...

Prefeitura de Mâncio Lima intensifica ações de prevenção e combate a dengue.

Atualizado: 10 de fev. de 2021

Época de frio, início do inverno, do período chuvoso e os cuidados contra a dengue diminuem. Isso ocorre porque o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença, circula menos durante períodos mais frios, mas se os criadouros não forem eliminados, os ovos depositados podem permanecer intactos por meses e, quando a estação quente recomeçar, eles vão eclodir, dando origem a um novo ciclo do mosquito.

A prefeitura de Mâncio Lima está realizando uma ação intensiva para eliminar os focos de proliferação do mosquito da dengue, evitando que estes se reproduzam com a chegada do verão.

“Estamos nos prevenindo para futuros problemas com a dengue e com a malária em nossa cidade. Iniciamos um mutirão de limpeza púbica no Bairro São Francisco e no Bairro Iracema, uma frente de trabalho, de pouco mais de 20 homens, máquinas e equipamentos, está recolhendo entulho, roçando as calçadas, praças e, acima de tudo, pedindo o apoio da nossa população. É muito importante que as pessoas limpem seus tanques, caixas d’águas e coloquem o lixo em sacos plásticos para ser recolhido pela equipe de limpeza”, disse Isaac Lima, prefeito de Mâncio Lima.

Paralelo à limpeza da cidade, a Prefeitura está distribuindo 60 caixas de lixo nas repartições públicas e espaços de visitação. Com o apoio das Secretarias de Meio Ambiente, de Obras e de Saúde, entra em campo o trabalho de conscientização quanto aos cuidados e o correto acondicionamento do lixo.

Aprovada em dezembro de 2020, o Lei de nº 444, criou o Código de Postura do Município. De acordo com o artigo 204 todas as residências e prédios comerciais, situados em ruas onde haja o serviço de coleta de lixo, deverão possuir recipiente coberto próprio para a remoção do lixo.

O comerciante Francisco Izaquiane Miranda, popularmente conhecido por Rodinha, morador do Bairro São Francisco, se disse muito satisfeito com a limpeza do bairro, de acordo com o mesmo, se todos os moradores fizerem a sua parte a cidade vai permanecer limpa e a população com saúde. “O prefeito e toda sua equipe estão de parabéns, nosso bairro está ficando limpo e bonito, isso é cuidar da saúde do povo e da beleza da cidade”, finalizou o comerciante.

A dengue é uma doença febril aguda causada por vírus, sendo um dos principais problemas de saúde pública no mundo. É transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, que se desenvolve em áreas tropicais.

No entanto a infecção por dengue pode ser assintomática (sem sintomas), leve ou grave, podendo levar a morte. Normalmente a primeira manifestação da dengue é com febre alta acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações.

A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito, eliminando a água parada em pontos que podem se tornar criadouros, como vasos de plantas, pneus, garrafas plásticas e até recipientes pequenos como tampas de garrafas podem conter larvas de mosquitos.