top of page

Prefeitura de Mâncio Lima realiza Chamada Pública para aquisição de produtos agrícolas para a alimentação escolar

O Município de Mâncio Lima realizou, na manhã desta terça-feira, 20, uma Chamada Pública para aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar para o fornecimento de produtos regionais para complementação da alimentação escolar, da agricultura familiar, constituídos em cooperativas e associações ou grupos informais de agricultores familiares para atender a demanda do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE para o período de 10 meses.


“O nosso compromisso tem sido apoiar e valorizar o homem do campo investindo em insumos, implementos e fomentando novos mercados para que o produtor da agricultura familiar possa vender seus produtos. A aquisição dos produtos agrícolas para a merenda escolar é um avanço muito grande e marca um momento muito importante na nossa gestão e na economia rural”, disse Isaac Lima, Prefeito de Mâncio Lima.

Recentemente, o município cadastrou cerca de 40 produtores para fornecimento de produtos da agricultura familiar na zona urbana, rural terrestre e rural ribeirinha, fortalecendo a política pública do PNAE e economia local. Na zona rural ribeirinha o número de famílias cadastradas do programa subiu de 10 para 20 beneficiados. Cada produtor recebe um valor e oferta aquilo que produz em sua propriedade de acordo com o cronograma e o cardápio estabelecido pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto - SEMEC.

A quantidade de gêneros alimentícios a serem adquiridos é estimada com base nos cardápios elaborados pelos nutricionistas do Município e executados pelas escolas. O preço de compra será o menor preço apresentado pelos proponentes. Serão utilizados para composição do preço de referência os praticados no âmbito doPrograma Nacional de Alimentação Escolar – PNAE . A novidade é a entrada de produtos que não faziam parte do cardápio escolar como leite pasteurizado e o queijo da região. Ano passado o peixe foi inserido.

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) oferece alimentação escolar e ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação básica pública. Sendo essa uma ação permanente, determina que, no mínimo 30% do valor repassado aos municípios deve ser destinado para compra de alimentação escolar direto da agricultura familiar, isto é, do pequeno produtor, da própria localidade.

Assessoria de Comunicação Social

Jenildo Cavalcante

Beatriz Monte

Imagens: Evandro Ibernon

0 comentário

Comments


bottom of page