top of page

Prefeitura reúne lideranças da sociedade civil para apresentar ações e projetos associados aos ODS


A região Oeste de Santa Catarina é uma das mais heterogêneas do estado, seja em cultura ou geografia. Italianos, alemães, poloneses, portugueses, entre outras culturas ocuparam as comunidades e formaram um mosaico. A cultura gaúcha também faz parte do cotidiano da região e não raro encontramos Centros de Tradições Gaúchas (CTG) e rodas de chimarrão. Entre as opções de turismo estão a natureza, com rios e cachoeiras que formam balneários de água doce, águas termais, gastronomia diversificada e festas típicas.


O Oeste de Santa Catarina é também conhecido pela produção de suínos, aves, leite e grãos. Mas, em praticamente todas as propriedades que conduzem essas atividades, é possível encontrar um pomar de citros.

Esta região serviu de local para o intercâmbio de um grupo de Mâncio Lima, liderado pela Prefeito Isaac Lima. Durante uma semana, a comitiva conheceu industrias, propriedades rurais turísticas, gestão e a forma como as cidades de São Lourenço do Oeste, Chapecó, Quilombo, Palma Sola, Dionizio Cerqueira e Bernardo de Irigoyen, cidade na Argentina vem se desenvolvendo.

A região vem desenvolvendo ações com base em quatros Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: 06 - Água limpa e saneamento: garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos; 07 – Energia limpa e acessível: garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável para todos; 08 – Trabalho decente e crescimento econômico: promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos; 09 – Indústria, inovação e infraestrutura: construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.


Na manhã da última segunda-feira, 11, o gestor reuniu em seu gabinete representantes de organizações da sociedade civil, classe de trabalhadores, empresários, técnicos, secretários trabalhadores da agricultura e confederação de trabalhadores para apresentar os resultados do intercâmbio e as ações futuras com base nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e Agenda 2030.

“O modelo de desenvolvimento que vivenciamos é referência em todo Brasil e digno de ser copiado, claro que é uma região diferente da nossa, contudo, existem ações e modelos de projetos que podem ser adaptados para nossa região e, é isso que vamos fazer em nossa cidade, buscar os recursos necessários para desenvolver mais ainda nossa cidade. Nossa primeira prioridade será a elaboração do Plano do Diretor, ele vai nortear e definir a cidade que queremos para daqui a 10 anos”, disse Isaac Lima, Prefeito de Mâncio Lima.

As prioridades definidas após a viagem e, com o apoio do consultor do Sebrae no Acre, Clóvis Consoli, foram as seguintes: Elaboração do Plano Diretor, Elaboração do Plano de Desenvolvimento Econômico Local, Fortalecimento das Cooperativas e Associações, Adesão a Rede ICLEI, a principal associação mundial de governos locais e subnacionais dedicada ao desenvolvimento sustentável, Rota Turística rural e ecológica de Mâncio Lima em parceria com o SEBRAE, Criação do Museu Municipal no Prédio da Sec. de Saúde, revitalização da Praça do Centro e Construção da Rua Coberta. Definidas estas ações e, associadas aos ODS, a gestão agora trabalha na busca de recursos, parcerias e meios de implementação.

Na Agenda 2030 estão previstas ações nas áreas de erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, e tantas outras temáticas. Há questões que dependem da ação de governos e grandes empresas, mas há recomendações também mais específicas, com um olhar voltado às comunidades e especificidades de cada local do mundo.


A viagem de intercâmbio faz parte do Projeto de Fortalecimento das Políticas de Meio Ambiente de Mâncio Lima, com financiamento do Ministério da Justiça, por meio do Funde de Defesa dos Direitos Difusos.

Assessoria de Comunicação Social

Jenildo Cavalcante

Beatriz Monte

Imagens: Evandro Ibernon

0 comentário

Comentarios


bottom of page