Prefeitura de Mâncio Lima entrega 12ª Escola Municipal construída com recurso próprio


A comunidade do Pentecostes tem muito o que comemorar, na manhã deste sábado, 28, eles receberam das mãos do prefeito Isaac Lima uma escola totalmente nova. Do antigo prédio restaram apenas três paredes para serem reformadas o que fez com que a obra começasse do zero.


A então Escola Venina Batista recebeu uma nova identidade visual e um novo registro, passa a ser a partir de sua inauguração Escola Municipal Rural Braulino Vieira de Alencar.

A escola recebeu reforço estrutural com vigas área para recebimento de estrutura metálica. Muro com pilares rebocado, massa acrílica e pintado com portão metálico e grades na parte frontal, ampliação da edificação com mais de 8 salas sendo banheiros masculino e feminino, cozinha, administração, sala de reunião o que totalizou mais de 932 metros quadrados construídos.

Os recursos foram provenientes do FUNDEB, 30%, e o restante fruto de recursos próprios, a obra custou pouco mais de R$ 960 mil.

Localizada há cerca de 50 km do centro da cidade, a comunidade Pentecostes tem como economia principal a produção da farinha de mandioca. A educação de qualidade tem sido uma das prioridades da atual gestão.

A entrega da reforma e ampliação marca um novo momento no processo ensino aprendizagem de Mâncio Lima. A Escola Braulino Vieira de Alencar, tem uma clientela de182 alunos de famílias de produtores da agricultura familiar.


Prestigiaram a solenidade de inauguraçao a Deputada Federal Perpetua Almeida, os Deputados Estaduais Gerlen Diniz, Edvaldo Magalhães, os Vereadores Jean Almeida, Vlade Vasconcelos, Mazinho, Evandro Nascimento, os Secretários Municipais José Alberto, Tabita Lima, Alana Souza, Danilo Chagas, Rosaldo Marques, Taidison Lima, Rocilda Mendonça, o Coordenador do Núcleo da SEE José Alcione, Prefeito de Porto Walter Cesar Andrade, os ex-prefeitos Luiz Helosman e Zezinho Barbary.


O que disseram:


“Esta é mais uma escola que estamos entregando totalizando 12 da minha gestão e todas construídas com recursos próprios. A Escola Braulino foi toda derrubara e tivemos que construir praticamente do zero, ampliamos o número de salas, de banheiros, climatizamos e mobiliamos com equipamentos novos. É uma escola que se supera no tamanho e na beleza de muitas da zona urbana. Tenho por esta comunidade um carinho muito grande e, não poderia deixar de entregar um presente a altura do que este povo merece”. Isaac Lima, Prefeito de Mâncio Lima.


“Estou muito agradecido pelo convite do Prefeito Isaac para inaugurar esta escola aqui na comunidade Pentecostes em alvenaria e de excelente qualidade, isso é compromisso e respeito com a população. Vejo com bons olhos este gesto da gestão em investir em uma educação de qualidade para sua gente. Estou à disposição do Município e, vamos ampliar as parcerias que aqui já temos como o recapeamento asfáltico e o apoio para produção que já estamos dando”. Nicolau Júnior, Presidente da Assembleia Legislativa.


“Hoje, minhas palavras vão em forma de versos e rimas: Mâncio Lima 45 Anos! Criança Fora da Escola não pode! A pequena Japiim desabrochou! Índios, nordestino e outros encantou. Linda, nossa gente, próspera essa terra! O futuro brilhante te espera! Escolas e educação em toda esfera! Muitos professores ensinam com Amor. Crianças alegres, aprendem e brincam com fervor! Escola nova, bonita e limpinha, não vamos fazer nas paredes nem um risquinho, minhas tarefas vou fazer bem caprichada! Isaac Lima e Eu, gratidão a todos esses atores expressamos com muito ardor! Mâncio Lima, cidade imponente, no extremo ocidente do Brasil, no coração da majestosa floresta, o sol, doura o céu azul anil, o homem, agradece em festa! Dançam nas areias brancas das praias, as borboletas com pureza. Olho d'água, igapós, igarapés a força da natureza! Serra, cachoeiras, quanta beleza! Rios com suas águas escuras, animais e pássaros, enamoram ao Luar! Nas curvas estreitas e sinuosas, do Japiim vamos navegar! O Japiim valente sempre a cantar! No Japiim quero morar!”. Ângela Valente, Vice-prefeita de Mâncio Lima.


“Que dia bonito, festivo e memorável para a comunidade do Pentecostes e para o Município de Mâncio Lima. Nestes 45 anos da cidade, a gestão do Prefeito Isaac Lima já está entregando para a população a quinta obra o que só reforça seu compromisso com a educação das nossas crianças. Nós, enquanto Câmara de Vereadores, estamos aqui pra apoiar e prestigiar este belíssimo empreendimento que esta comunidade recebe”. Renan Costa, Presidente da Câmara de Vereadores.


“Hoje o sentimento é de gratidão, gratidão pelo presente que nossa comunidade está recebendo do prefeito Isaac Lima. A reforma e ampliação da Escola Braulino, que agora faz justiça com uma das pessoas mais importante do Pentecostes, seu Braulino, marca a história deste povo que leva uma vida de muito trabalho na agricultura familiar e que muito nos orgulha. Quando fiz esta reivindicação ao Prefeito ele prontamente se comprometei em buscar os recursos necessários para que esta festa pudesse acontecer. O meu compromisso de reivindicar melhorias para o meu povo vai continuar”. Zeca do Pentecostes, Vereador.


“É uma gratidão muito grande estar recebendo esta escola como ela está hoje porque há anos que vínhamos almejando o sonho de ter nosso ambiente de ensino maior e mais aconchegante, um prédio totalmente novo e que vai fortalecer mais ainda o processo ensino aprendizagem. Mesmo sendo uma escola de zona rural, nós desenvolvemos vários projetos com o objetivo de envolver toda a comunidade escolar”. Greiciare de Lima Guedes, Diretora da Escola.


“A reforma desta escola era um propósito antigo porque nós estamos fazendo um esforço anterior em reunir as várias escolinhas que existiam aqui na regional Pentecostes em um polo que pudesse atender com melhores qualidades, maior estrutura a demanda escolar da região. Esta foi uma decisão acertada em ampliar esta escola e torná-la o polo de ensino. Nosso objetivo é trazer melhores condições no processo ensino aprendizagem para a rede Municipal de Ensino, com as crianças na escola e em condições dignas de aprenderem”. Eriton Maia, Secretário Municipal de Educação.


“Esta reforma representa um progresso e avanço muito grande para a nossa comunidade. O prédio antigo estava desgastado, com dificuldades de atender toda a demanda local e, hoje recebemos um patrimônio bonito como este, entendo que a comunidade está satisfeita e de parabéns, conheço a história desta escola do começo o fim vendo e ouvindo as dificuldades que os professores passavam”. Tiago Costa Alencar, pai de aluno.


Galeria de Imagens:









Assessoria de Comunicação Social

Jenildo Cavalcante

Imagens: Evandro Ibernon/Pedro Benevides

0 comentário