Mâncio Lima firma parceria com o TRE-AC para alfabetização de eleitores e fortalecimento da cidadania
- Jenildo Cavalcante
- 1 de jul.
- 2 min de leitura

O município de Mâncio Lima se uniu ao Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) em uma importante iniciativa voltada à promoção da cidadania e da educação. Na manhã desta terça-feira, 1º de julho, foi assinado um acordo de cooperação técnica com o objetivo de alfabetizar eleitores que ainda não dominam a leitura e a escrita e ampliar sua participação na vida política por meio do programa “Eleitor Alfabetizado”.

A assinatura ocorreu em Cruzeiro do Sul , na prefeitura, e contou com a presença de autoridades do Poder Judiciário e prefeitos da região do Vale do Juruá. Entre eles, o prefeito Zé Luiz, que representou Mâncio Lima no compromisso com a inclusão social e a educação. Participaram também a vice-presidente e corregedora do TRE-AC, desembargadora Waldirene Cordeiro; o presidente do Tribunal, desembargador Júnior Alberto; a juíza da 4ª Zona Eleitoral, Rosilene de Santana; e os prefeitos de Rodrigues Alves, Porto Walter e Cruzeiro do Sul.

Para Zé Luiz, essa parceria representa um avanço significativo no combate ao analfabetismo e na valorização da cidadania: “É uma ação que vai além do voto. Estamos falando de dar voz e autonomia a quem, por falta de oportunidade, ficou à margem. Com essa união entre o TRE e os municípios, vamos identificar esses cidadãos e levá-los à sala de aula, para que possam participar ativamente da vida política e social da nossa cidade”, declarou o prefeito.

Dados do TRE-AC mostram que aproximadamente 7,57% do eleitorado acreano é composto por pessoas não alfabetizadas. A ideia é utilizar o cadastro eleitoral para localizar esses eleitores e, por meio de uma ação conjunta com as secretarias municipais, ofertar ensino básico e suporte educacional.
Outro ponto tratado durante a reunião foi a intensificação da coleta de dados biométricos, essencial para a segurança do processo eleitoral. No Acre, mais de 40 mil eleitores ainda não realizaram o cadastro biométrico, e as prefeituras vão atuar na mobilização da população para regularizar essa pendência.

O presidente do TRE-AC, desembargador Júnior Alberto, destacou que a iniciativa une justiça, educação e cidadania. “Trata-se de um esforço coletivo que busca reduzir desigualdades e fortalecer a democracia. Contar com o apoio das prefeituras é fundamental para alcançar quem mais precisa.”

Com essa iniciativa, Mâncio Lima reforça seu compromisso com uma gestão participativa, que acredita na educação como ferramenta de transformação e inclusão.
Assessoria de Comunicação Social
Jenildo Cavalcante
Imagens: ASSECOM/PMCZS
Colaboração: Prefeitura de Cruzeiro do Sul
Comments