1943 resultados encontrados com uma busca vazia
- Mais de 3 mil alunos iniciam o ano letivo 2026 na Rede Municipal de Ensino
Nesta segunda-feira, 2, mais de 3,3 mil alunos retornaram às atividades do ano letivo de 2026 na Rede Municipal de Ensino de Mâncio Lima. O início das aulas ocorreu nas unidades da zona urbana, rural terrestre e rural fluvial, totalizando 31 escolas em funcionamento. O prefeito Zé Luiz acompanhou a abertura do ano letivo ao lado do secretário municipal de Educação, Júnior Pinho e do Secretário de Articulação Institucional, José Luiz Bentes. As autoridades estiveram na Escola Francisca Rodrigues, onde deram as boas-vindas aos profissionais da educação e aos estudantes, e também visitaram outras unidades da rede. Durante a visita, o prefeito Zé Luiz ressaltou as ações em andamento na área educacional: “Estamos realizando investimentos na infraestrutura das escolas, com unidades em reforma e reconstrução, além de melhorias nos espaços já existentes. Nosso objetivo é assegurar condições adequadas para o desenvolvimento das atividades escolares ao longo do ano”, declarou. O secretário municipal de Educação, Júnior Pinho, destacou o planejamento realizado para o início das atividades. “ Organizamos o ano letivo com antecedência, garantindo o funcionamento das escolas, a lotação dos profissionais e o suporte necessário para atender os alunos da rede municipal”, afirmou. Das escolas que iniciaram as aulas presenciais, apenas a Escola Pe. Edson de Oliveira Dantas começou o ano letivo com atividades remotas. A unidade passa por reforma geral e ampliação. Após 36 anos de funcionamento, a escola está sendo contemplada com obra orçada em mais de R$ 2 milhões, com recursos do FUNDEB e contrapartida do Município. A intervenção inclui reforma estrutural e ampliação dos espaços físicos. A obra tem prazo estimado entre quatro e cinco meses e previsão de geração de mais de 60 empregos diretos e indiretos. A participação do prefeito e do secretário marcou o início oficial das atividades e reforça a condução das ações administrativas voltadas à manutenção e ao funcionamento da rede municipal de ensino. Assessoria de Comunicação Social Jenildo Cavalcante Imagens: SEMEC
- Prefeito de Mâncio Lima recebe homenagem do Projeto Cidadão
O prefeito de Mâncio Lima, Zé Luiz, acompanhado dos prefeitos de Rodrigues Alves e Porto Walter, foi recebido na última quinta-feira, 26, pelo coordenador do Projeto Cidadão, desembargador Samoel Evangelista. O decano realizou, na Câmara Cível, a entrega da homenagem ao gestor municipal em alusão aos 30 anos do Projeto Cidadão. Em sua fala, Zé Luiz destacou a importância da iniciativa para a população acreana e, especialmente, para os moradores de Mâncio Lima. “Receber essa homenagem em nome do povo de Mâncio Lima é motivo de muita honra e gratidão. O Projeto Cidadão representa dignidade, inclusão e acesso a direitos básicos para milhares de pessoas. Nossa gestão continuará sendo parceira dessa ação tão importante, que transforma vidas e fortalece a cidadania em nosso município”, afirmou o prefeito. Na última segunda-feira, 23, foi realizado ato solene no Palácio da Justiça, onde foram reconhecidas todas as prefeituras e instituições que colaboram com a principal ação social desenvolvida pelo Tribunal de Justiça do Acre (TJAC). As parcerias institucionais são o alicerce de cada edição, permitindo ampliar e fortalecer a oferta de serviços à população acreana. Nos dias 19 e 20 de julho de 2025, a Escola Padre Edson de Oliveira Dantas foi palco da 30ª edição do Projeto Cidadão, que reuniu mais de duas mil pessoas em busca de atendimento gratuito, digno e humanizado. Realizado em parceria entre a Prefeitura de Mâncio Lima, o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), o Ministério Público do Estado do Acre, a Defensoria Pública do Estado, o CEFRON/61º BIS, o Incra e o Governo do Estado, o evento celebrou três décadas de história do projeto, considerado um dos maiores mutirões de cidadania já realizados no município. Durante a solenidade, também foi entregue a Revista Projeto Cidadão – 30 Anos, que conta com versão digital. A publicação apresenta uma jornada audiovisual profunda, capturando, por meio de registros e depoimentos, a realidade de um projeto que ultrapassa fronteiras e leva cidadania onde antes ela era invisível. O documentário retrata não apenas o público atendido e os momentos de superação que transformam a vida de quem tem acesso a um documento simples, mas essencial, como também a vivência de magistradas, magistrados, servidoras e servidores que atuaram e continuam atuando na construção dessa importante iniciativa social. Assessoria de Comunicação Social Jenildo Cavalcante Imagens: Evandro Ibernon/ Secom TJAC.
- Comitê de Gestão fortalece rede de proteção a crianças e adolescentes em Mâncio Lima
A Prefeitura de Mâncio Lima, realizou na manhã desta terça-feira, 25, a reunião do Comitê de Gestão Colegiada da Rede de Cuidado e Proteção às Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência, conforme estabelece a Lei nº 13.431 e o Decreto nº 9.603. O encontro aconteceu no auditório da Prefeitura Municipal e reuniu representantes das instituições que compõem o Comitê, além de membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), representantes das Policias Militar e Civil, Conselheiros Tutelares, Chefe de gabinete, representantes das Secretarias Municipais, do articulador municipal e mobilizadora do Selo UNICEF. A presidente do CMDCA, Maria Naisla da Silva, conduziu a reunião e destacou a importância da legislação para o fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos, assegurando atendimento humanizado e especializado às crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência. Durante o encontro, foi realizada a leitura e análise do Protocolo de Atendimento Integrado da Escuta Protegida e do Depoimento Especial do município, com adequações e ajustes sugeridos pelos membros presentes, visando aprimorar o fluxo de atendimento na rede de proteção. Ao final, foi definida a nova coordenação do Comitê de Gestão Colegiada, sendo eleito Renan Gomes da Silva como coordenador. A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com a proteção integral da infância e adolescência, fortalecendo a atuação intersetorial e garantindo mais segurança, cuidado e efetividade nas políticas públicas voltadas às crianças e adolescentes de Mâncio Lima. Assessoria de Comunicação Social Jenildo Cavalcante Imagens: ASCOM
- Secretaria Municipal de Educação realiza I Jornada Pedagógica 2026 e fortalece planejamento para o início do ano letivo
Às vésperas do início do ano letivo do Ensino Fundamental, previsto para o dia 3 de março, a Prefeitura de Mâncio Lima, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Semec), promove nos dias 25 e 26 de fevereiro a I Jornada Pedagógica 2026. O evento é um dos principais momentos de planejamento e fortalecimento das ações educacionais do município. Realizada na Escola Municipal Lauro Cavalcante de Andrade, no bairro São Francisco, a jornada reúne professores e gestores escolares da rede municipal — da zona urbana, rural terrestre e ribeirinha — para alinhar diretrizes, metas e estratégias que nortearão o ano letivo. Para a Educação Especial, será realizado um planejamento específico, considerando as particularidades do público atendido. O Secretário Municipal de Educação, professor Júnior Pinho, destacou a importância do momento como base para o sucesso das ações pedagógicas ao longo do ano. “Este é o nosso planejamento macro, onde reunimos todas as equipes gestoras e professores para repassar as informações necessárias para o início do ano letivo. Sem planejamento nada acontece. Além disso, teremos formações bimestrais ao longo do ano, tanto para a educação regular quanto para a educação especial”, afirmou. Durante os dois dias, os participantes têm acesso a momentos formativos, atividades reflexivas e debates que reforçam o compromisso com uma educação alinhada à realidade local, à valorização da identidade cultural e à busca constante pela qualidade do ensino. A iniciativa também fortalece o trabalho coletivo, o planejamento estratégico e o engajamento dos profissionais da educação. O prefeito Zé Luiz ressaltou os avanços e investimentos na área educacional: “Estamos iniciando mais um ano letivo buscando melhorias para a educação de nossa cidade. Agradeço à equipe da Semec pelo empenho e dedicação, e aos nossos educadores, minha gratidão pelo amor à educação e compromisso com nossos alunos. Estamos reformando, ampliando e construindo novos espaços educacionais na zona urbana e rural, garantindo ambientes dignos para professores e estudantes. Conseguimos em Brasília um recurso de R$ 1,5 milhão para a construção da nova sede da Semec e, até maio, estaremos dando a ordem de serviço dessa obra tão sonhada”, destacou o prefeito. O gestor da Escola Municipal Lauro Cavalcante de Andrade, professor Arcanjo Leite, celebrou a realização do evento na unidade. “É uma grande satisfação receber nossos colegas professores da zona urbana, rural e ribeirinha para este momento tão importante. Durante esses dois dias, estaremos discutindo temáticas essenciais à educação, promovendo a troca de experiências e planejando o ano de 2026”, afirmou. A gestora da Escola Glória Soriano Rosas, localizada na comunidade Belo Monte, professora Adriana Assis, também enfatizou a relevância da jornada. “A Jornada Pedagógica é o momento em que a equipe escolar se reúne para refletir sobre a prática, alinhar objetivos e planejar o ano letivo. Ela fortalece o trabalho coletivo, permite a troca de experiências e contribui para a melhoria da qualidade do ensino. Agradeço ao secretário pelo fortalecimento das políticas públicas voltadas à nossa classe”, ressaltou. A abertura do evento contou com apresentações culturais de alunos da Educação Infantil e professores, além da apresentação oficial da equipe pedagógica da Semec. Estiveram presentes ainda o presidente da Câmara de Vereadores, Zeca do Pentecostes, e o secretário municipal de Articulação Institucional, José Luiz Bentes. Com trabalho e humildade, a gestão municipal reafirma o compromisso de fazer mais pela educação de Mâncio Lima, valorização dos educadores, a construção de uma educação pública cada vez mais humana, inclusiva e transformadora, investindo em ações que contribuem para o desenvolvimento educacional e social do município. Assessoria de Comunicação Social Jenildo Cavalcante Imagens: ASCO M
- Investimento em saúde mais que dobra e garante abastecimento contínuo de medicamentos
O município ampliou significativamente os recursos destinados à saúde pública. Em 2025, o valor chegou a R$ 1,193 milhão, representando um aumento de 122,6%. Rusie Paula, Secretária Municipal de Saúde O reforço financeiro possibilitou reorganizar a logística de compras e manter o estoque regular de medicamentos. Atualmente, o almoxarifado municipal está abastecido e garante o envio semanal de remédios para todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS). Pela primeira vez, a população passou a receber medicamentos de forma contínua, sem interrupções, incluindo itens de uso raro que antes não estavam disponíveis com frequência. A medida assegura tratamento regular aos pacientes e reduz a necessidade de deslocamentos em busca de medicamentos em outras cidades. Entre as novidades, está a aquisição de melatonina, indicada para pacientes com insônia, além do alendronato de sódio, utilizado no tratamento da osteoporose — distribuído no Posto Raimundo Reginaldo por ser referência — e da espironolactona, fundamental para pacientes cardíacos e de alto custo para compra individual. Também foi realizada a atualização da REMUME (Relação Municipal de Medicamentos Essenciais), conforme orientação do Ministério da Saúde, incluindo medicamentos de maior complexidade e ampliando o acesso gratuito a tratamentos antes difíceis para as famílias. Edivan Melo, Farmacêutico Outro reforço veio do Ministério da Saúde, que enviou ao município medicamentos para o programa de controle de natalidade. Os anticoncepcionais já estão disponíveis e sendo distribuídos gratuitamente nas unidades de saúde, fortalecendo as ações de prevenção e planejamento familiar e garantindo atendimento contínuo sem falta de medicamentos na rede municipal. A gestão municipal destaca que o planejamento das aquisições e o aumento dos recursos permitiram estabilidade no fornecimento, fortalecendo a atenção básica e garantindo mais segurança no atendimento à população. Assessoria de Comunicação Social Jenildo Cavalcante Imagens: Evandro Ibernon
- Mâncio Lima realiza reunião intersetorial e dá início às ações do Selo UNICEF 2026
A Prefeitura de Mâncio Lima realizou, na manhã desta quarta-feira (19), no auditório do prédio municipal, uma reunião com a equipe intersetorial do Selo UNICEF e representantes de todas as secretarias que desenvolvem ações voltadas ao público infanto-juvenil. O município está concorrendo à edição 2025-2028 do Selo UNICEF, iniciativa que reconhece e certifica cidades que avançam na garantia de direitos de crianças e adolescentes. Durante o encontro, foram apresentados os indicadores que precisam ser alcançados e as 32 metas que deverão ser cumpridas ao longo de 2026. Também foi detalhado o Plano de Participação Cidadã, que deverá ser executado de forma articulada entre os setores, assegurando a implementação de políticas públicas eficazes e permanentes para crianças e adolescentes do município. A reunião marcou o pontapé inicial dos trabalhos de 2026, reforçando a importância da integração entre as equipes técnicas. A gestão municipal destacou que o êxito na conquista do selo depende do esforço conjunto, do monitoramento constante dos indicadores e do compromisso de cada secretaria envolvida. Participaram do encontro servidores técnicos das secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social, Meio Ambiente e Turismo, além de conselheiros tutelares e representantes da gestão municipal, entre eles: * Maria José – Chefe de Gabinete * Rusie Lima – Secretária de Saúde * Tânia Gadelha – Secretária de Administração e Planejamento * José Luiz Bentes – Secretário de Articulação Institucional * Maria Sena – Mobilizadora de Crianças e Adolescentes * Pablo Azevedo – Articulador Municipal do Selo UNICEF O Selo UNICEF é uma estratégia que estimula os municípios a fortalecerem políticas públicas nas áreas de saúde, educação, assistência social e proteção, com foco na redução das desigualdades e na melhoria dos indicadores sociais. Ao participar da iniciativa, Mâncio Lima reafirma o compromisso da gestão com o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes e com a Agenda 2030 e os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, promovendo ações que garantam mais oportunidades, proteção e qualidade de vida para as novas gerações. Assessoria de Comunicação Social Jenildo Cavalcante Imagens: Evandro Ibernon
- Monitoramento em tempo real: Mâncio Lima recebe estação pluviométrica para reforçar ações da Defesa Civil
A Prefeitura de Mâncio Lima, por meio da Defesa Civil Municipal, em parceria com a Defesa Civil Estadual, instalou uma estação pluviométrica automática, na rua Anselmo Maia, na zona urbana do município. O equipamento permite medir, em tempo real, a quantidade de chuvas que caem na cidade, fortalecendo as ações de prevenção e resposta a desastres naturais. A iniciativa faz parte de um projeto do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), em parceria com o Governo do Estado do Acre, que destinou 30 equipamentos para monitoramento das chuvas em todos os municípios acreanos. Os dados coletados servirão como base técnica para estudos e tomadas de decisão dos órgãos municipais e estaduais de defesa civil. O chefe da Rede de Alerta da Defesa Civil Estadual, Coronel James Gomes, destacou a relevância do sistema para o planejamento das ações preventivas. “Esse equipamento é importante porque vai trazer informações precisas sobre a quantidade de chuva que ocorre no município. Com esses dados, a Defesa Civil e outros órgãos de resposta, como o Corpo de Bombeiros, conseguem atuar de forma preventiva e também em ações de socorro, em casos de inundações, enxurradas, deslizamentos ou outros desastres naturais. Para a população, isso significa mais segurança, pois as decisões passam a ser tomadas com base em informações confiáveis”, explicou. Coronel James Gomes a direita A estação pluviométrica tem raio de alcance de aproximadamente 10 quilômetros e os dados ficam disponíveis em tempo real para os órgãos locais e estaduais. As informações também servem como parâmetro técnico para eventual decretação de situação de emergência ou calamidade pública. Está prevista ainda a instalação de mais três equipamentos automáticos no município. O coordenador da Defesa Civil Municipal, Enilson Puyanawa , ressaltou que, atualmente, apenas um pluviômetro está em funcionamento, já que outro equipamento apresenta defeito, mas reforçou a importância da ferramenta para o trabalho preventivo. “Esta estação é fundamental porque nos dá a dimensão do volume de chuva e dos possíveis impactos que ele pode causar. A medição em milímetros nos ajuda a entender o que aquela quantidade de água pode provocar em um bairro ou localidade, principalmente em relação à força da água e aos danos na circunvizinhança”, afirmou. Enilson Puyanawa a esquerda Segundo Enilson, a partir desses dados é possível planejar com mais eficiência as ações de proteção e defesa civil; “Com essas informações, conseguimos organizar o atendimento, fazer vistorias e avaliar de que forma as populações foram afetadas, direcionando melhor as ações de prevenção e resposta”, completou. A instalação da estação pluviométrica representa um avanço significativo para municípios da Amazônia, onde as chuvas intensas são frequentes e os riscos de enchentes, enxurradas e deslizamentos são maiores. O monitoramento em tempo real permite respostas mais rápidas, reduz danos, salva vidas e fortalece a capacidade dos municípios amazônicos de se adaptarem e se protegerem diante dos eventos climáticos extremos. Assessoria de Comunicação Social Jenildo Cavalcante Imagens: Evandro Ibernon
- "Oi, abre alas que eu quero passar": com o bloco na rua, Prefeitura de Mâncio Lima não para os trabalhos
Para quem diz que o Brasil só funciona depois do Carnaval, em Mâncio Lima a realidade é diferente: a Prefeitura segue trabalhando em ritmo acelerado e com obras em andamento pela cidade mesmo com o recesso de carnaval. As equipes retomaram a todo vapor os serviços de asfaltamento da Rua Mimosa de Sá. Ao todo, estão sendo pavimentados 1.300 metros da via, que receberá asfalto, calçadas acessíveis, meio-fio, sarjeta e sinalização horizontal e vertical. A Rua Mimosa de Sá é considerada estratégica por ligar a Avenida Japiim, em frente ao antigo prédio da Prefeitura, até a Rua Anselmo Maia, facilitando o deslocamento de moradores e contribuindo para a valorização da região. O investimento é de pouco mais de R$ 3 milhões e, contempla não apenas o asfaltamento, mas também drenagem completa, acessibilidade nas calçadas e toda a sinalização necessária para garantir mais segurança e organização no trânsito. O prefeito Zé Luiz destacou, em tom bem-humorado, que este ano quem puxou o bloco foi o trabalho. “Já que as obras da Alameda não permitiram a realização do carnaval, resolvemos puxar o bloco do desenvolvimento. É o bloco das melhorias das ruas e dos bairros, passando de casa em casa. O importante é entregar uma obra bonita, que traz dignidade para a população e melhora a vida de quem mora aqui. Contrariando quem disse que o prefeito estava fora da cidade não me ausentei, estou dia após trabalhando e cumprindo a missão que nossa gente me confiou, cuidar da cidade, avançar com as frentes de trabalhos, com as obras em andamento para entregarmos à nossa população, afirmou. Prefeito Zé Luiz ao centro A gestão municipal reforça que o cronograma de obras segue normalmente durante todo o período, mantendo os serviços ativos e avançando na infraestrutura urbana do município. Também seguem em ritmo acelerado as obras da Alameda das Águas, empreendimento, da Prefeitura e do Governo do Estado, que deve projetar a cidade mais ocidental do Brasil no cenário turístico e cultural da região. A gestão prepara para a população um dos mais completos espaços de lazer e entretenimento do Estado do Acre, com o diferencial de estar inserido em meio à floresta amazônica, no porto de entrada para o Parque Nacional da Serra do Divisor. O novo espaço será voltado para convivência, eventos culturais e fortalecimento do turismo local, contribuindo para movimentar a economia, incentivar o empreendedorismo e ampliar as opções de lazer para moradores e visitantes. Assessoria de Comunicação Social Jenildo Cavalcante Imagens: Pedro Benevides/Evandro Ibernon
- Mâncio Lima recebe cerca de R$ 146 mil da Política Nacional Aldir Blanc para fomento à cultura
Imagem de internet O município de Mâncio Lima foi contemplado com um repasse aproximado de R$ 146 mil do Governo Federal, por meio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura – Ciclo 2. O recurso, representa um importante incentivo para o fortalecimento das ações culturais locais, beneficiando artistas, produtores, grupos culturais e demais fazedores de cultura. O investimento tem como finalidade promover, incentivar e manter vivas as diversas manifestações culturais do município, reconhecendo a cultura como instrumento de identidade, inclusão social e desenvolvimento comunitário. A distribuição dos recursos ocorrerá de forma democrática e transparente, por meio de editais e chamadas públicas, garantindo aos trabalhadores da cultura a oportunidade de acessar o benefício e desenvolver projetos, ações e iniciativas culturais. A gestão municipal reforça o compromisso com a valorização da cultura local e orienta os profissionais da área a acompanharem a divulgação dos editais para participação no processo, que seguirá o planejamento definido durante a escuta pública realizada em 2025 com os fazedores de cultura do município. Assessoria de Comunicação Social Jenildo Cavalcante Imagens: Evandro Ibernon
- Selo Nacional compromisso com a alfabetização: Mâncio Lima conquista o Selo Prata e obtém a terceira maior pontuação do Acre
Mâncio Lima recebeu o Selo Prata na 2ª edição do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, iniciativa do Governo Federal que reconhece avanços na implementação de políticas públicas voltadas à alfabetização na idade certa. O município alcançou 110 pontos na avaliação, obtendo a terceira maior pontuação entre os municípios do Acre. O selo, instituído pelo Decreto nº 12.191/2024, considera ações relacionadas à gestão da política de alfabetização, formação de professores e gestores e distribuição de materiais didáticos. O município aderiu ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada em 2023 e passou a desenvolver ações em regime de colaboração com o Estado, incluindo formações continuadas, avaliações, acompanhamento pedagógico, melhoria de infraestrutura, reconhecimento de boas práticas e entrega de materiais para turmas de 1º e 2º anos e de recomposição de aprendizagem do 3º ao 5º ano. Imagem produzida por IA O secretário municipal de Educação, Cultura e Esporte, professor Júnior Pinho, destacou o resultado: “O selo demonstra a organização das ações pedagógicas e de gestão voltadas à alfabetização. O trabalho envolve professores, equipes gestoras e acompanhamento contínuo das turmas para garantir o direito de aprender no tempo adequado.” A gestão municipal tem ampliado investimentos na educação com foco na melhoria dos indicadores da educação básica, priorizando formação continuada de profissionais, acompanhamento pedagógico, estrutura escolar e materiais didáticos. As ações reforçam o compromisso com uma educação de qualidade, inclusiva e acessível a todos os estudantes da rede municipal. Assessoria de Comunicação Social Jenildo Cavalcante Imagens: Evandro Ibrrnon
- Gestão voltada em cuidar dos dos espaços públicos e à economia solidária
Mais do que uma obra física, os novos espaços entregues a população representam o resgate do lazer das famílias, do convívio entre vizinhos e dos encontros que fazem parte da vida em comunidade. As praças voltam a ser ponto de permanência, brincadeiras e convivência, reunindo crianças, jovens e idosos em um ambiente pensado para descanso, entretenimento e integração social. As áreas passaram a contar com playground e estrutura adequada para receber o público infantil, incentivando o uso contínuo do espaço público e fortalecendo a cultura de ocupação saudável da cidade. Além do lazer, foram construídos e revitalizados quiosques destinados a empreendedores da economia solidária, garantindo ponto fixo de trabalho, geração de renda e movimentação econômica dentro da própria comunidade, ao mesmo tempo em que valoriza o patrimônio público. O prefeito Zé Luiz destacou a finalidade da iniciativa: “A praça deixa de ser apenas um espaço de passagem e passa a ter função social e econômica. As famílias ocupam o ambiente com segurança e os pequenos empreendedores passam a ter um local organizado para trabalhar, fortalecendo a renda no próprio município". Prefeito Zé Luiz da esquerda para a direita O empreendedor Jucinei Gadelha, beneficiado com um quiosque, explicou como o novo espaço impacta no negócio: “Com o ponto fixo posso atender todos os dias, ampliar o cardápio e planejar melhor as compras. Isso dá estabilidade para o trabalho e melhora a renda da família.” Já a professora Keliane da Silva Gonçalves, moradora e frequentadora do local, ressaltou a importância para o lazer e convivência: “ O espaço ficou muito acolhedor. As crianças têm onde brincar e as famílias podem permanecer aqui com tranquilidade. É um ambiente de convivência que valoriza a comunidade.” Por fim, a gestão municipal reforça que a população tem papel fundamental neste novo momento vivido pela cidade. Cuidar, zelar e preservar os espaços é garantir que continuem sendo locais de encontro, lazer e oportunidades. Manter viva a tradição de frequentar as praças significa fortalecer a economia local, estimular a convivência diária e resgatar o espírito de amizade que sempre marcou a vida comunitária. Assessoria de Comunicação Social Jenildo Cavalcante Imagens: Evandro Ibrrnon
- Prefeitura de Mâncio Lima e Governo do Acre realizam assinatura de ordens de serviço, convênios e entrega de obras públicas que somam mais de R$ 6 milhões
A Prefeitura de Mâncio Lima, em parceria com o Governo do Estado do Acre, realizou na última sexta-feira, 06, a assinatura de ordens de serviço, convênios e a entrega de reformas de prédios públicos, com investimentos nas áreas de educação, transporte escolar, esporte, lazer e saúde. Durante o evento foram autorizadas as reconstruções em alvenaria da Escola Josefa de Queiroz, na comunidade Pé da Serra e da Escola Francisco Militão de Melo, na comunidade Zumira, ambas no Rio Môa. Juntos, os investimentos na educação somam mais de R$ 2 milhões e irão atender alunos da rede municipal de ensino. O prefeito Zé Luiz destacou a importância da parceria entre Estado e município: “A reconstrução das escolas e o convênio do transporte escolar garantem estrutura e acesso para estudantes das comunidades ribeirinhas, em especial as que estão localizadas em áreas de interesse turístico que é o Parque Nacional da Serra do Divisor . A prefeitura já executa o serviço e, com o apoio do Estado, vamos ampliar o atendimento tanto para a rede municipal quanto para a estadual.” O coordenador da representação da Secretaria de Estado de Educação no município, Professor Alcione de Carvalho Benevides, ressaltou o alcance das ações: “A reconstrução das duas escolas fortalece a rede municipal conveniada à Secretaria de Educação e amplia o atendimento nas comunidades de difícil acesso.” A comunidade Pé da Terra também foi contemplada com a assinatura da ordem de serviço para a construção de uma quadra de grama sintética, no valor de R$ 579.360,00, fruto de convênio com o Ministério do Esporte e emenda parlamentar do senador Sérgio Petecão. Morador da comunidade, popularmente conhecido como Bereba, comentou a obra: “A comunidade fica feliz em ver um investimento voltado para os jovens. A quadra vai permitir a prática de esporte e um local de encontro nos fins de semana.” Bereba, primeiro da direita para a esquerda Na ocasião foi firmado ainda o Convênio para o Transporte Escolar 2026, celebrado entre a Secretaria de Estado de Educação (SEE) e a Prefeitura de Mâncio Lima, no valor de R$ 3,5 milhões. O objetivo é oferecer transporte gratuito para alunos da zona rural e ribeirinha, contribuindo para a permanência dos estudantes na escola. Também foram entregues a nova Sede da Secretaria Municipal de Saúde, instalada no antigo prédio da Prefeitura, a Praça Débora Dene, a Praça José Ferreira Bentes, fruto de emenda do Deputado Estadual Manoel Moraes e a Unidade de Saúde Raimundo Reginaldo de Almeida, além de um veículo administrativo para a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, fruto de emenda parlamentar do Deputado Federal Roberto Duarte. Praça Debora Dene A nova da Secretaria Municipal de Saúde, que passa a funcionar na antiga sede do Poder Executivo, foi totalmente reformado ganhando novas salas, recepção ampliada em um local humanizado e acolhedor. As praças, passaram a contar com playground e área destinada às crianças, além de quiosques destinados a empreendedores da economia solidária, garantindo ponto fixo de trabalho e circulação de renda. O empreendedor Jucinei Marçal, que recebeu a concessão de uso de um quiosque, falou sobre a oportunidade: “Agora tenho um ponto fixo para trabalhar, vender meus produtos e organizar a renda da família. A movimentação da praça aumenta o atendimento diário.” Ainda durante a programação foram entregues três barcos equipados com motor para as comunidades Nova Lição, Buriti e Queimadas, no Rio Azul, por meio de emenda parlamentar do deputado federal Zezinho Barbary. As embarcações serão utilizadas no deslocamento de moradores, transporte de produção e atendimento de emergências. O deputado federal Zezinho Barbary anunciou novos recursos para o município: “Já destinamos recursos para Mâncio Lima e estamos anunciando mais de R$ 6 milhões para novas ações. O objetivo é apoiar o desenvolvimento da cidade e melhorar o atendimento à população.” Participaram da solenidade o vice-prefeito e secretário municipal de Obras, Andinho Lima; o deputado federal Zezinho Barbary; o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa Nicolau Júnior; representando o senador Sérgio Petecão, Tota Filho; o representante do Governo do Estado do Acre, Alcione de Carvalho Benevides; o presidente da Câmara Municipal, vereador Zeca do Pentecostes; os vereadores Professor Amozildo, Valde Vasconcelos, Jaluza do Val, Alice Rocha e Roneilson Pinheiro; além de secretários municipais, lideranças sindicais e moradores. As reformas, melhorias em prédios públicos e a aquisição do veículo somam mais de R$ 500 mil em investimentos, ampliando a estrutura de atendimento à população. Galçeria de imagens: Assessoria de Comunicação Social Jenildo Cavalcante Imagens: Evandro Ibrrnon Drone: Pedro Benevides
- Prefeitura de Mâncio Lima e DERACRE realizam operação tapa-buraco em vias urbanas
A Prefeitura de Mâncio Lima, em parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (DERACRE), executa serviços de manutenção nas principais ruas e bairros do município. O período de chuvas intensas provocou danos no pavimento, com formação de buracos e obstrução de bueiros, afetando a circulação de veículos e pedestres. Diante da situação, foi organizada uma frente de trabalho conjunta para recuperar os trechos mais comprometidos. Os serviços incluem aplicação de massa asfáltica com uso de cola asfáltica e compactação com rolo, seguindo padrão técnico para garantir a durabilidade do reparo. Ao todo, serão utilizadas cinco toneladas de material nas ruas consideradas mais críticas. As equipes também realizam limpeza do sistema de drenagem, com desobstrução de bueiros e retirada de resíduos acumulados, buscando restabelecer a trafegabilidade e reduzir riscos de acidentes. Na Avenida Japiim, uma equipe atua com roçagem, varrição, retirada de entulhos e desobstrução das bocas de lobo para melhorar o escoamento da água da chuva. Os trabalhos seguem cronograma técnico, priorizando ruas com maior fluxo e rotas de transporte escolar, atendimento de saúde e coleta de resíduos. Novos trechos serão atendidos conforme o avanço dos serviços e as condições climáticas. A orientação à população é evitar o descarte de lixo nas vias e sarjetas, medida necessária para manter o funcionamento da drenagem urbana e evitar novos alagamentos. Galeria de imagens: Assessoria de Comunicação Social Jenildo Cavalcante Imagens: Evandro Ibrrnon Drone: Pedro Benevides
- Mâncio Lima ganha destaque internacional no maior congresso de odontologia da América Latina
A aquisição da Unidade Odontológica Móvel (UOM) — equipada com consultório completo, raio-x, gerador de energia e instrumentos especializados — transformou a realidade da saúde bucal em Mâncio Lima. A estrutura possibilitou a ampliação dos atendimentos nas comunidades rurais e ribeirinhas, oferecendo desde ações preventivas até restaurações, limpeza, reabilitação com prótese dentaria e cirurgias de média complexidades. O trabalho inovador chamou atenção nacional e internacional, rendendo a Mâncio Lima um convite para apresentar o projeto “Mâncio Lima: promovendo os sorrisos mais ocidentais do Brasil” na 43ª edição do Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (CIOSP), que acontece de 28 a 31 de janeiro de 2026, no Expo Center Norte. Considerado o maior evento de odontologia da América Latina e referência mundial, o congresso é organizado pela APCD e reúne profissionais de diversos países, com atualização científica, cursos, networking e uma grande feira de tecnologias inovadoras. Imagem: Conselho Federal de Odontologia Entre mais de 400 municípios brasileiros que receberam a UOM do Governo Federal, Mâncio Lima foi o único do Brasil e o único do Acre convidado a apresentar sua experiência. O destaque, foi a ação realizada em dezembro do ano passado, quando a unidade odontológica foi embarcada em uma balsa e percorreu os rios Moa e Azul durante oito dias, levando atendimento odontológico às comunidades ribeirinhas mais distantes do centro da cidade. A Secretária Municipal de Saúde, Rusie Lima, ressaltou que a iniciativa comprova que é possível fazer o SUS acontecer de forma igualitária: “Temos nos esforçado para levar à zona rural e às comunidades ribeirinhas os mesmos serviços ofertados na área urbana. Com a UOM na balsa, oferecemos restaurações, raio-x odontológico, limpeza e outros procedimentos, garantindo o princípio da equidade no SUS. O prefeito Zé Luiz tem sensibilidade em pensar nos nossos ribeirinhos e moradores de ramais, para que se sintam atendidos, respeitados e vistos pela gestão.” A gestora, também destacou a emoção de ver um programa local ganhar reconhecimento internacional: “Ser reconhecida em um congresso com participantes de vários países não tem preço. Ver pessoas emocionadas, chorando com a apresentação, e receber tantos elogios pelo trabalho que estamos realizando é algo que só nos faz agradecer a Deus e ao apoio constante do prefeito. Mâncio Lima, a cidade mais ocidental do Brasil, foi apresentada ao mundo”, disse a Sec retária. A responsável pela palestra foi a coordenadora do projeto, a cirurgiã-dentista Carla Venina Siqueira Rocha, natural de Mâncio Lima e atuante há mais de sete anos na área. Emocionada e aplaudida de pé, ela destacou o orgulho de representar sua cidade em um evento de relevância internacional. “Levar o nome de Mâncio Lima e do Acre ao maior congresso de odontologia da América Latina foi uma grande responsabilidade, mas também uma honra imensa. Mostrar que é possível garantir equidade no SUS, levando a unidade odontológica móvel até comunidades ribeirinhas, foi muito gratificante. Sou realizada por trabalhar onde nasci, levando atendimento humanizado a quem mais precisa”, destacou Venina. “Mâncio Lima: promovendo os sorrisos mais ocidentais do Brasil” O projeto chamou atenção pelo caráter ousado e inovador. Pela primeira vez, a van odontológica foi embarcada em uma balsa construída em madeira por um indígena do povo Nukini, de fácil navegabilidade, garantindo que os serviços chegassem aos lugares mais isolados com segurança e eficiência. O prefeito Zé Luiz destacou que a dimensão alcançada pelo projeto superou as expectativas da gestão: “Nossa ideia inicial era levar um atendimento digno às comunidades. Mas, quando se inova e se chega onde nunca se chegou, a repercussão é grande. Isso incentiva outros gestores a fazerem o mesmo. Temos no coração a vontade de cuidar das pessoas e levar melhorias a toda a população, especialmente à zona rural e ribeirinha”, finalizou o Prefeito de Mâncio Lima. Durante os oito dias de atendimentos nas comunidades São Salvador, Meia Dúzia, Novo Recreio, República, Pé da Serra e Três Unidos, foram realizados procedimentos curativos, preventivos e educativos mais de 00 restaurações, 39 limpezas (raspagem e profilaxia), 18 exodontias de dentes decíduos, 24 exodontias de dentes permanentes e18 exodontias de terceiros molares. Com planejamento, inovação e compromisso social, Mâncio Lima segue se consolidando como referência regional, nacional e agora internacional em saúde itinerante, levando cuidado, dignidade e muitos sorrisos aos pontos mais distantes do município. Assessoria de Comunicação Social Jenildo Cavalcante Imagens: Evandro Ibernon/SEMS
- Sancionada lei que institui a Semana Municipal da Bíblia em Mâncio Lima
A gestão da Prefeitura de Mâncio Lima sancionou a Lei nº 592/2026, de 26 de janeiro de 2026, que dispõe sobre a inclusão da Semana Municipal da Bíblia no Calendário Oficial de Eventos do Município de Mâncio Lima. A nova legislação estabelece que a celebração ocorrerá, anualmente, na semana que antecede o segundo domingo do mês de dezembro, em alusão ao Dia Nacional da Bíblia, comemorado em todo o país. A Lei Municipal é autoria dos Vereadores Evandro Nascimento (MDB) e Professor Amozildo (REPUBLICANOS). A Semana Municipal da Bíblia tem como objetivo promover a valorização e o conhecimento da Bíblia Sagrada, reconhecida como fonte de fé, sabedoria e princípios éticos que contribuem para a formação moral e espiritual do ser humano. A lei também incentiva a realização de atividades educativas, culturais e religiosas, como palestras, seminários, exposições, apresentações artísticas e leituras públicas. Além disso, a legislação estimula a participação das igrejas, escolas, instituições públicas e entidades da sociedade civil na organização dos eventos, reconhecendo a importância histórica e cultural da Bíblia na formação da identidade cristã e na promoção de valores como a paz, a solidariedade e o amor ao próximo no município de Mâncio Lima. Assessoria de Comunicação Social Jenildo Cavalcante Imagens: Evandro Ibrrnon/IEAD
- Prefeitura de Mâncio Lima intensifica operação limpeza durante o inverno e reforça importância da colaboração da população
O mês de janeiro, aliado ao período de inverno amazônico, impõe uma série de desafios às cidades da região. O alto volume de chuvas favorece o surgimento de problemas ambientais, impactos na saúde coletiva e aumenta a necessidade de limpeza constante de ruas, avenidas e bairros, principalmente para evitar o acúmulo de lixo e entulhos. Diante desse cenário, a Prefeitura de Mâncio Lima intensificou a Operação Limpeza, mobilizando mais de 40 profissionais, entre roçadores, operadores de máquinas e equipes de serviços gerais, que estão diariamente nas ruas do município realizando ações de roçagem, retirada de entulhos e limpeza urbana. Somente no bairro São Vidal, nesta terça-feira, 27, foram retiradas mais de três toneladas de entulho. Parte desse material pode ser reutilizada, enquanto a maior quantidade está sendo destinada ao centro de compostagem, reduzindo impactos ambientais e contribuindo para o manejo adequado dos resíduos. Os serviços estão sendo executados com melhor estrutura, incluindo o uso de roçadores e uma frente específica para recolhimento do material roçado. Após o corte, os resíduos são recolhidos por caminhões, garantindo ao final do dia ruas mais limpas, organizadas e seguras para o trânsito de pedestres e veículos. A gestão municipal reforça, no entanto, que a colaboração da população é fundamental. É importante que os moradores fiquem atentos aos dias de coleta, acondicionem corretamente os resíduos e busquem informações junto às Secretarias de Obras e Meio Ambiente sobre poda de árvores, retirada de entulhos e descarte de material de construção, evitando joga-los de maneira irregular em vias públicas, terremos baldios ou fundos de quintais. População é parceira fundamental na manutenção da limpeza da cidade O prefeito Zé Luiz destacou que este é um período crítico, especialmente pelos riscos à saúde pública. “Esse é um momento muito delicado para a nossa região por conta das chuvas. A gente se preocupa muito com questões como dengue e malária, que podem afetar o nosso município. Por isso, estamos constantemente nas ruas, fazendo a limpeza e retirando entulhos. Mas, precisamos da contrapartida da população, ajudando a manter Mâncio Lima como uma das cidades mais limpas da região”, afirmou o prefeito. Prefeito Zé Luiz ao centro O gestor também reforçou que, o descarte correto contribui diretamente para a saúde da população. “O lixo acumulado em quintais e terrenos pode se transformar em criadouros do mosquito da dengue, atrair animais peçonhentos e causar problemas ambientais. A limpeza é parte essencial da saúde. Saúde sem limpeza não existe”, completou Zé Luiz. O encarregado da roçagem, Francisco Bento Antunis, conhecido como Bento, que atua há oito anos nos serviços de limpeza do município, também destacou a importância da participação da comunidade. “Esse trabalho é feito constantemente, mas, a população precisa ajudar. A limpeza é boa para todo mundo. Doença não escolhe ninguém, então colaborar com a limpeza é cuidar da própria família e da cidade”, ressaltou. A Prefeitura reforça que, à medida que as condições climáticas permitem, as equipes seguem avançando pelos bairros, garantindo que Mâncio Lima continue sendo uma cidade limpa, organizada, bonita e bem cuidada. A união entre poder público e população é fundamental para preservar o meio ambiente, promover saúde e melhorar a qualidade de vida de todos. Assessoria de Comunicação Social Jenildo Cavalcante Imagens: Evandro Ibrrnon Drone: Pedro Benevides
- Prefeitura de Mâncio Lima empossa nova Secretária Municipal de Assistência Social
Na manhã desta segunda-feira, 26, o prefeito Zé Luiz deu posse à nova secretária municipal de Assistência Social, Ajucilene Gonçalves Mota, durante reunião com os secretários municipais. O ato contou com a presença do vice-prefeito Andinho Lima e do presidente da Câmara de Vereadores, Zeca do Pentecostes. Ao dar as boas-vindas, o prefeito destacou os desafios da política de assistência social e a importância de ter à frente da pasta uma gestora com sensibilidade humana e compromisso com as pessoas em situação de vulnerabilidade social. “A assistência social lida diretamente com famílias que mais precisam. São grandes desafios, que exigem empatia, responsabilidade e dedicação”, afirmou Zé Luiz. Ajucilene Gonçalves Mota é Agente Administrativa, natural de Ipixuna, casada, mãe de três filhos e avó de cinco netos. É formada em Administração pela Universidade IEVAL, com pós-graduação em Administração Hospitalar e Gestão Pública, e possui ampla trajetória na gestão pública. Atuou como coordenadora de Creches em Mâncio Lima, foi vice-prefeita entre 1997 e 2000 — sendo a primeira mulher eleita para o cargo por voto direto —, coordenadora do Programa Adjunto da Solidariedade, gerente do Hospital Dr. Abel Pinheiro Maciel Filho, articuladora institucional do Governo do Acre no município, além de secretária municipal de Saúde por sete anos. Mais recentemente, estava assumindo o cargo de assessora técnica do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS). Em sua fala, Ajucilene Gonçalves destacou a alegria de assumir o novo desafio e reafirmou o compromisso de dar continuidade ao trabalho já desenvolvido na secretaria: “Hoje é um momento de alegria. Estou feliz, em paz e assumindo um novo desafio. Sei que ainda estou aprofundando o conhecimento sobre a política da assistência social, mas já percebi que a secretaria está organizada, com equipe preparada e autonomia dada pelo prefeito. Entro com muita garra, determinação e com a certeza de que podemos fazer um trabalho à altura do que a nossa população merece”, afirmou. A nova secretária também destacou que todos os programas da assistência social são prioritários, mas ressaltou um foco especial no fortalecimento das políticas públicas voltadas às mulheres. “O nosso carro-chefe será o trabalho com as mulheres, especialmente no enfrentamento ao feminicídio, garantindo acolhimento, cuidado e valorização. Vamos dar continuidade às demais políticas, mas esse será um foco central neste momento”, completou. Após a assinatura do termo de posse, o prefeito Zé Luiz apresentou a nova gestora à equipe técnica da Secretaria Municipal de Assistência Social, formada por mais de 40 profissionais multidisciplinares, reforçando o compromisso da gestão com uma assistência social forte, humanizada e integrada às demais políticas públicas do município. Reconhecimento ao legado de Ângela Valente A gestão municipal também destacou o legado deixado por Ângela Valente, que esteve à frente da Secretaria de Assistência Social. Empreendedora, professora aposentada e fundadora da Granja Carijó, Ângela Valente possui extensa atuação na vida pública. Entre os cargos exercidos, destacam-se: gerente do Sistema Nacional de Emprego em Cruzeiro do Sul, secretária municipal de Educação, secretária municipal de Assistência Social, diretora do Hospital Dr. Abel Pinheiro, assessora técnica da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social, além de integrante de comissões importantes do município. De 2001 a 2008, como secretária de Assistência Social, consolidou a Política Municipal de Assistência Social, ampliou ações de empoderamento das famílias, promoveu cursos profissionalizantes em parceria com o Sistema S, reduziu o trabalho infantil em cerca de 80%, criou o grupo Travessia Feliz, implantou o Conselho Tutelar e construiu o Centro de Multiuso. Também representou a região do Juruá na Comissão Intergestora Bipartite. Em 2016, foi eleita vice-prefeita de Mâncio Lima, cargo que exerceu até 2024, período em que também assumiu as Secretarias Municipais de Assistência Social e de Administração. A Prefeitura de Mâncio Lima reafirma o compromisso de fortalecer a política de assistência social, garantindo dignidade, proteção social e melhores condições de vida às famílias do município. Assessoria de Comunicação Social Jenildo Cavalcante Imagens: Evandro Ibrrnon
- Prefeitura de Mâncio Lima mantém ações de melhoria nos ramais mesmo durante o período de inverno
Mesmo enfrentando o rigor do período de inverno amazônico, a Prefeitura de Mâncio Lima segue trabalhando para garantir melhores condições de trafegabilidade e acesso às comunidades rurais do município. A gestão municipal tem intensificado ações de manutenção, realizando serviços paliativos em pontos críticos dos ramais, atendendo às demandas apresentadas pela população. Nesta semana, as equipes da prefeitura estiveram atuando em dois importantes trechos: no ramal do Zeca Pova e na comunidade Pé-da-Terra. Os serviços realizados visam melhorar o tráfego de veículos e assegurar que moradores possam se deslocar com mais segurança, especialmente para o escoamento da produção, acesso à saúde e demais serviços essenciais. O prefeito Zé Luiz destacou que, mesmo com as dificuldades impostas pelas chuvas, o compromisso da gestão é não parar. “Sabemos que o inverno traz muitos desafios, principalmente para quem mora na zona rural. Mas, a prefeitura segue presente, trabalhando diariamente para garantir a trafegabilidade. Em alguns pontos, fazemos serviços paliativos, mas sempre com o objetivo de resolver as demandas que a população nos apresenta e garantir o direito de ir e vir”, afirmou o prefeito. Zé Luiz reforçou ainda que as ações são contínuas e fazem parte de um planejamento que busca atender o maior número possível de comunidades, priorizando os trechos mais afetados. Os Secretários Municipais Edvaldo Barbosa, Produção e Regiano Barros, Transportes estiveram acompanhando os trabalhos nos ramais. Assessoria de Comunicação Social Jenildo Cavalcante Imagens: Evandro Ibrrnon
- Prefeitura de Mâncio Lima firma parceria com Governo do Estado para fortalecer políticas para mulheres em 2026
A Prefeitura de Mâncio Lima firmou parceria com o Governo do Estado do Acre para fortalecer as políticas públicas voltadas às mulheres no município ao longo de 2026. A articulação ocorreu nesta quinta-feira, 15, durante visita institucional da secretária de Estado da Mulher, Márdhia El-Shawwa. A secretária foi recebida pelos secretários municipais Marcos Carvalho (Finanças), Maria José Maia Dias (chefe de gabinete), Stanley Smith (procurador jurídico), da Controladora Interna Caissa Siqueira e pela coordenadora municipal da Mulher, Marilene Pereira. O encontro teve como objetivo alinhar ações e programas estaduais que contam com o apoio do município. Entre os destaques, foi discutida a política estadual de amparo às crianças órfãs vítimas de feminicídio, garantida por lei, que prevê, entre outros direitos, o pagamento de um auxílio financeiro equivalente a um salário mínimo a partir de janeiro de 2026. A parceria com os municípios é fundamental para o acompanhamento e a efetivação do programa, reforçando o compromisso conjunto com a proteção das mulheres e o cuidado às famílias em situação de vulnerabilidade. Assessoria de Comunicação Social Jenildo Cavalcante Imagens: cedidas
- Prefeitura de Mâncio Lima divulga calendário de feriados e pontos facultativos de 2026
A Prefeitura de Mâncio Lima divulgou o Calendário Oficial de Feriados e Pontos Facultativos para o ano de 2026, conforme estabelece o Decreto nº 01/2026, publicado no Diário Oficial do Estado. Ao longo do ano, o calendário contempla 19 feriados oficiais, entre nacionais, estaduais e municipais, além de diversos pontos facultativos, permitindo melhor planejamento das atividades administrativas e da rotina da população. Entre as datas mais importantes, destacam-se: 1º de janeiro – Confraternização Universal (Feriado Nacional) 3 de abril – Sexta-feira da Paixão de Cristo (Feriado Nacional) 21 de abril – Tiradentes (Feriado Nacional) 1º de maio – Dia Mundial do Trabalho (Feriado Nacional) 30 de maio – Aniversário de Mâncio Lima (Feriado Municipal) 15 de junho – Aniversário do Estado do Acre (Feriado Estadual) 18 de julho – Festival Atsá Puyanawa (Feriado Municipal) 7 de setembro – Independência do Brasil (Feriado Nacional) 4 de outubro - Dia de São Francisco de Assis 20 de novembro – Dia da Consciência Negra (Feriado Nacional) 25 de dezembro – Natal (Feriado Nacional) O calendário também valoriza datas religiosas, culturais e históricas relevantes para o município e o estado, como o Dia do Católico , Dia do Evangélico , Dia da Amazônia e o Tratado de Petrópolis . Conforme o decreto, os serviços públicos essenciais funcionarão normalmente por meio de escalas ou plantões, garantindo atendimento contínuo à população. Em caso de necessidade, os órgãos municipais poderão convocar servidores para expediente nos dias de ponto facultativo. O calendário completo está disponível nos canais oficiais da Prefeitura. Calendário de feriados e pontos facultativos: Assessoria de Comunicação Social Jenildo Cavalcante Imagens: Evandro Ibernon
Você está em: Início > Busca > Busca Avançada





















