Totalmente reformado e modernizado, governo entrega hospital de Mâncio Lima


A Saúde do Juruá celebrou um dia histórico. O governo entregou, na última segunda-feira, (7), a reforma e ampliação do Hospital Abel Pinheiro, em Mâncio Lima. A obra custou aos cofres públicos quase R$ 5 milhões, fruto de recursos do Estado e de emenda parlamentar do deputado federal Alan Rick.


Considerada um marco para a administração estadual, a reforma transforma a unidade numa referência para a região e desafoga o Hospital Regional do Juruá, em Cruzeiro do Sul. Durante a cerimônia de reinauguração, o governador Gladson Cameli comemorou a execução, que beneficia diretamente 20 mil moradores da cidade mais ocidental do país.

“Amigos, são por motivos como esse que governar se torna gratificante. Mâncio Lima merece muito mais do que este hospital. Aqui, ainda faremos outras grandes obras, como a Alameda das Águas. Sei que muita coisa ainda precisa ser feita, mas vamos continuar se dedicando para realizar outros sonhos. Como gestor, parabenizo o trabalho feito em parceria, que vem gerando impactos positivos em todo Acre”, enfatizou o chefe de Estado.

Fundado em 1983, o hospital não recebia melhorias estruturais desde 1991. São exatos 31 anos de muita espera por independência na realização de procedimentos de saúde mais complexos.

Mas o sonho foi concretizado pelo atual governo. Atento a cada palavra proferida por Cameli, seu Laurimar Dantas de Oliveira testemunhava o feito em meio à multidão que prestigiava o evento. Na visão do aposentado de 68 anos, o município se sente honrado em receber um investimento de tamanha envergadura.

Maria Cruz de Souza é hipertensa e há dias está internada no Abel Pinheiro para tratar o problema. A idosa de 62 anos resume como “benção de Deus” o atual momento da unidade de saúde de Mâncio Lima. “Diante das dificuldades que já presenciei neste hospital, eu não tenho palavras para agradecer”, disse.


A obra


Uma ação articulada entre Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) e a Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento (Seinfra) garantiu a reconstrução dos dois blocos do prédio e o contemplou com nova fachada, necrotério, ampliação do setor de farmácia e laboratório, além da cobertura da recepção e do estacionamento para ambulância, entrada de emergência, laboratório e espaço para unidade transfusional. Um ganho imensurável, que se traduz em novos serviços e atendimento.

“A meta do nosso governo é levar o bem-estar para as pessoas. É uma gestão que cuida dos acreanos. Além de emocionado, sinto-me feliz em poder contribuir para a preservação de milhares de vidas deste local. Esse é um dia que ficará marcado na história do nosso estado”, declarou o secretário de Infraestrutura, Cirleudo Alencar.


Além das benfeitorias físicas, a estrutura recebeu investimentos em novos equipamentos, como um moderno aparelho de raio-X, que emite imagens digitais, assegurando mais precisão em diagnósticos de doenças. Outro destaque é a implantação de um sistema que organiza e facilita acesso aos dados dos usuários. A titular da Sesacre, Paula Mariano, avaliou a nova realidade do espaço como muito mais acolhedora e salubre para funcionários e pacientes.

“É um dia de grande felicidade, que se tornou possível graças à união das equipes do nosso governo. É assim que cuidamos do povo, oferecendo amor, carinho e preservando vidas. Demos um grande passo no nosso projeto de humanização da saúde”, salientou Paula Mariano.


Também se fizeram presentes à solenidade secretários estaduais, deputados, os prefeitos Isaac Lima e Zequinha Lima, autoridades da região e gestores de órgãos, autarquias e departamentos do governo. Isaac Lima, Prefeito de Mâncio Lima destacou o valor da obra para a população e alegria em poder estar participando como gestor deste dia histórico.

“A vinda do governador hoje à Mâncio Lima é histórica porque vem entregar umas das obras mais importante para nossa publicação, o hospital Dr. Abel Pinheiro. A nossa população ansiava por esse momento, por essa obra que há muito tempo de arrastava. Para nós é gratificante receber a conclusão da obra do hospital, parabenizo ao governo. Esse hospital atende não só Mâncio Lima, mas também os municípios dos arredores. Quero agradecer. Como prefeito da cidade, sinto-me lisonjeado por receber esse investimento que veio para ficar. Onde tem saúde tem vida. Muito obrigado governador e envolvidos”, finalizou Isaac Lima, Prefeito de Mâncio Lima.


A nova realidade do hospital

A intervenção do governo começou a gerar frutos expressivos. Em 2021, após a reinauguração do bloco B do hospital, a equipe composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, pessoal da limpeza e do setor administrativo fez história com a efetivação de quase 200 mil procedimentos, 181 internações, 76 partos e mais de 20 mil consultas. Um marco para a Saúde local, que reflete a dedicação das equipes e o compromisso do governo em promover qualidade de vida para a população.

Além dos serviços já oferecidos, como consultas médicas, observação clínica, exames laboratoriais e de imagens, o manciolimense realizará cirurgias eletivas, em breve. O procedimento aguarda a regularização do centro cirúrgico junto ao Ministério da Saúde (MS).

Outro ganho para o novo Abel Pinheiro foi a ampliação do número de leitos clínicos. A nova estrutura terá 20 disponíveis, mas o quantitativo pode aumentar para 46, dependendo da demanda.

Em poucas palavras, o diretor-geral do hospital, Hélio Bentes, enfatiza: “Gladson Cameli está realizando um sonho de quem mora nesta terra”.


O que disseram


“O governador Gladson cumpre hoje mais uma promessa de campanha. Uma obra que vai trazer um salto na qualidade de saúde de Mâncio Lima. Não só quem é daqui sai ganhando, mas também moradores de regiões vizinhas. Com ações como essa, temos lutado muito para melhor a vida dos acreanos”, deputado Nicolau Júnior.

“Hoje meu coração se alegra, pois, além desse hospital, faremos outros grandes investimentos no Juruá. Governador Gladson, hoje esse povo está feliz por sua causa e pelo empenho de todos nós”, deputado Alan Rick.


Assessoria de Comunicação Social de Mâncio Lima

Agencia de Notícias do Acre

Imagens: Evandro Ibernon/ASCOM

Pedro Devani/Secom


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo