Vivemos um momento especial para o esporte, os investimentos em Mâncio Lima têm criado novos espaços de lazer e o surgimento de novas práticas esportivas com investimentos importantes e volumosos.
Homenagens, prática de esportes e satisfação marcaram a entrega de mais duas obras para esta área realizada pela Prefeitura Mâncio Lima. Desta vez, foram inaugurados o Ginásio Poliesportivo Odilon Andrade Dias, no Barro Bairro Guarani e a Quadra Poliesportiva Benicio Alcântara de Souza, na Comunidade dos Virgíneos.
Fruto de emenda parlamentar da Deputada Federal Jéssica Sales, a obra, Quadra Poliesportiva Benicio Alcântara de Souza, custou R$ 490 mil, recursos oriundos do Ministério da Defesa.
“Esta comunidade já tem uma tradição muito forte na prática de esporte e que só estava podendo praticar a modalidade de futebol de campo e de areia. Com a construção desta quadra, a juventude terá mais uma opção que é pratica do futsal, não somente para os jovens, mas para as crianças, as mulheres e, será também um espaço de convivência e recreação para os moradores dos Virgíneos”, falou Eriton Maia, Secretário Municipal de Educação, Cultura e Desporto.
Os investimentos estão além zona urbana pois, a Comunidade dos Virgíneos é rural e com tradição na agricultura familiar. O nome da obra faz jus a um dos maiores desportistas da comunidade, Benicio Alcântara de Souza, popularmente conhecido como “Boca”.
“Eu enquanto mãe estou muito agradecida com a linda homenagem feita ao meu filho. Mâncio Lima, foi a cidade que ele escolheu para morar e constituir família, tinha um amor muito grande pelos esportes, era amante de futebol ao ponto de ter que tirar recursos do próprio bolso para incentivar os times que acompanhava. Aqui, vai passar suas filhas, seus netos, os filhos de seus amigos o que me enche de alegria e orgulho”, ressaltou Celina Albuquerque de Souza, mãe do homenageado.
Nascido no dia 08 de julho de 1973, em Cruzeiro do Sul, Benício Alcântara de Souza, o primogênito de Pedro Pereira de Souza e Celina Albuquerque de Souza foi esperado com muito amor. Iniciou suas peladas no futebol nos fins de tarde, era ali o seu refúgio e onde vivia seus momentos mais felizes. Conheceu Maria Lucimar com quem teve duas filhas: Carina e Carol e a filha do coração Raquel. Em junho de 2007, Benício partiu, concluiu aqui na terra sua história no futebol, mas, deixou seu legado e sua herança para os desportistas de Mâncio Lima.
Ginásio Poliesportivo
No terceiro dia de comemoração do aniversário de Mâncio Lima foi a vez do Bairro Guarani ser contemplado com uma obra para atividades esportivas e culturais, foi entregue à comunidade o Ginásio Poliesportivo Odilon Andrade Dias.
“Esta obra já é a segunda da Deputada Jessica Sales só para a área do esporte, obra esta que vai auxiliar nossos desportistas em suas atividades do dia a dia. Aqui não vai ser praticado somente o futsal, o ginásio é poliesportivo abrindo a possibilidade para a prática de voleibol, basquete e outras modalidades. Quando pensamos em investir nesta emenda, o bairro Guarani veio como prioridade pelo seu histórico no esporte, é o bairro onde vários atletas ganharam visibilidade tanto local quanto regional e, digo mais, aqui será o ponto de referência para as atividades culturais e religiosas deste povo”, destacou Isaac Lima, Prefeito de Mâncio Lima.
A prática esportiva no contexto atual vem ganhando diversas formas, modalidades e, principalmente, sua finalidade tem sido ampliada. São efetivos os acréscimos que o esporte traz para a sociedade, e isso se deve-se aos diversos benefícios que estão vinculados a sua prática. É preciso ressaltar também a relevância do esporte na vivência de valores necessários para o convívio em sociedade como a tolerância, a inclusão e o respeito.
O Ginásio Poliesportivo Odilon Andrade Dias é fruto de emenda parlamentar da Deputada Federal Jessica Sales, no valor de R$ 911 mil. O ginásio conta com arquibancadas, banheiros masculino e feminino, banheiro adaptado e vestiário.
“O sentimento é de gratidão e de orgulho de ser mãe de uma parlamentar que inovou na política, a política do bem, dos bons resultados e que não olha cores de bandeira partidária. Isto se chama compromisso e respeito, este ginásio é um ganho imensurável para este bairro e para o Município de Mâncio Lima, aqui será um local de acolhida para todas as idades, foi uma emenda muito bem aproveitada e que trará um ganho social grande para esta cidade”, enfatizou Antônia Sales, Deputada Estadual.
O Ginásio irá oferecer melhores condições às práticas esportivas de toda a comunidade do bairro e região, inclusive em competições regionais e municipais.
“Para nós este ginásio é de suma importância por se tratar de um espaço novo, amplo, coberto e com estrutura para torcida, banheiros e vestiários, tenho certeza que ele trará mais qualidade de vida para a população e para os desportistas, a nossa equipe tem tradição e, tecnicamente teremos um lugar melhor para treinamento aumentando o entrosamento da equipe”, finalizou Evandro Nascimento, Técnico do Banespa.
O homenageado
Odilon (1947-2017) foi um agricultor, autônomo, servidor público e futebolista manciolimense que marcou seu nome na história do futebol com seus dribles rápidos e sua habilidade de cabecear a bola de forma precisa e assim marcar diversos gols. Foi várias vezes artilheiro do Campeonato Manciolimense de Futebol, vestindo a camisa 10 do time Guarani Futebol Clube, chegando à marca de quase 500 gols marcados enquanto jogou nesta equipe.
Considerado hoje um dos maiores atacantes da história do futebol manciolimense, Odilon foi um homem de muita fé em Deus, vibrante e divertido que dedicou sua vida à família, ao trabalho, aos amigos, ao lazer e ao esporte, sobretudo o futebol de campo. Nasceu na vila Guarani, em Mâncio Lima, no dia 25 de junho de 1947. De origem humilde, foi criado em uma família de 10 irmãos. Filho de Jofre Andrade Alencar e Maria de Nazaré Dias, pai de 10 filhos, sendo seis homens e quatro mulheres.
“O que define o nosso sentimento é de tristeza, por não ter meu pai aqui, mas, ao mesmo tempo me encho de alegria e gratidão por esta homenagem tão bonita e justa a ele que foi um dos maiores jogadores de futebol de nossa cidade. Jogou até os 45 anos de idade, seu legado é lembrado até e a partir desta data fica imortalizado com este prédio que leva seu nome”, enfatizou Nir do Odilon, Vereador e filho do homenageado.
O centroavante que encantou os manciolimenses, no dia 19 de outubro de 2016, aos 68 anos de idade, sofreu um grave acidente de motocicleta. Em pouco tempo, foi levado para o Hospital Regional do Juruá, em Cruzeiro do Sul-Ac, onde foi diagnosticado um traumatismo craniano que o fez ser encaminhado para Rio Branco-Ac. Lá, passou por uma cirurgia neurológica para remoção dos coágulos ocasionados pelos traumas do acidente. Recuperado da cirurgia, Odilon retornou a sua residência, ficando. Odilon, faleceu em Rio Branco-Ac, vítima de pneumonia aguda, em decorrência de internação hospitalar em UTI, no dia 11 de maio de 2017.
Estiveram presentes na solenidade a Vice-prefeita Angela Valente, o ex-prefeito Luiz Helosman, os Vereadores Vlade Vasconcelos, Mazinho, Evandro Nascimento, Nir do Odilon, o presidente da Câmara Renan Costa, Presidente da Sindicato dos Trabalhadores Rurais Francisco Rurais, Comandante da Policia Militar Tenente Nogueira, Secretários Municipais, desportistas, familiares do homenageado e moradores do Bairro Guarani.