...

Prefeitura de Mâncio Lima realiza I Fórum do Selo UNICEF 2021 - 2024

Prefeitura de Mâncio Lima por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente realizaram na manhã desta quarta-feira (11) o 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef - Edição 2021 - 2024.

O evento teve como finalidade analisar, discutir e elaborar o Plano de Ação com metas, prioridades e atividades que contribuam com a redução das desigualdades e com a garantia dos direitos das nossas crianças e adolescentes.

O Município de Mâncio Lima terá como base para o Plano os seguintes ODS: ODS 1 – Erradicação da pobreza: acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares, ODS 2 – Fome zero e agricultura sustentável: acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável, ODS 3 – Saúde e bem-estar: assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades, ODS 4 – Educação de qualidade: assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos, ODS 5 – Igualdade de gênero: alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas, ODS 10 – Redução das desigualdades: reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles, ODS 16 – Paz, justiça e instituições eficazes: promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis e ODS 17 – Parcerias e meios de implementação: fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes nos municípios.

A experiência de edições anteriores mostra que os indicadores de impacto social dos municípios reconhecidos com o Selo UNICEF melhoram mais do que de outros municípios das mesmas regiões que não foram certificados. O município precisa garantir um trabalho intersetorial e democrático em prol da garantia de direitos de crianças e adolescentes. Melhorar indicadores relacionados aos direitos à saúde, educação, proteção e participação social de crianças e adolescentes.

O evento contou com a presença da Prefeita em Exercício Ângela Valente, Presidente da Câmara de Vereadores, Renan Costa, Iracema Elizabeth Moll, Presidente do CMDCA, Cleudon França, Articulador Estadual do Selo UNICEF, técnicos das Secretária Municipal, Saúde e Assistência Social, Secretaria de Gabinete, Tabita Lim , Secretária Municipal Saúde, Ajucilene Gonçalves, Conselheiros Tutelares, Diretores de Escola, Representante do Núcleo da SEE, Alcione Benevides, além representantes de entidades sociedade civil, usuários dos serviços públicos e adolescentes do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes.

O que disseram:

“O Selo Unicef é de fundamental importância para o Município por se tratar de um instrumento de políticas integradas para as crianças e adolescentes, só teremos esses direitos preservados se pensarmos conjuntamente as ações de enfrentamento à pobreza, a exploração sexual, a evasão escolar, alternativas de rendas para as famílias e, acima de tudo, educação inclusiva e de qualidade. Só se tem saúde quando se é educado e, só se é educado quando mudamos os velhos hábitos. É preciso compreendermos a importância do Selo UNICEF para Mâncio Lima e com isso é preciso que haja um transbordamento deste”. Ângela Valente, Prefeita em Exercício.