1941 resultados encontrados com uma busca vazia
- UOM de Mâncio Lima conquista prêmio estadual e representará o Acre em mostra nacional do SUS
A saúde bucal de Mâncio Lima conquistou reconhecimento estadual durante a Mostra “Acre, Aqui Tem SUS”, com o projeto “UOM Mâncio Lima – Promovendo os Sorrisos Mais Ocidentais do Brasil”. A iniciativa foi uma das vencedoras da etapa acreana e agora representará o estado na mostra nacional, que acontecerá em Porto Alegre, reunindo experiências exitosas do Sistema Único de Saúde de todo o país. A premiação destacou projetos desenvolvidos nos municípios acreanos que têm transformado o atendimento e fortalecido as políticas públicas de saúde. Em cada regional do estado foram escolhidos dois projetos vencedores e, na Regional do Juruá, Mâncio Lima esteve entre os selecionados ao lado do município de Feijó. O projeto da Unidade Odontológica Móvel (UOM) vem levando atendimento odontológico às comunidades mais distantes do município, garantindo acesso à saúde bucal para famílias que vivem em regiões de difícil acesso. A iniciativa já realizou centenas de atendimentos e se tornou referência pela forma humanizada e itinerante de atuação. A secretária municipal de Saúde, Rusie Lima, comemorou a conquista e destacou o compromisso da gestão municipal em ampliar os serviços de saúde para toda a população. “Esse reconhecimento mostra que estamos no caminho certo, levando saúde com dignidade para quem mais precisa. A UOM é um projeto que nasceu para cuidar das pessoas que vivem nas localidades mais distantes e hoje se torna exemplo para todo o estado do Acre”, afirmou. A dentista Carla Venina, responsável pelo projeto, ressaltou a importância do trabalho coletivo desenvolvido pelas equipes de saúde do município. “É uma alegria imensa representar Mâncio Lima e ver nosso trabalho sendo reconhecido. A UOM tem mudado a realidade de muitas comunidades, levando não apenas atendimento odontológico, mas acolhimento e qualidade de vida. Agora vamos representar o Acre na etapa nacional com muito orgulho”, destacou. Um dos momentos mais marcantes da atuação da Unidade Odontológica Móvel aconteceu durante a ação de saúde realizada no Rio Moa, quando toda a estrutura da UOM foi transportada dentro de uma balsa para garantir atendimento às famílias ribeirinhas. A ação simbolizou o compromisso da gestão do prefeito Zé Luiz e do vice -prefeito Andinho em fazer a saúde chegar aos lugares mais isolados do município, superando desafios geográficos para cuidar da população. Assessoria de Comunicação Social Jenildo Cavalcante Imagens: SMS
- Prefeito de Mâncio Lima participa de painel sobre clima e finanças públicas no FinanCidades 2026 em Brasília
O prefeito de Mâncio Lima, Zé Luiz, participou na manhã desta terça-feira da sessão temática “Clima e Finanças Públicas Municipais”, durante a programação do FinanCidades 2026, realizado em Brasília. O convite ao gestor ocorreu após a aprovação do projeto apresentado pelo município na área de gestão de resíduos sólidos, selecionado para integrar o encontro nacional voltado ao financiamento de projetos urbanos sustentáveis. Durante o painel, Zé Luiz destacou os desafios enfrentados pelos municípios de pequeno porte na busca por investimentos para a área ambiental, especialmente na Região Norte. “Mâncio Lima tem pela frente um grande desafio: conseguir recursos extras para a gestão de um problema antigo, que são os resíduos sólidos. Os municípios pequenos, principalmente com as características do nosso, sofrem com a falta de investimentos para a área de meio ambiente. Estar aqui abre muitas portas para nós. Os bancos de financiamento precisam ter um olhar para municípios que apresentam projetos abaixo de R$ 20 milhões e que necessitam de recursos de doação, considerando as limitações financeiras”, afirmou. A sessão discutiu estratégias para estruturação e financiamento de projetos relacionados a serviços urbanos essenciais, como habitação adaptativa, resíduos sólidos e infraestrutura básica, com foco na sustentabilidade financeira e no atendimento às populações vulneráveis. O debate contou ainda com a participação da vice-prefeita de Cubatão, Andrea Castro e Zelmute Marten, prefeito de São Lourenço do Sul e José Luiz Gomes. A mediação foi conduzida pelo Ministério das Cidades. A dinâmica do painel incluiu rodadas de perguntas sobre a estruturação dos projetos apresentados pelos municípios, estratégias de organização de portfólio, preparação para acesso a financiamentos e os principais desafios enfrentados pelas gestões municipais na busca por apoio técnico e financeiro. O FinanCidades 2026 reúne representantes de municípios brasileiros, instituições financeiras e órgãos públicos para debater oportunidades de financiamento voltadas ao desenvolvimento urbano sustentável e ações relacionadas às mudanças climáticas. Assessoria de Comunicação Jenildo Cavalcante Imagens: WRI Brasil
- Mâncio Lima participa pela primeira vez do FinanCidades e apresenta projeto de gestão de resíduos sólidos em Brasília
O município de Mâncio Lima participou pela primeira vez do 2º Encontro do FinanCidades, realizado nos dias 5 e 6 de maio, em Brasília. A cidade foi a única do Acre selecionada para o evento, que reúne municípios brasileiros e instituições financeiras de desenvolvimento para apresentação de projetos de infraestrutura urbana sustentável. A segunda edição do FinanCidades é uma iniciativa do WRI Brasil e da Rede Fisc, com apoio da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE). O encontro promove conexões entre municípios e financiadores por meio de rodadas de reuniões, sessões temáticas e apresentações de projetos voltados ao financiamento climático urbano. A comitiva de Mâncio Lima contou com o prefeito Zé Luiz, o secretário municipal de Finanças Marcos Carvalho, a consultora Rose Caldera e o técnico ambiental Jenildo Cavalcante. O município apresentou um projeto de ampliação e qualificação da gestão de resíduos sólidos, com orçamento estimado em R$ 5 milhões. A proposta prevê um modelo de gestão compartilhada tripartite, criação e capacitação de cooperativa de catadores e a construção de uma unidade de gestão de resíduos secos. Segundo o técnico ambiental Jenildo Cavalcante, a participação no encontro amplia a inserção do município nos debates sobre sustentabilidade e mudanças climáticas. “O evento abriu muitas portas para a cidade. Mâncio Lima hoje faz parte do cenário nacional de cidade resiliente. Levamos uma proposta real, escalável e alinhada as agendas globais. Estar neste evento mostra o compromisso da gestão diante dos desafios impostos pelas mudanças climáticas”, afirmou. Jenildo destacou ainda que ele, Luciana Lima e outros colaboradores da prefeitura participaram da elaboração do projeto apresentado em Brasília. O coordenador do WRI Brasil, Bruno Incau, afirmou que a presença de Mâncio Lima no encontro contribuiu para ampliar a participação da Amazônia nos debates sobre financiamento e desenvolvimento urbano sustentável. “A proposta apresentada pelo município aborda a gestão de resíduos sólidos, um dos principais desafios enfrentados pelas cidades amazônicas, e apresenta alternativas para enfrentamento do problema. A participação também aproxima instituições financeiras da realidade da Amazônia e fortalece a capacidade do município para acessar recursos e desenvolver projetos sustentáveis”, destacou. O prefeito Zé Luiz afirmou que a participação no FinanCidades representa um marco para a política ambiental do município. “Pela primeira vez a prefeitura participa de reuniões com financiadores nacionais e bancos estrangeiros para discutir projetos sustentáveis e ações voltadas à redução dos efeitos das mudanças climáticas. Saímos do evento com novos contatos e perspectivas para futuros projetos”, declarou. O encontro reuniu 26 municípios brasileiros, 43 projetos participantes e nove instituições financeiras, com estimativa de R$ 21 bilhões em investimentos apresentados durante a programação do FinanCidades 2026. Para a gestão de Mâncio Lima, a participação no evento representou a oportunidade de inserir o município em debates nacionais sobre financiamento climático, infraestrutura urbana e sustentabilidade, além de aproximar a cidade de instituições nacionais e internacionais voltadas ao financiamento de projetos ambientais e urbanos. A segunda edição do FinanCidades teve como foco o fortalecimento do acesso de municípios brasileiros a linhas de financiamento para projetos de infraestrutura urbana sustentável e ações relacionadas ao clima. Assessoria de Comunicação Social Jenildo Cavalcante Imagens: Ricardo Jayme/WRI
- Saúde Itinerante realiza mais de 1.000 procedimentos e amplia atendimento especializado em comunidades ribeirinhas
Ação na comunidade Bom Sossego contou com a presença da governadora Mailza Assis e oferta de serviços médicos, exames e entrega de implementos agrícolas. Um final de semana marcado por atendimentos de saúde, ações sociais e presença do Governo do Estado movimentou a comunidade do PA Bom Sossego, no Rio Azul, uma das localidades mais distantes de Mâncio Lima. A ação de Saúde Itinerante reuniu mais de 50 profissionais e realizou mais de 1 mi procedimentos. A estrutura contou com três clínicos gerais, dois ginecologistas, uma pediatra, dois dentistas, equipe de vacinação, testes rápidos e outros serviços de saúde. Pela primeira vez, a comunidade também recebeu a visita de uma governadora do Estado, que acompanhou os atendimentos e realizou a entrega de implementos agrícolas para moradores da região. O prefeito Zé Luiz destacou a importância das parcerias para a realização da ação: “Para a gente, enquanto gestor, é muito gratificante poder levar um atendimento mais especializado e digno para as comunidades. Isso só acontece porque temos a parceria com o Governo do Estado. Desde a época do ex-governador Gladson Cameli, que abraçou Mâncio Lima, e agora com a governadora Mailza não tem sido diferente. Montar uma logística dessa exige tempo e estrutura. O CIOPAER, através da Secretaria de Segurança Pública, tem dado todo o apoio necessário. Sem isso, esta ação não estaria acontecendo”, afirmou o prefeito. O deslocamento da equipe até a comunidade exigiu semanas de preparação. A Prefeitura de Mâncio Lima, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, organizou transporte, alojamento, medicamentos, insumos e toda a estrutura necessária para garantir os atendimentos. A secretária de Saúde, Rusie Lima, ressaltou o trabalho realizado para levar os serviços às comunidades de difícil acesso:“É toda uma logística preparada durante cerca de um mês para conseguirmos chegar às comunidades. O Exército Brasileiro também está presente e tem sido parceiro dessas ações ao longo da gestão. Existe toda uma preparação envolvendo insumos, medicação, materiais de atendimento e transporte. Estamos ofertando serviços de ginecologia, pediatria, clínica geral, odontologia, vacinação, testes rápidos e outros atendimentos. A avaliação é positiva, com procura recorde pelos serviços, o que fortalece a continuidade e a melhoria das próximas ações”, destacou. Morador da comunidade há 28 anos, o produtor rural Francisco Gomes de Lima elogiou a organização dos atendimentos. “Já participei de outras ações aqui, mas dessa forma organizada ainda não tinha acontecido. Hoje fomos muito bem atendidos. Todo mundo foi chamado na hora certa. Passei pelo ginecologista, fiz consulta, recebi encaminhamento para exame de sangue e medicação. O atendimento foi muito bom”, relatou. A grande novidade desta edição da saúde itinerante foi a ampliação da oferta do implante contraceptivo Implanon, que antes era disponibilizado apenas para mulheres de 14 a 19 anos e agora passou a atender também outras faixas etárias. Com isso, mulheres das comunidades Três Unidos e Bom Sossego estão sendo contempladas com mais uma opção de planejamento reprodutivo e cuidado com a saúde da mulher. Além da pílula anticoncepcional e dos preservativos, as moradoras passaram a ter acesso ao Implanon diretamente na comunidade, com acompanhamento e inserção realizados pelos profissionais da saúde durante a ação itinerante. A iniciativa amplia o acesso a métodos contraceptivos modernos e reforça o compromisso da gestão municipal com a saúde preventiva e a autonomia das mulheres ribeirinhas. Durante a ação de saúde realizada na comunidade Bom Sossego, a equipe também promoveu um momento especial em homenagem ao Dia das Mães, levando alegria, confraternização e reconhecimento às mulheres da comunidade. A programação contou com distribuição de brindes, sorteio de prêmios e momentos de interação, criando um ambiente acolhedor e de celebração. A homenagem reforçou o cuidado e a valorização das mães, que além de receberem atendimentos de saúde, puderam participar de uma manhã marcada pelo carinho, união e gratidão. Visita da governadora Mailza Assis Durante a programação, a governadora Mailza Assis visitou a comunidade e realizou a entrega de implementos agrícolas adquiridos por meio de emendas parlamentares destinadas ainda durante seu mandato como senadora da República. As comunidades ribeirinhas receberam descascadoras de arroz, barcos e kits para casas de farinha: “Para desenvolver um bom trabalho no Governo do Estado é necessário conhecer as comunidades e acompanhar de perto as necessidades da população. Estou aqui hoje a convite do prefeito Zé Luiz, junto com o deputado Zezinho Barbary, acompanhando essa ação de saúde e também entregando equipamentos importantes para a produção rural e para a logística das famílias. Nosso dever é buscar meios de diminuir as dificuldades da população que vive em regiões distantes”, afirmou a governadora. O deputado federal Zezinho Barbary participou da ação acompanhando a execução de emendas destinadas ao município e anunciando novos recursos para Mâncio Lima. O presidente da Câmara Municipal, Zeca do Pentecostes, também acompanhou a agenda e destacou a importância da iniciativa. “Estamos acompanhando de perto essa ação porque entendemos a importância dela para as comunidades. Trazer médicos especialistas para uma localidade distante como o Alto Rio Azul mostra o resultado de uma parceria entre Prefeitura, Câmara e Governo do Estado. Como vereadores e fiscais do povo, é importante estarmos presentes para acompanhar os serviços oferecidos à população”, disse. O presidente da comunidade do PA Bom Sossego, Gustavo Nascimento, agradeceu pela realização da ação e pela presença da governadora. “Esse momento é muito importante para toda a comunidade. Ficamos felizes em receber pela primeira vez uma governadora aqui no Bom Sossego. Também agradecemos ao prefeito Zé Luiz pela realização da ação itinerante pela segunda vez na comunidade. Esperamos que possa acontecer mais vezes”, afirmou. A ação de Saúde Itinerante na comunidade Três Unidos contou com uma equipe formada por três clínicos gerais, dois ginecologistas, um pediatra e dois dentistas, garantindo atendimento especializado à população. Durante a programação, foram realizados 30 atendimentos ginecológicos, 30 pediátricos, 50 clínicos gerais, além de atendimentos odontológicos e 20 sessões de fisioterapia. A equipe também realizou 55 testes rápidos, 29 procedimentos de implantação do Implanon, 20 exames de ultrassonografia e 100 coletas de exames laboratoriais. Já na comunidade Bom Sossego, a ação registrou 35 atendimentos ginecológicos, 33 pediátricos, 80 clínicos gerais, 35 odontológicos e 21 atendimentos de fisioterapia. Também foram realizados 100 testes rápidos, 30 procedimentos de implantação do Implanon, 32 exames de ultrassonografia e 150 coletas de exames laboratoriais, ampliando o acesso da população aos serviços de saúde especializada. Galeria de imagens: Assessoria de Comunicação Social Jenildo Cavalcante Imagens: Evandro Ibernon
- Saúde itinerante leva especialistas e esperança às comunidades ribeirinhas do Rio Azul
A saúde de Mâncio Lima segue alcançando resultados importantes e ampliando o acesso da população aos serviços especializados, principalmente nas localidades mais distantes do município. Nesta sexta-feira, 1º de malo, feriado do Trabalhador, a Prefeitura de Mâncio Lima por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o governo do Estado e Exército Brasileiro, realizou mais uma ação de saúde itinerante na comunidade Trës Unidos, localizada a cerca de quatro horas de barco da zona urbana. A iniciativa levou uma equipe formada por dois ginecologistas, uma pediatra, três clínicos gerais, dois dentistas, enfermeiros e técnicos de enfermagem, além de atendimentos odontológicos, vacinação, testes rápidos e exames laboratoriais. O prefeito Zé Luiz destacou o esforço conjunto para garantir atendimento de qualidade às famílias ribeirinhas e agradeceu o apoio do Governo do Estado e das equipes envolvidas na logística da ação. "Temos pessoas acreditando no nosso trabalho e em todas as áreas da nossa gestão. Quero agradecer especialmente à nossa governadora Mailza Assis e às secretarias estaduais que têm caminhado conosco, em especial à SEJUSP, por meio do Gefron e do Ciopaer e Câmara de Vereadores, que ajudaram no transporte aéreo dos médicos. Nada disso é feito sozinho, existe muito planejamento, organização e compromisso por trás de cada ação. É uma grande alegria trazer especialistas que nunca haviam chegado a essas comunidades e ver a felicidade das pessoas sendo atendidas perto de casa", afirmou o prefeito. A dona de casa Maria Auxiliadora comemorou a oportunidade de receber atendimento especializado na própria comunidade. Moradora da região há mais de 20 anos, ela contou que nunca havia presenciado uma ação com tantos especialistas. "Para mim é uma grande satisfação. Estou muito feliz porque os melhores médicos de Cruzeiro do Sul estão aqui hoje na nossa comunidade. Vim me consultar com o ginecologista Dr. Júlio, que já acompanha minha saúde. Se ele não tivesse vindo, eu teria que gastar com gasolina, viajar e enfrentar filas para marcar consulta. Hoje foi tudo aqui, pertinho da minha casa", relatou emocionada. Quem também aproveitou a ação foi Alcineila da Silva Monteiro, moradora da comunidade e mãe de um filho. Ao lado do esposo, ela decidiu colocar o Implanon, método contraceptivo de longa duração ofertado durante os atendimentos. "É uma satisfação muito grande ter esse atendimento aqui. A gente já tinha decidido colocar o Implanon e hoje conseguimos fazer isso sem precisar sair da comunidade. É raro ter tantos especialistas assim por aqui. Estou muito agradecida pelo atendimento e pela atenção da equipe", falou a dona de casa. A secretária municipal de Saúde, Rusie Paula, avaliou positivamente o primeiro dia de atendimento e, destacou a participação expressiva da população. "Esperávamos um público grande, mas a procura superou as nossas expectativas. Ver a alegria no rosto das pessoas ao receber atendimento especializado dentro da própria comunidade é algo muito gratificante. Esse é o modelo de saúde humanizada que a gestão do prefeito Zé Luiz e do vice-prefeito Andinho tem buscado levar às comunidades, garantindo acesso, prevenção e cuidado para quem mais precisa", ressaltou. Além dos serviços de saúde, a Prefeitura promoveu uma programação especial em homenagem antecipada ao Dia das Mães, com sorteio de brindes e momentos de confraternização. A Câmara de Vereadores acompanha a agenda com a presença do Presidente, Vereador Zeca do Pentecostes e mais cinco dos vereadores. Moradores de comunidades vizinhas também participaram da ação, que reforçou o compromisso da gestão municipal em aproximar os serviços públicos das populações ribeirinhas e garantir mais dignidade e qualidade de vida aos moradores da zona rural ribeirinha. Um torneio de futebol de campo agitou a tarde na comunidade Três Unidos. Assessoria de Comunicação Social Jenildo Cavalcante Imagens: Evandro Ibernon
- Após 19 anos, Mâncio Lima atualiza Lei Ambiental e fortalece combate aos impactos das mudanças climáticas
Após quase duas décadas sem atualização, a Prefeitura de Mâncio Lima sancionou a nova Política Municipal de Meio Ambiente por meio da Lei nº 600/2026, modernizando a legislação ambiental do município pela primeira vez desde 2007. A publicação com a nova Lei saiu na edição do Diário Oficial da União desta quarta-feira, 29. Localizado no extremo oeste da Amazônia, onde o Brasil começa e o sol se põe por último, Mâncio Lima possui mais de 80% de cobertura vegetal nativa, 62% da área urbana arborizada, duas unidades de conservação ambiental, ARIE Estadual Japiim Pentecostes e, parte significativa do Parque Nacional da Serra do Divisor, 33% de seu território onde estão os principais atrativos turísticos, considerado uma das Unidades de Conservação mais biodiversa da Amazônia O município também abriga três etnias indígenas — Puyanawa, Nukini e Nawa — e consolida-se como território estratégico para soluções baseadas na natureza, economia circular e desenvolvimento sustentável frente aos desafios impostos pelas mudanças climáticas. A nova legislação estabelece diretrizes, instrumentos e mecanismos voltados à promoção do desenvolvimento sustentável, conciliando crescimento econômico, justiça social e equilíbrio ambiental. Entre os principais pontos da lei estão o fortalecimento do licenciamento ambiental, a proteção dos recursos naturais, o incentivo à educação ambiental, a gestão eficiente dos resíduos sólidos, o controle da poluição, a arborização urbana e a ampliação das ações de fiscalização ambiental. A Política Municipal de Meio Ambiente também reforça a atuação integrada do Sistema Municipal de Meio Ambiente (SIMMA) que contempla o Fundo Municipal de Meio Ambiente e o Conselho Municipal, coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo, garantindo maior segurança jurídica para as ações de preservação e fiscalização no município. A nova política fortalece a estrutura de governança ambiental do município por meio do Sistema Municipal de Meio Ambiente (SIMMA), composto por órgãos e entidades da administração municipal responsáveis pela proteção e melhoria da qualidade ambiental. O sistema tem como órgão central a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo, responsável pela coordenação, fiscalização e execução da Política Municipal de Meio Ambiente (PMMA); como órgão consultivo e deliberativo, o Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMDEMA); além dos órgãos seccionais da administração pública que executam programas, projetos e ações ambientais. A atuação integrada do SIMMA será coordenada através do Plano de Ação Ambiental Integrada (PAAI), garantindo maior eficiência na execução das políticas públicas ambientais. Fica criando o Fundo Municipal de Meio Ambiente (FMMA), de natureza contábil especial, destinado a garantir suporte financeiro para planos, programas e projetos voltados ao uso racional e sustentável dos recursos naturais, fiscalização ambiental, recuperação de áreas degradadas e ações permanentes de educação ambiental em Mâncio Lima. A gestão do fundo será realizada por um Conselho Gestor, órgão colegiado responsável por deliberar sobre a aplicação dos recursos e acompanhar a execução orçamentária e financeira das ações ambientais, fortalecendo a transparência, o controle social e a implementação das políticas públicas ambientais no município. A legislação também prevê que a gestão dos recursos e o acompanhamento da execução orçamentária e financeira das ações ambientais sejam realizados por um Conselho Gestor, órgão colegiado responsável por deliberar sobre a aplicação dos recursos, assegurando mais transparência, participação social e fortalecimento da governança ambiental no município. O secretário municipal de Meio Ambiente e Turismo, Zaqueu Muniz, comemorou a atualização da legislação e destacou o avanço institucional proporcionado pela nova lei: “Nós estamos muito alegres pela atualização da lei e depois de tanto tempo ela ter sido atualizada. Sabemos que tudo isso foi possível porque o nosso prefeito deu aval e vemos o quanto ele está preocupado com a questão climática, com o cuidado da nossa natureza e do nosso ambiente. Ficamos muito contentes porque hoje a Secretaria passa a ter uma lei atualizada, com mais amparo jurídico para trabalhar as leis ambientais dentro do município. Os nossos agentes também passam a ter mais segurança para exercer a fiscalização”, afirmou. O prefeito Zé Luiz Gomes destacou que a atualização da Política Municipal de Meio Ambiente representa um compromisso da gestão com o futuro do município e com a preservação ambiental. Segundo ele, a nova legislação não tem caráter apenas punitivo, mas busca criar instrumentos permanentes de proteção e conscientização. “O intuito da lei não é apenas coibir ou aplicar sanções, mas garantir uma política ambiental moderna e eficiente, que assegure o equilíbrio ambiental, fortaleça a gestão adequada dos resíduos sólidos e promova campanhas continuadas de educação ambiental. Queremos construir uma cidade que cresça de forma organizada, sustentável e preparada para enfrentar os desafios climáticos, preservando nossas riquezas naturais para as futuras gerações”, ressaltou o prefeito. Assessoria de Comunicaçao Social Jenildo Cavalcante Imagens: Evandro Ibernon Drone: Pedro Benevides
- Com adesão à Agenda 2030, Mâncio Lima avança em políticas sustentáveis e transforma metas globais em dignidade local
A Prefeitura de Mâncio Lima publicou nesta quarta-feira, 29, no Diário Oficial da União, a sanção da Lei nº 599, que institui a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) como referência para a elaboração, execução e acompanhamento das políticas públicas municipais. A medida estabelece diretrizes voltadas ao desenvolvimento sustentável nas áreas social, educacional, econômica, ambiental e institucional, alinhando o município às metas globais propostas pela Organização das Nações Unidas. Com a nova legislação, todos os órgãos da Administração Pública Municipal deverão vincular seus planos, programas, projetos e ações às metas da Agenda 2030. As iniciativas também poderão integrar o Plano de Ação Ambiental Integrada (PAAI) da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A lei determina ainda que as metas dos ODS passem a ser utilizadas como indicadores de resultados da gestão municipal, permitindo a criação de metas próprias de acordo com as necessidades e características de Mâncio Lima. O prefeito Zé Luiz destacou que a aprovação da lei fortalece as políticas socioambientais do município e amplia as possibilidades de acesso a recursos nacionais e internacionais destinados a projetos de preservação ambiental, combate à pobreza e segurança alimentar. “Estamos dando um passo histórico para Mâncio Lima. A Agenda 2030 passa a fazer parte oficialmente das políticas públicas do município e isso demonstra nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável, com a preservação ambiental e com a melhoria da qualidade de vida da nossa população. Temos mais de 80% de cobertura vegetal de floresta nativa e queremos continuar crescendo de forma responsável, garantindo oportunidades para as pessoas sem abrir mão da proteção da nossa floresta para as futuras gerações”, afirmou o prefeito. A legislação também cria o Programa Municipal de Implementação da Agenda 2030, coordenado pelo Gabinete do Prefeito, responsável por articular ações entre as secretarias e promover a participação social na execução das metas. Entre as atribuições estão a produção de dados, a divulgação das ações e a integração do município às iniciativas globais voltadas ao desenvolvimento sustentável. Em 2024, Mâncio Lima aderiu ao pacto global da Agenda 2030 com o lançamento da revista “Mâncio Lima, o futuro começa agora”, consolidando agora esse compromisso com a sanção da lei. A cidade é referencia em politicas ambientais e integra a Rede Cidades Verdes Resilientes do Ministério do Meio Ambiente, este adesão tem garantido o cadastro de processos importantes e estratégicos para o desenvolvimento da cidade. A Organização das Nações Unidas lançou a Agenda 2030 como um plano global de ação para promover o desenvolvimento sustentável, reunindo 193 países em torno de metas voltadas à melhoria da qualidade de vida da população e à preservação do planeta. A iniciativa é composta por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que abrangem áreas como erradicação da pobreza, educação de qualidade, saúde, igualdade, geração de emprego, proteção ambiental, combate às mudanças climáticas e fortalecimento das instituições públicas. Os ODS servem como referência para governos, empresas e sociedade na construção de políticas e ações que garantam desenvolvimento econômico, inclusão social e sustentabilidade ambiental até o ano de 2030. Assessoria de Comunicação Social] Jenildo Cavalcante Imagens: Evandro Ibernon/PNUD Brasil Drone: Pedro Benevides
- Prefeitura divulga programação e discute segurança, e detalhes importantes dos 49 anos de Mâncio Lima
A Prefeitura de Mâncio Lima realizou, na última segunda-feira, 27, uma série de reuniões estratégicas para alinhar os preparativos da programação oficial em comemoração aos 49 anos de emancipação política do município. Os encontros reuniram representantes das forças de segurança, secretários municipais, servidores e membros da gestão para definir ações de organização, segurança e logística do evento, que acontece de 21 a 30 de maio. A primeira reunião contou com a participação da Polícia Militar, Detran, Corpo de Bombeiros e do Delegado de Polícia Civil José Obetâneo, além de integrantes da administração municipal e segurança privada. O encontro teve como foco principal o planejamento das ações de segurança durante as festividades, especialmente nos locais de maior concentração de público, como o bairro São Francisco, Centro e Alameda das Águas. Este ano, o show de encerramento e o carnaval fora de época acontecerão na Alameda das Águas, espaço que será oficialmente inaugurado durante a programação festiva. A escolha do local busca garantir mais organização, segurança e melhor estrutura para os foliões, além de facilitar o trabalho das equipes de fiscalização e segurança. O comandante do Batalhão da Polícia Militar de Cruzeiro do Sul, Major Abraão, destacou a importância do planejamento integrado entre as instituições para assegurar tranquilidade durante toda a programação. Já no fim da tarde, a gestão municipal promoveu uma reunião ampliada com o prefeito Zé Luiz, o vice-prefeito Andinho Lima, secretários municipais e colaboradores para tratar da execução da programação comemorativa. Com uma agenda diversificada, as festividades dos 49 anos de Mâncio Lima irão reunir atividades culturais, esportivas, religiosas, agropecuárias e de lazer, consolidando uma das maiores celebrações já realizadas no município. Além dos shows e eventos culturais, a prefeitura realizará a entrega de importantes obras para a população, entre elas a conclusão da Alameda das Águas, inauguração de praça pública, entrega do CAPS, pavimentação asfáltica em vias urbanas e a revitalização da Casa de Cultura Márcia Alencar. Alameda das Águas Orlei Messias Cameli O prefeito Zé Luiz destacou que a programação foi pensada para contemplar toda a população e fortalecer o sentimento de pertencimento e orgulho do município: “Estamos preparando uma grande festa para celebrar os 49 anos de Mâncio Lima com responsabilidade, organização e muitas entregas importantes para nossa população. Será um momento de celebrar nossa história, nossa cultura e os avanços que o município vem conquistando com muito trabalho e parceria”, afirmou o prefeito. Com uma agenda diversificada, as festividades dos 49 anos de Mâncio Lima irão reunir atividades culturais, esportivas, religiosas, agropecuárias e de lazer, consolidando uma das maiores celebrações já realizadas no município. A gestão já divulgou a programação e espera contar com a participação massiva da população e de visitantes. Programação dos 49 Anos de Mâncio Lima: Assessoria de Comunicação Social Jenildo Cavalcante Imagens: Pedro Benevides/Evandro Ibernon
- Prefeitura de Mâncio Lima e Polícia Militar avançam na implantação do projeto Guarda Mirim no município
A Prefeitura de Mâncio Lima, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, deu mais um importante passo para a implantação do projeto Guarda Mirim no município. Em reunião realizada na última segunda-feira, 27, com representantes da Polícia Militar do Acre, a gestão municipal discutiu os detalhes da parceria que pretende atender crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, promovendo cidadania, disciplina e inclusão social. O encontro contou com a presença do comandante do Batalhão da Polícia Militar de Cruzeiro do Sul, Major PM Abraão e do Subcomandante Capitão Campos, além do prefeito Zé Luiz, secretários municipais de Educação, Assistência Social, Administração e Articulação Institucional, do procurador jurídico do município e do delegado de Polícia Civil, José Obetâneo. Durante a reunião, o Major Abraão explicou que o projeto Guarda Mirim já funciona há mais de 30 anos dentro do batalhão da Polícia Militar em Cruzeiro do Sul e atualmente atende cerca de 350 famílias. Segundo ele, a chegada do programa em Mâncio Lima só está sendo possível pela abertura e compromisso social demonstrado pela gestão municipal. “O projeto apresenta excelentes resultados porque trabalha diretamente na raiz dos problemas sociais. Nosso objetivo é tirar crianças e adolescentes de situações de vulnerabilidade, afastando-os das ruas, das drogas e da criminalidade, formando cidadãos conscientes e preparados para o futuro”, destacou o comandante. O programa é voltado para crianças e adolescentes de 9 a 17 anos, que participam de atividades no contraturno escolar. A proposta inclui instruções de civismo, disciplina, educação física, cidadania e orientação social, além de ações voltadas à saúde e assistência social e psicológica. Outro diferencial do projeto é o encaminhamento dos jovens para oportunidades no mercado de trabalho, especialmente na condição de menor aprendiz e também para ingresso no Exército Brasileiro. Os profissionais envolvidos como contrapartida do município incluem pedagogos, educadores físicos e psicólogos. O prefeito Zé Luiz afirmou que a implantação da Guarda Mirim é um sonho antigo da gestão municipal, pela importância social e transformadora do projeto: “Esse projeto já está no nosso coração há muito tempo, porque entendemos a dimensão social que ele representa. Vamos disponibilizar toda a nossa equipe e fazer todo o possível para que ele chegue a Mâncio Lima e dê certo. Temos um espaço importante que poderá ser utilizado exclusivamente pelo programa, que é o Complexo Esportivo Totão”, afirmou o prefeito. A seleção dos participantes levará em consideração crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e que estejam devidamente matriculados na rede municipal de ensino. Nesta primeira etapa, a previsão é formar duas turmas com 30 guardas mirins cada, promovendo oportunidades, inclusão e fortalecimento dos vínculos sociais e familiares. Assessoria de Comunicação Social Jenildo Cavalcante Imagens: Pedro Benevides
- Noite de Fé e Louvor: Israel Salazar será destaque nos 49 anos de Mâncio Lima
A fé e a música vão ecoar com força na celebração dos 49 anos de emancipação política de Mâncio Lima. A Prefeitura anunciou, nesta segunda-feira, 27, uma das atrações mais aguardadas da programação: o cantor gospel Israel Salazar, que será o grande destaque da noite dedicada ao louvor e à adoração. Reconhecido nacionalmente por sua trajetória na música cristã contemporânea, Israel Salazar construiu uma carreira marcada por talento, sensibilidade e profunda conexão espiritual. Ele ganhou notoriedade como um dos principais vocalistas do ministério Diante do Trono, onde atuou entre 2009 e 2014, período em que participou de projetos que impactaram milhares de vidas em todo o Brasil. Desde 2015, segue em carreira solo, levando mensagens de fé, esperança e entrega por meio de suas canções. A apresentação acontece no dia 27 de maio, na Praça São Sebastião, e promete reunir centenas de fiéis evangélicos em uma noite especial de comunhão. No repertório, não devem faltar sucessos como “No Meio dos Louvores”, “Tudo o Que Me Prometeu” e “Eu Te Entrego Meu Dia”, canções que tocam profundamente o coração e se tornaram verdadeiros hinos nas igrejas e plataformas digitais. Ao celebrar mais um ano de história, Mâncio Lima inclui em seu calendário atividades culturais, esportivas, religiosas e agropecuárias, abrindo espaço para que diferentes expressões de fé façam parte dessa grande festa. A noite gospel chega como um convite à reflexão, à esperança e à celebração da vida, tornando ainda mais especial este marco na trajetória do município. Assessoria de Comunicação Social Jenildo Cavalcante Imagens: Evandro Ibernon
- Prefeitura apresenta identidade visual dos 49 anos de Mâncio Lima com foco na tradição e no futuro
A Prefeitura de Mâncio Lima apresentou oficialmente nesta segunda-feira, a identidade visual em comemoração aos 49 anos de emancipação política do município. O projeto destaca a essência da cidade mais ocidental do Brasil, unindo elementos culturais, naturais e históricos em uma proposta moderna e simbólica. Com o conceito “Uma cidade que celebra sua raiz, mas avança com visão para o futuro”, a nova marca foi pensada para fortalecer o sentimento de pertencimento da população, ao mesmo tempo em que projeta o município para novas possibilidades de desenvolvimento. A composição visual utiliza predominantemente as cores verde e amarelo, que fazem referência à bandeira municipal e transmitem energia, vitalidade e conexão com as tradições locais. O número “49” ganha destaque com um design dinâmico, representando o desenvolvimento e a evolução de Mâncio Lima ao longo dos anos. Entre os principais elementos que compõem a identidade visual, estão símbolos marcantes da história e da cultura local,. O pássaro japiim, ícone da fauna regional, reforça a identidade única do município. Os traços indígenas, pintura corporal kẽde na língua pano, usado pelos povos originários fazem alusão às origens e à forte presença das comunidades tradicionais, valorizando a diversidade cultural e a biodiversidade da região. A Igreja São Sebastião e a Praça central aparecem como referências históricas, representando a fundação da cidade e a união do seu povo. Já os coqueiros simbolizam o tradicional Festival do Coco, evidenciando a importância da agricultura familiar e o potencial econômico local. Outro destaque é a presença da Serra do Divisor, uma das unidades de conservação de maior biodiversidade da Amazônia, elemento que reforça o título de “Cidade do Sol Poente”, acompanhado do sol, que ocupa posição central na arte e simboliza a energia vibrante do município e sua localização geográfica única no extremo oeste brasileiro. A tipografia escolhida para o nome “Mâncio Lima” apresenta um estilo orgânico e fluido, remetendo à natureza e ao movimento, reforçando a ideia de crescimento e transformação. De acordo com o projeto, a identidade visual vai além de uma marca comemorativa: ela representa um símbolo de união, cultura e desenvolvimento. Cada detalhe foi pensado para traduzir a história, a memória e o potencial de futuro da cidade. Desenvolvido por Rodrigo Gomes, o projeto consolida a celebração dos 49 anos como um marco não apenas de comemoração, mas também de valorização da trajetória de Mâncio Lima, reafirmando suas raízes enquanto projeta novos caminhos para o futuro. Assessoria de Comunicação Social Jenildo Cavalcante Projeto gráfico: Rodrigo Gomes Imagens: Evandro Ibernon/Pedro Benevides
- Banda Chicabana vai comandar o Carnaval fora de época na inauguração da nova Alameda das Águas
Mâncio Lima vive um momento histórico e de grande transformação. A Prefeitura anunciou neste domingo, 26, que a inauguração da segunda etapa da Alameda das Águas, marcada para o dia 30 de maio e, será realizada em grande estilo, com um verdadeiro espetáculo musical: o show da Banda Chicabana, uma das maiores referências do axé baiano. O evento promete marcar não apenas a entrega de um novo espaço urbano, mas também a realização do Carnaval fora de época da cidade, reunindo alegria, cultura e muita música. Com mais de 90% das obras concluídas, a Alameda das Águas chega em sua nova fase ainda mais moderna e acolhedora. O espaço contará com mais dois blocos de arquibancadas, cobertura, novo piso, portal de entrada, iluminação em LED, revitalização das calçadas e um centro de atendimento ao turista, fortalecendo o potencial turístico e de lazer do município. A obra é fruto da parceria entre a Prefeitura de Mâncio Lima e o Governo do Estado, e representa um investimento importante na valorização dos espaços públicos e na qualidade de vida da população. A expectativa é que o novo ambiente se torne um dos principais pontos de encontro da cidade. Para celebrar essa conquista, a escolha da Banda Chicabana reforça o clima de festa. Originária de Serrinha, na Bahia, o grupo é conhecido por sua energia contagiante e por arrastar multidões em micaretas e grandes eventos pelo país. No repertório, sucessos como “Pego Todas”, “Pago Pra Ver”, “Eu Quero Só Você”, “iPad, iPod, iPhone” e “Dentro” prometem animar o público e transformar a noite em um momento inesquecível. A gestão municipal destaca que a espera valeu a pena: a nova Alameda das Águas será entregue com uma festa à altura da importância da obra, consolidando Mâncio Lima como palco de grandes eventos e celebrações. Assessoria de Comunicação Social Jenildo Cavalcante Imagens: Pedro Benevides/internet
- Wanderley Andrade é atração confirmada na Cavalgada Hermecílio Barreto de Lima, nos 49 anos de Mâncio Lima
Vai ter "rebelião no seu coração’" durante a Cavalgada Hermecílio Barreto. O cantor paraense , conhecido como o rei do brega, pop e o eterno “traficante do amor", promete animar o público com muito brega, mas também rock. O município de Mâncio Lima se aproxima das comemorações dos seus 49 anos de emancipação política, celebrados no mês de maio, com uma programação que movimenta diversos setores da sociedade, como economia, cultura e agronegócio. Entre os destaques está a tradicional Cavalgada Hermecílio Barreto de Lima, um dos eventos mais aguardados pela população. Neste domingo, 26, a Prefeitura anunciou a primeira atração nacional: o cantor brega Wanderley Andrade, que será responsável por animar o encerramento da cavalgada. Conhecido em toda a região Norte e em outras regiões do país, Wanderley Andrade é dono de grandes sucessos que marcaram gerações, como “Traficante do Amor”, "ladrão de coração", "conquista" dentre outros sucessos que marcaram toda uma geração, sendo uma figura bastante popular e querida pelo público manciolimense. Com seu estilo irreverente e repertório contagiante, o artista promete levantar o público e garantir um grande show para encerrar a programação com muita animação e energia. A Cavalgada Hermecílio Barreto de Lima acontece no domingo, dia 24 de maio, reunindo comitivas, produtores rurais e cavaleiros de Mâncio Lima e de municípios vizinhos. O evento é uma verdadeira celebração das tradições do campo e costuma atrair mais de 5 mil pessoas, fortalecendo a cultura local e impulsionando a economia durante o período festivo. Assessoria de Comunicação Social Jenildo Cavalcante Imagens: Evandro Ibernon/imagens da internet
- Fortes chuvas causam prejuízos e mobilizam força-tarefa da Prefeitura em Mâncio Lima
As intensas chuvas que têm atingido a região nos últimos dias já provocam sérios prejuízos e dificultam o deslocamento de moradores em diversos ramais e também em ruas da zona urbana de Mâncio Lima. Somente nas últimas 24 horas, o volume registrado foi de 80 milímetros — índice muito acima do esperado para todo o mês de abril —, acendendo o alerta das autoridades municipais. Diante da situação, a Prefeitura montou uma força-tarefa para atuar de forma emergencial, buscando garantir condições mínimas de tráfego e segurança, principalmente para as comunidades da zona rural, que são as mais afetadas. Os impactos são visíveis em diferentes localidades. Os impactos são visíveis em diferentes localidades. No Ramal do Banho, a ponte do Igarapé Preto, que passava por manutenção preventiva teve os trabalhos interrompidos devido à forte enxurrada, o que acabou comprometendo o acesso e deixando o ramal temporariamente isolado. No local, também há registros de casas alagadas e prejuízos em plantações. Já no Ramal do Barão, principal acesso à Terra Indígena Puyanawa, trechos ficaram completamente inundados e intrafegáveis devido a elevação do Igarapé Berkua - Barão, obrigando moradores a se arriscarem ao atravessar áreas alagadas. Diante da impossibilidade de circulação do transporte escolar, as aulas foram temporariamente paralisadas para garantir a segurança de alunos e profissionais da educação. Outro ponto crítico é o Ramal dos Caetanos, onde o Igarapé Branco transbordou. Sem capacidade para escoar o grande volume de água, o igarapé invadiu propriedades, atingindo plantações e áreas produtivas. Diversos piscicultores também registraram prejuízos significativos com o transbordamento de açudes e o rompimento de pequenas barragens, provocados pelo grande volume de água. A piscicultura, que é uma das principais atividades econômicas do município, foi diretamente impactada, afetando a produção e gerando perdas para dezenas de famílias que dependem da atividade para sua subsistência e renda. O secretário municipal de Articulação Institucional, José Luiz Bentes acompanha de perto a situação junto com a Defesa Civil Municipal, visitando os ramais afetados, dialogando com lideranças comunitárias e coordenando ações paliativas emergenciais. “Estamos nos ramais, ouvindo as comunidades e buscando soluções imediatas para minimizar os impactos. Sabemos das dificuldades que os moradores estão enfrentando e a Prefeitura está mobilizada para dar uma resposta rápida, mesmo diante de um cenário tão desafiador”, destacou o secretário. Além das ações emergenciais, a gestão municipal segue realizando levantamentos detalhados dos danos e monitorando o comportamento dos rios e igarapés, especialmente diante da previsão de continuidade das chuvas nas próximas horas. O objetivo é garantir assistência às famílias atingidas e evitar agravamento da situação. Na zona urbana, os impactos também são significativos. Em várias ruas principais, crateras têm se aberto devido à força das enxurradas, comprometendo a estrutura viária e destruindo bueiros e bocas de lobo. A Prefeitura mantém uma força-tarefa atuando nos pontos mais críticos, realizando intervenções emergenciais para garantir o tráfego e a segurança da população. No entanto, a intensidade das chuvas tem dificultado o trabalho: em algumas situações, os reparos são realizados durante a manhã, mas, já no período da tarde, novas chuvas acabam destruindo parte do que foi recuperado, exigindo retrabalho contínuo das equipes. O coordenador da Defesa Civil Municipal, Enilson Puyanawa, também reforçou o alerta para os próximos dias, destacando que, embora o volume elevado surpreenda pela intensidade, a ocorrência de chuvas já estava dentro das previsões climáticas para o período. “Esse volume já era esperado, não nessa intensidade, mas já havia previsão. Temos indicativo de chuvas até a próxima segunda-feira, com a umidade do ar chegando a 100%, o que mantém a condição favorável para precipitações contínuas. A orientação é que as populações afetadas redobrem os cuidados com seus bens, especialmente em áreas de risco, como açudes, rios e igarapés, buscando reduzir o nível da água quando possível, além de ter muita atenção ao atravessar áreas inundadas, evitando maiores prejuízos”, destacou. Especialistas apontam que eventos extremos como este — com chuvas intensas em curto período de tempo — têm se tornado mais frequentes e estão diretamente relacionados aos efeitos das mudanças climáticas. Na região amazônica, esse fenômeno tem provocado alterações no regime de chuvas, impactando diretamente comunidades rurais, infraestrutura e atividades produtivas. A Prefeitura reforça que permanece em alerta máximo, com equipes mobilizadas para atuar rapidamente nas áreas afetadas e reduzir os transtornos causados pelas chuvas, priorizando a segurança da população e o restabelecimento do acesso nas regiões isoladas. Assessoria de Comunicação Social Jenildo Cavalcante Imagens: Evandro Ibernon Drone: Pedro Benevides
- Defesa Civil Estadual reforça ações de prevenção em visita à Mâncio Lima
A Prefeitura de Mâncio Lima recebeu, nesta quinta-feira (23), na sede do Executivo municipal, a equipe da Defesa Civil Estadual para uma reunião estratégica com a coordenação municipal e secretários, com foco na preparação para uma possível seca severa e no enfrentamento a incêndios de grandes proporções durante o período de estiagem. A ação faz parte de um cronograma que está percorrendo os 22 municípios do Acre, levando orientações técnicas, alinhando estratégias e fortalecendo a atuação integrada entre Estado e municípios. A missão é coordenada pelo tenente-coronel Francisco Cassiano, responsável pela gestão de desastres, juntamente com o capitão Brito, designados pelo gestor da pasta, coronel Carlos Batista. Durante o encontro, foram apresentados o plano de contingência frente aos eventos naturais registrados nos últimos meses — como as enchentes do Rio Moa —, além das estratégias de combate às queimadas com a aproximação do verão amazônico. Também foi realizada a apresentação da cartilha sobre desastres e segurança no trabalho, instrumento que auxilia na conscientização e prevenção de riscos. Paralelamente às reuniões institucionais, a equipe estadual tem promovido palestras em escolas estaduais, municipais e comunidades rurais. As atividades abordam o papel da Defesa Civil, prevenção de acidentes domésticos, queimadas e outros riscos. Durante as ações, são distribuídos panfletos ilustrativos e reforçada a orientação de que não se deve atear fogo em entulhos ou terrenos baldios, prática que pode causar incêndios de grandes proporções. O coordenador municipal da Defesa Civil, Enilson Costa Puyanawa, destacou a importância da parceria com o Estado: “A Defesa Civil somos todos nós, e a população precisa ver o órgão como um aliado na prevenção e no combate aos desastres naturais. Nossa equipe é pequena, e contar com o apoio do Estado faz toda a diferença. Essa parceria fortalece nosso trabalho e garante que possamos atender melhor as famílias afetadas”, afirmou. O tenente-coronel Francisco Cassiano ressaltou que a iniciativa busca ampliar o conhecimento da população e integrar as secretarias municipais: “A nossa vinda a Mâncio Lima, assim como aos demais municípios, é para levar informação e fortalecer a atuação conjunta. A Defesa Civil não trabalha sozinha, é um esforço coletivo. Também estamos planejando um segundo simulado geral voltado para desastres naturais, como parte das ações estaduais de preparação”, explicou. A Defesa Civil Estadual tem mantido uma relação próxima com o município, prestando apoio técnico sempre que necessário. A visita reforça o compromisso com a prevenção e a resposta rápida aos eventos extremos, promovendo mais segurança e proteção à população de Mâncio Lima. Assessoria de Comunicação Social Jenildo Cavalcante Imagens: Evandro Ibernon
- Com participação de 36 equipes, sorteio do Copão Manciolimense de Futebol é realizado na Prefeitura
Na manhã desta segunda-feira, 20, no auditório da Prefeitura de Mâncio Lima, foi realizado o sorteio do Copão Manciolimense de Futebol 2026. O evento contou com a presença do secretário municipal de Educação, Cultura e Esporte, Júnior Pinho; da secretária municipal de Saúde, Rusie Lima; do secretário de Articulação Institucional, José Luiz Bentes; do chefe do Departamento de Esportes, Zehilton Rodrigues; do coordenador regional de esportes da Secretaria de Estado, Danilo Chagas; e do presidente da Liga Manciolimense de Futebol, Claudomir Lebre. Organizado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, por meio do Departamento de Esportes, o Copão contará com a participação de 36 equipes, representando a zona urbana, a zona rural terrestre e fluvial. As regiões do Rio Moa e Rio Azul terão duas equipes cada, além da participação de uma equipe da Terra Indígena Puyanawa. A competição conta com o apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, que contribui com equipamentos e formação da arbitragem, e da Liga Manciolimense de Futebol, parceira na organização, mobilização das equipes e apoio técnico. Segundo o secretário Júnior Pinho, o Copão marca o início do calendário esportivo de 2026 no município. “ Serão 36 equipes envolvendo todo o município, desde as cabeceiras dos rios, os ramais e a zona urbana. É uma atividade esportiva que movimenta a cidade, a classe desportista e também a economia local. O esporte é saúde, é segurança pública e é educação. Estamos iniciando nosso calendário com essa grande competição. A premiação ultrapassa R$ 20 mil, contemplando primeiro, segundo e terceiro lugar. Para nós, é uma satisfação realizar mais essa atividade esportiva” , destacou. Júnior Pinho da esquerda para a direita Durante o sorteio, uma equipe de profissionais da saúde orientou os clubes sobre os cuidados necessários na pré-temporada. A Secretaria Municipal de Saúde irá realizar exames de eletrocardiograma, que serão obrigatórios para todos os atletas participantes. O profissional de educação física Agilson Dias ressaltou a importância da prevenção: “O exame de eletrocardiograma tem como objetivo prevenir problemas cardíacos, que muitas vezes são silenciosos. Com esse acompanhamento, atletas, árbitros e todos os envolvidos poderão participar com mais segurança. Além disso, haverá orientação com fisioterapeuta para avaliação de coluna, joelho e demais aspectos físicos. Toda prática esportiva exige esse cuidado para garantir mais qualidade de vida e um bom rendimento do atleta.” A arbitragem também passou por formação oferecida pelo Governo do Estado, capacitando tanto profissionais que já atuam na área quanto novos interessados em se qualificar. De acordo com o chefe do Departamento de Esportes, Zehilton Rodrigues, a preparação para o Copão começou ainda no mês de março. “Estamos desde março organizando essa competição. Aguardávamos a autorização do prefeito para dar início ao Copão. Este será o primeiro Copão Manciolimense de Futebol com 36 equipes, incluindo times do Rio Moa, Rio Azul, comunidades indígenas e da zona urbana. Hoje realizamos o sorteio, com 19 jogos definidos para a primeira fase. A competição terá início nos dias 9 e 10 de maio, seguindo até o mês de julho, quando acontecerão as finais”, explicou. Com premiação superior a R$ 20 mil, o Copão Manciolimense de Futebol promete movimentar o município, fortalecer o esporte local, a economia e promover a integração entre as comunidades ao longo de toda a competição. A disputa tem início no mês de maio e se estende até julho. A abertura oficial será realizada no sábado, 9 de maio, com uma rodada especial envolvendo quatro equipes: Bom Sossego x Puyanawa, Atlético Vila x São Domingos, Acreano do Banho x Guarani e Nacional dos Normando x Atlético São José, marcando o pontapé inicial de uma das maiores competições esportivas do município. Assessoria de Comunicação Social Jenildo Cavalcante Imagens: Evandro Ibernon
- Com foco na prevenção, Prefeitura de Mâncio Lima realiza ação de saúde no Bairro Iracema
A Prefeitura de Mâncio Lima realizou, neste sábado, 18, uma ação de saúde no Bairro Iracema, ampliando o acesso da população aos serviços básicos e fortalecendo as políticas públicas de atenção primária no município. A iniciativa contou com uma equipe multiprofissional, oferecendo atendimentos com clínico geral, ginecologista, nutricionista, dentista, fisioterapeuta e ortopedista, entrega de medicamentos, além de serviços de ultrassonografia, coleta de exames, testes rápidos e vacinação. A ação faz parte da estratégia de descentralização dos serviços, levando atendimento diretamente às comunidades, especialmente às áreas rurais. O prefeito Zé Luiz destacou o compromisso da gestão com a saúde da população. “Saí cedo de Rio Branco, junto com o deputado Zezinho Barbary, para acompanhar o trabalho da nossa equipe aqui no Bairro Iracema. Estamos ofertando um atendimento diferenciado, com diversas especialidades, garantindo acesso à saúde para quem mais precisa. Esse é o modelo de atendimento itinerante que queremos ampliar em nossa cidade ”, afirmou. O deputado federal Zezinho Barbary, ao lado da vereadora Reziane Barros, moradora do bairro, também ressaltou a importância da iniciativa: “ Quero parabenizar a gestão por esse trabalho. É gratificante acompanhar de perto um atendimento como esse. Seguiremos em Brasília destinando recursos para fortalecer a saúde dos municípios, garantindo que ações como essa continuem acontecendo.” A secretária municipal de Saúde, Rusie Lima, destacou a grande procura pelos atendimentos. “ Esperávamos um público expressivo por atender várias comunidades rurais, mas superou nossas expectativas, principalmente com a presença do público feminino. Estamos oferecendo testes de malária, testes rápidos, vacinação e especialidades como ginecologia, pediatria, ortopedia e ultrassonografia. Essas ações, representam a humanização da saúde, levando serviços que a população realmente precisa”, explicou. Moradora do bairro, Vanessa da Costa Nascimento destacou a importância da ação. “ Esse é um momento muito esperado por todos. Ter acesso a médicos especialistas aqui no bairro, gratuitamente, é muito importante. Hoje estou buscando atendimento pediátrico, que é uma área muito procurada, e é muito bom ver esse serviço disponível para a população”, disse. Já a aposentada Leuda Nunes, de 80 anos, moradora do Ramal do Gabriel, também aprovou a iniciativa. “ Estou gostando muito. É a primeira vez que vejo tantos médicos atendendo a gente. Aproveitei e trouxe filhas, netas e bisneta, porque para quem mora distante do posto de saúde isso faz muita diferença”, relatou . Participando pel a primeira vez da ação, o médico ortopedista Luiz Augusto chamou atenção para os cuidados com a saúde no meio rural. “Entre os trabalhadores rurais, são comuns as dores na coluna lombar, causadas pelo esforço físico e pelo excesso de peso. A recomendação é evitar sobrecarga, dividir o peso em mais viagens e investir em fortalecimento muscular, pois isso ajuda a prevenir lesões e melhora a qualidade de vida”, orientou. Ao longo do dia, foram realizados diversos atendimentos, com destaque para 47 consultas com clínico geral, 46 ultrassonografias, 30 atendimentos ortopédicos, 20 consultas ginecológicas, 50 atendimentos odontológicos, 15 sessões de fisioterapia e seis atendimentos nutricionais. Também foram coletados 750 exames, realizados 308 testes rápidos, 59 testes de malária e aplicadas 100 doses de vacinas, consolidando a ação como um importante reforço na promoção da saúde preventiva no município. Galeria de imagens: Assessoria de Comunicação Social Jenildo Cavalcante Imagens: Evandro Ibernon
Você está em: Início > Busca > Busca Avançada





















