A inauguração do Mercado Municipal do Produtor Hermecílio Barreto de Lima, foi muito prestigiada na manhã nesta terça-feira, 25, por sua importância para os habitantes de Mâncio Lima. O evento faz parte das festividades da programação de aniversário do município, comemorado no próximo dia 30 deste mês.
O Bairro São Francisco é considerado o segundo maior bairro do Município, grande em população, na economia e na produção agrícola. A prefeitura entregou Mercado do Produtor Empreendedor Hermecílio Barreto de Lima.
“Sou muito grata a atual gestão por construir este mercado aqui em nosso bairro dando oportunidade para nós trabalhadores informais de termos um lugar fixo e bonito para trabalhar. Como manicure e pedicure, eu trabalhava de casa em casa, na chuva, no sol e, hoje terei o prazer de receber minhas clientes neste lugar tão lindo que estamos recebendo. A minha retribuição é oferecer um serviço de qualidade para nossa população”, disse a manicure Catiana Ribeiro.
Construído com recursos oriundos do Programa Calha Norte e fruto de emenda parlamentar da Deputada Federal Jessica Sales, a obra foi construída no valor de R$ 1 milhão de reais. Neste espaço irá funcionar feira da agricultura familiar, salão de beleza, lojas comerciais, pensão, comercialização de carnes bovinas, suínas e pescados.
“O dia é de celebrar, celebrar com a nossa população este importante empreendimento que estamos entregando. São 28 espaços de comercialização das mais diversas áreas, aquecendo a economia local, gerando emprego e renda para o homem do campo e, principalmente dinamizando a economia deste bairro. Aqui, é um trabalho feito por muitas mãos, a Deputada Jessica Sales foi muito feliz em enviar os recursos para investirmos neste que é o segundo maior bairro de Mâncio Lima. Pra mim enquanto prefeito é motivo de honra ver o nome do meu pai estampado neste mercado do produtor e empreendedor”, destacou Isaac Lima, Prefeito de Mâncio Lima.
Com 28 espaços de comercialização e de negócios, o Mercado do Produtor Hermecílio Barreto passa a ser a segunda opção de feira livre no município que, já tem tradição neste segmento. Os agricultores ganham um espaço amplo e organizado para comercialização dos produtos e a população se beneficia com mais um local para lazer e compras.
“O Prefeito de Mâncio Lima tem se mostrado um desbravador, a cidade tem uma população absolutamente voltada para o setor agrícola, estamos acompanhando todos os dias a participação que tem o pequeno agricultor em trazer alimentos para a cidade. Manter o homem no campo é plausível tendo em vista que na maioria das vezes a cidade está inchada, não tem renda e emprego para oferecer levando as pessoas a enveredarem para o caminho do crime, não por serem desonestos. Esta é uma obra que merece toda a atenção do nosso povo manciolimense, é limpa, bonita, imponente e organizada. A gestão e toda a equipe estão de parabéns. Eu como delegado de polícia darei toda atenção a este mercado do produtor”, ressaltou José Obetaneo, Delegado de Policia Civil.
O nome do mercado não poderia ser outro: Hermecílio Barreto de Lima. Um homem desbravador, corajoso que acreditava na força do trabalho para progredir na vida. Era empreendedor e sempre ensinou com o exemplo a importância de ter um projeto e trabalhar na sua concretização.
“O sentimento é de gratidão, gratidão a Deputada Jessica que botou esta emenda parlamentar e pela sensibilidade com que a gestão teve em homenagear o meu pai, o grande Hermecílio. O papai foi um grande empreendedor e, vejo como justa esta obra levar seu nome. Deixou um legado muito bonito para esta cidade e, aqui neste bairro, foi onde morou sua vida toda, trabalhou aqui e resolveu também ser sepultado no São Francisco, me emociono quando vejo que o seu nome estará para sempre gravado na história de Mâncio Lima”, falou Jonas Lima, Deputado Estadual.
O município de Mâncio Lima tem como base da economia a agricultura familiar e tem procurado diversificar a produção com novos experimentos como o cultivo do café que vem dando excelentes resultados na região. Esse projeto de implementação de novas culturas tem sido uma das marcas da atual gestão.
“A gestão do prefeito Isaac Lima tem demonstrado total interesse em avançar na produção agrícola, estamos dando apoio ao homem do campo na mecanização agrícola, no escoamento da produção, apoio na recuperação do solo e, principalmente o apoio técnico para o homem do campo. Este mercado marca um novo começo na economia local e na agricultura familiar diversificada”, enfatizou Ezio Pereira Júnior, Secretário Municipal de Produção.
O agricultor João Amâncio tem sua propriedade uma diversificação de produtor agrícolas. O produtor rural planta inhame, macaxeira, açúcar mascavo e coloral. Para ele, o momento é de agradecer pela oportunidade de ter um local para comercializar seus produtos.
“Nunca esperava ter essa oportunidade de conseguir um lugar para vender meus produtos, a gente tinha que vender na rua ou de casa em casa. Sou muito agradecido e, se Deus quiser vou melhorar a vida da minha família e aumentar a minha produção”, finalizou o produtor rural.
Além dos beneficiários contemplados com os box, os vereadores Zeca do Pentecostes e Renan Costa, este ultimo presidente do legislativo, estiveram prestigiando o evento. Renan Costa falou emocionado da trajetória do homenageado. "O seu Hermecílio foi um dos primeiros desbravadores destas terras, trabalhou fortemente com o cultivo de cana de açúcar, café, farinha de mandioca, criação de animais e outras atividades agrícolas, é justa esta homenagem a este grande homem que merece todo o nosso respeito", lembrou Renan Costa, Presidente da Câmara de Vereadores.
Jenildo Cavalcante
Assessoria de Comunicação Social
Imagens: Evandro Ibernon
Comments