• Jenildo Cavalcante

Rios em Mâncio Lima transbordam a já afetam mais de 356 famílias

No último final de semana (20, 21 e 22) choveu no município de Mâncio Lima o equivalente a 130 milímetros chuva essa esperada para os próximos 15 dias. Esse volume de água resultou na cheia repentina dos rios Moa e Azul desabrigando pouco mais de 100 famílias e atingindo diretamente uma média de 140. Com esta alerta a Defesa Civil Municipal já está tomando algumas medidas.

“Nós fizemos uma visita in loco e constatamos que medidas urgentes precisam ser tomadas. As famílias atingidas estão nas margens do Rio Moa, Rio Azul e seus afluentes. Nesse primeiro momento estamos buscando ajuda junto a outros órgãos competentes e, decretando situação de emergência. A partir do Decreto publicado iremos acionar a Defesa Civil Nacional para que medidas urgentes sejam tomadas”, disse Jean Almeida, Coordenador da Defesa Civil Municipal.

O Rio Moa e Rio Azul são os principais rios que banham a cidade, em suas margens reside grande parte da população de Mâncio Lima. Em função do Decreto de isolamento social por ocasião da expansão do COVID-19 no Estado, muitas famílias, por terem familiares em situação de risco, não podem se deslocar até a zona urbana da cidade a fim de suprir as necessidades primeiras.

As chuvas na região do Juruá concentram-se nos meses entre Dezembro e Maio. A previsão é que se intensifique nos próximos dias. De acordo com a Defesa Civil se nas cabeceiras desses rios o volume de chuva aumentar a previsão que mais famílias sejam afetadas o que pode resultar em sérios prejuízos para os ribeirinhos.

Jenildo Cavalcante