Prefeitura de Mâncio Lima realiza campanha de prevenção as queimadas e incêndios

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos em parceria com o Detran - Educadores de Trânsito, realizou na manhã desta sexta-feira, 03, uma blitz educativa na Praça São Sebastião. O objetivo da atividade é conscientizar a população sobre os riscos que as queimadas descontroladas podem causar ao meio ambiente e ao ser humano.

“Desde que assumi a Secretaria de Meio Ambiente que a minha equipe e eu organizamos esta atividade. As queimadas se não forem feitas de maneira controlada e planejada podem causar sérios prejuízos ao meio ambiente e riscos a nossa vida. Esta atividade será intensificada durante todo o mês de agosto e setembro. Além da blitz, e isso é um pedido do nosso prefeito Isaac Lima, vamos está indo nas escolas estaduais, municipais tanto urbana como rural, visitando as comunidades rurais para prevenir os produtores quanto a este problema”, falou Kelen Cristina Lima, Secretária Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

Esta atividade é feita com o apoio da Prefeitura, do Corpo de Bombeiros e Governo do Estado. Durante a blitz educativa centenas de condutores de veículos foram abordados. Os educadores de trânsito e a equipe da SEMEIA distribuíram panfletos com informações sobre queimadas urbanas e rurais. Com a chegada do verão diversos problemas de saúde e aumento da temperatura podem surgir em função da emissão de gás de efeito estufa na atmosfera.

Queimar qualquer coisa que gere danos à saúde do homem e do meio ambiente é crime previsto em Lei Federal. O infrator que for autuado pode pegar de seis meses a quatro anos de reclusão além de multa. A fumaça e a fuligem também causam problemas. Diminuem a qualidade do ar provocando doenças respiratórias, como asma e renite, atingindo, principalmente crianças e idosos, e às margens das rodovias podem diminuir a visibilidade dos motoristas e provocar acidentes graves.

Jenildo Cavalcante