top of page

Mâncio Lima 48 anos: Cavalgada Hermecílio Barreto de Lima reuniu mais de 8 mil pessoas, destacando-se pela organização, segurança e fomento ao comércio local

  • Foto do escritor: Jenildo Cavalcante
    Jenildo Cavalcante
  • há 3 dias
  • 3 min de leitura

Já passava das 08h da manhã deste domingo (25) quando centenas de pessoas começaram a se concentrar na comunidade dos Cesários, ponto de partida da XX edição da Cavalgada Hermecílio Barreto de Lima.

Em um clima de festa, alegria e tradição, o evento se confirmou como um dos mais importantes do calendário cultural de Mâncio Lima, marcando as comemorações pelos 48 anos de emancipação política do município.

À frente, as Rainha do Rodeio, Claudia Guimarães e as princesas, Duda Andrade e Kaline Cardoso puxaram a comitiva ao lado do Prefeito Zé Luiz e o Vice-prefeito Andinho.


Cerca de 8 mil pessoas prestigiaram a cavalgada, que contou com a participação de aproximadamente 60 animais, entre cavalos, bois e burros. As comitivas, carros de passeios, quadriciclos e motos deram um brilho especial ao evento.

A Cavalgada percorreu as principais ruas da cidade, com a população postada à frente de suas casas e às margens da Avenida Japiim, saudando com entusiasmo as comitivas e os cavaleiros. Participantes da zona rural e de municípios vizinhos abrilhantaram o evento, fortalecendo a cultura local e a participação popular.

Na chegada ao centro da cidade, em frente a Igreja Matriz de São Sebastião, o vigário geral, Pe. Sebastião Viana, aspergiu os participantes e os animais com água benta, abençoado a todos e demostrando o papel da Igreja da Católica em cuidar dos fiéis, das tradições e dos animais.

“A cavalgada já é uma tradição em Mâncio Lima. Este ano, não podia ser diferente visto que estamos com uma intensa programação do aniversário da cidade. O que a gente viu hoje foi uma festa linda, uma demonstração de amor do povo pela cidade e pelas atividades agropecuárias," afirmou Zé Luiz, Prefeito de Mâncio Lima.


Segurança e bem-estar: Prioridades da organização

Um dos destaques da edição foi o robusto esquema de segurança e o cuidado com o bem-estar animal. "Preparamos tudo com responsabilidade, alinhados com os órgãos de segurança, como o IDAF, Polícia Militar, Detran e o IMAC, para que fosse um evento tranquilo e seguro para todos”, ressaltou o prefeito.

O médico veterinário do IDAF, Sanderson Willing, responsável por garantir o cumprimento das normas sanitárias, destacou o trabalho preventivo. “Todos os equinos passaram por conferência de documentação, exames e vacinas. Os animais foram identificados com lacres numerados e estão em conformidade com a legislação. Parabenizamos os organizadores e os proprietários que atenderam às exigências”, explicou Willing, assegurando que nenhum animal sofreu maus-tratos.

A segurança ostensiva foi garantida por um esforço conjunto. Agentes de trânsito, Polícia Militar (PM), Pelotão Ambiental, GIRO, seguranças particulares e a 9ª Ciretran de Mâncio Lima atuaram para uma festividade tranquila e sem intercorrências maiores.

“As forças de segurança têm apoiado o município, o que colabora com a realização da festividade com tranquilidade. Estamos aqui para atuar na prevenção de crimes, ocorrências e delitos, além de realizar a escolta da cavalgada, com um olhar criterioso para evitar maus-tratos aos animais”, disse o Major PM Daniel Texeira, comandante do 6° Batalhão de Polícia Militar.

A operação envolveu um aumento de 75% no efetivo policial, com apoio de agentes do 1º Pelotão Destacado de Mâncio Lima, sob comando do Tenente Valber, além de policiais de Cruzeiro do Sul e da Companhia de Policiamento Especializado. As equipes foram distribuídas em pontos estratégicos ao longo do percurso.


Fomento à economia local


Além de celebrar a tradição, a cavalgada se consolidou como uma importante oportunidade de geração de renda. Mais de 100 expositores de comidas e bebidas marcaram presença com seus estandes, aproveitando o grande fluxo de pessoas. Este ano, com o objetivo de movimentar a economia e gerar renda para centenas de famílias, a Prefeitura optou por não realizar a tradicional distribuição gratuita de churrasco.

O empreendedor Alisson Martins, vendedor há mais de cinco anos, foi um dos que aproveitaram o evento para impulsionar seu negócio. “Estamos aproveitando essa oportunidade para aumentar a renda da família e investir no nosso empreendimento. Já é o terceiro ano que participo da cavalgada, e sempre conseguimos um bom resultado”, contou.

Na espaço destinado para a festa da Cavalgada, os cantores Geinisson Rocha e Bruno Barros e o DJ Alemão fizeram a festa dos presentes até às 17h. Muita musica sertaneja, arrocha e country fez a alegria dos manciolimenses e visitantes.

A XX Cavalgada Hermecílio Barreto de Lima reafirmou-se não apenas como um tributo à história e cultura de Mâncio Lima, mas também como um evento modelo em organização, segurança e impacto econômico positivo para a comunidade.

Galeria de imagens:

Assessoria de Comunicação Social

Jenildo Cavalcante

Imagens: Evandro Ibernon

Comments


LOGO MÂNCIO LIMA edtada.png

Fale na Prefeitura

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO (SIC) E OUVIDORIA

Prefeitura de Mâncio Lima - Estado do Acre

CNPJ 04.059.671/0001-89


💻Acesso online: SIC | Fale Conosco | Ouvidoria | Portal de Transparência


📱Fone: +55 (68) 3343-1445 (Responsável Jenildo Cavalcante)

🏢 Rua Anselmo Maia, n°2015, Bairro José Martins CEP: 69.990-000.Mâncio Lima, Acre, Brasil

📅 Segunda a sexta, das 7h às 13:30h (Fechado aos sábados, domingos e feriados)

📧 gabinete@manciolima.ac.gov.br ou ouvidoria@manciolima.ac.gov.br

📨 Acesso ao Webmail Corporativo

Ferramenta de Transparência construída com amor pela Decorp.

© 2009-2024. Todos os direitos reservados.

Logo Decorp v1.png
bottom of page