top of page

SOBRE

Mâncio Lima é um município brasileiro localizado no interior do estado do Acre. A cidade é conhecida por ser o município mais ocidental do Brasil, abrigando o ponto extremo oeste do território brasileiro na nascente do rio Moa, situada na fronteira com o Peru. É também o município brasileiro mais distante em linha reta da capital federal Brasília. Entre Mâncio Lima e Brasília, à distância em linha reta é de aproximadamente 2 870 km. O Município ainda faz fronteira com a cidade de Pucalpa no Peru, distante cerca de 190 km.

Nascido em 1899, o cearense Mâncio Agostinho Rodrigues de Lima instalou-se não Seringal “Jaraguá” trazendo com ele um grupo de nordestinos, dando começo ao um povoado denominado “Japiim”, em 14 de Maio de 1976, a Lei Nº 588, elevou oficialmente Mâncio Lima a categoria de Município. Mas, apenas em 30 de Maio de 1977, Mâncio Lima conquistou a sua autonomia e emancipação com a posse da primeira Pereira, Railda Pereira. O processo de ocupação território tem se intensificado a partir dos anos 50 quando a instalação da indústria da borracha fortaleceu a economia regional e fez com que colonos se instalassem ao longo do rio Moa. 


O município se estende por 5 453 km².  A densidade demográfica é de 2,8 habitantes por km² no território do município. Mâncio Lima se situa a 27 km a Norte-Oeste de Cruzeiro do Sul a maior cidade nos arredores.


Situado a 197 metros de altitude, de Mâncio Lima tem as seguintes coordenadas geográficas: Latitude: 7° 37' 20'' Sul, Longitude: 72° 53' 32'' Oeste.
Sua população, de acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), era de 17 910 habitantes em 2017.
Sua população em 2017 era de 17 910 habitantes e sua área são de 4 672 km² (3,0 hab./km²).
Limita ao norte com o Amazonas, ao sul e a oeste com o Peru, a leste com o município de Rodrigues Alves e a nordeste com o município de Cruzeiro do Sul. O ponto extremo oeste do território brasileiro está localizado neste município.

SÍMBOLOS
Slide1.jpg
Bandeira

Bandeira oficial do município de Mâncio Lima.

Brasão

Lei N 149, de 28 de dezembro de 2001

"Oficializa o Brasão de Armas de Mâncio Lima e dá outras providências"

Autor intelectual da Lei 149/2001 José Wilson Alar Lai defendida na Câmara Municipal através de Projeto de Lei enviada pelo Emo Se Prefeito Municipal Luiz Hellman de Figueredo (PPE), em dezembro de 2001.

HINO DO MUNICÍPIO

HINO DE MÂNCIO LIMA

Neste recanto do Brasil
Tem um povo forte e varonil
Mâncio Lima, terra gigante
Onde Deus abençoou nosso Brasil.

Do oeste brasileiro,
Nossas matas verdejantes
Um céu azul cheio de estrelas
Nossos pássaros cantantes.

Mesmo aqui distante
Integrando a pátria brasileira
Nosso amor pela bandeira
Se encerra bem vibrante.

Estribilho

Mâncio Lima
Mâncio Lima
És terra de grande tradição.


Mâncio Lima
Mâncio Lima
Te amamos de todo coração.

Letra: Maestro Sandoval Teixeira dos Anjos
Melodia: Pe. Edson de Oliveira Dantas

bottom of page