...
 

Prefeitura realiza campanha Abril Verde para alertar sobre a saúde e segurança do trabalhador

Ação busca reforçar os cuidados permanentes relacionados à prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.

De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), os casos de afastamento por acidentes trabalhistas são grandes e as más práticas de segurança e saúde do trabalho fazem com que o custo anual com esse tipo de problema seja entorno de 4% do PIB global. O Brasil é, de fato, a quarta nação do mundo que mais registra acidentes durante atividades laborais. Isso se comprova, uma vez que, somente entre 2012 e 2016, foram registrados 3,5 milhões de casos de acidente de trabalho em 26 estados e no Distrito Federal.


Por lei, as empresas são obrigadas a garantir a segurança de seus funcionários. E segundo especialistas, a grande maioria dos acidentes de trabalho no Brasil poderiam ser evitados e é, portanto, responsabilidade da empresa promover ações que ajudem a prevenir esse tipo de problema.

Com o objetivo de evitar o aumento de acidentes de trabalho, a Secretaria Municipal de Saúde realiza, durante toda esta semana a campanha Abril Verde, saúde do Trabalhador, semana de prevenção contra a acidentes no trabalho, doenças ocupacionais relacionadas ao ambiente e prevenção da Saúde. Aos profissionais das empresas públicas e privadas serão oferecidos vacinação, testes rápidos, teste de verificação da glicemia, aferição da pressão arterial além de orientação feita pela Nutricionista, Fisioterapeuta e Educador Físico.


A campanha Abril Verde tem como objetivo mostrar à sociedade a questão da segurança e saúde do trabalhador brasileiro. A mobilização se faz necessária para tratar do tema das vítimas de acidentes e doenças do trabalho, visando reduzir os acidentes e os agravos à saúde.

O mês de abril foi escolhido por ter datas relevantes: dia 7 de abril é o dia Mundial da Saúde, instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e 28 de abril é o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho (Lei nº 11.121/2005).

O símbolo da Campanha Abril Verde é um laço verde. A cor representa a segurança no ambiente de trabalho e também está relacionada aos cursos da área da Saúde. O mês Abril foi escolhido baseando-se no Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho. Nessa data, em 1969, houve uma explosão de uma mina da cidade de Farmington, no estado da Virgínia - Estados Unidos. Culminou na morte de 78 trabalhadores, caracterizando o episódio como um dos maiores e mais conhecidos acidentes trabalhistas da humanidade.

Em Mâncio Lima, as instituições de saúde têm a obrigação legal de notificar todos os acidentes de trabalho, e, por meio da Coordenação de Vigilância em Saúde do Trabalhador da Prefeitura, são realizadas ações interventivas, planejadas, executadas e avaliadas a partir da análise dos agravos e de seus determinantes relacionados aos processos e ambientes de trabalho, que visam atenuar ou controlar os fatores e as situações geradoras de riscos para a saúde dos trabalhadores.


Assessoria de Comunicação Social

Jenildo Cavalcante

Beatriz Monte

Imagens: Evandro Ibernon