anos do Ensino Fundamental, com o objetivo de medir o nível de alfabetização, o desempenho escolar e gerar o Indicador Criança Alfabetizada (ICA). Em 2024, Mâncio Lima alcançou o percentual de 38,07% de crianças alfabetizadas. Já em 2025, o município atingiu a marca de 58%, registrando um crescimento superior a 20% e superando, antecipadamente, a meta prevista para 2026, cujas avaliações ainda serão realizadas no mês de novembro deste ano. O resultado representa o fortalecimento das políticas públicas voltadas à educação e o compromisso dos profissionais da rede municipal com a melhoria da qualidade do ensino. Para a gestão municipal, o reconhecimento demonstra que os investimentos em formação, acompanhamento pedagógico e valorização dos educadores estão refletindo diretamente na aprendizagem dos estudantes. “Essa certificação é fruto do trabalho coletivo de professores, gestores, coordenadores, famílias e toda a equipe da educação municipal. Seguiremos avançando para garantir uma educação cada vez mais forte e de qualidade para nossas crianças. Juntos somos mais fortes”, destacou a equipe da Secretaria Municipal de Educação. Assessoria de Comunicação Jenildo Cavalcante Imagens: Evandro Ibernon

  • OIM realiza primeira visita institucional a Mâncio Lima para fortalecer ações voltadas à migração e direitos humanos

    A Prefeitura de Mâncio Lima recebeu, nesta terça-feira, 12, a visita institucional da Organização Internacional para as Migrações (OIM/ONU Migração) ao município. A reunião aconteceu no gabinete do prefeito e foi articulada pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, por meio da Divisão de Direitos Humanos do Departamento Regional do Juruá. O encontro contou com a presença da coordenadora de projetos da OIM para os estados do Acre e Rondônia, Poliana Ferreira, da Secretária Municipal de Administração, Tania Gadelha, do Prefeito em exercício, Andinho Lima, do Presidente da Câmara de Vereadores, Zeca do Pentecostes, o Articulador do Selo UNICEF, Pablo Azevedo, além de representantes da rede municipal de assistência social e direitos humanos. Durante a reunião, foram apresentados os projetos, ações e estratégias desenvolvidos pela OIM voltados à temática migratória, enfrentamento ao tráfico de pessoas, contrabando de migrantes e proteção de populações em situação de vulnerabilidade. A coordenadora Poliana Ferreira destacou que a visita teve como principal objetivo estreitar relações com o município e compreender as necessidades locais, principalmente por Mâncio Lima estar localizada em uma região de fronteira. “A OIM já possui um trabalho consolidado no Acre, principalmente no corredor migratório entre Assis Brasil, Brasileia e Epitaciolândia. Viemos conhecer de perto a realidade de Mâncio Lima e entender como podemos apoiar o município com capacitações, planejamento e fortalecimento da rede de proteção. Acreditamos que uma gestão migratória segura, regular e ordenada beneficia tanto os migrantes quanto as cidades de acolhida”, ressaltou. Poliana Ferreira também explicou que a proposta da OIM inclui ações de capacitação voltadas para profissionais da rede de proteção, abordando temas como migração, tráfico de pessoas e garantia de direitos de crianças, adolescentes e populações indígenas. “Nosso objetivo é fortalecer esse olhar humanizado e preventivo, garantindo proteção para todas as pessoas, sejam brasileiras, migrantes ou indígenas. Ficamos muito felizes com a recepção e impressionados com o trabalho em rede já desenvolvido no município”, afirmou. O prefeito em exercício, Andinho Lima, destacou a importância da primeira visita da OIM ao município e reforçou o compromisso da gestão em fortalecer políticas públicas voltadas à proteção social e aos direitos humanos. “Mâncio Lima é um município de fronteira e precisamos estar preparados para enfrentar os desafios relacionados à migração de forma organizada e humanizada. Receber a OIM é muito importante porque amplia o diálogo, fortalece nossa rede de atendimento e abre portas para futuras parcerias e capacitações. Nosso objetivo é cuidar das pessoas e garantir que o município esteja preparado para acolher e proteger quem precisar”, destacou. Assessoria de Comunicação Jenildo Cavalcante Imagens: Evandro Ibernon

  • Mâncio Lima inicia fase municipal dos Jogos Escolares 2026

    A Prefeitura de Mâncio Lima, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, em parceria com o Governo do Estado do Acre, realizou na última segunda-feira, 11, a abertura oficial da fase municipal dos Jogos Escolares 2026. A cerimônia aconteceu na Escola Antônio de Oliveira Dantas e reuniu estudantes, professores, gestores, autoridades e representantes da comunidade escolar para celebrar o início das competições estudantis no município. O evento contou com a presença do prefeito em exercício Andinho Lima, do secretário municipal de Educação, Júnior Pinho, Secretário Municipal de Articulação Insrtitucional, José Luiz Bentes, do coordenador do Núcleo da Secretaria de Estado de Educação (SEE), Alcione Benevides, do presidente da Câmara Municipal, Zeca do Pentecostes, além dos vereadores Vlade Vasconcelos e Professor Amozildo. Durante sete dias, mais de 300 alunos de oito escolas estaduais disputarão modalidades como futsal, vôlei, vôlei de areia, handebol e atletismo, nas categorias masculina e feminina, envolvendo estudantes de 12 a 17 anos. Uma das novidades desta edição é a participação da Escola Antônio Serafim do Pentecostes e da Escola Maria Firmino, que trouxeram atletas da comunidade do Rio Azul para integrar as competições, fortalecendo a inclusão e a integração entre as comunidades rurais e urbanas. O prefeito em exercício Andinho Lima destacou a importância do esporte na formação dos jovens. “Os Jogos Escolares representam união, disciplina e incentivo para nossos estudantes. É através do esporte que muitos jovens descobrem talentos, aprendem sobre respeito e fortalecem os laços de amizade. A gestão municipal seguirá apoiando iniciativas que valorizem nossa juventude”, afirmou. Júnior Pinho, secretário municipal de Educação, Júnior Pinho, ressaltou o empenho das equipes escolares e o fortalecimento da parceria entre município e Estado. “Esse momento é muito importante porque reúne educação, esporte e integração social. Estamos felizes em ver a participação das escolas e o envolvimento dos estudantes. Nosso objetivo é incentivar cada vez mais a prática esportiva dentro do ambiente escolar”, destacou. Já o coordenador do Núcleo da SEE, Alcione Benevides, enfatizou a relevância da competição para o desenvolvimento dos alunos. “Os Jogos Escolares vão além da disputa esportiva. Eles promovem inclusão, cidadania e estimulam nossos estudantes a sonharem mais alto”, afirmou. O presidente da Câmara, Zeca do Pentecostes, e os vereadores Vlade Vasconcelos e Professor Amozildo também destacaram o compromisso do Legislativo em apoiar ações voltadas à juventude e ao fortalecimento da educação no município. A abertura contou ainda com o desfile das delegações e a participação dos jovens do NUCA, que apresentaram cartazes da campanha Maio Laranja, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, reforçando a conscientização e o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. As equipes vencedoras garantirão vaga para representar Mâncio Lima na fase estadual dos Jogos Escolares do Acre. Galeria de imagens: Assessoria de Comunicação Jenildo Cavalcante Imagens: Evandro Ibernon

  • Prefeitura de Mâncio Lima realiza reunião de alinhamento para organização da 21ª Cavalgada Hermecílio Barreto de Lima

    A Prefeitura de Mâncio Lima realizou uma reunião de alinhamento com as instituições parceiras que irão atuar na organização da 21ª Cavalgada Hermecílio Barreto de Lima, um dos eventos mais tradicionais e aguardados do município. O encontro reuniu representantes do IMAC, DETRAN-AC, Polícia Militar do Acre, Secretaria Municipal de Produção e Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (IDAF). Durante a reunião, foram discutidos pontos estratégicos relacionados à realização do evento, como o percurso oficial da cavalgada, organização do trânsito, segurança dos participantes, fiscalização, estrutura de apoio e logística. O objetivo é garantir que todas as etapas da programação ocorram de forma organizada, segura e dentro das normas estabelecidas pelos órgãos competentes. Segundo a gestão municipal, o trabalho integrado entre as instituições demonstra o compromisso da Prefeitura em promover uma cavalgada estruturada, valorizando a tradição cultural do município e proporcionando segurança tanto para os participantes quanto para o públic o que prestigia o evento. A 21ª Cavalgada Hermecílio Barreto de Lima integra a programação de aniversário de Mâncio Lima e deve reunir milhares de pessoas, além de comitivas de diversas cidades da região. Assessoria de Comunicação Jenildo Cavalcante Imagens: Evandro Ibernon

  • Mâncio Lima participa do Encontro Nacional sobre Cidades Verdes e Resiliência Climática em Brasília

    O município de Mâncio Lima participou da 3ª edição do Encontro Nacional do Programa Cidades Verdes Resilientes (PCVR), realizado em Brasília, entre os dias 7 e 8 de maio. Promovido pelos Ministérios do Meio Ambiente e Mudança do Clima, das Cidades e da Ciência, Tecnologia e Inovação, o evento debateu o tema “Enfrentando o Calor Urbano Extremo com Soluções Baseadas na Natureza”, alinhando estratégias nacionais e internacionais voltadas à adaptação climática e ao resfriamento sustentável das cidades. Representando o município, o técnico ambiental Jenildo Cavalcante participou das discussões ao lado do prefeito Zé Luiz e do secretário municipal de Finanças Marcos Carvalho que participaram de eventos paralelos, reforçando o compromisso da gestão com o fortalecimento das políticas ambientais e o enfrentamento das mudanças climáticas. "A participação de Mâncio Lima no encontro do PCVR é muito importante porque coloca o município no cenário da discussão das mudanças climáticas internacional. Foi um encontro de conexões e rico em informações. Mâncio Lima vive um momento muito bom nas políticas ambientais e estar em um evento como esse abre várias portas para nós”, destacou Jenildo Cavalcante, técnico ambiental. O encontro reuniu representantes das esferas federal, estadual e municipal para discutir ações de arborização urbana, adaptação climática e soluções sustentáveis que possam ser implementadas a curto, médio e longo prazo. Entre os principais temas abordados estiveram o programa Adapta Cidades, que oferece apoio técnico aos municípios na elaboração de planos de mitigação e adaptação climática, além de debates sobre planejamento local de ação para o calor urbano e oportunidades de financiamento para projetos ambientais. Assessoria de Comunicação Social Jenildo Cavalcante Imagens: Arquivo pessoal

Você está em: Início > Busca > Busca Avançada

Resultados da pesquisa

Logo da Gestão do Prefeito Zé Luis

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO (SIC) E OUVIDORIA

Prefeitura de Mâncio Lima - Estado do Acre

CNPJ 04.059.671/0001-89


💻Acesso online: SIC | Fale Conosco | Ouvidoria | Mapa do Site


📱Fone: +55 (68) 3343-1445 (Responsável Jenildo Cavalcante)

🏢 Rua Anselmo Maia, n°2015, Bairro José Martins CEP: 69.990-000.Mâncio Lima, Acre, Brasil

📅 Segunda a sexta, das 7h às 13:30h (Fechado aos sábados, domingos e feriados)

📧 gabinete@manciolima.ac.gov.br ou ouvidoria@manciolima.ac.gov.br

📨 Acesso ao Webmail Corporativo

Fale na Prefeitura

Ferramenta de Transparência construída com amor pela Decorp.

© 2009-2024. Todos os direitos reservados.

Logo Decorp
bottom of page