• Jenildo Cavalcante

Prefeitura de Mâncio Lima presta assistência aos moradores atingidos por cheia de igarapés


Um único dia de chuva foi o suficiente para transbordar alguns dos igarapés de Mâncio Lima e deixar centenas de moradores da zona rural isolados. Os ramais da Bahia, dos Caetanos, Polo Agroflorestal e Igarapé do Banho foram as principais comunidades atingidas, ali, só é possível passar a nado ou de canoa.

“Eu moro aqui há 70 anos e nunca tinha visto tanta água como agora, na minha casa a água tá chegando na janela, tive que atrepar geladeira, fogão e o colchão para não molhar e perder tudo, os animais foi preciso levar para a terra firme e esperar até as aguas baixarem”, disse Raimundo Anastácio, moradora do Ramal do Viola.

O agricultor Edizio Oliveira de Matos estava vindo da cidade com a feira do mês quando foi surpreendido pela cheia do igarapé, o jeito foi esperar pelo socorro para poder chegar em casa. “Nunca tinha visto esse igarapé cheio desta forma. Não dá pra passar em a pé, porque está muito fundo, vou ter que esperar um barco para poder chegar em casa com minhas compras”, destacou Edizio Oliveira, agricultor e morador do Ramal do Batoque.


O Igarapé Branco, que divide os Municípios de Rodrigues Alves e Mâncio Lima transbordou, isolando os moradores do Ramal do Polo Agroflorestal e do Ramal dos Caetanos. A força das águas é um perigo constante para quem ainda se arrisca a passar a pé. Além deste curso d’água, outros também transbordaram por cima do ramal e das pontes.

Como medida emergencial até que as águas baixem, a Prefeitura de Mâncio Lima está disponibilizando barcos com motor para auxiliar no transporte das pessoas que estão ilhadas. Junto com o Secretário de Obras, Kennedy Oliveira, a Coordenadora da Defesa Civil, Adriana, o Secretário Especial, Danilo Chagas e o Presidente da Câmara de Vereadores, Renan Costa, o prefeito Isaac Lima esteve acompanhando de perto a situação dos ramais e dos igarapés que transbordaram.


“As primeiras medidas já estão sendo tomadas, pela manhã a vice-prefeita Ângela Valente, juntamente com os Secretários Rosaldo Marques (Meio Ambiente) e o Kennedy Oliveira (Secretário de Obras), estiveram na comunidade do Polo, orientando para que as pessoas fiquem em casa e evitem tentar atravessar a parte alagada do ramal, colocando em risco suas vidas. Neste momento, eu e minha equipe estamos trazendo barcos com motor para auxiliar os que tema mais necessidade de ir na cidade ou voltar para suas casas. Outros igarapés transbordaram, e, a enchente não vai levar mais de três dias, nesse momento é importante que as pessoas fiquem em casa. Os riscos de afogamento são grandes e, além disso, animais como cobras, escorpiões e jacarés tendem a se locomover, o que gera um risco eminente”, finalizou Isaac Lima, Prefeito de Mâncio Lima.

Além do apoio com o barco, a Prefeitura está orientando aos moradores que evitem transitar nos ramais acima citados pelos próximos dias, visto que, em função das fortes chuvas, os Igarapés transbordaram, podendo causar sérios acidentes a quem por ali passa. Algumas pontes estão com suas estruturas comprometidas.


Aos moradores dos rios Moa, Azul e seus afluentes é pedido que redobrem a atenção neste período de fortes chuvas, afim de evitar acidentes causados pelo volume das águas.


Jenildo Cavalcante

Assessoria de Comunicação Social

Imagens: Evandro Ibernon

0 comentário

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO (SIC)

Prefeitura de  Mâncio Lima

CNPJ 04.059.671/0001-89

Rua Mimosa Sá, 021, 69990-000

Mâncio Lima, Acre, Brasil


E-mail:

comunicacao@manciolima.ac.gov.br


Fone: (68)  3343 1445

 

Segunda a sexta: 7:00 as 13:00 

  • Facebook Mâncio Lima
  • YouTube Prefeitura de Mâncio Lima
  • Webmail Corporativo

NAVEGAÇÃO

Município

- Hino e Símbolos
- Pontos Turísticos
- Galeria de ex-prefeito

Servidor Público

- Concursos
- Contracheque Online

Políticas (LGPD)

- Política de Privacidade

- Acessibilidade + Digital

Receber informações

Copyrigth Decorp. Todos os direitos reservados.