...
 

Prefeitura de Mâncio Lima inicia vacinação pediátrica contra a Covid-19


O primeiro dia de vacinação em crianças de 05 a 11 anos foi marcado por muita emoção e alegria no Anexo da Secretaria Municipal de Saúde, preparado especialmente para aplicação da primeira dose da vacina pediátrica contra a Covid-19. Nesta quarta-feira (19), 180 doses foram recebidas e estão sendo aplicadas neste público e a expectativa é de atender 2.800 crianças de 5 a 11 anos.


“Quero parabenizar a Secretaria Municipal de Saúde pelo empenho e dedicação para imunizar nossa população contra a Covid-19. Hoje não está sendo diferente, após o recebimento deste reforço de vacina para as nossas crianças de 05 a 11 anos, criaram um espaço alegre, orientaram os pais a trazerem os filhos trajados de super heróis, o que tem incentivado e motivado nossas crianças a perderem o medo da agulha. Recebemos 180 doses neste primeiro momento e, tão logo chegue um novo lote estaremos levando às comunidades rurais terrestres e ribeirinhas. A vacina para as nossas crianças traz mais segurança aos pais no envio dos filhos à escola, eu tenho uma menina de oito anos e na segunda-feira é a vez de também a trazer para se vacinar e dar o exemplo aos demais pais”, falou Isaac Lima, Prefeito de Mâncio Lima.

A aplicação da vacina ocorre sem agendamento e por ordem de chegada. O começo desta nova etapa da campanha representa mais um passo para superar a pandemia de Coronavírus na cidade, com a ampliação da parcela da população protegida. Com um público definido como prioritário (comorbidades e deficiências) pequeno, a secretária abriu a vacinação também para todas as crianças dentro da faixa etária estabelecida do Ministério da Saúde.


“Nós recebemos 180 doses da SESACRE para o público determinado, optamos por fazer uma abertura para todas as crianças dentro da faixa etária que cheguem até o nosso espaço e, a partir da próxima semana, provavelmente, estaremos recebendo mais vacina e vamos realizar a imunização nas Unidades de Saúde mais próximas de nossas crianças. É importante que os pais entendam a importância da vacinação para as crianças e que possamos alcançar a nossa meta. Criamos um espaço lúdico, alegre, com imagens dos super heróis e ao final cada criança leva para a casa o “Certificado de Coragem”, destacou Ajucilene Gonçalves, Secretaria Municipal de Saúde.

A vacina que as crianças entre 5 e 11 anos receberão será a Pfizer pediátrica, a única atualmente autorizada pela Anvisa para esse público. O esquema vacinal será feito em duas doses, com intervalo de oito semanas entre elas. A imunização contra a Covid-19 é comprovadamente segura na prevenção do agravamento da doença. Nas crianças, a eficácia da vacina alcança 90,7% uma semana após a segunda dose.


“Nossa equipe se preparou para este momento para receber da melhor maneira possível esse público tão importante a ser vacinado. A procura está sendo boa, dentro das nossas expectativas e esperamos que permaneça assim, que nossa cobertura pactuada seja alcançada”, ressaltou Alberto Nogueira da Silva, Coordenador Municipal de Imunização.


Para ser vacinada, a criança deve ir ao anexo da Secretaria Municipal ou, a partir do dia 24, a um dos pontos de vacinação acompanhada pelos pais ou responsáveis, com um documento de identificação e, se possível, a caderneta de vacinação. Crianças com deficiência e/ou comorbidades têm prioridade e podem ser imunizadas a qualquer momento, desde que tenham entre 5 e 11 anos.

“Minha filha sempre me perguntava quando que ela ia poder tomar a vacina contra a Covid-19, era um desejo muito grande. Tão logo eu soube do início da campanha fiz de questão de ser a primeira da fila, par mim é uma satisfação e alivio saber que a Dandhara está imunizada, saber que ela pode voltar as aulas com uma preocupação a menos caso ela seja infectada pelo vírus da covid-19”. Destacou Rosangela Almeida, mãe da Dandhara, primeira criança a ser vacinada.