top of page

Prefeitura e SENAR encerram curso de Culinária à base de peixes


Capacitar pessoas, levando conhecimento e oportunidades para trabalhar e empreender. É com este objetivo que a Prefeitura de Mâncio Lima investe em parcerias fundamentais. Entre elas, as que são celebradas com o Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, levando diversos cursos ao público, dentre eles o de culinária à base do peixe. O curso que teve duração de três dias, com uma turma de 15 participantes, aconteceu dentro da programação da V Feira do Peixe.


A variedade de receitas, de quitutes e preparos com o peixe impressionou os cursistas e surge como uma oportunidade de empreendimento. As receitas foram desde o tradicional cozidão ao peixe à milanesa, além do espetinho de peixe, pastel de peixe e o peixe divertido, uma receita simples, divertida e cheia de produtos da região.

Todas as receitas levam produtos que podem ser encontrados nas feiras livres e supermercados locais. A intenção é que os cursistas levem adiante tudo que aprenderam e consigam, a partir do aprendizado, ter uma renda extra para suas famílias. Os participantes aprenderam a realizar todo o preparo e elaboração de pratos, com noções de temperos e harmonização de ingredientes. ⠀

O bolinho de peixe foi uma das receitas que mais chamou a atenção dos participantes. Toda a matéria prima é aproveitada e da sabor a uma nova receita saborosa a atrativa.

A ação foi promovida pela Prefeitura Mâncio Lima, por meio da Secretaria Municipal de Produção, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-AC), SEBRAE e a Colônia de Pescadores Z6.

Além de ser saboroso e de fácil preparo, o peixe possui diversas propriedades nutricionais e benefícios, dentre eles a prevenção de doenças cardiovasculares, melhoras na memória e fortalecimento de ossos e dentes. Isso porque ele possui proteínas, vitaminas, minerais e gorduras boas, como o ômega 3, que são essênciais para nossa alimentação.


O que disseram:


“Estou muito feliz e satisfeito com o resultado deste curso e ver a qualidade da comida produzida por eles. O que nós estamos fazendo ao oferecer capacitações como esta é criar nestas pessoas o interesse pelo empreendedorismo e melhorar a renda familiar. O poder público e o comércio local não conseguem absorver as pessoas, que todos os dias procuram emprego e, a partir daqui é dar continuidade, perseverar naquilo que pretende fazer pois o resultado vem e será positivo. Vamos oferecer, em parceria com o SENAR novos cursos em áreas da produção rural e do empreendedorismo”. Isaac Lima, Prefeito de Mâncio Lima.


“Este curso foi solicitado pela Prefeitura de Mâncio Lima por meio da Secretaria Municipal de Produção e a Colônia de Pescadores para que houvesse um treinamento dentro da programação da Feira do Peixe. Eu acredito que muitos dos cursistas já sabiam alguns pratos, o que nós trouxemos foi o melhoramento e uma qualidade para que eles venham aplicar isto no seu cotidiano, na sua cozinha, agregando valor e melhorando o seu conhecimento. É um curso que vai trazer um estimulo novo para quem está participando e para quem quer dar continuidade a tudo que aprendeu aqui”. Marcelo Diógenes, Coordenador do SENAR Juruá, Tarauacá Envira.


“A Secretaria de Produção vem desenvolvendo este trabalho buscando atender todas as cadeias e com a gastronomia não é diferente, pois, nos cursos temos procurado envolver quem está na área ou tem a intenção de abrir um negócio neste ramo. Vejo aqui a oportunidade de terem mais uma fonte de renda na área da gastronomia, por ser um mercado promissor e lucrativo”. Alana Souza, Secretária Municipal de Produção.


“Eu descobri que é possível fazer pastel recheado com peixe, algo novo pra mim e que a partir do curso vou começar a produzir para comercializar. Este curso foi uma verdadeira escola, uma experiência ótima e que quero levar à frente o que aprendi, vou fazer primeiro em casa pra família provar e ver que é possível sim tirar uma renda com as receitas aqui aprendidas”. Vanderlene Alencar, dona de casa.


“Eu sempre tive vontade de fazer este curso e nunca tinha tido oportunidade, logo que surgiu este curso eu já fiz a minha inscrição e estou aqui feliz, cheia de novas ideias e receitas do peixe que é tão comum e abundante na nossa região. A professora é ótima, atenciosa e nos incentivou muito. Vou botar em prática da farofa ao risoto de peixe”. Francisca Vanuzia da Cruz Fernando, dona de casa.


“Foi uma experiência maravilhosa trabalhar com um produto rico na nossa região que é o peixe, além de ser uma culinária maravilhosa, é um produto extremamente saudável. O curso foi um sucesso, o aprendizado foi além do que eu esperava, pois os cursistas se empenharam e deram o seu máximo para aprender todas as receitas. Procurei usar produtos regionais e ensinar da maneira mais simples o preparo de um bom prato à base de peixe e incentivar a fazerem deste curso uma oportunidade de terem o seu próprio empreendimento”. Maria Brandão, instrutora do Senar.

Galeria de imagens:

Assessoria de Comunicação Social

Jenildo Cavalcante

Beatriz Monte

Imagens: Evandro Ibernon

0 comentário

Comments


bottom of page