...

Produção: Prefeitura de Mâncio Lima e Governo do Estado executam programa de mecanização agrícola

Teve início, na manhã desta quarta-feira (07), na comunidade Belo Monte, o Programa Municipal de Mecanização Agrícola, este ano o programa conta com a parceria do Governo do Estado que, por meio da SEPA, doou dois mil litros de combustível para atender as comunidades Belo Monte e Pentecostes.

“Este é o segundo ano em que estamos vindo para a comunidade do Belo Monte e Pentecostes com um número maior de tratores para atender aos nossos produtores, sabemos que precisamos melhorar mais o apoio ao homem do campo. Além da mecanização, estamos investindo em recuperação e adubagem do solo, já temos garantido mais de R$ 7 milhões, fruto de emendas parlamentares, para compra de insumos e, tão logo encerre os tramites burocráticos do processo licitatório, estaremos realizando a distribuição para o produtor rural.

Esta parceria com o Governo do Estado é muito importante, pois faz com que a prefeitura atinja um número maior de área mecanizada”, disse Isaac Lima, Prefeito de Mâncio Lima.

Francisco Batista da Silva, morador há 30 anos da comunidade Belo Monte sempre trabalhou na agricultura familiar, sua área de 80 hectares é onde ele planta a cana de açúcar e produz a farinha de mandioca para o sustento da família. O agricultor se disse satisfeito com o apoio da prefeitura e a atenção que o Governo do Estado tem dado ao homem do campo.

“Estou muito feliz porque, como a minha área é no começo do ramal, a prefeitura inicia a mecanização sempre por aqui, são muito atenciosos e fazem um bom trabalho, ajuda para melhorar o solo e ter uma boa colheita no meu roçado”, Francisco Batista de Silva, agricultor da comunidade Belo Monte.

Na manhã do dia 02 de junho, durante mais uma edição da Caravana da Produção, foi inaugurada, em Mâncio Lima, na comunidade Pentecostes, a primeira casa de farinha automatizada do Vale do Juruá. A iniciativa vai dinamizar a cadeia produtiva da mandioca na região.

Presente no evento, o Vereador Zeca do Pentecostes (MDB) aproveitou a oportunidade para reivindicar junto ao titular da Secretaria de Estado de Produção e Agronegócio, Nenê Junqueira, apoio para ampliação do Programa Municipal de Mecanização Agrícola e que prontamente foi atendido, ficando então o Governo incumbido de doar dois mil litros de combustível para mecanizar 140 horas e que será doado para as famílias de baixa renda e sem vínculo empregatício.

“O momento é de alegria porque graças a Deus as coisas que tenho reivindicado para os produtores rurais estão chegando. É gratificante porque pela primeira vez nós conseguimos firmar um convênio do Governo do Estado com a Prefeitura a partir de um pedido meu feito ao Secretário da SEPA para a doação de dois mil litros de óleo diesel, pode parecer pouco, mas, para aqueles produtores que não tem renda nenhuma é uma ajuda grande. Sempre tenho dito que o trabalho em conjunto e o fortalecimento do homem do campo é que vamos melhorar a vida da nossa população”, ressaltou Zeca do Pentecostes, Vereador (MDB).