top of page

1941 resultados encontrados com uma busca vazia

  • Prefeitura de Mâncio Lima inicia construção da nova Garagem Municipal após assinatura da ordem de serviço

    A Prefeitura de Mâncio Lima deu início nesta quinta-feira, 16, à construção da nova Garagem Municipal, uma obra estratégica que vai fortalecer a infraestrutura do município e garantir mais organização, eficiência e cuidado com o patrimônio público. Além dos investimentos contínuos na educação, a gestão municipal avança também na área de infraestrutura com a implantação de um espaço adequado para a guarda e manutenção da frota oficial. A nova estrutura será construída no Bairro São Francisco, em área localizada fora do perímetro urbano, proporcionando melhores condições operacionais. O prédio contará com 140 metros de comprimento por 12 metros de largura, incluindo área operacional e ambientes de apoio. O projeto contempla ainda três salas administrativas para funcionamento da secretaria, além de copa e banheiros, assegurando um ambiente de trabalho mais digno para os servidores. Durante o início da obra, o prefeito Zé Luiz ao lado dos secretários Regiano Barros, Obras e Dodô Lima, transporte, destacou a importância do investimento para o município: “Com grande satisfação e com a bênção de Deus, estamos iniciando a nossa tão sonhada garagem municipal. É uma obra importante que vem para melhorar a qualidade dos serviços e oferecer um ambiente adequado para nossos profissionais. Hoje, temos recebido importantes investimentos em equipamentos, e precisamos de um espaço estruturado para armazená-los com segurança. Graças à parceria e ao apoio do deputado Eduardo Veloso, que destinou quase um milhão de reais, vamos tornar esse sonho realidade”, afirmou o prefeito. A obra está sendo executada com investimento de R$ 680 mil oriundos de emenda parlamentar do deputado federal Eduardo Veloso, garantindo melhores condições para a gestão da frota e maior eficiência no atendimento das demandas da população. O secretário municipal de Obras e Urbanismo, Regiano Barros, também ressaltou a relevância da construção: “É uma grande satisfação estar à frente da Secretaria de Obras e poder contribuir com esse momento histórico. A última reforma da garagem municipal aconteceu há cerca de 25 anos, e o espaço já não comportava mais a quantidade de veículos e maquinários que o município possui. Com essa nova estrutura, vamos cuidar melhor desse patrimônio público, que pertence à população”, destacou. A construção da Garagem Municipal representa um avanço significativo na gestão pública, possibilitando maior organização dos veículos e equipamentos, redução de custos com manutenção e mais agilidade na execução dos serviços. Além disso, a obra também contribui para a geração de emprego e renda, fortalecendo a economia local durante sua execução. Assessoria de Comunicação Social Jenildo Cavalcante Imagens: Evandro Ibernon

  • Prefeitura de Mâncio Lima entrega 22 permissões para moto taxista isentas da taxa anual e anistia os débitos tributários anterior a 2026

    A Prefeitura de Mâncio Lima realizou na manhã desta terça-feira, 14, no Auditório da instituição, a entrega de 22 carteiras de alvará de funcionamento para mototaxistas do município, garantindo mais segurança jurídica e reconhecimento profissional à categoria. Além da regularização, os trabalhadores foram beneficiados com a isenção da taxa anual de funcionamento referente ao exercício de 2026, que anteriormente era no valor de R$ 240. A medida representa um importante alívio financeiro para os profissionais. A iniciativa foi possível por meio da Lei nº 595/2026, de 26 de março de 2026, encaminhada pelo Poder Executivo à Câmara Municipal, a partir de solicitação do vereador Vlade Vasconcelos, sendo posteriormente aprovada pelos parlamentares e sancionada pelo prefeito Zé Luiz. A lei estabelece a isenção da taxa municipal para mototaxistas regularmente cadastrados no exercício de 2026 e a remissão e anistia de débitos tributários anteriores a 31 de dezembro de 2025, incluindo valores principais, multas, juros e demais encargos. “Essa medida é, acima de tudo, um gesto de respeito e valorização. Sabemos que muitos mototaxistas trabalham diariamente, enfrentam dificuldades e, muitas vezes, não conseguem garantir uma renda suficiente no final do mês para sustentar suas famílias. A isenção dessa taxa representa mais dignidade, mais oportunidade e um apoio concreto a essa categoria tão importante para o nosso município. Nosso compromisso é seguir cuidando das pessoas e criando condições para que todos possam trabalhar com mais tranquilidade e qualidade de vida”, disse Zé Luiz, Prefeito de Mâncio Lima. Durante a entrega, o mototaxista Antônio Erison Leão Mota destacou a importância da medida: “Para nós é motivo de muita alegria. Essa isenção ajuda bastante, porque o que a gente deixa de pagar pode investir em outras coisas do nosso trabalho. Só temos a agradecer ao prefeito Zé Luiz por essa conquista.” O benefício é válido exclusivamente para profissionais que comprovem o exercício regular da atividade e estejam devidamente cadastrados no município. A ação reforça o compromisso da gestão municipal com a valorização dos trabalhadores e o fortalecimento da economia local.   Município recebe máquina para ampliar os investimentos na área de infraestrutura O evento também celebrou a chegada de uma pá carregadeira, adquirida por meio de emenda parlamentar do Senador da República Sérgio Petecão, fortalecendo as ações nas áreas de infraestrutura e produção rural. O equipamento será utilizado em serviços como recuperação de ramais, destoca em propriedades rurais e apoio às atividades da Secretaria de Obras e Agricultura. O prefeito Zé Luiz destacou a importância do investimento: “Essa máquina vai ajudar diretamente no trabalho da nossa equipe, tanto na agricultura quanto na infraestrutura. Vai melhorar o acesso nas comunidades e contribuir com a produção rural. Somos muito gratos ao senador Sérgio Petecão pelo olhar atento ao nosso município e pela parceria com a nossa gestão.” O senador tem sido um parlamentar muito importante para o desenvolvimento da cidade, com mais de R$ 10 milhões destinados ao município, contemplando áreas como abastecimento de água, recapeamento asfáltico, obras de infraestrutura, saúde e assistência social. Além disso, há previsão de novos investimentos. Por meio de emendas de bancada, Mâncio Lima deverá receber mais de R$ 8 milhões em equipamentos, dentro de um montante maior destinado ao fortalecimento dos municípios. Durante agenda no município, o senador Sérgio Petecão ressaltou sua relação com a cidade: “Tenho um carinho muito grande por Mâncio Lima. Fico feliz em poder contribuir com o desenvolvimento do município. Nosso objetivo é melhorar a vida das pessoas, principalmente das que mais precisam, garantindo mais oportunidades, emprego e renda.” Outro destaque é o avanço de recursos para a conclusão da Rua Mimosa Sá, com mais de R$ 3 milhões já destravados, reforçando o compromisso com a infraestrutura urbana. A parceria entre o município e o senador tem impulsionado o desenvolvimento local, promovendo melhorias concretas na qualidade de vida da população. O evento contou com a presença de profissionais do transporte coletivo, secretários municipais, técnicos da Prefeitura e dos vereadores Zeca do Pentecostes, Alana Souza, Vlade Vasconcelos, Professor Amozildo, Reziane Barros e Evandro Nascimento. Assessoria de Comunicação Social Jenildo Cavalcante Imagens: Evandro Ibernon

  • Mâncio Lima recebe evento de abertura do Mês de Vacinação dos Povos Indígenas

    O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Saúde Indígena (SESAI) e em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, anunciou nesta segunda-feira, 13, o Mês de Vacinação dos Povos Indígenas (MVPI) para 2026. A iniciativa foi lançada pela secretária nacional Lucinha Tremembé, na Aldeia Barão do Rio Branco, na Terra Indígena Puyanawa. A campanha busca ampliar o acesso à imunização em territórios indígenas, especialmente em áreas de difícil acesso. O MVPI contará com mais de 2,5 mil trabalhadores mobilizados para fortalecer a vacinação nos 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI) do país. No último MVPI, realizado em 2025, o Ministério da Saúde aplicou mais de 70 mil doses, alcançando cerca de 57 mil indígenas. Para este ano, de acordo com a secretária de Saúde Indígena, Lucinha Tremembé, a expectativa é intensificar a imunização em 73 polos-base, abrangendo 650 aldeias, com a estimativa de aplicação de mais de 89 mil doses. “ Iniciar o Mês de Vacinação dos Povos Indígenas em um território com desafios históricos de acesso é uma decisão estratégica e necessária. Nosso objetivo é ampliar a cobertura vacinal justamente em locais de baixa cobertura, garantindo que a informação chegue de forma clara e respeitosa, e que a população compreenda a importância da imunização para a proteção individual e coletiva. Estamos mobilizando equipes, fortalecendo a atenção primária e reafirmando o compromisso do Ministério da Saúde com a equidade e com o cuidado integral aos povos indígenas”, destacou a secretária. O município de Mâncio Lima conta com três etnias — Puyanawa, Nukini e Nawa — somando cerca de dois mil indígenas. O MVPI será realizado de 25 de abril a 25 de maio de 2026. A iniciativa é realizada desde 2010 e está integrada à 24ª Semana de Vacinação nas Américas e à 15ª Semana Mundial de Imunização, que iniciam no dia 25 e seguem até 2 de maio de 2026, com o lema: “Sua decisão faz a diferença. Imunização para todos”. O anúncio contou com a participação de Andinho Lima, prefeito em exercício; Joel Puyanawa, cacique do povo Puyanawa e vereador do município, além de presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi) do DSEI Alto Rio Juruá; Lely Gusmam, representante da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS); o Secretário Municipal de Articulação Institucional José Luiz Bentes e Rusie Paula, secretária municipal de Saúde. “ Receber a abertura deste importante evento em nosso município reforça o compromisso da gestão com a saúde dos povos indígenas. Sabemos dos desafios de acesso, mas também reconhecemos a importância de levar atendimento, informação e vacinação a cada comunidade. Estamos à disposição para somar esforços com o Governo Federal e demais parceiros, garantindo mais qualidade de vida e proteção para nossa população indígena”, destacou o prefeito em exercício, Andinho Lima. Coordenada pela Secretaria de Saúde Indígena (Sesai), a campanha reforça a proteção contra doenças imunopreveníveis e contribui para o fortalecimento da atenção primária, por meio da busca ativa de indígenas ainda não imunizados. A ação é operacionalizada com planejamento logístico diferenciado, intensificação da busca ativa intraterritorial, monitoramento contínuo de indicadores e atuação integrada das Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI). Durante o MVPI, serão ofertados todos os imunobiológicos previstos no Calendário Nacional de Vacinação: Hepatite A; Hepatite B; BCG; Penta (DTP/Hib/Hep B); Pneumocócica 10-valente; Pneumocócica 23-valente (Pneumo 23); VIP (Vacina Inativada Poliomielite); VRH (Vacina Rotavírus Humano); Meningocócica C (conjugada); Meningocócica ACWY (conjugada); Febre amarela; Tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba); Tetraviral (sarampo, rubéola, caxumba e varicela); Varicela (monovalente); DTP (tríplice bacteriana); dTpa; HPV quadrivalente (papilomavírus humano); Influenza; e Covid-19. Assessoria de Comunicação Social Jenildo Cavalcante Fonte: Leidiane Souza Ministério da Saúde Imagens: Evandro Ibrrnon

  • Mâncio Lima celebra 15 anos do Programa Academia da Saúde com foco em qualidade de vida e bem-estar

    Na tarde da última sexta-feira, 10,  a Prefeitura de Mâncio Lima, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, celebrou os 15 anos do Programa Academia da Saúde, uma importante iniciativa voltada à promoção de hábitos de vida saudáveis, prevenção de doenças crônicas e fortalecimento da atenção primária no Sistema Único de Saúde (SUS). Ao longo desse período, o programa tem desempenhado um papel fundamental na melhoria da qualidade de vida da população, acumulando histórias de superação e recuperação de pacientes que encontraram na prática de atividades físicas e no acompanhamento profissional um caminho para cuidar melhor da saúde. Atualmente, o programa oferece uma série de atividades em grupo e atendimentos individuais. Entre as ações desenvolvidas estão aulas de funcional e dança, realizadas de segunda a sexta-feira no Ginásio Poliesportivo Totão, grupo de correção postural e lombalgia no prédio da Academia da Saúde, atividades voltadas ao público 60+ no bairro Santo Antônio, além de atendimentos com fisioterapeuta e nutricionista, realizados tanto na unidade quanto por meio de visitas domiciliares. A programação comemorativa reuniu participantes, profissionais de saúde e a comunidade em geral, em um momento de integração e celebração. Durante o evento, foram realizadas apresentações dos grupos de correção postural e lombalgia, do grupo 60+, do funcional e do grupo de dança, além de atividades físicas e orientações de saúde. A secretária municipal de Saúde, Rusie Lima, destacou a importância do programa para o município: “Celebrar os 15 anos da Academia da Saúde é reconhecer um trabalho que transforma vidas diariamente. É um programa que vai além da atividade física, promovendo saúde, autoestima e bem-estar para a nossa população. Seguiremos fortalecendo essa iniciativa que é referência no cuidado preventivo em Mâncio Lima” , afirmou. Durante a celebração, a professora Kirley Vania, pioneira do programa no município, foi homenageada com uma apresentação emocionante, relembrando momentos marcantes da trajetória do projeto e levando alegria e nostalgia aos presentes. Para os participantes, o programa representa uma mudança significativa no dia a dia. A moradora da Comunidade Santo Antônio, Maria de Fátima Matos, integrante do grupo 60+, ressaltou os benefícios das atividades: “Depois que comecei a participar, minha vida mudou muito. Hoje me sinto mais disposta, com mais saúde e alegria. Aqui a gente cuida do corpo, mas também da mente e faz muitas amizades. É muito importante para o nosso bem-estar”, destacou. Com 15 anos de atuação, o Programa Academia da Saúde segue como uma política pública essencial, promovendo saúde, integração social e qualidade de vida para os moradores de Mâncio Lima. Galeria de imagens: Assessoria de Comunicação Social Jenildo Cavalcante Imagens: Evandro Ibernon Drone: Pedro Benevides

  • Mâncio Lima recebe secretários municipais de Saúde para a 2ª Reunião Ordinária da CIR

    O município de Mâncio Lima recebeu, nesta sexta-feira, 10, a 2ª Reunião Ordinária da CIR – Comissão Intergestores Regionais de 2026, reunindo secretários municipais de Saúde da regional do Juruá, Tarauacá e Envira. O encontro teve como principal objetivo debater pautas relacionadas à regulação em saúde na 3ª Região, com destaque para o Tratamento Fora de Domicílio (TFD), transporte sanitário e os fluxos assistenciais regionais. Durante a abertura, o prefeito em exercício, Andinho Lima, destacou a importância do momento e da união entre os gestores: “Em primeiro lugar, quero agradecer a Deus por um momento tão especial. Tanta gente reunida com um só objetivo: melhorar a saúde do nosso estado e do nosso município. Agradeço a presença de cada um de vocês e reforço o compromisso de continuarmos trabalhando para cuidar das pessoas. Tenho certeza de que desta reunião sairão resultados muito positivos.” Andinho também justificou a ausência do prefeito Zé Luiz, que, segundo ele, estava em agenda institucional em busca de recursos para o município, e aproveitou para reconhecer o trabalho da secretária municipal de Saúde, Rusie Lima, destacando sua atuação em comunidades mais distantes, como a região do Rio Azul. O encontro contou com a participação de cinco secretários municipais de Saúde, além de representantes de outros dois municípios. As reuniões da CIR acontecem mensalmente, em sistema de rodízio entre as cidades da regional. A secretária municipal de Saúde, Rusie Lima, ressaltou os avanços alcançados e os desafios ainda existentes: “A saúde tem avançado bastante em nosso município. Temos nos esforçado ao máximo para garantir que os serviços cheguem a toda a população, tanto na zona urbana quanto nas áreas rurais e de difícil acesso. Mostramos, na prática, que o SUS acontece — com esforço, criatividade e compromisso para alcançar quem mais precisa.” Ela também reforçou a importância do diálogo entre os municípios e o Estado: “Sabemos que ainda existem desafios. Por isso, esse espaço de diálogo é fundamental para que possamos, juntos, encontrar soluções e continuar avançando, sempre buscando fazer o melhor pela nossa população.” A reunião reforça o compromisso dos gestores municipais com o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e a integração regional, visando melhorar o atendimento e ampliar o acesso aos serviços de saúde para toda a população. Assessoria de Comunicação Social Jenildo Cavalcante Imagens: Evandro Ibernon

  • Prefeitura de Mâncio Lima lança Edital de Baile Social de Debutantes na programação dos 49 anos do município

    Como parte da programação alusiva aos 49 anos de Mâncio Lima, a Prefeitura Municipal realizará, no dia 28 de maio de 2026, o Baile Social de Debutantes, iniciativa inédita no calendário oficial do município. O evento integra as ações comemorativas do aniversário da cidade e tem como objetivo possibilitar a participação de adolescentes em uma celebração tradicional dos 15 anos, por meio de um processo seletivo público. De acordo com o edital lançado nesta terça-feira, 07, serão selecionadas 15 adolescentes que atendam a critérios como idade, matrícula na rede pública de ensino, desempenho escolar e comprovação de baixa renda familiar. A seleção será feita a partir da análise de cartas autorais, nas quais as candidatas deverão apresentar sua trajetória de vida e a motivação para participar do projeto. Imagem gerada por Inteligência Artificial A organização do baile está sob a coordenação da primeira-dama, Joice Costa, que acompanha o desenvolvimento da iniciativa. Segundo ela, a proposta busca atender a uma demanda existente entre jovens do município: “Muitas adolescentes têm o sonho de vivenciar uma festa de debutante, pois esse momento marca uma etapa da vida. No entanto, nem todas têm condições de realizar essa celebração. A proposta do baile é possibilitar que essas jovens tenham acesso a essa experiência por meio de uma ação organizada pela Prefeitura”, afirmou. O cronograma do projeto prevê etapas que incluem inscrição, seleção, ensaios preparatórios e, por fim, a realização do baile. As inscrições estarão abertas entre os dias 10 e 17 de abril, com divulgação do resultado prevista para o dia 27 do mesmo mês. A iniciativa passa a integrar a programação oficial do aniversário do município como uma ação de caráter social e cultural, voltada à participação de adolescentes da rede pública de ensino. Assessoria de Comunicação Social Jenildo Cavalcante Imagens: Evandro Ibernon/IA

  • Prefeitura de Mâncio Lima anuncia mudanças em secretarias municipais

    A Prefeitura de Mâncio Lima realizou, nesta terça-feira, 07, duas mudanças importantes na composição do secretariado municipal, com o objetivo de fortalecer a gestão e dar mais eficiência às ações administrativas. O então Secretário Municipal de Transporte, Regiano de Almeida Barros, foi nomeado para assumir a Secretaria Municipal de Obras, Viação e Urbanismo, pasta anteriormente ocupada pelo vice-prefeito Andinho Lima. A nomeação foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira (07). Já o Decreto que nomeia Josimar Silva de Lima para a Secretaria Municipal de Transporte deverá ser publicado na edição do Diário Oficial desta quarta-feira (08). Natural de Mâncio Lima, Regiano de Almeida Barros, 47 anos, possui ampla experiência na gestão pública. Já atuou como Chefe da Garagem por cinco anos e esteve à frente da Secretaria Municipal de Transporte por mais de cinco anos. Também exerceu mandato de vereador entre os anos de 2007 e 2010, além de ter contribuído por oito anos como assessor parlamentar. Filho de José da Silva Barros e Sebastiana Soares de Almeida, Regiano é casado com Maria Eramildes Barros e pai de quatro filhos: Lucas, Wellington, Luan Ray e Sara Shyva. Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus desde a juventude, integra a diretoria geral da instituição, destacando-se pelo compromisso com a comunidade e pelos valores éticos que norteiam sua trajetória pessoal e profissional. O novo Secretário de Transporte, Josimar Silva de Lima, conhecido popularmente como Dodi, tem 42 anos, é casado e pai de uma filha. Atua há mais de 20 anos no ramo da marcenaria e em obras públicas, sendo proprietário de uma empresa de construção de móveis que presta serviços na área. Filho de Idener Correia Silva de Lima e Jesaías Cruz de Lima, Josimar construiu sua trajetória com base no trabalho, dedicação e conhecimento prático do setor. Josimar Silva de Lima da direira para a esqueda O prefeito Zé Luiz destacou que as mudanças fazem parte de um processo contínuo de fortalecimento da gestão municipal. “Estamos promovendo ajustes importantes na nossa equipe, sempre com o objetivo de melhorar os serviços prestados à população. O Regiano já tem uma experiência consolidada e vai contribuir muito à frente da Secretaria de Obras. Da mesma forma, o Josimar chega com conhecimento prático e compromisso para fortalecer a área de Transporte. Seguimos trabalhando com responsabilidade, planejamento e compromisso com o povo de Mâncio Lima”, afirmou o prefeito. As mudanças reforçam o compromisso da administração municipal com a eficiência, a continuidade dos serviços públicos e o desenvolvimento do município. A nomeação foi acompanhada pelo vice-prefeito Andinho Lima. Assessoria de Comunicação Social Jenildo Cavalcante Imagens: Evandro Ibernon

  • Ícaro Barreto vence concurso de culinária e leva prêmio de R$ 2 mil na 8ª Feira do Peixe de Mâncio Lima

    O último dia da 8ª Edição da Feira do Peixe e Agricultura Familiar de Mâncio Lima, realizado nesta quinta-feira, 02, foi marcado por sabor, criatividade e uma disputa acirrada no tradicional concurso de pratos à base de peixe. Sob o olhar atento do público e dos jurados, os competidores Francisco Ícaro, Elielson Araújo e Geane Costa apresentaram receitas que valorizaram ingredientes regionais e técnicas culinárias cheias de identidade. O destaque do concurso foi o jovem estreante Ícaro Barreto, que conquistou o primeiro lugar e levou para casa, além do troféu, o prêmio de R$ 2 mil. Seu prato, um filé de tilápia acompanhado de farofa de castanha da região e vinagrete de manga com azeite e limão, encantou os jurados ao resgatar sabores e memórias afetivas da culinária local. “É uma satisfação muito grande vencer este concurso. Aqui não se trata só de uma competição, mas da cultura e da identidade do nosso município. Eu não trouxe apenas um prato montado, mas reuni as raízes que Mâncio Lima tem, e isso resultou nesse prato que todos aprovaram”, destacou o vencedor. O segundo lugar ficou com a chef Geane Costa, que surpreendeu ao participar pela primeira vez com um filé de tambaqui acompanhado de purê de banana da terra, demonstrando a força e a diversidade da gastronomia regional. Já o terceiro colocado, Elielson Araújo, apostou  em combinação criativa, com destaque para o uso do filé de tilápia harmonizado com purês, molhos e ingredientes que trouxeram equilíbrio entre acidez, doçura e textura. Presente no encerramento, o prefeito Zé Luiz celebrou o sucesso da feira e ressaltou a importância do evento para o fortalecimento da economia local: “Quero agradecer a Deus pela oportunidade de estarmos realizando mais uma feira dentro da nossa gestão. Agradeço a todos os produtores e piscicultores que acreditaram e estão ajudando a fortalecer a economia do nosso município, trazendo um produto de qualidade para a população. Para mim e para o Andinho, é muito gratificante promover esse momento. Mesmo estando em agenda em Rio Branco, fiz questão de estar aqui no último dia. Só temos a agradecer à população por participar e fazer dessa feira um grande sucesso”, afirmou. Prefeito Zé Luiz da direita para a esquerda O Secretario Municipal de Produção também avaliou positivamente os resultados do evento. De acordo com Edvaldo Barbosa, a feira superou as expectativas em participação e movimentação: “Eu avalio como uma feira maravilhosa. A venda foi além do que esperávamos e em um nível muito gratificante. As pessoas aderiram e, graças a Deus, deu tudo certo”, destacou. Sobre os números, ele acrescentou: “Ainda não temos o total fechado, mas acredito que tenhamos alcançado um volume próximo ao do ano passado. Mesmo com a concorrência do peixe de rio, a produção de açude segue forte e vem dando certo”. Para os produtores rurais, a feira também representou geração de renda e valorização do trabalho no campo. A agricultora Rosa Maria Xavier comemorou os resultados obtidos durante os três dias de evento. “Pra mim foi muito bom, graças a Deus. Sobrou muito pouca coisa da minha produção. Estou muito feliz com essa atividade que o prefeito realiza todos os anos. Esses três dias garantiram uma renda a mais pra nossa família”, relatou. Com forte participação popular, a 8ª Feira do Peixe e Agricultura Familiar se consolidou mais uma vez como um espaço de negócios, cultura e valorização da produção local. Entre atividades culturais, religiosas, competições e comercialização de peixes, hortaliças, frutas e produtos artesanais, o evento reafirmou seu papel no fortalecimento da economia de Mâncio Lima, promovendo renda, incentivando os produtores e celebrando a identidade do povo da região. Assessoria de Comunicação Social Jenildo Cavalcante Imagens: Evandro Ibernon

  • Cheia do Rio Moa leva Prefeitura de Mâncio Lima a decretar situação de emergência

    Na manhã desta quinta-feira, 02, o prefeito Zé Luiz reuniu, em caráter de urgência, secretários municipais e vereadores no auditório da Prefeitura de Mâncio Lima para tratar sobre a situação crítica provocada pela cheia do Rio Moa, que não para de subir. Os efeitos das fortes chuvas atingem não apenas os rios Moa e Azul, mas também diversas comunidades ribeirinhas e rurais do município, causando alagamentos e prejuízos significativos. De acordo com a régua de medição instalada no Rio Moa, o nível das águas chegou a 6,30 metros, ultrapassando em 10 centímetros a cota de transbordo, que é de 6,20 metros. A cota de alerta é de 5,80 metros. A elevação do rio, influenciada também pelo transbordamento do Rio Juruá, já afeta diretamente mais de 480 famílias, muitas delas com casas alagadas e perdas na produção agrícola. Como resposta imediata, a Prefeitura já iniciou o envio de equipes da Defesa Civil, Saúde e Assistência Social para prestar os primeiros atendimentos às famílias atingidas. Durante a reunião, foi definida a publicação de um Decreto de Situação de Emergência, com base no plano de trabalho da Defesa Civil Municipal. O prefeito Zé Luiz destacou a gravidade do momento e a necessidade da medida: “Decretar situação de emergência não é o que um gestor quer, mas a necessidade obriga. Estamos vivendo uma situação delicada e complicada. Muitas famílias estão com suas casas alagadas e perderam suas produções. Quem mora no interior sabe da dificuldade, principalmente na questão da água potável e da saúde. Com esse decreto, vamos buscar apoio do Governo Federal para amenizar esse sofrimento. Não resolve tudo, mas ajuda. Nossa gestão vai estar próxima dessas comunidades, já estamos nos organizando para levar o apoio necessário dentro das nossas condições.” O decreto considera as fortes chuvas dos últimos dias, que provocaram a elevação significativa dos rios Azul e Moa, além do transbordamento de igarapés na zona rural. A situação resultou em inundações em áreas urbanas, rurais e ribeirinhas, atingindo residências, propriedades, vias de acesso e comprometendo serviços essenciais. A medida declara situação de emergência nas áreas afetadas e terá validade de 180 dias, podendo ser prorrogada caso o cenário persista. O coordenador da Defesa Civil Municipal, Enilson Puyanawa, explicou os próximos passos. “Vamos solicitar o reconhecimento federal da situação de emergência. A partir disso, será elaborado um plano de trabalho para buscar recursos e garantir atendimento às famílias com cestas básicas e água potável. O município sozinho não tem capacidade financeira para atender toda essa demanda, por isso precisamos desse apoio para minimizar os impactos das inundações” , disse. O presidente da Câmara de Vereadores, Zeca, também se manifestou, reforçando o apoio do Legislativo: “Este não é momento de aplausos, mas de arregaçar as mangas e buscar respostas para as famílias que estão sofrendo. A Câmara estará junto com a gestão, tomando decisões urgentes, porque a população precisa de ajuda agora”, finalizou Zeca do Pentecostes. A gestão municipal segue em alerta e intensificando as ações para reduzir os impactos da cheia, garantindo assistência às famílias e buscando apoio estadual e federal para enfrentar a situação. Com a publicação do decreto, fica autorizada a mobilização de todos os órgãos municipais, sob a coordenação da Defesa Civil, para atuar nas ações de resposta ao desastre, recuperação e reconstrução das áreas atingidas. Assessoria de Comunicação Social Jenildo Cavalcante Imagens: Evandro Ibernon

  • Mais de R$ 1 milhão em créditos beneficia famílias do PDS São Salvador e reforça desenvolvimento no campo

    No PDS São Salvador, em Mâncio Lima, a segunda-feira , 30 de março foi marcada por um importante avanço para a agricultura familiar e o fortalecimento das comunidades rurais. Ao todo, foram liberados 131 contratos de crédito instalação, nas modalidades Apoio Inicial e Fomento Mulher, beneficiando diretamente 97 famílias que vivem e produzem no assentamento. Cada família contemplada recebeu o valor de R$ 8 mil, totalizando um investimento de R$ 1.048.000,00 apenas no PDS São Salvador. A ação que contou com o apoio da prefeitura de Mâncio Lima, por meio do programa Terra Cidadã, e da Associação de Moradores do PDS São Salvador, integra um conjunto mais amplo de investimentos que acontecem entre os dias 30 de março e 02 de abril, somando cerca de R$ 7,7 milhões destinados a famílias de assentamentos nos municípios de Mâncio Lima, Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves e Jordão. Além do PDS São Salvador, também foram destinados R$ 136 mil para o Assentamento PA Rio Azul, e outros R$ 144 mil já haviam sido liberados em dezembro de 2025 para o Assentamento PA Dona Izaura, na comunidade Socó, reforçando o compromisso com o desenvolvimento rural em toda a região. Presente na agenda, o prefeito em exercício Andinho Lima destacou a importância do incentivo direto às famílias produtoras e assentadas: “ Esse investimento chega em boa hora e representa mais dignidade, autonomia e oportunidade para quem vive da terra. A gestão municipal segue apoiando iniciativas que fortalecem o homem e a mulher do campo, garantindo melhores condições de produção e qualidade de vida ”, afirmou. O superintendente regional do Incra no Acre, Márcio Alércio, reforçou que o crédito é uma das principais prioridades da gestão federal: “ Estamos ampliando o acesso ao crédito para fortalecer a produção, gerar renda e garantir melhores condições de vida às famílias assentadas. Esse é um passo importante para o desenvolvimento do Vale do Juruá e de todo o Acre”, destacou . Márcio Alécio, o primeiro da esquerda para a direita Representando o Programa Terra Cidadã, Josimar Souza também destacou a importância da parceria entre as instituições. “ Nós somos muito gratos ao prefeito Zé Luiz pela parceria com o Incra e, no que depender da equipe da Prefeitura de Mâncio Lima e do Programa Terra Cidadã, estaremos à disposição para ajudar. O sucesso desta ação é graças a esse conjunto de pessoas que estão contribuindo com o desenvolvimento do projeto”, afirmou . Josimar Souza, o primeiro da direita para a esquerda Para a presidente do PDS São Salvador, Odilene Sena, o momento é de conquista e esperança.l: “ Esse recurso representa muito para as famílias daqui. É um incentivo que vai ajudar na produção, na organização das propriedades e na melhoria da renda. A gente fica feliz em ver que o assentamento está sendo valorizado e lembrado com ações concretas”, afirmou. Odilene Sena, a segunda da direita para a esquerda Mais do que recursos financeiros, os créditos representam uma oportunidade real de crescimento, autonomia e fortalecimento da agricultura familiar, consolidando o compromisso com o desenvolvimento sustentável e a valorização das comunidades rurais do Vale do Juruá. Assessoria de Comunicação Social Jenildo Cavalcante Imagens: Pedro Benevides/Programa Terra Cidadã

  • Com tambaqui de mais de 10 quilos, jovem piscicultor vence concurso do maior pescado na VIII Feira do Peixe

    Uma das disputas mais aguardadas da VIII Feira do Peixe e Agricultura Familiar de Mâncio Lima movimentou o segundo dia do evento, nesta quarta-feira, 01, com a realização do tradicional concurso do maior pescado. A competição reuniu nove participantes, entre pescadores artesanais e produtores de peixe em cativeiro, em uma disputa marcada pela emoção e pela valorização da atividade. A avaliação dos peixes foi realizada no próprio local do evento, com acompanhamento do público. Os critérios levaram em consideração o peso mínimo por espécie: tambaqui e pirapitinga a partir de 4 kg, piau com mínimo de 2 kg, matrinxã com 1,2 kg e peixe artesanal com peso mínimo de 8 kg. Na categoria de peixe criado em cativeiro, a disputa foi bastante acirrada, com exemplares variando entre cinco e dez quilos. A competição foi dividida entre as espécies piau, tambaqui, matrinxã e pirapitinga, com premiação de R$ 1 mil para cada categoria, incentivando ainda mais a participação dos produtores. O grande destaque foi o piscicultor Johanis Araújo, que conquistou o primeiro lugar com um tambaqui pesando aproximadamente 10,4 quilos. Surpreso com o resultado, ele comemorou a conquista e destacou a importância do momento: “ Foi uma surpresa muito grande. A gente veio para participar da feira, vender nossos peixes, e decidiu entrar na competição sem muita expectativa. Graças a Deus deu certo. Esse peixe já é antigo, deve ter uns nove anos. Para mim, o mais importante é a lembrança, o troféu e a alegria de participar de um evento tão importante para a economia local”, afirmou. Os vencedores com as demais espécies de peixes foram Roeneilson Pinheiro, com o maior piau; Genilson Calista, com a maior pirapitinga; e Sansão Sena, com o maior matrinxã, reforçando o alto nível da produção local. O Secretário Municipal de Produção, Edvaldo Barbosa, avaliou positivamente o evento e destacou a grande participação popular : “É muito gratificante ver a adesão das pessoas. A feira está bem movimentada, e o concurso do maior peixe sempre atrai muita gente. Essa diversidade de pescado e a premiação ajudam a fortalecer ainda mais o evento e incentivar os nossos produtores”, ressaltou. A valorização do pescador artesanal também foi um dos pontos altos da programação. Em parceria com a Prefeitura, a Colônia de Pescadores Z-6 de Mâncio Lima realizou o concurso do maior peixe artesanal, com premiações que incluíram motores para os primeiros colocados e incentivo financeiro para o terceiro lugar. O destaque foi o pescador Ernildo Dantas, associado à Colônia de Pescadores, que conquistou o primeiro lugar com um impressionante jundiá de 40 quilos, pescado no rio Japiim. Acostumado à rotina da pesca no rio, ele destacou a emoção e a fé envolvidas no momento da captura. Segundo Ernildo, a conquista foi uma verdadeira bênção. “A emoção é grande. Quando a gente chega e vê que o peixe está na linha, é uma alegria que não dá para explicar. Foi Deus quem abençoou, porque eu fui só uma vez, coloquei a linha e, de manhãzinha, o peixe já estava lá”, contou. A categoria reforça a importância e a valorização do pescador artesanal, que vive da pesca tradicional e mantém viva uma prática fundamental para a cultura e a economia local. O presidente da Colônia de Pescadores, Elton Dias, destacou a importância da iniciativa: “A Feira do Peixe já é tradição em Mâncio Lima, e essa parceria com a Prefeitura é fundamental para fortalecer o nosso trabalho. Esse concurso valoriza o pescador artesanal, especialmente aquele que vive da pesca no rio, garantindo reconhecimento e incentivo para continuar suas atividades diárias". Encerrando mais um dia de sucesso, a VIII Feira do Peixe reafirma a força da piscicultura no município, com produção de qualidade, diversidade de espécies e grande potencial econômico. Ao mesmo tempo, o evento reforça a importância de valorizar o pescador artesanal, que desempenha papel essencial na cultura, na economia e na segurança alimentar da região. Mais do que uma competição, o concurso do maior pescado celebra o trabalho, a dedicação e o orgulho de quem vive da água e faz da produção de peixe uma das grandes riquezas de Mâncio Lima. Assessoria de Comunicação Social Jenildo Cavalcante Imagens: Evandro Ibernon

  • Protagonismo feminino é destaque na VIII Feira do Peixe e Agricultura Familiar de Mâncio Lima

    Desde a sua criação, a Feira do Peixe de Mâncio Lima tem evidenciado um diferencial marcante: o protagonismo feminino. Nesta oitava edição, a presença de empreendedoras e produtoras rurais reforça a força da mulher no campo e no comércio, impulsionando a economia local e consolidando um cenário de cada vez mais visibilidade, autonomia e empoderamento. Entre os exemplos está a produtora rural e empreendedora Larissa Costa Correia, de 31 anos, que há sete anos atua com piscicultura e cultivo de plantas ornamentais. Em uma propriedade de 61 hectares, administrada junto com o esposo e o sogro, ela tira o sustento da família e se tornou referência de dedicação e persistência. Para Larissa, a feira é uma grande vitrine, especialmente para as mulheres. “A gente mostra que pode estar em qualquer espaço. A piscicultura e a agricultura não são só para homens. Hoje conseguimos trabalhar, vender nossos produtos e conquistar nosso espaço com respeito e reconhecimento”, destacou. A feira conta com a participação de cerca de 15 mulheres empreendedoras, atuando em diversas áreas, como agricultura, piscicultura, artesanato, iogurte natural e produção de alimentos derivados da mandioca. A diversidade de produtos reforça o papel das mulheres como protagonistas na geração de renda e no fortalecimento da agricultura familiar, contribuindo diretamente para a independência financeira e o desenvolvimento social. Outro exemplo de dedicação é a agricultora Maria Antônia do Nascimento, que participa do evento desde a primeira edição. Com 28 anos de experiência na agricultura familiar, ela trabalha com o cultivo de verduras, atividade que garante o sustento da sua família. Otimista, Maria Antônia acredita em boas vendas. “ Eu trabalho há 28 anos com verduras, é disso que tiramos o sustento da família. Participo da feira desde a primeira edição e espero vender tudo até quinta-feira, que sempre é o melhor dia. Este espaço foi que deu visibilidade e mostrou que a mulher pode sim ser uma produtora rural de referência e credibilidade”, afirmou. A primeira-dama Joice Costa, que também é empreendedora, destacou a importância de ver as mulheres ocupando espaços que antes eram predominantemente masculinos. Segundo ela, o avanço é resultado de incentivo, oportunidade e reconhecimento da gestão do Prefeito Zé Luiz e do vice-prefeito Andinho. “Hoje a gente vê as mulheres se destacando em todas as áreas: na agricultura, no comércio e até na gestão pública. Isso mostra que estamos conquistando nosso espaço com trabalho e dedicação”, ressaltou. Diretamente da comunidade Pé da Terra, a produtora Marlinda Maia Virgínio, mãe de quatro filhos e empreendedora há mais de 20 anos, também celebra a oportunidade proporcionada pela feira. Trabalhando com produtos à base de mandioca, ela destaca a importância do evento como fonte de renda e valorização. “A Feira do Peixe é muito importante para nós. Além de fortalecer quem já trabalha há anos, ela também gera uma renda extra que faz diferença na vida da nossa família. Tudo o que a gente faz é com muito carinho, e isso também é um diferencial”, afirmou. O protagonismo feminino na VIII Feira do Peixe e Agricultura Familiar de Mâncio Lima é reflexo do apoio e dos investimentos da gestão municipal, que tem incentivado a participação das mulheres em diferentes setores produtivos. A iniciativa fortalece não apenas a economia, mas também promove inclusão, igualdade de oportunidades e valorização do trabalho feminino. Mais do que um espaço de comercialização, a feira se consolida como um ambiente de transformação social, onde mulheres mostram sua força, competência e capacidade de fazer a diferença, contribuindo de forma decisiva para o crescimento do município. Assessoria de Comunicação Social Jenildo Cavalcante Imagens: Evandro Ibernon

  • Cheia do Rio Moa já afeta mais de 480 famílias e Prefeitura avalia decretar situação de emergência nos próximos dias

    O aumento do volume de chuvas na região do Juruá tem provocado sérios impactos em Mâncio Lima, atingindo diretamente comunidades ribeirinhas e produtores da zona rural. O Rio Moa já ultrapassou a cota de transbordo e, atualmente, registra nível de 6,23 metros, acima da cota de 6,20 metros, tendo transbordado três vezes somente no mês de março. De acordo com levantamento da equipe técnica da Prefeitura, realizado entre os dias 21 e 26 de março com apoio da Defesa Civil e Assistentes Social por meio do CRAS, pelo menos 483 famílias foram afetadas diretamente, com suas residências alcançadas pelas águas, enquanto outras 917 famílias foram atingidas de forma indireta, sofrendo com a paralisação de atividades e dificuldades de acesso. Na zona ribeirinha, comunidades ao longo do Rio Moa e do Rio Azul enfrentam alagamentos e prejuízos, as famílias usam a agua do rio para diversas finalidades, como lavar roupa, preparar alimentos e até para o consumo cenário este que se agrava com a contaminação das aguas. Entre as localidades atingidas estão Boa Vista, São Francisco, São Pedro, São Salvador, Timbaúba e Novo Recreio (Terra Indígena Nawa), além de Bela Vista, Buriti, Barro Vermelho, Três Unidos, Nova Lição e Bom Sossego, no Rio Azul. Muitas famílias dependem diretamente do rio para transporte, alimentação e subsistência, o que agrava ainda mais a situação. “Só nesse período, o Rio Moa já transbordou pelo menos três vezes. A situação das famílias é bastante delicada, porque elas utilizam o rio para praticamente tudo. E com a previsão de mais chuvas, inclusive com grande volume vindo das cabeceiras no Peru, existe o risco de uma cheia ainda maior”, destacou o coordenador da Defesa Civil, Enilson Puyanawa. Já na zona rural terrestre, o cenário também é preocupante. Cerca de 600 famílias foram atingidas diretamente, com ramais interditados devido ao transbordo de igarapés como Igarapé Branco, Igarapé Preto, Igarapé do Banho, Igarapé Maloca, Behkua e Generoso. As fortes chuvas fazem com que nascentes aflorem, causando erosões e deixando as estradas intrafegáveis. Além do isolamento de comunidades como Caetanos, Polo e Bahia, os prejuízos atingem diretamente a produção rural, com perdas na agricultura familiar, açudes transbordados e rompimento de barragens, afetando uma das principais fontes de renda da região. “Os impactos não são só nos rios. Na zona rural, igarapés transbordaram em vários pontos, deixando comunidades isoladas e causando prejuízos na agricultura. Temos casos de açudes rompidos e perdas na produção, o que exige uma resposta rápida do poder público”, completou Enilson. Diante desse cenário, a Prefeitura de Mâncio Lima já articula uma resposta emergencial. Nos próximos dias, será realizada uma reunião com o grupo de ações coordenadas para definir novas medidas de assistência às famílias atingidas, além de discutir a possível decretação de situação de emergência no município. Entre as ações previstas estão a organização de logística para atendimento às famílias, elaboração de relatórios sociais e ampliação do suporte humanitário, garantindo assistência às comunidades mais afetadas tanto na zona ribeirinha quanto na zona rural. Apesar das dificuldades, muitas famílias optaram por permanecer em suas residências, mesmo em condições precárias, enquanto outras foram acolhidas por parentes em áreas mais seguras, reforçando a necessidade de uma atuação rápida e efetiva do poder público diante da intensidade das chuvas e dos impactos crescentes na região. Assessoria de Comunicação Social Jenildo Cavalcante Imagens: Evandro Ibernon/Defesa Civil

  • Prefeitura de Mâncio Lima abre oficialmente a VIII Feira do Peixe e fortalece a economia local

    A Prefeitura de Mâncio Lima, por meio da Secretaria Municipal de Produção, realizou, nesta terça-feira, 31, a abertura oficial da VIII Feira do Peixe e Agricultura Familiar, na Praça São Sebastião. O evento integra o calendário econômico do município e tem como foco o fortalecimento da produção local, a geração de renda e a valorização dos produtores rurais e piscicultores. Além da comercialização de pescado e hortifrutigranjeiros, a feira também se consolida como espaço de cultura, lazer e integração social. Na programação de abertura, estudantes do Ensino Fundamental participaram de um concurso de contos com a temática “história de pescador”, envolvendo sete escolas da rede municipal. O prefeito em exercício, Andinho Lima, destacou a importância do evento para a economia local e convidou a população a participar: “Esse é um período muito importante para o nosso município, porque movimenta a economia e valoriza quem produz. Temos aqui diversos produtores da agricultura familiar e piscicultores comercializando seus peixes, com várias espécies disponíveis para a população. Nosso planejamento este ano é comercializar cerca de 15 toneladas de peixe, superando as 10 toneladas vendidas no ano passado. Convidamos toda a população de Mâncio Lima e dos municípios vizinhos para prestigiar a feira e adquirir um produto de qualidade”, afirmou. A feira reúne produtores locais que oferecem alimentos frescos e com preços acessíveis, fortalecendo a cadeia produtiva e contribuindo para a segurança alimentar da população. O Secretário Municipal de Produção, Edvaldo Barbosa, ressaltou a organização e o trabalho prévio desenvolvido com os produtores: “Estamos oferecendo diversas espécies de peixe, como tambaqui, piau, matrinxã, curimatã, pintado, pirapitinga, além de peixes como traíra, tilápia e cará. A expectativa é alcançar a comercialização de até 15 toneladas durante os três dias de feira. A maior parte dos vendedores é do próprio município, o que demonstra o fortalecimento da produção local. Também estamos buscando atrair consumidores de municípios vizinhos para ampliar ainda mais a movimentação econômica”, explicou. Como parte da preparação para o evento, a Prefeitura, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), realizou capacitações voltadas aos produtores, incluindo uma oficina de estratégias de precificação, com orientações sobre custos, formação de preços e valorização dos produtos. Participante desde a primeira edição, o produtor Gladson Rocha destacou o crescimento da piscicultura no município: “A feira cresceu muito ao longo dos anos. Antes eram poucos produtores participando e hoje temos um número maior de piscicultores. Isso mostra o avanço da atividade no município. Nosso produto é de qualidade e seguimos confiantes em uma boa comercialização”, relatou. A programação de abertura contou ainda com a apresentação do Coral Vozes do Aurora, que marcou o momento solene do evento. A VIII Feira do Peixe segue até o dia 2 de abril, com funcionamento das 7h às 14h, reunindo produtores locais e ofertando pescado, frutas e verduras. A expectativa é superar a marca de 15 toneladas de peixe comercializadas ao longo dos três dias. A iniciativa conta com o apoio do Sebrae, por meio do Programa Cidades Empreendedoras, como estratégia de incentivo ao desenvolvimento econômico e fortalecimento do empreendedorismo local. A Colônia de Pescadores Z-06 de Mâncio Lima também tem sido uma parceira importante, garantido o abastecimento de gelo e participação dos pescadores artesanais A Prefeitura de Mâncio Lima reforça o convite para que a população participe da feira, contribuindo para o fortalecimento da economia e valorização da produção local. A abertura oficial contou com a presença de secretários municipais, da gerente regional do Sebrae, Laís Mapes, de lideranças sindicais e de associações, além do presidente da Colônia de Pescadores, Elton Dias. Também participaram o presidente da Câmara de Vereadores, Zeca do Pentecostes, os vereadores Professor Amozildo, Vlade Vasconcelos, Alana Souza e Reziane Barros, além da primeira-dama Joice Costa. Contos vencedores: Galeria de imagens: Assessoria de Comunicação Social Jenildo Cavalcante Imagens: Evandro Ibernon Drone: Pedro Benevides

  • Prefeitura e Governo entregam escola-modelo na Terra Indígena Nukini no Rio Moa

    A comunidade escolar Indígena celebrou no último domingo, 29, a entrega do novo prédio da Escola Estadual Pedro Antônio de Oliveira. Construída em parceria com a prefeitura de Mâncio Lima, as instalações são consideradas modelo para os padrões pedagógicos. Poço artesiano, água tratada, nove salas de aula amplas, uma nova escadaria, laboratório de informática, placas solares, internet, cozinha e uma arquitetura que garante a ventilação interna do espaço. No estabelecimento irão funcionar turmas desde o pré-escolar, passando pelo ensino infantil e o fundamental, até o médio, totalizando 130 alunos. A unidade irá atender também, além de todas as aldeias da TI, os alunos da comunidade Nawa, ribeirinhos e filhos de produtores rurais da região da Serra do Moa. A reconstrução do espaço de ensino custou R$ 1,9 milhão. A inauguração da nova escola foi uma grande festa para a comunidade, com danças, cantos e diversas manifestações da cultura Nukini. Muito mais que uma escola, o novo espaço de educação indígena será um lugar para reuniões comunitárias, práticas esportivas e aprendizado de sistemas sustentáveis ecológicos para minimizar os efeitos do aquecimento global. O prefeito de Mâncio Lima, Zé Luiz, afirmou que a nova escola é um sonho realizado para educadores, alunos e moradores da comunidade Nukini. “Esse também é um sonho do nosso governador Gladson Camelí, que atendeu o pedido da comunidade. É um dos maiores investimentos feitos pelo governo em parceria com a prefeitura na região do Rio Moa. O resultado é um ensino de qualidade, num ambiente confortável, para os profissionais da educação realizarem os seus trabalhos, e propício, para o aprendizado dos alunos”, ressaltou o gestor. Aberson destacou a importância da parceria com a Prefeitura de Mâncio Lima para realizar o projeto, que recebeu todos os recursos do Estado e a responsabilidade da obra da gestão municipal. “Esse trabalho integrado entre o governo e a prefeitura foi uma soma de esforços, que resultou numa escola indígena modelo, pois não existe outra do mesmo padrão no estado. Mas quero registrar que não é apenas em Mâncio Lima. Só em 2025, tivemos 42 escolas indígenas reformadas, construídas e adaptadas, de um total de 168 que temos na nossa rede de educação pública. Isso mostra o nosso compromisso com os povos tradicionais”, salientou. Durante a inauguração, o Secretário Municipal de Educação, Júnior Pinho, destacou a importância da união entre os entes públicos para fortalecer o ensino nas comunidades tradicionais: Esse é um exemplo claro de que quando há parceria, os resultados chegam. A união entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Mâncio Lima tem permitido ampliar o acesso à educação indígena com qualidade, respeitando as especificidades culturais e garantindo estrutura adequada para alunos e professores. Estamos avançando de forma concreta, levando ensino onde antes era difícil chegar”, afirmou o secretário. O deputado federal Zezinho Barbary, que representou a bancada federal do estado, destacou que a valorização dos povos indígenas é essencial para o desenvolvimento do Acre. E completou: “Como parlamentares, temos feito parcerias com o governo e as prefeituras, direcionando recursos para que investimentos necessários cheguem aos povos indígenas e ribeirinhos. Como deputado eleito pelo Juruá e já tendo sido prefeito de Porto Walter, sei das dificuldades das prefeituras para dar a assistência para aqueles que mais precisam, como diz o nosso governador”. O presidente da Assembleia Legislativa (Aleac), deputado Nicolau Júnior, também participou do evento na Terra Indígena Nukini. “Tenho acompanhado ordens de serviço e inaugurações de obras no estado, tudo em parcerias do governo com as prefeituras. E como presidente da Aleac, é a nossa obrigação acompanhar e fiscalizar. Então é uma satisfação ver uma escola indígena modelo e saber que o governador Gladson cumpriu mais uma das suas promessas”, s alientou. O diretor da Escola Estadual Pedro Antônio de Oliveira, Alixandre Nukini, afirmou que o momento é de gratidão. “Essa escola vai valorizar os conhecimentos do nosso povo e garantir um futuro promissor para as nossas crianças e jovens, com uma educação de qualidade. Esse é um sonho realizado, também de muitos professores e professoras que estão aqui só em memória. É um privilégio a nossa terra indígena ter uma escola nesse padrão, que ainda vai atender outros 200 alunos do nosso entorno”, disse. O cacique-geral Paulo Almeida ressaltou que o novo espaço educacional irá fortalecer as aldeias do Povo Nukini: “Esse é um lugar de ensino que vai agregar os moradores de toda essa região do Alto Rio Moa, em torno do propósito de valorização da cultura indígena. Sabemos que gestões públicas bem trabalhadas têm um retorno na forma de benefícios para a população do estado”. O evento de inauguração contou ainda com a participação de Secretários Municipais, lideranças políticas, Câmara Vereadores (Amozildo e Zeca do Pentecoastes), Coordenador do Núcleo da SEE e a comunidade em geral. Galeria de imagens: Assessoria de Comunicação Jenildo Cavalcante Colaboração: Agencia de Notícias do Acre Imagens: Evandro Ibernon Drone: Pedro Benevides

  • Mês da Mulher é marcado por ações de combate à violência e fortalecimento feminino

    Durante todo o mês de março, em alusão ao Mês da Mulher e ao combate à violência contra a mulher, a Prefeitura de Mâncio, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e o setor de Políticas Públicas para Mulheres — ligado ao gabinete do prefeito — desenvolveu uma série de ações voltadas à conscientização, orientação e fortalecimento feminino em Mâncio Lima. As atividades foram realizadas em parceria com a Secretaria Estadual da Mulher (SEMULHER), além das secretarias municipais de Saúde e Educação, reforçando o compromisso conjunto no enfrentamento à violência doméstica. Entre as principais ações, foram promovidas rodas de conversa com o tema “O Silêncio Mata”, alcançando cerca de 232 mulheres. Os encontros abordaram os diferentes tipos de violência doméstica, canais de denúncia e os serviços de atendimento disponíveis no município, além de orientações na área da saúde e assistência social. A Secretária Municipal de Assistência Social, Ajucilene Gonçalves Mota, destacou a importância das ações desenvolvidas: “Durante esse mês, realizamos um trabalho intenso com diversas ações voltadas às mulheres. As rodas de conversa com o tema ‘O Silêncio Mata’ foram fundamentais para levar informação, orientação e conscientização. Conseguimos alcançar mais de 200 mulheres, apresentando os tipos de violência, os canais de denúncia e os locais de atendimento disponíveis no município, além de ofertar serviços nas áreas de saúde, educação e assistência social.” Além disso, durante as atividades, também foram repassadas informações sobre programas sociais, como o Bolsa Família e o programa Gás para Todos, reforçando as condicionalidades nas áreas de saúde, educação e assistência. Em um segundo momento, a secretária ressaltou o foco no fortalecimento e autonomia das mulheres: “Também trabalhamos o empoderamento feminino, principalmente no aspecto financeiro e emocional, mostrando caminhos para que essas mulheres possam sair de situações de dependência. Foi um mês de muito trabalho, movimento e atenção às mulheres, especialmente às que são vítimas de violência. E esse trabalho não para por aqui, vamos continuar oferecendo apoio, orientação e fortalecendo essa rede de proteção”, finalizou a Secretária. Resultados da campanha Os resultados das ações já começam a aparecer de forma concreta. Em janeiro e fevereiro, foram registradas quatro denúncias de violência contra a mulher em cada mês. Já em março, esse número dobrou, chegando a oito denúncias — um aumento de 100%, demonstrando que mais mulheres estão se encorajando a romper o silêncio e buscar ajuda. Imagem criada por IA Além disso, também houve aumento na procura direta pelo setor de Políticas para Mulheres. Somente no período, foram realizados quatro atendimentos com encaminhamentos para a rede de apoio, totalizando 12 atendimentos entre denúncias e encaminhamentos. Os dados reforçam a efetividade da campanha e o compromisso da atual gestão em fortalecer a rede de proteção, incentivar a denúncia e garantir acolhimento às mulheres vítimas de violência. As ações fazem parte de um conjunto de iniciativas que buscam não apenas informar, mas também acolher e apoiar mulheres em situação de vulnerabilidade, promovendo mais dignidade, segurança e oportunidades. Encerrando a programação do mês, foi realizada na manhã desta sexta-feira, 27, a Caminhada de Combate à Violência contra a Mulher, que percorreu diversos bairros da cidade, mobilizando a população e reforçando a importância da denúncia e da conscientização. A atividade finalizou na Escola Antônio de Oliveira Dantas, simbolizando o compromisso coletivo no enfrentamento à violência e na defesa dos direitos das mulheres. Galeria de imagens: Assessoria de Comunicação Social Jenildo Cavalcante Imagens: Evandro Ibernon

  • Prefeitura de Mâncio Lima e Senac realizam à 7ª edição do Programa Senac na Comunidade serviços gratuitos e cursos profissionalizantes

    A 7ª edição do Programa Senac na Comunidade foi aberta nesta sexta-feira, 27, na Escola Estadual Antônio de Oliveira Dantas, reunindo autoridades, parceiros, estudantes de escolas públicas e a população em um mutirão de serviços gratuitos nas áreas de saúde, educação, cidadania e qualificação profissional. Durante a solenidade de abertura, foi realizado um momento especial de homenagem ao prefeito Zé Luiz, ao coordenador do núcleo da Secretaria de Estado de Educação, a Câmara de Vereadores e outras instituições parcerias com a entrega de um troféu de agradecimento pela parceria com a Fecomércio e o Senac, fundamental para a realização da ação no município. O diretor do Senac, Abraão Maia, reforçou o compromisso da instituição em chegar cada vez mais perto da população: “Essa é uma determinação do nosso presidente, levar o Senac para fora das unidades, alcançando os municípios e as comunidades. Aqui em Mâncio Lima fomos muito bem recebidos pela gestão do prefeito Zé Luiz, e isso foi essencial para que essa ação acontecesse. Quando unimos forças, conseguimos ir mais longe. Estamos oferecendo diversos serviços e também 160 vagas em cursos que serão realizados posteriormente aqui na escola. Isso é só o começo de novas parcerias.” Em Mâncio Lima, a iniciativa oferece uma ampla programação gratuita, incluindo oficinas de culinária e tecnologia, orientações sobre saúde mental e prevenção de doenças, corte de cabelo, design de sobrancelhas, aferição de pressão, testes rápidos, vacinação, massagem relaxante, além de atendimentos médicos e odontológicos. O prefeito Zé Luiz destacou a importância da parceria e o impacto direto na vida da população, especialmente dos jovens: “O Senac abre oportunidades, amplia horizontes para a nossa juventude. Essa parceria fortalece um trabalho que já desenvolvemos, de levar ações e serviços diretamente para a comunidade. Hoje, estamos oferecendo atendimentos de saúde, oficinas, cursos e conhecimentos que ajudam nossos jovens a pensar no futuro, no empreendedorismo e na melhoria de vida. Ficamos muito felizes e gratos por esse olhar para Mâncio Lima.” Representando a comunidade escolar, o gestor da Escola Antônio de Oliveira Dantas, Professor Dienes Lima, destacou a importância da ação para os alunos e moradores da região, que passam a ter acesso a serviços e oportunidades que fazem a diferença no dia a dia. A abertura contou ainda com a presença de secretários municipais, vereadores — entre eles o presidente da Câmara, Zeca do Pentecostes, além das parlamentares Alana Souza, Alice Rocha e Reziane Barros —, representantes do Governo do Estado, e equipe do Senac, incluindo a gerente do Juruá, Jayde Enes. A ação é realizada pela Fecomércio, por meio do Senac e Sesc, em parceria com a Prefeitura de Mâncio Lima, Fundação Elias Mansour e as Secretarias Estaduais da Mulher e de Educação, reafirmando o compromisso conjunto de promover desenvolvimento social, inclusão e oportunidades para a população. Criado em 2014, em Rio Branco, o programa nasceu com o propósito de levar os serviços do Senac para além das salas de aula, alcançando comunidades e ampliando oportunidades. Desde então, já passou por diversos municípios acreanos, como Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves e Plácido de Castro, sempre com o compromisso de promover inclusão, qualificação e melhoria da qualidade de vida. Galeria de imagens: Assessoria de Comunicação Social Jenildo Cavalcante Imagens: Evandro Ibernon

Você está em: Início > Busca > Busca Avançada

Resultados da pesquisa

Logo da Gestão do Prefeito Zé Luis

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO (SIC) E OUVIDORIA

Prefeitura de Mâncio Lima - Estado do Acre

CNPJ 04.059.671/0001-89


💻Acesso online: SIC | Fale Conosco | Ouvidoria | Mapa do Site


📱Fone: +55 (68) 3343-1445 (Responsável Jenildo Cavalcante)

🏢 Rua Anselmo Maia, n°2015, Bairro José Martins CEP: 69.990-000.Mâncio Lima, Acre, Brasil

📅 Segunda a sexta, das 7h às 13:30h (Fechado aos sábados, domingos e feriados)

📧 gabinete@manciolima.ac.gov.br ou ouvidoria@manciolima.ac.gov.br

📨 Acesso ao Webmail Corporativo

Fale na Prefeitura

Ferramenta de Transparência construída com amor pela Decorp.

© 2009-2024. Todos os direitos reservados.

Logo Decorp
bottom of page