Prefeitura de Mâncio Lima promove o Outubro Rosa em todas as Unidades de Saúde


Embora seja um tema difícil de tratar, falar abertamente sobre o câncer pode ajudar a esclarecer mitos e verdades e, com isso, aumentar o conhecimento e diminuir o temor associado à doença. Um em cada três casos de câncer pode ser curado se for descoberto logo no início. Mas muitas pessoas, por medo ou desinformação, evitam o assunto e acabam atrasando o diagnóstico. Por isso, é preciso desfazer crenças sobre o câncer, para que a doença deixe de ser vista como uma sentença de morte ou um mal inevitável e incuráveL.


Alguns tipos de câncer, entre eles o de mama, apresentam sinais e sintomas em suas fases iniciais. Detectá-los precocemente traz melhores resultados no tratamento e ajuda a reduzir a mortalidade. Suas mamas são únicas, assim como você. É comum que uma das mamas seja maior que a outra ou que tenham formatos diferentes. Quando a mulher conhece bem o seu corpo, ela pode perceber mudanças que são normais nas mamas e ficar alerta para um sinal ou sintoma suspeito de câncer de mama.

É uma doença resultante da multiplicação de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns se desenvolvem rapidamente, e outros, não. A maioria dos casos tem boa resposta ao tratamento, principalmente quando diagnosticado e tratado no início.

O câncer de mama é o tipo mais comum no Brasil, depois do câncer de pele, e também é o que causa mais mortes por câncer em mulheres. Contudo, não só as mulheres podem ter a doença mais os homens também, mas isso é raro (apenas 1% dos casos).


Não há uma única causa para a doença. Há diversos fatores estão relacionados ao câncer de mama. O risco de desenvolver a doença aumenta com a idade, sendo maior a partir dos 50 anos. Em 2022 66.280 casos novos estimados e, em 2020 17.825 mortes. É possível reduzir s riscos sim dentre as medidas estão a manutenção do peso corporal adequado, praticar atividade física e evitar o consumo de bebidas alcoólicas ajudam a reduzir o risco de câncer de mama. A amamentação também é considerada um fator protetor.


Todas as mulheres, independentemente da idade, podem conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres. Alterações suspeitas também podem ser avaliadas pelo exame clínico das mamas, que é a observação e palpação das mamas por médico. Olhe, palpe e sinta suas mamas no dia a dia para reconhecer suas variações naturais e identificar as alterações suspeitas. Em caso de alterações persistentes, procure o Posto de Saúde.

No mês dedicado ao combate da doença, a Prefeitura de Mâncio Lima por meio da Secretaria Municipal de Saúde vem realizando uma série de atividades como forma de prevenir o surgimento da doença e, em alguns casos até mesmo a identificação do câncer de mama e, para lembrar as mulheres que o diagnóstico precoce é fundamental para aumentar as chances de cura da doença.

Atendimento médico, planejamento familiar com orientação psicológica, assistência familiar e ginecologista, orientação para quem tem filhos e deseja fazer laqueadura, atendimento odontológico, de enfermagem e coleta do PCCU tem sido as principais atividades realizadas nas Unidades Básicas de saúde. Diversas palestras e rodas de conversas têm ajudado a quebrar alguns tabus e superar os medos que muitas mulheres ainda enfrentam.


Prevenção


Atualmente, as demandas por mamografias no município têm sido absorvidas dentro do mesmo mês e não há fila de espera, ou seja, as pacientes que passam em consulta médica ou de enfermagem nas UBSs da cidade têm seus exames agendados na Secretaria de Saúde e todas as sexta-feira são encaminhadas até o Hospital da Criança e da Mulher em Cruzeiro do Sul . Até os dias de hoje foram realizados mais de 350 exames de mamografias, a maioria na Carreta do Hospital de Amor, tanto de rastreamento quanto as unilaterais (casos que já possuem nódulos palpáveis).

Por este motivo a Prefeitura incentiva que as mulheres façam uma visita anual a unidade de saúde para realizar os exames preventivos. É por meio deles que os profissionais de saúde identificam qualquer anormalidade e já fazem o encaminhamento para exames específicos.

O atendimento preventivo de saúde da mulher é realizado em todas as UBS e, o atendimento ginecológico na UBS Dr. Cerqueira sendo necessário buscar a unidade de referência do bairro.

Galeria de imagens:

Assessoria de Comunicação Social

Jenildo Cavalcante

Imagens: Evandro Ibernon

Fone: Biblioteca Virtual em Saúde Prevenção e Controle de Câncer https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/cancer/tipos/mama B