top of page

1941 resultados encontrados com uma busca vazia

  • Mâncio Lima recebe Oficina de Planejamento Estratégico da Rota do Café e discute futuro da cafeicultura no Vale do Juruá

    O município de Mâncio Lima recebe nos dias 24 e 25 de junho, na Casa de Cultura Márcia Alencar, a Oficina de Planejamento Estratégico da Rota do Café no Acre. O evento, que teve a abertura oficial na manhã desta quarta-feira, reuniu produtores rurais, cooperativas, pesquisadores, instituições públicas e privadas, além de representantes dos municípios de Mâncio Lima, Cruzeiro do Sul e Rodrigues Alves, com o objetivo de construir um plano de desenvolvimento para fortalecer a cadeia produtiva do café no Vale do Juruá. A iniciativa integra o projeto das Rotas de Integração Nacional, coordenado pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), e busca identificar necessidades, oportunidades e investimentos que possam impulsionar a produção, industrialização, comercialização e até mesmo o turismo ligado à cafeicultura acreana. Durante a abertura, o presidente da Coopercafé, Jonas Lima, destacou a importância da união entre instituições e produtores para consolidar o crescimento da cultura cafeeira na região: “Quando a gente junta todas as entidades, acontece isso. Essa Rota do Café está sendo construída há cerca de um ano junto ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional e da ABDI. Hoje conseguimos reunir os prefeitos de Mâncio Lima, Cruzeiro do Sul e Rodrigues Alves para fortalecer a cultura do café na nossa região. Estamos com uma produção altíssima, mas agora precisamos apoiar os produtores no campo para que possam fornecer um café de qualidade para a indústria. A Rota do Café traz exatamente isso: conhecimento, técnica, assistência de engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas, além da possibilidade de captar recursos para fortalecer toda a cadeia produtiva. É um grande passo para o nosso desenvolvimento”, afirmou. A oficina tem como foco principal definir ações estratégicas para fortalecer a produção, identificar gargalos de infraestrutura, assistência técnica, logística e acesso a mercados, além de atrair investimentos públicos e privados para o setor. Outro objetivo é integrar produtores, cooperativas, prefeituras, Sebrae, Senar e demais instituições parceiras em uma estratégia comum que gere emprego, renda e desenvolvimento sustentável para as famílias produtoras. O prefeito de Mâncio Lima, Zé Luiz Gomes, ressaltou que o município tem papel fundamental nesse processo por ter sido pioneiro na implantação do primeiro Complexo Industrial do Café do Acre: “É com grande alegria que estamos recebendo o seminário da Rota do Café do Juruá. Vamos trabalhar de forma estratégica o fortalecimento da cafeicultura em toda a região. Este evento também representa um reconhecimento ao município de Mâncio Lima por ter iniciado esse grande movimento de produção de café. Hoje temos o primeiro Complexo Industrial do Café do Estado do Acre e agradecemos a todos que têm esse olhar para o nosso município. A estratégia é ouvir a cooperativa, a ABDI, os produtores e toda a cadeia produtiva para construir um planejamento que traga mais melhorias e benefícios para quem vive da produção de café”, destacou o prefeito. O consultor do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, Leandro Guimarães de Paulo, explicou que a oficina é uma construção coletiva voltada para a formulação de políticas públicas eficientes e alinhadas às necessidades dos produtores. “O desenvolvimento da Rota do Café representa a primeira rota de integração do desenvolvimento regional do Estado do Acre. Estamos iniciando esse trabalho aqui no Vale do Juruá por meio de oficinas participativas, contando com a presença de produtores, gestores públicos, instituições do Sistema S e demais parceiros. Vamos definir a abrangência da rota, construir a visão de futuro para a cadeia produtiva do café e realizar um diagnóstico dos principais desafios enfrentados pelo setor. A política pública precisa ser construída de forma participativa, ouvindo todos os atores envolvidos, para que possamos alcançar resultados concretos e duradouros”, enfatizou. A programação também contou com a participação ativa dos produtores rurais, que compartilharam experiências e apresentaram as necessidades da atividade. Um dos participantes foi o produtor Wilson José, da Comunidade Belo Monte, em Mâncio Lima, que há sete anos se dedica à cafeicultura. Com uma propriedade de 21 hectares, sendo nove hectares cultivados com café, Wilson possui aproximadamente 30 mil pés plantados. Somente neste ano, em três hectares em produção, alcançou uma média de 300 sacas de café beneficiado: “Um evento como esse é muito importante para toda a cadeia produtiva porque incentiva a gente a produzir com mais qualidade. Isso fortalece o produtor e cria oportunidades de mercado para o nosso café. Hoje já conseguimos comercializar nossa produção com mais facilidade e isso nos dá segurança para continuar investindo”, afirmou. Wilson também destacou o potencial turístico da atividade cafeeira. Proprietário da marca Café Beija-Flor, ele já recebeu pesquisadores e visitantes interessados em conhecer o modelo de produção adotado em sua propriedade. “Nós trabalhamos com café especial e já participamos de concursos importantes. Fomos premiados e tivemos a oportunidade de conhecer experiências em Minas Gerais. Tudo isso ajuda a fortalecer nossa produção e mostrar que a agricultura familiar pode produzir café de alta qualidade e gerar oportunidades para toda a família”, completou. Nos últimos três anos, a cafeicultura de Mâncio Lima avançou significativamente com a implantação do Complexo Industrial do Café, atendendo mais de 200 famílias produtoras e consolidando um novo ciclo de prosperidade econômica para a região. O impacto já pode ser percebido no comércio local, especialmente durante o período da colheita, quando a circulação de recursos financeiros alcança níveis comparáveis aos meses de maior movimentação econômica, como dezembro. A oficina também servirá como base para a elaboração de um plano de ação e de um programa de investimentos, construídos a partir das visitas técnicas realizadas em propriedades rurais e nos complexos industriais da região. A expectativa é transformar o café acreano em uma referência nacional, agregando valor à produção, ampliando mercados e consolidando a Rota do Café como uma ferramenta de desenvolvimento econômico, social e turístico para o Vale do Juruá e para todo o Estado do Acre. A realização da oficina conta com a parceria da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Coopercafé, Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional e das prefeituras de Mâncio Lima, Cruzeiro do Sul e Rodrigues Alves, reforçando o compromisso conjunto com o fortalecimento de uma das cadeias produtivas que mais crescem na região. Assessoria de Comunicação Social Jenildo Cavalcante Imagens: Evandro Ibernon

  • Prefeitura de Mâncio Lima assina ordem de serviço para revitalização da Praça Japiim e implantação de ponto para táxis

    A Prefeitura de Mâncio Lima realizou na tarde desta terça-feira, 23, na sede do Poder Executivo, a assinatura da Ordem de Serviço que autoriza o início das obras de revitalização da Praça Japiim e a implantação de um ponto de espera para taxistas. O investimento é de R$ 397 mil, proveniente de transferência especial destinada pela deputada federal Antônia Lúcia, com contrapartida do município. A obra será executada pela empresa J. M. M. L. dos Santos Ltda. e terá prazo de até 120 dias para conclusão. O projeto contempla a revitalização completa da praça, com foco em acessibilidade, conforto e integração comunitária, além da construção de um espaço adequado para atender os profissionais do transporte individual. Durante a solenidade, o prefeito Zé Luiz destacou que a obra faz parte dos compromissos assumidos com a população e representa mais dignidade para os taxistas que utilizam diariamente o local. “Esse era um projeto que estava no nosso plano de governo. Quando assumimos a gestão, trabalhamos para torná-lo realidade. Vamos oferecer mais conforto e dignidade aos nossos taxistas, que passam o dia trabalhando e muitas vezes enfrentam sol e chuva enquanto aguardam passageiros. Hoje damos um passo importante para mudar essa realidade. Também agradeço à deputada federal Antônia Lúcia, que destinou os recursos para que essa obra pudesse acontecer. É gratificante contar com parlamentares que olham para Mâncio Lima e contribuem com o desenvolvimento do nosso município”, afirmou o p serefeito. O secretário municipal de Obras, Regiano Barros, ressaltou que a intervenção vai melhorar a infraestrutura urbana e proporcionar mais qualidade para os usuários do espaço. "A revitalização contempla melhorias que irão proporcionar mais conforto, acessibilidade e segurança para quem frequenta a praça. Além disso, o novo ponto de espera oferecerá melhores condições de trabalho aos taxistas, organizando o serviço e contribuindo para a mobilidade urbana do município”, destacou. Representando a categoria, o taxista José Carlos da Silva, que atua há oito anos no ramo de transporte coletivo, comemorou o início da obra. “Para nós é uma felicidade muito grande. Passamos anos trabalhando no sol e na chuva. Quando chovia, precisávamos correr para dentro dos carros, e quando fazia muito sol, procurávamos algum lugar para nos abrigar. Agora vamos ter um espaço adequado, com mais conforto e dignidade. Todos os taxistas estão muito agradecidos por essa conquista”, disse. A presidente do Bairro Bandeirantes, Marilene Pereira da Silva, também celebrou o investimento e destacou os benefícios que a revitalização trará para a comunidade: “Era um sonho da comunidade ver essa praça sendo utilizada de forma útil e importante para o bairro. Além de beneficiar os taxistas, será um espaço de convivência para as famílias e uma área de lazer para as crianças e jovens. Estamos vendo o desenvolvimento chegar ao nosso bairro. Uma praça que antes estava sem uso agora ganhará vida e servirá à população. A gestão municipal está de parabéns por investir em melhorias que beneficiam toda a comunidade”, afirmou. O projeto urbanístico foi elaborado seguindo as diretrizes da NBR 9050 de acessibilidade e prevê pavimentação em blocos intertravados, áreas de convivência com bancos, equipamentos para exercícios físicos ao ar livre, paisagismo com árvores e gramado, iluminação pública moderna e brinquedos infantis. A cerimônia de assinatura contou com a presença de secretários municipais, taxistas, empresários e vereadores do município. Atualmente, o município conta com 20 taxistas devidamente cadastrados e habilitados para exercer a função, reforçando a importância da categoria para a mobilidade e o atendimento à população. A revitalização da Praça Japim integra o conjunto de ações da Prefeitura de Mâncio Lima voltadas à melhoria dos espaços públicos, fortalecendo a infraestrutura urbana e proporcionando mais qualidade de vida, lazer e bem-estar para moradores e visitantes do município. Assessoria de Comunicação Social Jenildo Cavalcante Imagens: Evandro Ibernon

  • Mâncio Lima sedia a 29ª edição do Curso Operacional Integrado de Segurança Pública

    A Prefeitura de Mâncio Lima, em parceria com o Governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), participou na última segunda-feira, 22, da abertura da 29ª edição do Curso Operacional Integrado de Segurança Pública (COISP). A cerimônia foi realizada na Casa de Cultura Márcia Alencar e reuniu representantes das forças de segurança, autoridades municipais, estaduais e convidados. A capacitação tem como objetivo fortalecer a integração entre os órgãos que compõem o sistema de segurança pública, promovendo o aperfeiçoamento técnico e operacional dos profissionais para atuação conjunta em ocorrências e operações de maior complexidade. A iniciativa também busca ampliar o intercâmbio de conhecimentos e consolidar a cooperação entre as instituições que atuam na proteção da população. Representando o município, o prefeito Zé Luiz destacou a importância de Mâncio Lima sediar uma das principais capacitações da área de segurança pública do estado. Segundo ele, a realização do curso fortalece o trabalho das forças de segurança e contribui diretamente para a tranquilidade da população do município e de toda a região do Juruá. “É uma honra para Mâncio Lima receber a 29ª edição do Curso Operacional Integrado de Segurança Pública. Essa capacitação fortalece a atuação das nossas forças de segurança e contribui para ampliar a sensação de segurança da população. Além do treinamento dos profissionais, a presença integrada das instituições durante o período do curso aproxima ainda mais os serviços de segurança da comunidade. Agradecemos ao Governo do Estado, à governadora Mailza Assis e ao secretário José Américo Gaia por trazerem essa importante iniciativa para o nosso município”, afirmou o prefeito. O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública destacou que a descentralização da capacitação tem sido uma das prioridades da pasta para fortalecer a atuação das forças de segurança em todo o Acre. “Priorizamos a descentralização do curso. Anteriormente, a maioria das edições ocorria em Rio Branco, mas entendemos que levar o treinamento às regionais fortalece a presença policial, contando com o reforço de, no mínimo, 40 alunos por edição. Após a capacitação, os agentes participam de um período de vivência operacional na própria região, abrangendo Mâncio Lima, Cruzeiro do Sul e Rodrigues Alves. Seguindo o modelo já aplicado no Alto e no Baixo Acre, essa estratégia é fundamental para consolidar a presença do Estado e elevar a sensação de segurança da população”, afirmou o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública. Com carga horária de 120 horas, o curso reúne profissionais da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Penal, Polícia Rodoviária Federal e demais instituições ligadas à segurança pública. Durante duas semanas, os participantes terão acesso a atividades teóricas e práticas voltadas ao aperfeiçoamento das técnicas operacionais, incluindo abordagem policial, armamento e tiro, atendimento pré-hospitalar tático, autopreservação e planejamento estratégico, reforçando a atuação integrada e a resposta coordenada às demandas da sociedade. A cidade sedia o evento nas semanas que o mesmo acontece. Assessoria de Comunicação Social Jenildo Cavalcante Imagens: Evandro Ibernon

  • Prefeitura de Mâncio Lima promove Encontro das Profissões e anuncia prêmio para estudantes dos terceirões

    A Prefeitura de Mâncio Lima, por meio da Equipe Intersetorial do Selo UNICEF e do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, realizou nesta quinta-feira, 18, o Encontro das Profissões, reunindo estudantes dos terceiros anos das escolas da rede estadual de ensino e profissionais de diversas áreas para um momento de aprendizado, troca de experiências e orientação vocacional. Durante o encontro, os profissionais compartilharam suas trajetórias, desafios, conquistas e motivações em suas respectivas carreiras, proporcionando aos jovens uma oportunidade de conhecer diferentes áreas de atuação e refletir sobre o futuro profissional. A iniciativa funcionou como um importante teste vocacional, incentivando os estudantes a planejarem seus próximos passos com mais segurança e conhecimento. A programação contou ainda com a participação do prefeito Zé Luiz, que, por meio de uma videochamada diretamente de Brasília, anunciou o lançamento do Prêmio de Valorização para os Terceirões. A iniciativa irá premiar alunos que se destacarem pelo desempenho escolar, estimulando o compromisso com os estudos e reconhecendo o esforço dos estudantes. Entre as premiações anunciadas estão notebooks e quantias em dinheiro, reforçando o compromisso da gestão municipal com a valorização da educação e o incentivo ao protagonismo juvenil. A ação integra as estratégias desenvolvidas pelo município para fortalecer as oportunidades de desenvolvimento dos adolescentes e ampliar as perspectivas de futuro por meio da educação. Assessoria de Comunicação Social Jenildo Cavalcante Imagens: NUCA

  • Mâncio Lima realiza 9ª Conferência Municipal de Saúde para fortalecer políticas públicas do SUS

    A Prefeitura de Mâncio Lima, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, realizou nesta terça-feira, 16, a 9ª Conferência Municipal de Saúde. Com o tema "Saúde, Democracia, Soberania e SUS: Cuidar do Povo é Cuidar do Brasil", o encontro reuniu usuários do Sistema Único de Saúde, trabalhadores da saúde, gestores e prestadores de serviços para discutir propostas que irão contribuir com o fortalecimento das políticas públicas de saúde no município, no Estado e em âmbito nacional. A programação foi composta por plenária de abertura, palestras, debates, grupos de trabalho temáticos, plenária final e a eleição da delegação que representará Mâncio Lima na etapa estadual da conferência. Os participantes debateram quatro eixos centrais: democracia e direito à saúde; financiamento do SUS; os desafios relacionados às emergências climáticas e à justiça socioambiental; e o modelo de atenção e gestão voltado ao cuidado integral da população. Durante os grupos de trabalho, as propostas foram discutidas e votadas de forma democrática, respeitando a participação paritária entre usuários, trabalhadores da saúde e gestores, garantindo ampla representatividade nas deliberações. As diretrizes aprovadas serão consolidadas em um relatório final que servirá de base para a elaboração do Plano Municipal de Saúde e também contribuirá com as discussões da Conferência Estadual de Saúde. A secretária municipal de Saúde, Rusie Lima destacou a importância da conferência como um espaço de escuta e construção coletiva. "A Conferência Municipal de Saúde é um momento em que a população, os profissionais e os gestores se unem para pensar o presente e o futuro da saúde em nosso município. Cada proposta construída aqui representa um compromisso com o fortalecimento do SUS e com a melhoria da qualidade dos serviços oferecidos à nossa população. Esse diálogo é essencial para que possamos avançar cada vez mais em uma saúde pública humanizada e eficiente." Ao final da conferência, também foram eleitos os delegados que representarão Mâncio Lima na etapa estadual, levando as propostas aprovadas pelo município para o debate em nível estadual. As resoluções e diretrizes construídas durante o encontro serão amplamente divulgadas e servirão como referência para o planejamento das ações da Secretaria Municipal de Saúde nos próximos anos. Assessoria de Comunicação Social Jenildo Cavalcante Imagens: SEMAS

  • Carreata marca chegada de máquinas para recuperação de ramais e fortalecimento da produção rural em Mâncio Lima

    Uma carreata realizada na manhã deste sábado (13) marcou a chegada de 11 máquinas pesadas que irão reforçar os trabalhos de recuperação de ramais e apoio à produção rural em Mâncio Lima. Os equipamentos fazem parte do Programa Inova e foram entregues pelo Governo do Acre durante o lançamento da Operação Verão no Vale do Juruá, realizado na última sexta-feira (12). Os novos implementos começam a ser utilizados imediatamente, após a definição do cronograma de trabalho e a formalização do convênio entre a Prefeitura e o Governo do Estado para a doação de combustível, garantindo as condições necessárias para a execução dos serviços nas estradas vicinais do município. Durante a recepção das máquinas, o prefeito Zé Luiz comemorou a chegada dos equipamentos e ressaltou que o investimento é resultado da união entre a bancada federal e estadual do Acre. "Graças a Deus, a gente está recebendo esses equipamentos do Governo Federal, junto com nossos parlamentares. Quero deixar bem frisado que o Programa Inova é um programa financiado pela bancada dos nossos, deputados federais e senadores. Eles reuniram um montante de R$ 206 milhões, destinaram ao Ministério a Integração Nacional, que agiu rapidamente e adquiriu esses equipamentos." O prefeito também destacou a participação de diversos parlamentares na destinação dos maquinários para Mâncio Lima. Além das máquinas destinadas à recuperação de ramais, Zé Luiz lembrou que o município também foi contemplado com ônibus escolares, que deverão atender estudantes que se deslocam para o Instituto Federal do Acre (IFAC) e UFAC. "Entre esses 73 equipamentos que recebemos, também temos ônibus para colocar em prática o projeto de transporte dos alunos para o IFAC e UFAC. Além disso, nossa governadora está firmando convênios com os prefeitos e Mâncio Lima também será contemplado com combustível para garantir o acesso aos ramais e fortalecer esse trabalho." O gestor destacou que os investimentos representam um novo momento para o município, especialmente para as famílias que vivem e produzem na zona rural. "Estamos fazendo uma história diferente no nosso município. Estamos trazendo dignidade para a população, para o homem do campo e para todas as pessoas que dependem dos ramais para produzir, trabalhar e viver com mais qualidade." A Operação Verão prevê a recuperação de aproximadamente 300 quilômetros de ramais em Mâncio Lima, melhorando o acesso às comunidades rurais, facilitando o escoamento da produção agrícola e fortalecendo a agricultura familiar. Coordenado pelo Governo do Acre, o Programa Inova inaugura uma nova etapa de investimentos voltados à modernização da infraestrutura produtiva. Nesta primeira fase, serão entregues 324 equipamentos que beneficiarão os 22 municípios acreanos e diversas entidades parceiras, ampliando a capacidade de atendimento às demandas do setor rural em todo o estado. Assessoria de Comunicação Social Jenildo Cavalcante Imagens: Evandro Ibernon

  • Mâncio Lima recebe 11 máquinas para recuperação de mais do Programa Operação Verão

    O prefeito Zé Luiz participou, nesta sexta-feira, 12, no pátio do DERACRE do lançamento da Operação Verão no Vale do Juruá, iniciativa do Governo do Acre que reforça os investimentos na recuperação da malha viária rural dos municípios. Durante o evento, foi anunciado que Mâncio Lima receberá 11 máquinas para intensificar os serviços de recuperação dos mais de 300 quilômetros de ramais do município. Os trabalhos começam imediatamente, garantindo melhores condições de acesso para produtores rurais e comunidades da zona rural. A presidente do Deracre, Sula Ximenes, destacou que o governo está à disposição para apoiar os municípios. "Estamos trabalhando em parceria para garantir melhores condições de trafegabilidade nos ramais e atender a população com responsabilidade", afirmou. A governadora Mailza Assis reforçou o compromisso da gestão estadual com a infraestrutura rural. "Nosso objetivo é assegurar o acesso das famílias, fortalecer a produção e melhorar a qualidade de vida da população", declarou. O prefeito Zé Luiz comemorou a parceria e destacou a importância dos investimentos para Mâncio Lima. "Receber essas máquinas representa um grande avanço para o nosso município. Vamos iniciar os trabalhos de imediato para garantir melhores condições de trafegabilidade, fortalecer a produção rural e oferecer mais qualidade de vida às famílias que dependem dos ramais", ressaltou. A Operação Verão prevê investimentos em todo o estado para recuperação de ramais, rodovias e pontes, fortalecendo a integração entre governo estadual, municípios e comunidades rurais. Assessoria de Comunicação Social Jenildo Cavalcante Imagens: Evandro Ibernon

  • Cultura e Arte em Cena: Vem aí o 1º Sarau Literário da Educação em Mâncio Lima!

    O evento reunirá alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental em diversas apresentações artísticas e culturais, incluindo: Poesia e cordel Música e dança Quadrilha junina Apresentações em grupo Concurso de traje caipira A encantadora performance das Bonecas Vivas Mais do que um espetáculo, o sarau tem como objetivo valorizar a cultura popular, incentivar a expressão artística, fortalecer os vínculos entre escola, família e comunidade e dar protagonismo aos nossos estudantes. Prepare-se, porque isso é só um spoiler do que está por vir…

  • Prefeitura de Mâncio Lima recebe visita institucional da ex-presidente da ABDI e reforça avanços da cafeicultura no município

    O prefeito Zé Luiz recebeu, na manhã desta segunda-feira, 08, em seu gabinete, a visita institucional da ex-presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, Perpétua Almeida, e do presidente da Coopercafé, Jonas Lima. O encontro teve como objetivo fortalecer parcerias voltadas ao desenvolvimento econômico, à agricultura familiar e à valorização da cadeia produtiva do café em Mâncio Lima. Durante a reunião, foram apresentados os avanços alcançados pelo município nos últimos anos, especialmente no fortalecimento da cafeicultura, que vem se consolidando como uma das principais atividades econômicas da região. O crescimento da produção tem contribuído diretamente para a geração de renda no campo, melhorando o poder aquisitivo das famílias rurais e impulsionando o desenvolvimento social das comunidades. A ex-presidente destacou os investimentos que estão sendo realizados no Acre para fortalecer a produção agrícola e agregar valor aos produtos locais. Entre as iniciativas está a implantação de cinco indústrias no estado, incluindo a indústria do café em Mâncio Lima, considerada um importante passo para ampliar a industrialização da produção local, gerar empregos e abrir novos mercados para os produtores. Outro destaque apresentado durante a visita foi a implantação de laboratórios de análise de solo, sendo três deles destinados à região do Juruá. A estrutura permitirá aos produtores rurais acesso a informações técnicas mais precisas, contribuindo para o aumento da produtividade e para o fortalecimento de diversas cadeias produtivas da agricultura acreana. O prefeito Zé Luiz ressaltou que os investimentos representam um marco para o município e refletem o potencial produtivo de Mâncio Lima: "Estamos construindo novas oportunidades para os nossos produtores. A indústria do café e os laboratórios vão fortalecer a agricultura, gerar emprego, renda e melhorar ainda mais a qualidade de vida das famílias que vivem no campo. Mâncio Lima vive um novo momento de desenvolvimento, fruto de parcerias importantes e do trabalho de quem acredita no potencial da nossa terra”, afirmou. A visita reforçou o compromisso entre Prefeitura, ABDI e Coopercafé na promoção de ações voltadas ao fortalecimento da produção rural, à industrialização e ao desenvolvimento sustentável, consolidando Mâncio Lima como referência na produção de café e na geração de oportunidades para a população. Assessoria de Comunicação Social Jenildo Cavalcante Imagens: Evandro Ibernon

  • Governo do Acre consolida ações de combate à insegurança alimentar com adesão de Mâncio Lima ao Sisan

    A Prefeitura de Mâncio Lima, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou na manhã desta quarta-feira, 03, uma reunião com representantes do Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), para alinhar as próximas etapas do protocolo de adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), dentro das ações do programa Brasil Sem Fome. O encontro aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social e reuniu representantes das secretarias municipais de Meio Ambiente e Turismo, Educação, Saúde, Produção, Articulação Institucional, além do prefeito em exercício, Andinho Lima. A iniciativa integra uma força-tarefa inédita coordenada pelo Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional (Depsan), que percorre os municípios de difícil acesso do Acre para fortalecer a implementação das políticas públicas de segurança alimentar e nutricional. Durante a reunião, o prefeito em exercício Andinho Lima destacou a importância da parceria entre Estado e Município e reafirmou o compromisso da gestão municipal com a adesão ao programa. “Recebemos essa iniciativa com muita alegria. Mâncio Lima vai aderir ao programa porque entendemos sua importância para a nossa população. Já designamos um profissional da Secretaria de Assistência Social para coordenar as ações e acompanhar todas as etapas necessárias para a implantação das políticas de segurança alimentar no município”, afirmou. Com a adesão ao Sisan, Mâncio Lima poderá estruturar e fortalecer instrumentos fundamentais para a gestão da política de segurança alimentar, como o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, a Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional e o Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. A secretária municipal de Assistência Social, Ajucilene Gonçalves Mota, ressaltou a relevância da iniciativa e agradeceu o olhar especial do Governo do Estado para os municípios mais distantes. “É uma grande alegria receber essa equipe em nosso município. O Estado tem demonstrado sensibilidade e compromisso ao levar essas políticas públicas para as cidades mais afastadas. Esse é um programa muito importante que vai fortalecer nossas ações de combate à fome e garantir mais segurança alimentar para as famílias que mais precisam”, destacou. Para o chefe do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional da SEASDH, André Crespo, a adesão de Mâncio Lima representa mais um avanço na estratégia estadual de interiorização das políticas públicas voltadas à segurança alimentar. “Essa conquista é resultado da articulação liderada pela governadora Mailza Assis junto aos prefeitos dos 22 municípios acreanos, além da mobilização de lideranças comunitárias e organizações sociais. Estamos realizando uma iniciativa inédita ao levar essa agenda aos municípios de difícil acesso do estado, e ficamos felizes em ver Mâncio Lima se somando a esse esforço coletivo para construir um futuro com comida para toda a população”, ressaltou. A iniciativa está alinhada às diretrizes do Plano Brasil Sem Fome e fortalece a integração entre União, Estado e municípios na construção de políticas públicas voltadas à redução das desigualdades sociais e à garantia do direito à alimentação adequada para todos os cidadãos. Com mais essa adesão, Mâncio Lima dá um passo importante na consolidação de uma rede de proteção social mais eficiente, ampliando as ações de combate à fome e promovendo mais dignidade e qualidade de vida para a população. Assessoria de Comunicação Social Jenildo Cavalcante Imagens: Evandro Ibernon

  • Mâncio Folia encerra comemorações dos 49 anos de Mâncio Lima com grande festa e show de Kiko Chicabana

    A noite do último sábado, 30, foi marcada por muita animação, música e celebração em Mâncio Lima. Na Alameda das Águas, uma multidão acompanhou o show da Banda Kiko Chicabana, uma das atrações mais aguardadas da programação de aniversário dos 49 anos do município. Com muita música, animação e participação do público do início ao fim, o Carnaval Fora de Época Mâncio Folia 2026 encerrou em grande estilo os dez dias de festividades que movimentaram toda a cidade e atraíram visitantes de diversos municípios da região. O público compareceu em massa ao novo espaço da festa, que agora conta com mais dois blocos de arquibancadas cobertas, novo piso, área exclusiva para bares e um portal colorido com imagens dos principais atrativos turísticos do município, oferecendo mais conforto e organização para os foliões. O prefeito Zé Luiz destacou a importância da participação popular e comemorou o sucesso da programação preparada para celebrar mais um aniversário da cidade. "É uma alegria muito grande ver a nossa população participando e prestigiando cada momento dessa programação. Preparamos tudo com muito carinho para celebrar os 49 anos de Mâncio Lima, e encerrar essa festa com a Alameda das Águas lotada mostra que estamos no caminho certo, valorizando nossa cultura, fortalecendo o turismo e proporcionando lazer para nossa gente", disse Zé Luiz. No palco, o vocalista Kiko também falou da felicidade de participar da festa e de conhecer pela primeira vez a cidade mais ocidental do Brasil. "Estou muito feliz por estar em Mâncio Lima pela primeira vez. Encontramos um povo acolhedor, alegre e que sabe fazer festa. É uma honra fazer parte da comemoração dos 49 anos desta cidade tão especial e sentir essa energia maravilhosa que vem do público", destacou o artista. As bandas que passaram pelo palco deram um verdadeiro espetáculo, contagiando o público com muita energia, carisma e grandes sucessos. Com apresentações vibrantes e repletas de interação com os foliões, os artistas mostraram todo o seu talento e transformaram o encerramento das comemorações em um momento inesquecível. Entre danças, coro coletivo e muita alegria, a festa ganhou um brilho especial, reafirmando o espírito festivo que marcou os dez dias de celebração dos 49 anos de Mâncio Lima. Entre os foliões mais animados da noite estava a professora Ivana Góis. Ao lado dos amigos, ela aproveitou cada momento do show e celebrou o encerramento das festividades.F "Foi uma festa maravilhosa. A cidade está de parabéns pela organização e pelas atrações. Estou muito feliz de participar desse momento ao lado dos amigos e de ver Mâncio Lima crescendo e realizando eventos tão bonitos para a população", finalizou a professora. O Mâncio Folia encerrou com chave de ouro a programação comemorativa dos 49 anos de Mâncio Lima. A presença massiva de moradores e visitantes dos municípios vizinhos confirmou o sucesso do evento e mostrou a força da cultura, da alegria e do espírito acolhedor do povo manciolimense. Depois de dez dias de intensa programação, a cidade se despediu das comemorações em um clima de festa, união e gratidão. Uma celebração marcada pela participação popular, pela valorização da cultura local e pela certeza de que os 49 anos de Mâncio Lima ficarão na memória de todos que participaram desse grande momento. Assessoria de Comunicação Social Jenildo Cavalcante Imagens: Evandro Ibernon Drone: Pedro Benevides

  • Mâncio Lima celebra 49 anos de emancipação política com desfile cívico e militar na praça São Sebastião

    O município de Mâncio Lima comemorou neste sábado (30) seus 49 anos de emancipação política com uma grande programação cívica e militar realizada na Praça São Sebastião, reunindo autoridades, estudantes, representantes das forças de segurança e a população em um momento de celebração da história, das conquistas e do desenvolvimento da cidade mais ocidental do Brasil. A solenidade teve início com o hasteamento dos pavilhões nacional, estadual e municipal, seguido pelo tradicional desfile cívico e militar, que contou com a participação do 61º Batalhão de Infantaria de Selva (61º BIS), Corpo de Bombeiros Militar do Acre, Polícia Militar, Pelotão do Colégio Militar Dom Pedro II, 1ª Guarda Mirim do 6º Batalhão da Polícia Militar e estudantes de 16 escolas da rede de ensino. Presente nas comemorações, a governadora do Acre, Mailza Assis, destacou a importância da data para a população manciolimense e reafirmou o compromisso do governo estadual com o desenvolvimento do município. “O aniversário de Mâncio Lima representa a celebração da história de um povo trabalhador, acolhedor e que contribui significativamente para o desenvolvimento do Acre. Estamos presentes para reconhecer essa trajetória e reafirmar o compromisso do governo com ações e investimentos que geram oportunidades e melhoram a qualidade de vida da população”, afirmou a governadora. O prefeito de Mâncio Lima, Zé Luiz, ressaltou o orgulho de celebrar mais um aniversário do município ao lado da população e agradeceu a parceria do Governo do Estado na realização de investimentos importantes para a cidade. “Hoje é um dia de orgulho para todos os manciolimenses. Celebramos quase cinco décadas de história, conquistas e muito trabalho. Mâncio Lima continua avançando graças à força do seu povo e ao esforço conjunto entre a Prefeitura, o Governo do Estado e demais instituições parceiras. Seguiremos trabalhando para garantir mais desenvolvimento, oportunidades e qualidade de vida para nossa população”, destacou o prefeito. As comemorações pelos 49 anos de Mâncio Lima foram realizadas ao longo de dez dias, com uma programação diversificada que incluiu atividades culturais, esportivas, sociais, institucionais e cívicas, fortalecendo o sentimento de pertencimento e valorização da identidade local. História e desenvolvimento Localizado no Vale do Juruá, Mâncio Lima é o segundo município mais populoso da região, com cerca de 20 mil habitantes. Sua origem está ligada ao ciclo da borracha e ao processo de ocupação da Amazônia acreana entre os séculos XIX e XX. Emancipado politicamente em 30 de maio de 1977, após desmembramento de Cruzeiro do Sul, o município recebeu o nome em homenagem ao coronel Mâncio Augusto Rodrigues Lima, importante personagem da história acreana. Reconhecido como o município mais ocidental do Brasil, Mâncio Lima possui localização estratégica na fronteira com o Peru e se destaca por sua riqueza ambiental, potencial turístico e forte identidade cultural. Entre seus principais patrimônios está a região da Serra do Divisor, considerada uma das áreas de maior biodiversidade da Amazônia. Ao longo dos últimos anos, importantes investimentos em infraestrutura, saúde, educação, segurança pública, assistência social e apoio à produção rural têm contribuído para o fortalecimento do município e para a melhoria da qualidade de vida da população. A celebração dos 49 anos reforça o compromisso com o desenvolvimento sustentável, a valorização da história local e a construção de um futuro cada vez mais promissor para todos os manciolimenses. Assessoria de Comunicação Social Jenildo Cavalcante Imagens: Evandro Ibernon

  • Governo do Estado e Prefeitura de Mâncio Lima entregam urbanização da Alameda das Águas e fortalecem turismo e cultura local

    Valorizando o potencial turístico e melhorando a qualidade de vida da população, a governadora do Acre, Mailza Assis, ao lado do Prefeito Zé Luiz e do ex-governador Gladson Camelo, realizou na noite da última sexta-feira, 29, a inauguração da etapa final da urbanização da Alameda das Águas. A obra amplia a infraestrutura urbana e turística do espaço, consolidando o local como um dos principais pontos de lazer, convivência social e valorização cultural do município. Executada pelo governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), a segunda etapa do projeto teve investimento superior a R$ 2,1 milhões em recursos próprios do Estado. A proposta foi planejada para proporcionar mais conforto, segurança, acessibilidade e funcionalidade para moradores e visitantes, além de fortalecer o turismo local, incentivar o lazer e impulsionar o desenvolvimento econômico da região do Juruá. Entre os serviços executados estão a construção de duas novas arquibancadas, cobertura das estruturas novas e já existentes, instalação de piso no deck e na laje, calçamento da área de entorno, construção do Centro de Atendimento ao Turista e implantação de um novo pórtico de entrada. SeDurante a solenidade, a governadora Mailza Assis destacou a importância da obra para o fortalecimento da economia. “A Alameda das Águas é um espaço que representa lazer, convivência e desenvolvimento para a população. Estamos investindo em infraestrutura que melhora a qualidade de vida das pessoas e fortalece a economia local, movimentando o turismo, o comércio e gerando oportunidades para empreendedores do município”, disse. A ampliação das arquibancadas permitirá maior capacidade de público e melhores condições para a realização de eventos comunitários, culturais, esportivos e recreativos. As coberturas instaladas garantem mais conforto aos usuários, oferecendo proteção contra o sol e a chuva e possibilitando o uso do espaço durante todo o ano. Outro destaque da obra é o Centro de Atendimento ao Turista, criado para fortalecer o potencial turístico de Mâncio Lima, oferecendo acolhimento, informações e suporte aos visitantes interessados nos atrativos naturais e culturais do município. Já o novo pórtico reforça a identidade visual e urbana da cidade, tornando o espaço ainda mais atrativo para moradores e turistas. As melhorias de acessibilidade e circulação também representam um avanço importante para a população, proporcionando mais segurança para pedestres, especialmente idosos e pessoas com mobilidade reduzida. O prefeito de Mâncio Lima, Zé Luiz, ressaltou a relevância da obra para o município e agradeceu a parceria do governo do Estado. “Essa obra representa um grande avanço para Mâncio Lima. A Alameda das Águas é um dos cartões-postais da nossa cidade e agora passa a oferecer ainda mais estrutura, conforto e oportunidades para a população, além de fortalecer o turismo e o comércio local.” Além dos benefícios urbanísticos e estruturais, a obra também contribui diretamente para o fortalecimento da economia local, estimulando atividades comerciais, turísticas e de serviços. Comerciantes, empreendedores do setor alimentício, trabalhadores do turismo e moradores passam a contar com um espaço público mais valorizado e adequado para a realização de eventos e geração de renda. O secretário de Estado de Obras Públicas, Ítalo Lopes, destacou que a conclusão da segunda etapa demonstra o compromisso do governo com o desenvolvimento dos municípios acreanos. “Essa é uma das obras mais vistosas realizadas pelo governo do Acre, em comunhão com a natureza. Dá orgulho de ver uma estrutura tão bonita, bem estruturada e feita para gerar entretenimento e renda, marcando uma geração. E é possível com o apoio incondicional da governadora Mailza Assis que busca fazer a diferença na vida das pessoas”, disse. A urbanização da Alameda das Águas representa mais um investimento do governo do Acre na melhoria da infraestrutura dos municípios acreanos, promovendo desenvolvimento, valorização urbana e mais qualidade de vida para a população. Assessoria de Comunicação Social Jenildo Cavalcante Imagens: Evandro Ibrrnon

  • Aniversário de 49 anos de Mâncio Lima é celebrado com entrega de obras e investimentos que fortalecem o desenvolvimento da cidade

    Em comemoração aos 49 anos de emancipação política de Mâncio Lima, celebrado neste sábado, 30 de maio, o município viveu uma tarde histórica marcada pela entrega de importantes obras e investimentos que reforçam o compromisso com o desenvolvimento urbano, a melhoria dos serviços públicos e a qualidade de vida da população. A agenda contou com a presença da governadora do Acre, Mailza Assis, do prefeito Zé Luiz, secretários municipais, Senador da República Sérgio Petecão, deputados estaduais e federal, autoridades estaduais, vereadores, lideranças comunitárias e moradores, que acompanharam, na tarde desta sexta-feira, 29, a inauguração e entrega de obras concentradas no Bairro Guarani, uma das regiões mais importantes da cidade. Entre as ações realizadas está a inauguração da Praça João Dias da Silva, um novo espaço de convivência, lazer e integração social para as famílias manciolimenses. A obra recebeu investimento de R$ 947 mil, fruto de recursos destinados ainda no período em que Mailza Assis atuava como senadora, em parceria com o deputado federal Roberto Duarte. Durante a programação, também foram entregues a reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde Dr. Cerqueira, fortalecendo o atendimento à população e proporcionando melhores condições de trabalho para os profissionais da saúde. A obra foi executada com recursos do Fundo Municipal de Saúde e emenda parlamentar do deputado federal Zezinho Barbary. Outro importante investimento foi a entrega da reforma do Posto de Apoio Institucional 2º Tenente José Oliveira dos Reis, estrutura que dará suporte às forças de segurança pública que atuam na região, contribuindo para o fortalecimento das ações integradas e para a ampliação da sensação de segurança da população. Durante sua fala a governadora Mailza Assis destacou a importância dos investimentos para o desenvolvimento do município. “É uma alegria muito grande participar da comemoração de mais um ano de desenvolvimento para Mâncio Lima. Cada obra entregue representa mais dignidade, qualidade de vida e desenvolvimento para a população. Seguimos trabalhando com compromisso para fortalecer os municípios acreanos e garantir melhorias que chegam diretamente na vida das pessoas”, afirmou. Além das obras de infraestrutura e serviços públicos, a programação contemplou a entrega de equipamentos destinados ao fortalecimento da assistência social e da produção rural. Foram entregues oito descascadores de arroz para associações rurais e ribeirinhas do município, incentivando a agricultura familiar e agregando valor à produção local. O Conselho Tutelar de Mâncio Lima também foi contemplado com uma motocicleta zero quilômetro, que será utilizada em visitas técnicas, acompanhamento familiar, fiscalização de serviços e atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade social. O prefeito de Mâncio Lima, Zé Luiz ressaltou a importância da parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado para a concretização dos investimentos. “Hoje é um dia muito importante para Mâncio Lima. Celebramos o aniversário da nossa cidade com entregas que beneficiam diretamente a população. A parceria com o Governo do Estado tem sido fundamental para garantir avanços em diversas áreas e promover mais desenvolvimento para o nosso município”, destacou o gestor. As entregas realizadas durante as comemorações dos 49 anos de Mâncio Lima reafirmam o compromisso das gestões municipal e estadual com o desenvolvimento da cidade, ampliando os investimentos em infraestrutura, saúde, segurança, assistência social e apoio ao setor produtivo, garantindo mais qualidade de vida para a população e construindo um futuro ainda mais promissor para o município. Assessoria de Comunicação Social Jenildo Cavalcante Imagens: Evandro Ibernon

  • Corrida Governador Edmundo Pinto reúne mais de 300 atletas e consagra Nete de Paula tricampeã consecutiva

    A 32ª edição da Corrida Pedestre Governador Edmundo Pinto foi marcada por superação, espírito esportivo e grandes conquistas na manhã desta sexta-feira, 29, dentro da programação comemorativa dos 49 anos de Emancipação Política de Mâncio Lima. A prova reuniu 315 atletas de diversas cidades do Acre e também de Porto Velho (RO), que percorreram oito quilômetros entre a Avenida Japiim e a Alameda das Águas, novo cartão-postal da cidade e palco da emocionante chegada da competição. O percurso exigente testou a resistência dos competidores, mas também proporcionou um espetáculo para o público que acompanhou a prova ao longo do trajeto. A chegada na Alameda das Águas deu um significado ainda mais especial ao evento, unindo esporte, lazer e celebração em um dos espaços mais emblemáticos que será inaugurado durante as festividades do aniversário do município. Na categoria feminina, a atleta cruzeirense Nete de Paula confirmou seu favoritismo e conquistou o tricampeonato consecutivo da corrida. Liderando a prova do início ao fim, ela cruzou a linha de chegada sem dar chances às adversárias. Emocionada com mais uma vitória, Nete destacou que a conquista é resultado de muita dedicação: “É muito treino, muita persistência. Se você treinar e acreditar no seu sonho, você consegue. Quando chega a corrida de Mâncio Lima, a gente se prepara bastante e, graças a Deus, dá certo. Essa corrida é muito especial para mim. Eu almejava muito esse resultado e venho me preparando para isso. Quero agradecer meu treinador, meus patrocinadores, minha família, meu filho, minha mãe e meu marido. A gratidão é imensa”, afirmou. No masculino, o destaque foi Mateus Silva, também de Cruzeiro do Sul, que conquistou seu terceiro título na tradicional corrida de Mâncio Lima. Com um ritmo forte durante todo o percurso, o atleta demonstrou excelente preparação física e confirmou sua boa fase no atletismo estadual. “Estou muito feliz por estar aqui novamente e conquistar mais esse título. É o resultado de muito trabalho, esforço e dedicação. Atualmente estou classificado para o Troféu Brasil, a maior competição do país, e hoje ocupo a 9ª colocação no ranking brasileiro. Essa corrida faz parte da minha preparação e consegui manter um ritmo muito forte do início ao fim. Graças a Deus deu tudo certo”, comemorou. Além das disputas, o evento reforçou o papel do esporte como ferramenta de integração social, promoção da saúde e fortalecimento dos laços entre os municípios da região. O secretário municipal de Esporte e Lazer, Junior Pinho, destacou a importância da corrida para o calendário esportivo de Mâncio Lima. “O esporte vai muito além da competição. Ele cria oportunidades de convivência, entretenimento e integração entre as pessoas. Ficamos felizes em ver tantos atletas participando e tantas pessoas prestigiando esse grande evento. A Corrida Governador Edmundo Pinto já faz parte da história do nosso município e continuará sendo valorizada pela nossa gestão”, ressaltou. Durante a premiação, o prefeito Zé Luiz agradeceu a presença dos atletas e reafirmou o compromisso da administração municipal com a realização de eventos esportivos. “Enquanto estivermos na gestão, vamos continuar organizando eventos como este, porque eles fazem a diferença na vida das pessoas. Hoje encerramos mais uma grande atividade do aniversário do município e o nosso maior presente é receber esses atletas aqui conosco. É uma alegria ver pessoas de várias cidades participando e fortalecendo essa tradição. Receber todos vocês em Mâncio Lima é motivo de gratidão”, destacou. O prefeito aproveitou ainda para convidar a população e os visitantes para prestigiarem o encerramento das festividades dos 49 anos de Mâncio Lima, com o Carnaval Fora de Época e o show nacional da banda Chicabana. A 32ª Corrida Pedestre Governador Edmundo Pinto reafirmou sua importância como uma das maiores competições de rua do Vale do Juruá, reunindo atletas, incentivando a prática esportiva e fortalecendo o espírito de confraternização que marca as comemorações do aniversário de Mâncio Lima. Galeria de imagens: Assessoria de Comunicação Social Jenildo Cavalcante Imagens: Evandro Ibernon/ASCOM

  • Baile Social de Debutantes realiza sonhos e resgata tradição nos 49 anos de Mâncio Lima

    Cada debutante presente representou a juventude de Mâncio Lima: meninas fortes, delicadas, cheias de sonhos e capazes de iluminar o mundo com sua alegria. Uma noite encantadora, quinze meninas atravessaram um portal simbólico entre a infância e uma nova etapa da vida. Debutar é muito mais do que vestir um belo vestido ou dançar uma valsa. Debutar é florescer. É carregar sonhos no coração, esperança no olhar e a certeza de que o futuro pode ser grandioso. A ultima quinta-feira, 28 entrou para a história de Mâncio Lima. Como parte das comemorações pelos 49 anos de emancipação política do município, a Prefeitura realizou o Baile Social de Debutantes, um evento marcado pela emoção, elegância e realização de sonhos. A celebração reuniu 15 adolescentes do município em uma festa cuidadosamente preparada para proporcionar uma experiência inesquecível às jovens e suas famílias. A decoração impecável, predominantemente em tons de rosa e repleta de flores, transformou o espaço em um cenário encantador. Os vestidos das debutantes evidenciaram o cuidado, o capricho e a dedicação empregados em cada detalhe da organização. O evento também marcou o resgate de uma tradição que não acontecia há 34 anos dentro da programação oficial do aniversário da cidade. A última edição havia sido realizada em 1992, tornando esta retomada um momento especial para a cultura e a história de Mâncio Lima. As jovens foram selecionadas por meio do Projeto Mais Debutantes, iniciativa da Prefeitura de Mâncio Lima, executada pela Secretaria Municipal de Assistência Social. O projeto contempla adolescentes que estudam em escolas públicas, possuem bom desempenho escolar e são integrantes do Cadastro Único (CadÚnico). Foi feita ainda uma análise de cartas autorais, nas quais as candidatas deveriam apresentar sua trajetória de vida e a motivação para participar do projeto. Mais do que uma festa, a ação representa inclusão social, fortalecimento da autoestima e valorização dos vínculos familiares. A emoção tomou conta do ambiente desde a entrada das debutantes, que atravessaram simbolicamente um portal dos sonhos, estampando nos rostos a felicidade de viver um momento aguardado por toda a vida. Para muitas delas, aquela noite representou a realização de um desejo cultivado desde a infância. “Essa noite é muito especial. Eu sempre sonhei com uma festa linda assim, desde os meus 8 ou 10 anos. É um momento que vai marcar a minha vida para sempre. Estou muito feliz por estar aqui com meus familiares e minhas amigas. É um sonho realizado”, relatou Samila Silva, do Bairro São Francisco. O ponto alto da cerimônia foi a tradicional valsa, que emocionou as jovens, familiares e convidados. Em cada dança, sorriso e abraço, era possível perceber o significado daquele momento para as famílias presentes. O prefeito Zé Luiz destacou que a iniciativa vai muito além da realização de uma festa: “Para nós, da gestão municipal, é uma grande alegria proporcionar esse momento. Estamos realizando sonhos e criando memórias que ficarão eternizadas na vida dessas meninas. Essa é uma das maiores gratificações de ser gestor público: poder contribuir para momentos que marcam positivamente a vida das pessoas”, afirmou. A primeira-dama Joice Costa, idealizadora da iniciativa, também celebrou a concretização do projeto. “Era um sonho nosso realizar esse baile. Hoje estamos entregando essa festa para 15 meninas e para suas famílias. Receber o carinho e os elogios das pessoas nos mostra que valeu a pena todo o esforço. Este é um sonho delas, mas também era um sonho nosso”, destacou. Ela ressaltou ainda que o Projeto Mais Debutantes passa a integrar as ações permanentes da gestão municipal: “Esse projeto já faz parte dos nossos compromissos. Sempre acreditamos na importância das ações sociais e em proporcionar oportunidades que transformem vidas. Além de realizar sonhos, estamos resgatando tradições, fortalecendo os laços familiares e valorizando nossa cultura.” A secretária municipal de Assistência Social, Ajucilene Gonçalves Mota, enfatizou o alcance social da iniciativa: “Esse baile não é apenas uma festa. É a realização do sonho de 15 jovens que debutam justamente no ano em que Mâncio Lima celebra seus 49 anos. Foram meses de preparação, ensaios e provas de roupas. Assistência Social é isso: resgatar autoestima, esperança e promover a valorização dessas meninas. Estamos mostrando que, quando existe sensibilidade e compromisso com as pessoas, os resultados acontecem.” Ao unir tradição, inclusão social e valorização da juventude, o Baile Social de Debutantes tornou-se um dos momentos mais marcantes da programação comemorativa dos 49 anos de Mâncio Lima, deixando memórias inesquecíveis para as jovens, suas famílias e toda a comunidade. Galeria de imagens: Assessoria de Comunicação Social Jenildo Cavalcante Imagens: Evandro Ibernon

  • Prefeitura de Mâncio Lima reinaugura Casa de Cultura Márcia Alencar com reformas e melhorias

    A Prefeitura de Mâncio Lima realizou, na manhã desta quinta-feira, 28, a solenidade de entrega das reformas e melhorias da Casa de Cultura Márcia Alencar, um espaço dedicado à valorização da arte, da história e das tradições culturais do município. A cerimônia reuniu autoridades, artistas locais, fazedores de cultura e a comunidade em um momento marcado pela emoção e celebração da identidade cultural mancicolimense. A programação iniciou com apresentações culturais no hall de entrada da Casa de Cultura, incluindo a exposição da artista plástica Maysa Nely, além de apresentações musicais e culturais que encantaram o público. O coral Vozes da Aurora apresentou o Hino Municipal em uma versão especial com arranjo de Efraim Nolasco. Também se apresentaram, o cantor gospel Leandro Araújo e o saxofonista Elton Dias, presidente da Colônia de Pescadores. Participaram da solenidade o prefeito Zé Luiz e a primeira-dama Joice, a Câmara de Vereadores, o prefeito por dois mandatos Isaac Lima, o deputado federal Zezinho Barbary, o secretários municipais familiares da homenageada e representantes da cultura local. A revitalização da Casa de Cultura Márcia Alencar foi realizada por meio do pacote de emendas parlamentares destinado pelo deputado federal Zezinho Barbary para reforma e melhorias de prédios públicos no município. Durante o evento, o secretário municipal de Educação, Cultura e Esporte, professor Júnior Pinho, destacou a importância da entrega do espaço para os fazedores de cultura: “Esse ambiente aqui, a Casa de Cultura Márcia Alencar, é um lugar onde os nossos fazedores de cultura terão agora um espaço adequado, realmente preparado para desenvolver a cultura no nosso município, que é muito forte. Mâncio Lima está aniversariando no sábado, celebrando 49 anos de emancipação política, então esse é um momento de alegria e gratidão”, afirmou. O prefeito Zé Luiz ressaltou que a reinauguração representa mais um compromisso da gestão com a população e com o fortalecimento da cultura local. “Para mim, para o Andinho e para toda a nossa equipe, é uma alegria muito grande poder devolver esse espaço para a população. Além da cultura, esse ambiente também vai atender outros segmentos da sociedade que precisarem utilizar o espaço. É um local bonito, climatizado, estruturado e preparado para receber as pessoas. A gente pede apenas que a população cuide desse patrimônio que é de todos”, destacou o prefeito. O deputado federal Zezinho Barbary também enfatizou a importância do investimento em cultura e espaços públicos. “A cultura transforma vidas, fortalece a identidade do povo e cria oportunidades para nossos jovens. São investimentos necessários, que chegam para fortalecer a cultura, preservar a história e criar oportunidades para os nossos artistas e para toda a população. Fico muito feliz em ver os recursos que destinamos através do nosso mandato sendo transformados em obras concretas e entregues ao povo. Nosso compromisso como deputado federal é justamente esse: buscar recursos em Brasília, acompanhar a aplicação desses investimentos e garantir que eles cheguem de verdade à população. E aqui em Mâncio Lima temos visto uma gestão comprometida, liderada pelo prefeito Zé Luiz, que tem aplicado esses recursos com responsabilidade e transformado investimentos em benefícios reais para o povo”, disse o parlamentar. Deputado Federal Zezinho Barbary ao centro Galeria de imagens: Assessoria de Comunicação Social Jenildo Cavalcante Imagens: Evandro Interno Drone: Pedro Benevides

Você está em: Início > Busca > Busca Avançada

Resultados da pesquisa

Logo da Gestão do Prefeito Zé Luis

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO (SIC) E OUVIDORIA

Prefeitura de Mâncio Lima - Estado do Acre

CNPJ 04.059.671/0001-89


💻Acesso online: SIC | Fale Conosco | Ouvidoria | Mapa do Site


📱Fone: +55 (68) 3343-1445 (Responsável Jenildo Cavalcante)

🏢 Rua Anselmo Maia, n°2015, Bairro José Martins CEP: 69.990-000.Mâncio Lima, Acre, Brasil

📅 Segunda a sexta, das 7h às 13:30h (Fechado aos sábados, domingos e feriados)

📧 gabinete@manciolima.ac.gov.br ou ouvidoria@manciolima.ac.gov.br

📨 Acesso ao Webmail Corporativo

Fale na Prefeitura

Ferramenta de Transparência construída com amor pela Decorp.

© 2009-2024. Todos os direitos reservados.

Logo Decorp
bottom of page