Prefeitura de Mâncio Lima fortalece parceria com o IPAM para recuperação de áreas degradadas e regularização ambiental de propriedades rurais
- Jenildo Cavalcante

- 2 de jul.
- 2 min de leitura

A Prefeitura de Mâncio Lima se reuniu nesta quarta-feira, 02, no Gabinete do Prefeito com representantes do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), organização não governamental de grande relevância na defesa e promoção do desenvolvimento sustentável da Amazônia. Participaram também do encontro o Secretário Municipal de Produção, Edvaldo Barbosa, o gerente da SEAGRI Magno Araújo e o Secretário de Meio Ambiente e Turismo, Zaqueu Muniz.

Durante a reunião, foram discutidos os avanços do projeto de recuperação de áreas e paisagens degradadas, que atualmente beneficia 22 propriedades rurais no município. A iniciativa, financiada pela União Europeia, faz parte de um acordo de cooperação técnica firmado com a Prefeitura de Mâncio Lima.
O objetivo é promover práticas sustentáveis na agricultura familiar, recuperando áreas degradas e adição de calcário e assistência técnica aos produtores em parceria com entidades públicas, além de demonstrar que é possível aumentar a produtividade agrícola sem recorrer a novos desmatamentos, por meio do uso adequado do manejo do solo.

A Prefeitura entra como parceira com ações diretas na recuperação do solo, e cada propriedade beneficiada já passou por um estudo técnico aprofundado que norteia as estratégias de recuperação.

“A gente sabe que quando as parcerias vêm para somar e contribuir com o nosso município, estamos sempre à disposição. Nossa política é alinhar preservação ambiental com desenvolvimento local. Não é possível pensar em futuro sem cuidar da nossa terra e da nossa gente”, afirmou o prefeito Zé Luiz.

Além do projeto em andamento, o IPAM também apresentou a programação de uma ação acontece no dia 10 julho, em Mâncio Lima, voltada para o Cadastro Ambiental Rural (CAR), em parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA), Embrapa, INCRA, UFAC, SEAGRI, IMC e CDSA. A programação inclui uma oficina de capacitação voltada para técnicos das secretarias municipais envolvidas no processo de validação do CAR.

Segundo Aliedson Sampaio Ferreira Coordenador Regional do IPAM, a regularização ambiental por meio do CAR é um passo fundamental para o desenvolvimento sustentável das propriedades: “O objetivo do CAR é auxiliar no controle, monitoramento e planejamento ambiental e econômico das áreas rurais. A validação do cadastro é essencial para que o produtor rural tenha acesso às linhas de financiamento e programas governamentais que incentivam a produção responsável”, destacou.

A parceria entre o município de Mâncio Lima e o IPAM representa um avanço significativo nas políticas públicas voltadas à sustentabilidade e ao fortalecimento da agricultura familiar. O envolvimento de uma organização com a credibilidade e experiência do IPAM reforça o compromisso da gestão municipal com o uso consciente dos recursos naturais e a promoção do desenvolvimento com responsabilidade ambiental.
Assessoria de Comunicação Social
Jenildo Cavalcante
Imagens: Evandro Ibernon









Comentários